O MORRO FOI FEITO DE SAMBA: Uma análise do samba como manifestação marginal à luz da teoria folkcomunicacional

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2018
Autor(a) principal: LOPES JUNIOR, RUBENS
Orientador(a): Melo, José Marques de, Escudero, Camila
Banca de defesa: Vargas , Herom, Jaconi, Sônia Maria Ribeiro, Gobbi , Marica Cristina, Schmidt , Cristina
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Metodista de Sao Paulo
Programa de Pós-Graduação: Comunicacao Social
Departamento: Comunicacao Social:Programa de Pos Graduacao em Comunicacao Social
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1800
Resumo: The purpose of this research is to classify samba as a folk-communicational manifestation. Understanding samba as a musical genre that comes from the poorer class of the population, the research adopts the theory of Folkcomunicação from Luís Beltrão (1980). For this analysis and consequent classification, it is necessary to understand the elements of samba that can be characterized as marginal and subversive in relation to the official discourse. This is why a historical panorama of Western music is presented, dealing specifically with how the musical elements that are present up to the present day in societies are constituted as inheritance of this Eurocentric logic. There is also an extensive panorama about the formation of Brazil through the three ethnic groups present: indigenous, africans and portuguese, because in a sui generis way, the miscegenation of the tupiniquim colonization is a foundation for the emergence of samba. From then on, analyzing the history of samba through a bibliographical research counterpoint between the official Eurocentric discourse and the social dynamics present in the development of Brazilian society and the elements of samba, we find that the genre is subversive, marginal and, consequently, folkcommunication
id METO_d67144bee33bc4d857d9a76636c90ebc
oai_identifier_str oai:tahbit.umesp.edu.dti:tede/1800
network_acronym_str METO
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da METODISTA
repository_id_str
spelling Melo, José Marques deEscudero, CamilaVargas , HeromJaconi, Sônia Maria RibeiroGobbi , Marica CristinaSchmidt , CristinaLOPES JUNIOR, RUBENS2019-01-21T14:17:26Z2018-09-28LOPES JUNIOR, RUBENS. O MORRO FOI FEITO DE SAMBA: Uma análise do samba como manifestação marginal à luz da teoria folkcomunicacional. 2018. 247 folhas. Tese( Comunicacao Social) - Universidade Metodista de Sao Paulo, São Bernardo do Campo .http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1800The purpose of this research is to classify samba as a folk-communicational manifestation. Understanding samba as a musical genre that comes from the poorer class of the population, the research adopts the theory of Folkcomunicação from Luís Beltrão (1980). For this analysis and consequent classification, it is necessary to understand the elements of samba that can be characterized as marginal and subversive in relation to the official discourse. This is why a historical panorama of Western music is presented, dealing specifically with how the musical elements that are present up to the present day in societies are constituted as inheritance of this Eurocentric logic. There is also an extensive panorama about the formation of Brazil through the three ethnic groups present: indigenous, africans and portuguese, because in a sui generis way, the miscegenation of the tupiniquim colonization is a foundation for the emergence of samba. From then on, analyzing the history of samba through a bibliographical research counterpoint between the official Eurocentric discourse and the social dynamics present in the development of Brazilian society and the elements of samba, we find that the genre is subversive, marginal and, consequently, folkcommunicationA proposta desta pesquisa é classificar o samba como manifestação folkcomunicacional. Por entender que o samba enquanto gênero musical é oriundo das camadas mais pobres da população, a pesquisa adota a teoria da Folkcomunicação de Luís Beltrão (1980). Para tal análise e consequente classificação, é necessário compreender os elementos no samba que podem ser caracterizados como marginais e subversivos em relação ao discurso oficial. Por isso apresenta-se um panorama histórico da música ocidental, tratando especificamente como se constituem os elementos musicais que estão presentes até o dia de hoje nas sociedades enquanto herança dessa lógica eurocêntrica. Há também um extenso panorama sobre a formação do Brasil através das três etnias presentes: indígenas, negros e portugueses, pois de uma forma sui generis, a miscigenação da colonização tupiniquim é alicerce para o surgimento do samba. A partir de então, analisando a história do samba através de uma pesquisa bibliográfica contrapontisticamente entre o discurso oficial eurocêntrico e as dinâmicas sociais presentes no desenvolvimento da sociedade brasileira e os elementos do samba, constatamos que o gênero é subversivo, marginal e, consequentemente, folkcomunicação.Submitted by Noeme Timbo (noeme.timbo@metodista.br) on 2019-01-21T14:17:25Z No. of bitstreams: 1 Rubens Lopes Junior.pdf: 1632800 bytes, checksum: d71ebe7d157f97af39dc417c05e559f8 (MD5)Made available in DSpace on 2019-01-21T14:17:26Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Rubens Lopes Junior.pdf: 1632800 bytes, checksum: d71ebe7d157f97af39dc417c05e559f8 (MD5) Previous issue date: 2018-09-28application/pdfporUniversidade Metodista de Sao PauloComunicacao SocialIMSBrasilComunicacao Social:Programa de Pos Graduacao em Comunicacao SocialSamba; Folkcomunicação; Música; Brasil; MarginalizadosSamba; Folkcommunication; Music; Brazil; MarginalizedCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOO MORRO FOI FEITO DE SAMBA: Uma análise do samba como manifestação marginal à luz da teoria folkcomunicacionalTHE MORRO WAS MADE OF SAMBA: An analysis of samba as a marginal manifestation thought folk-communicative theoryinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis4333470630449360357500500600-7662988059372876986-4056021055502874573info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da METODISTAinstname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)instacron:METODISTAORIGINALRubens Lopes Junior.pdfRubens Lopes Junior.pdfapplication/pdf1632800http://tede.metodista.br/jspui/bitstream/tede/1800/2/Rubens+Lopes+Junior.pdfd71ebe7d157f97af39dc417c05e559f8MD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82165http://tede.metodista.br/jspui/bitstream/tede/1800/1/license.txtbd3efa91386c1718a7f26a329fdcb468MD51tede/18002019-01-21 12:17:26.408oai:tahbit.umesp.edu.dti: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Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.metodista.br/jspui/http://tede.metodista.br/oai/requestbiblioteca@metodista.br||erick.roberto@metodista.bropendoar:2019-01-21T14:17:26Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da METODISTA - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)false
dc.title.por.fl_str_mv O MORRO FOI FEITO DE SAMBA: Uma análise do samba como manifestação marginal à luz da teoria folkcomunicacional
dc.title.alternative.eng.fl_str_mv THE MORRO WAS MADE OF SAMBA: An analysis of samba as a marginal manifestation thought folk-communicative theory
title O MORRO FOI FEITO DE SAMBA: Uma análise do samba como manifestação marginal à luz da teoria folkcomunicacional
spellingShingle O MORRO FOI FEITO DE SAMBA: Uma análise do samba como manifestação marginal à luz da teoria folkcomunicacional
LOPES JUNIOR, RUBENS
Samba; Folkcomunicação; Música; Brasil; Marginalizados
Samba; Folkcommunication; Music; Brazil; Marginalized
CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
title_short O MORRO FOI FEITO DE SAMBA: Uma análise do samba como manifestação marginal à luz da teoria folkcomunicacional
title_full O MORRO FOI FEITO DE SAMBA: Uma análise do samba como manifestação marginal à luz da teoria folkcomunicacional
title_fullStr O MORRO FOI FEITO DE SAMBA: Uma análise do samba como manifestação marginal à luz da teoria folkcomunicacional
title_full_unstemmed O MORRO FOI FEITO DE SAMBA: Uma análise do samba como manifestação marginal à luz da teoria folkcomunicacional
title_sort O MORRO FOI FEITO DE SAMBA: Uma análise do samba como manifestação marginal à luz da teoria folkcomunicacional
author LOPES JUNIOR, RUBENS
author_facet LOPES JUNIOR, RUBENS
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Melo, José Marques de
dc.contributor.advisor2.fl_str_mv Escudero, Camila
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Vargas , Herom
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Jaconi, Sônia Maria Ribeiro
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Gobbi , Marica Cristina
dc.contributor.referee4.fl_str_mv Schmidt , Cristina
dc.contributor.author.fl_str_mv LOPES JUNIOR, RUBENS
contributor_str_mv Melo, José Marques de
Escudero, Camila
Vargas , Herom
Jaconi, Sônia Maria Ribeiro
Gobbi , Marica Cristina
Schmidt , Cristina
dc.subject.por.fl_str_mv Samba; Folkcomunicação; Música; Brasil; Marginalizados
topic Samba; Folkcomunicação; Música; Brasil; Marginalizados
Samba; Folkcommunication; Music; Brazil; Marginalized
CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
dc.subject.eng.fl_str_mv Samba; Folkcommunication; Music; Brazil; Marginalized
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
description The purpose of this research is to classify samba as a folk-communicational manifestation. Understanding samba as a musical genre that comes from the poorer class of the population, the research adopts the theory of Folkcomunicação from Luís Beltrão (1980). For this analysis and consequent classification, it is necessary to understand the elements of samba that can be characterized as marginal and subversive in relation to the official discourse. This is why a historical panorama of Western music is presented, dealing specifically with how the musical elements that are present up to the present day in societies are constituted as inheritance of this Eurocentric logic. There is also an extensive panorama about the formation of Brazil through the three ethnic groups present: indigenous, africans and portuguese, because in a sui generis way, the miscegenation of the tupiniquim colonization is a foundation for the emergence of samba. From then on, analyzing the history of samba through a bibliographical research counterpoint between the official Eurocentric discourse and the social dynamics present in the development of Brazilian society and the elements of samba, we find that the genre is subversive, marginal and, consequently, folkcommunication
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018-09-28
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-01-21T14:17:26Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv LOPES JUNIOR, RUBENS. O MORRO FOI FEITO DE SAMBA: Uma análise do samba como manifestação marginal à luz da teoria folkcomunicacional. 2018. 247 folhas. Tese( Comunicacao Social) - Universidade Metodista de Sao Paulo, São Bernardo do Campo .
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1800
identifier_str_mv LOPES JUNIOR, RUBENS. O MORRO FOI FEITO DE SAMBA: Uma análise do samba como manifestação marginal à luz da teoria folkcomunicacional. 2018. 247 folhas. Tese( Comunicacao Social) - Universidade Metodista de Sao Paulo, São Bernardo do Campo .
url http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1800
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.program.fl_str_mv 4333470630449360357
dc.relation.confidence.fl_str_mv 500
500
600
dc.relation.department.fl_str_mv -7662988059372876986
dc.relation.cnpq.fl_str_mv -4056021055502874573
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Metodista de Sao Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv Comunicacao Social
dc.publisher.initials.fl_str_mv IMS
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Comunicacao Social:Programa de Pos Graduacao em Comunicacao Social
publisher.none.fl_str_mv Universidade Metodista de Sao Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da METODISTA
instname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
instacron:METODISTA
instname_str Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
instacron_str METODISTA
institution METODISTA
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da METODISTA
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da METODISTA
bitstream.url.fl_str_mv http://tede.metodista.br/jspui/bitstream/tede/1800/2/Rubens+Lopes+Junior.pdf
http://tede.metodista.br/jspui/bitstream/tede/1800/1/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv d71ebe7d157f97af39dc417c05e559f8
bd3efa91386c1718a7f26a329fdcb468
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da METODISTA - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca@metodista.br||erick.roberto@metodista.br
_version_ 1793259451564687360