A SEGMENTAÇÃO DE PÚBLICOS NA COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL: UMA AVALIAÇÃO CRÍTICA

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2009
Autor(a) principal: Silva, Roberto Araújo lattes
Orientador(a): Bueno, Wilson da Costa lattes
Banca de defesa: França, Fábio lattes, Giacomini Filho, Gino lattes
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Metodista de São Paulo
Programa de Pós-Graduação: PÓS GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃO
Departamento: Processo Comunicacionais
País: BR
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/878
Resumo: Corporate relationships comprehension as a basis for a segmentation approach of corporate communications public is this study theme. Based on a theory reflexion and an analysis of market best practices, the research defined parameters to contribute and improve the concepts of organizations stakeholders, in a sense of information demands improvement. The studies researched and the evaluation survey results obtained from companies with tradition in communication areas presented that are still important gaps to be filled. One of them is, for instance, is the development of tools or systems that can measure with precision expectations from several different publics for corporate communication. Another issue is the lack of regular communication channels with pre defined groups, mainly in the external environment. In these and other opportunities identified, the analysis indicates as a best practice the adoption of a knowledge management system to each public group as an essential element to efficiency in the communication process.(AU)
id METO_8c0e06b501953c6c40901f83e1f26911
oai_identifier_str oai:tahbit.umesp.edu.dti:tede/878
network_acronym_str METO
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da METODISTA
repository_id_str
spelling Bueno, Wilson da CostaCPF:13125925962http://lattes.cnpq.br/9495822246558650França, FábioCPF:23161231231http://lattes.cnpq.br/9917563608541282Giacomini Filho, GinoCPF:49061320002http://lattes.cnpq.br/4716383899113030CPF:05092349840http://lattes.cnpq.br/2297777945517396Silva, Roberto Araújo2016-08-03T12:31:01Z2011-03-242009-04-29SILVA, Roberto Araújo. A SEGMENTAÇÃO DE PÚBLICOS NA COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL: UMA AVALIAÇÃO CRÍTICA. 2009. 110 f. Dissertação (Mestrado em Processo Comunicacionais) - Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, 2009.http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/878Corporate relationships comprehension as a basis for a segmentation approach of corporate communications public is this study theme. Based on a theory reflexion and an analysis of market best practices, the research defined parameters to contribute and improve the concepts of organizations stakeholders, in a sense of information demands improvement. The studies researched and the evaluation survey results obtained from companies with tradition in communication areas presented that are still important gaps to be filled. One of them is, for instance, is the development of tools or systems that can measure with precision expectations from several different publics for corporate communication. Another issue is the lack of regular communication channels with pre defined groups, mainly in the external environment. In these and other opportunities identified, the analysis indicates as a best practice the adoption of a knowledge management system to each public group as an essential element to efficiency in the communication process.(AU)A dissertação tem como base a importância do entendimento a respeito dos relacionamentos organizacionais para uma abordagem segmentada dos públicos na comunicação empresarial. A partir de uma reflexão teórica sobre o assunto e da observação de práticas atuais de mercado, foram estabelecidos parâmetros que contribuem para uma conceituação mais precisa dos interlocutores das corporações, no sentido de prover suas demandas informacionais. Tanto na análise das obras consultadas quanto na avaliação dos resultados da pesquisa com empresas de tradição na área de comunicação, demonstrou-se que há lacunas importantes a serem preenchidas. Entes elas, a inexistência de mecanismos que possam aferir com maior precisão as expectativas dos vários segmentos de público em relação à comunicação das empresas, em uma via de mão-dupla, bem como a falta de canais de comunicação regulares com determinados grupos, notadamente no âmbito externo. As análises apontam para a adoção de um sistema de gestão do conhecimento focado nos públicos como elemento fundamental para a eficácia dos processos comunicacionais.(AU)Made available in DSpace on 2016-08-03T12:31:01Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Roberto Araujo Silva.pdf: 253028 bytes, checksum: 329ad66f9713ccb0e84178d192f45c71 (MD5) Previous issue date: 2009-04-29application/pdfhttp://tede.metodista.br/jspui/retrieve/2412/Roberto%20Araujo%20Silva.pdf.jpgporUniversidade Metodista de São PauloPÓS GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃOUMESPBRProcesso Comunicacionaiscomunicação empresarialpúblicosrelacionamentos nas organizaçõessegmentação na comunicaçãoCorporate communicationspublicsorganization relationshipscommunication segmentationCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOA SEGMENTAÇÃO DE PÚBLICOS NA COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL: UMA AVALIAÇÃO CRÍTICAinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da METODISTAinstname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)instacron:METODISTATHUMBNAILRoberto Araujo Silva.pdf.jpgRoberto Araujo Silva.pdf.jpgimage/jpeg1943http://tede.metodista.br/jspui/bitstream/tede/878/2/Roberto+Araujo+Silva.pdf.jpg8c1280dca4077478b5fad29883580c72MD52ORIGINALRoberto Araujo Silva.pdfapplication/pdf253028http://tede.metodista.br/jspui/bitstream/tede/878/1/Roberto+Araujo+Silva.pdf329ad66f9713ccb0e84178d192f45c71MD51tede/8782016-08-03 15:07:26.474oai:tahbit.umesp.edu.dti:tede/878Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.metodista.br/jspui/http://tede.metodista.br/oai/requestbiblioteca@metodista.br||erick.roberto@metodista.bropendoar:2016-08-03T18:07:26Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da METODISTA - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)false
dc.title.por.fl_str_mv A SEGMENTAÇÃO DE PÚBLICOS NA COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL: UMA AVALIAÇÃO CRÍTICA
title A SEGMENTAÇÃO DE PÚBLICOS NA COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL: UMA AVALIAÇÃO CRÍTICA
spellingShingle A SEGMENTAÇÃO DE PÚBLICOS NA COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL: UMA AVALIAÇÃO CRÍTICA
Silva, Roberto Araújo
comunicação empresarial
públicos
relacionamentos nas organizações
segmentação na comunicação
Corporate communications
publics
organization relationships
communication segmentation
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
title_short A SEGMENTAÇÃO DE PÚBLICOS NA COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL: UMA AVALIAÇÃO CRÍTICA
title_full A SEGMENTAÇÃO DE PÚBLICOS NA COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL: UMA AVALIAÇÃO CRÍTICA
title_fullStr A SEGMENTAÇÃO DE PÚBLICOS NA COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL: UMA AVALIAÇÃO CRÍTICA
title_full_unstemmed A SEGMENTAÇÃO DE PÚBLICOS NA COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL: UMA AVALIAÇÃO CRÍTICA
title_sort A SEGMENTAÇÃO DE PÚBLICOS NA COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL: UMA AVALIAÇÃO CRÍTICA
author Silva, Roberto Araújo
author_facet Silva, Roberto Araújo
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Bueno, Wilson da Costa
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv CPF:13125925962
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9495822246558650
dc.contributor.referee1.fl_str_mv França, Fábio
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv CPF:23161231231
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9917563608541282
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Giacomini Filho, Gino
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv CPF:49061320002
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4716383899113030
dc.contributor.authorID.fl_str_mv CPF:05092349840
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2297777945517396
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Roberto Araújo
contributor_str_mv Bueno, Wilson da Costa
França, Fábio
Giacomini Filho, Gino
dc.subject.por.fl_str_mv comunicação empresarial
públicos
relacionamentos nas organizações
segmentação na comunicação
topic comunicação empresarial
públicos
relacionamentos nas organizações
segmentação na comunicação
Corporate communications
publics
organization relationships
communication segmentation
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
dc.subject.eng.fl_str_mv Corporate communications
publics
organization relationships
communication segmentation
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
description Corporate relationships comprehension as a basis for a segmentation approach of corporate communications public is this study theme. Based on a theory reflexion and an analysis of market best practices, the research defined parameters to contribute and improve the concepts of organizations stakeholders, in a sense of information demands improvement. The studies researched and the evaluation survey results obtained from companies with tradition in communication areas presented that are still important gaps to be filled. One of them is, for instance, is the development of tools or systems that can measure with precision expectations from several different publics for corporate communication. Another issue is the lack of regular communication channels with pre defined groups, mainly in the external environment. In these and other opportunities identified, the analysis indicates as a best practice the adoption of a knowledge management system to each public group as an essential element to efficiency in the communication process.(AU)
publishDate 2009
dc.date.issued.fl_str_mv 2009-04-29
dc.date.available.fl_str_mv 2011-03-24
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-08-03T12:31:01Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SILVA, Roberto Araújo. A SEGMENTAÇÃO DE PÚBLICOS NA COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL: UMA AVALIAÇÃO CRÍTICA. 2009. 110 f. Dissertação (Mestrado em Processo Comunicacionais) - Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, 2009.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/878
identifier_str_mv SILVA, Roberto Araújo. A SEGMENTAÇÃO DE PÚBLICOS NA COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL: UMA AVALIAÇÃO CRÍTICA. 2009. 110 f. Dissertação (Mestrado em Processo Comunicacionais) - Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, 2009.
url http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/878
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Metodista de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv PÓS GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃO
dc.publisher.initials.fl_str_mv UMESP
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Processo Comunicacionais
publisher.none.fl_str_mv Universidade Metodista de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da METODISTA
instname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
instacron:METODISTA
instname_str Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
instacron_str METODISTA
institution METODISTA
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da METODISTA
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da METODISTA
bitstream.url.fl_str_mv http://tede.metodista.br/jspui/bitstream/tede/878/2/Roberto+Araujo+Silva.pdf.jpg
http://tede.metodista.br/jspui/bitstream/tede/878/1/Roberto+Araujo+Silva.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 8c1280dca4077478b5fad29883580c72
329ad66f9713ccb0e84178d192f45c71
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da METODISTA - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca@metodista.br||erick.roberto@metodista.br
_version_ 1793259443021938688