A SEGMENTAÇÃO DE PÚBLICOS NA COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL: UMA AVALIAÇÃO CRÍTICA
Ano de defesa: | 2009 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | , |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Universidade Metodista de São Paulo
|
Programa de Pós-Graduação: |
PÓS GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃO
|
Departamento: |
Processo Comunicacionais
|
País: |
BR
|
Palavras-chave em Português: | |
Palavras-chave em Inglês: | |
Área do conhecimento CNPq: | |
Link de acesso: | http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/878 |
Resumo: | Corporate relationships comprehension as a basis for a segmentation approach of corporate communications public is this study theme. Based on a theory reflexion and an analysis of market best practices, the research defined parameters to contribute and improve the concepts of organizations stakeholders, in a sense of information demands improvement. The studies researched and the evaluation survey results obtained from companies with tradition in communication areas presented that are still important gaps to be filled. One of them is, for instance, is the development of tools or systems that can measure with precision expectations from several different publics for corporate communication. Another issue is the lack of regular communication channels with pre defined groups, mainly in the external environment. In these and other opportunities identified, the analysis indicates as a best practice the adoption of a knowledge management system to each public group as an essential element to efficiency in the communication process.(AU) |
id |
METO_8c0e06b501953c6c40901f83e1f26911 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:tahbit.umesp.edu.dti:tede/878 |
network_acronym_str |
METO |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da METODISTA |
repository_id_str |
|
spelling |
Bueno, Wilson da CostaCPF:13125925962http://lattes.cnpq.br/9495822246558650França, FábioCPF:23161231231http://lattes.cnpq.br/9917563608541282Giacomini Filho, GinoCPF:49061320002http://lattes.cnpq.br/4716383899113030CPF:05092349840http://lattes.cnpq.br/2297777945517396Silva, Roberto Araújo2016-08-03T12:31:01Z2011-03-242009-04-29SILVA, Roberto Araújo. A SEGMENTAÇÃO DE PÚBLICOS NA COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL: UMA AVALIAÇÃO CRÍTICA. 2009. 110 f. Dissertação (Mestrado em Processo Comunicacionais) - Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, 2009.http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/878Corporate relationships comprehension as a basis for a segmentation approach of corporate communications public is this study theme. Based on a theory reflexion and an analysis of market best practices, the research defined parameters to contribute and improve the concepts of organizations stakeholders, in a sense of information demands improvement. The studies researched and the evaluation survey results obtained from companies with tradition in communication areas presented that are still important gaps to be filled. One of them is, for instance, is the development of tools or systems that can measure with precision expectations from several different publics for corporate communication. Another issue is the lack of regular communication channels with pre defined groups, mainly in the external environment. In these and other opportunities identified, the analysis indicates as a best practice the adoption of a knowledge management system to each public group as an essential element to efficiency in the communication process.(AU)A dissertação tem como base a importância do entendimento a respeito dos relacionamentos organizacionais para uma abordagem segmentada dos públicos na comunicação empresarial. A partir de uma reflexão teórica sobre o assunto e da observação de práticas atuais de mercado, foram estabelecidos parâmetros que contribuem para uma conceituação mais precisa dos interlocutores das corporações, no sentido de prover suas demandas informacionais. Tanto na análise das obras consultadas quanto na avaliação dos resultados da pesquisa com empresas de tradição na área de comunicação, demonstrou-se que há lacunas importantes a serem preenchidas. Entes elas, a inexistência de mecanismos que possam aferir com maior precisão as expectativas dos vários segmentos de público em relação à comunicação das empresas, em uma via de mão-dupla, bem como a falta de canais de comunicação regulares com determinados grupos, notadamente no âmbito externo. As análises apontam para a adoção de um sistema de gestão do conhecimento focado nos públicos como elemento fundamental para a eficácia dos processos comunicacionais.(AU)Made available in DSpace on 2016-08-03T12:31:01Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Roberto Araujo Silva.pdf: 253028 bytes, checksum: 329ad66f9713ccb0e84178d192f45c71 (MD5) Previous issue date: 2009-04-29application/pdfhttp://tede.metodista.br/jspui/retrieve/2412/Roberto%20Araujo%20Silva.pdf.jpgporUniversidade Metodista de São PauloPÓS GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃOUMESPBRProcesso Comunicacionaiscomunicação empresarialpúblicosrelacionamentos nas organizaçõessegmentação na comunicaçãoCorporate communicationspublicsorganization relationshipscommunication segmentationCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOA SEGMENTAÇÃO DE PÚBLICOS NA COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL: UMA AVALIAÇÃO CRÍTICAinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da METODISTAinstname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)instacron:METODISTATHUMBNAILRoberto Araujo Silva.pdf.jpgRoberto Araujo Silva.pdf.jpgimage/jpeg1943http://tede.metodista.br/jspui/bitstream/tede/878/2/Roberto+Araujo+Silva.pdf.jpg8c1280dca4077478b5fad29883580c72MD52ORIGINALRoberto Araujo Silva.pdfapplication/pdf253028http://tede.metodista.br/jspui/bitstream/tede/878/1/Roberto+Araujo+Silva.pdf329ad66f9713ccb0e84178d192f45c71MD51tede/8782016-08-03 15:07:26.474oai:tahbit.umesp.edu.dti:tede/878Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.metodista.br/jspui/http://tede.metodista.br/oai/requestbiblioteca@metodista.br||erick.roberto@metodista.bropendoar:2016-08-03T18:07:26Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da METODISTA - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
A SEGMENTAÇÃO DE PÚBLICOS NA COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL: UMA AVALIAÇÃO CRÍTICA |
title |
A SEGMENTAÇÃO DE PÚBLICOS NA COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL: UMA AVALIAÇÃO CRÍTICA |
spellingShingle |
A SEGMENTAÇÃO DE PÚBLICOS NA COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL: UMA AVALIAÇÃO CRÍTICA Silva, Roberto Araújo comunicação empresarial públicos relacionamentos nas organizações segmentação na comunicação Corporate communications publics organization relationships communication segmentation CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO |
title_short |
A SEGMENTAÇÃO DE PÚBLICOS NA COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL: UMA AVALIAÇÃO CRÍTICA |
title_full |
A SEGMENTAÇÃO DE PÚBLICOS NA COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL: UMA AVALIAÇÃO CRÍTICA |
title_fullStr |
A SEGMENTAÇÃO DE PÚBLICOS NA COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL: UMA AVALIAÇÃO CRÍTICA |
title_full_unstemmed |
A SEGMENTAÇÃO DE PÚBLICOS NA COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL: UMA AVALIAÇÃO CRÍTICA |
title_sort |
A SEGMENTAÇÃO DE PÚBLICOS NA COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL: UMA AVALIAÇÃO CRÍTICA |
author |
Silva, Roberto Araújo |
author_facet |
Silva, Roberto Araújo |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Bueno, Wilson da Costa |
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv |
CPF:13125925962 |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/9495822246558650 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
França, Fábio |
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv |
CPF:23161231231 |
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/9917563608541282 |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Giacomini Filho, Gino |
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv |
CPF:49061320002 |
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/4716383899113030 |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
CPF:05092349840 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/2297777945517396 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Roberto Araújo |
contributor_str_mv |
Bueno, Wilson da Costa França, Fábio Giacomini Filho, Gino |
dc.subject.por.fl_str_mv |
comunicação empresarial públicos relacionamentos nas organizações segmentação na comunicação |
topic |
comunicação empresarial públicos relacionamentos nas organizações segmentação na comunicação Corporate communications publics organization relationships communication segmentation CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Corporate communications publics organization relationships communication segmentation |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO |
description |
Corporate relationships comprehension as a basis for a segmentation approach of corporate communications public is this study theme. Based on a theory reflexion and an analysis of market best practices, the research defined parameters to contribute and improve the concepts of organizations stakeholders, in a sense of information demands improvement. The studies researched and the evaluation survey results obtained from companies with tradition in communication areas presented that are still important gaps to be filled. One of them is, for instance, is the development of tools or systems that can measure with precision expectations from several different publics for corporate communication. Another issue is the lack of regular communication channels with pre defined groups, mainly in the external environment. In these and other opportunities identified, the analysis indicates as a best practice the adoption of a knowledge management system to each public group as an essential element to efficiency in the communication process.(AU) |
publishDate |
2009 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2009-04-29 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2011-03-24 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-08-03T12:31:01Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
SILVA, Roberto Araújo. A SEGMENTAÇÃO DE PÚBLICOS NA COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL: UMA AVALIAÇÃO CRÍTICA. 2009. 110 f. Dissertação (Mestrado em Processo Comunicacionais) - Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, 2009. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/878 |
identifier_str_mv |
SILVA, Roberto Araújo. A SEGMENTAÇÃO DE PÚBLICOS NA COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL: UMA AVALIAÇÃO CRÍTICA. 2009. 110 f. Dissertação (Mestrado em Processo Comunicacionais) - Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, 2009. |
url |
http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/878 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Metodista de São Paulo |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
PÓS GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃO |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UMESP |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Processo Comunicacionais |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Metodista de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da METODISTA instname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA) instacron:METODISTA |
instname_str |
Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA) |
instacron_str |
METODISTA |
institution |
METODISTA |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da METODISTA |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da METODISTA |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://tede.metodista.br/jspui/bitstream/tede/878/2/Roberto+Araujo+Silva.pdf.jpg http://tede.metodista.br/jspui/bitstream/tede/878/1/Roberto+Araujo+Silva.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
8c1280dca4077478b5fad29883580c72 329ad66f9713ccb0e84178d192f45c71 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da METODISTA - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA) |
repository.mail.fl_str_mv |
biblioteca@metodista.br||erick.roberto@metodista.br |
_version_ |
1793259443021938688 |