A reforma da educação profissional: um estudo sobre o modelo de competências e suas implicações no plano de trabalho docente
Ano de defesa: | 2009 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | , |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Universidade Nove de Julho
|
Programa de Pós-Graduação: |
Programa de Pós-Graduação em Educação
|
Departamento: |
Educação
|
País: |
BR
|
Palavras-chave em Português: | |
Palavras-chave em Inglês: | |
Área do conhecimento CNPq: | |
Link de acesso: | http://bibliotecatede.uninove.br/tede/handle/tede/396 |
Resumo: | This research aims to understand the impacts that the reform of professional education in teaching has produced within the State Center for Technological Education Paula Souza - CEETEPS. The choice of this network is because of their immediate accession to the fundamentals of reform, especially its appropriation of the so-called model of expertise. Defined as the search field to Júlio de Mesquita Technical School, founded in 1935 and, therefore, with a broad historical density. Our working hypothesis is that there is an intense process of mediation between what is announced by the reform and ownership in school, because this has produced a reform with very particular characteristics, demarcated by the culture and school practice. The sources of primary research is in the form of teaching plans, drawn up in the period 2004-2008, and in interviews with teachers and staff. The secondary sources are formed by the most important documents produced in the reform by various institutions, both federal and state government, besides those produced by CEETEPS. We check how the teaching of skills has impacted on the preparation of teaching plans and what are the implications of this process for the school culture and practice of the teacher. |
id |
NOVE_53c9136c24c24135955b04ada87475cf |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:tede/396 |
network_acronym_str |
NOVE |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Uninove |
repository_id_str |
|
spelling |
Carvalho, Celso do Prado Ferraz deCPF:00000000003http://lattes.cnpq.br/2546257820365753Silva Júnior, João dos ReisCPF:00000000000http://lattes.cnpq.br/7470123176068422Russo, Miguel HenriqueCPF:00000000000http://lattes.cnpq.br/7842826083109778CPF:32173176889http://lattes.cnpq.br/7510503631327382Zaremba, Fellipe de Assis2015-04-08T14:36:34Z2009-08-132009-01-25ZAREMBA, Fellipe de Assis. A reforma da educação profissional: um estudo sobre o modelo de competências e suas implicações no plano de trabalho docente. 2009. 184 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Nove de Julho, São Paulo, 2009.http://bibliotecatede.uninove.br/tede/handle/tede/396This research aims to understand the impacts that the reform of professional education in teaching has produced within the State Center for Technological Education Paula Souza - CEETEPS. The choice of this network is because of their immediate accession to the fundamentals of reform, especially its appropriation of the so-called model of expertise. Defined as the search field to Júlio de Mesquita Technical School, founded in 1935 and, therefore, with a broad historical density. Our working hypothesis is that there is an intense process of mediation between what is announced by the reform and ownership in school, because this has produced a reform with very particular characteristics, demarcated by the culture and school practice. The sources of primary research is in the form of teaching plans, drawn up in the period 2004-2008, and in interviews with teachers and staff. The secondary sources are formed by the most important documents produced in the reform by various institutions, both federal and state government, besides those produced by CEETEPS. We check how the teaching of skills has impacted on the preparation of teaching plans and what are the implications of this process for the school culture and practice of the teacher.Esta pesquisa tem como objetivo compreender os impactos que a reforma da educação profissional tem produzido no trabalho docente no âmbito do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza CEETEPS. A escolha dessa rede se deve ao fato de sua imediata adesão aos fundamentos da reforma, notadamente sua apropriação do chamado modelo de competências. Definimos como campo de pesquisa a Escola Técnica Júlio de Mesquita, fundada em 1935 e, portanto, com uma ampla densidade histórica. Nossa hipótese de trabalho é de que há um intenso processo de mediação entre o que é anunciado pela reforma e sua apropriação no espaço escolar, pois esse acaba produzindo uma reforma com características muito particular, demarcada pela cultura e prática escolar. As fontes de pesquisa primárias se constituem nos planos de trabalho docente, elaborados no período de 2004-2008, e em entrevistas com docentes e funcionários. As fontes secundárias são formadas pelos documentos mais importantes produzidos no contexto da reforma pelas diferentes instituições, tanto do governo federal como estadual, alem daqueles produzidos pelo CEETEPS. Procuramos verificar de que forma a pedagogia das competências tem impactado na elaboração dos planos de trabalho docente e quais são as implicações desse processo para a cultura escolar e a prática do professor.Made available in DSpace on 2015-04-08T14:36:34Z (GMT). No. of bitstreams: 1 B_Fellipe de Assis Zaremba.pdf: 1091462 bytes, checksum: 90e7c284983d0f89e40ab86827d27cf6 (MD5) Previous issue date: 2009-01-25application/pdfporUniversidade Nove de JulhoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUninoveBREducaçãoPolíticas EducacionaisEducação ProfissionalModelo de CompetênciasPrática EscolarPlano de Trabalho DocenteEducational PoliciesProfessional EducationType of SkillsPracticeSchoolTeaching Plan.CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOA reforma da educação profissional: um estudo sobre o modelo de competências e suas implicações no plano de trabalho docenteinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis-240345818910352367600info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Uninoveinstname:Universidade Nove de Julho (UNINOVE)instacron:UNINOVEORIGINALB_Fellipe de Assis Zaremba.pdfapplication/pdf1091462http://localhost:8080/tede/bitstream/tede/396/1/B_Fellipe+de+Assis+Zaremba.pdf90e7c284983d0f89e40ab86827d27cf6MD51tede/3962022-06-03 17:16:40.878oai:localhost:tede/396Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bibliotecatede.uninove.br/PRIhttp://bibliotecatede.uninove.br/oai/requestbibliotecatede@uninove.br||bibliotecatede@uninove.bropendoar:2022-06-03T20:16:40Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Uninove - Universidade Nove de Julho (UNINOVE)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
A reforma da educação profissional: um estudo sobre o modelo de competências e suas implicações no plano de trabalho docente |
title |
A reforma da educação profissional: um estudo sobre o modelo de competências e suas implicações no plano de trabalho docente |
spellingShingle |
A reforma da educação profissional: um estudo sobre o modelo de competências e suas implicações no plano de trabalho docente Zaremba, Fellipe de Assis Políticas Educacionais Educação Profissional Modelo de Competências Prática Escolar Plano de Trabalho Docente Educational Policies Professional Education Type of Skills Practice School Teaching Plan. CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
title_short |
A reforma da educação profissional: um estudo sobre o modelo de competências e suas implicações no plano de trabalho docente |
title_full |
A reforma da educação profissional: um estudo sobre o modelo de competências e suas implicações no plano de trabalho docente |
title_fullStr |
A reforma da educação profissional: um estudo sobre o modelo de competências e suas implicações no plano de trabalho docente |
title_full_unstemmed |
A reforma da educação profissional: um estudo sobre o modelo de competências e suas implicações no plano de trabalho docente |
title_sort |
A reforma da educação profissional: um estudo sobre o modelo de competências e suas implicações no plano de trabalho docente |
author |
Zaremba, Fellipe de Assis |
author_facet |
Zaremba, Fellipe de Assis |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Carvalho, Celso do Prado Ferraz de |
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv |
CPF:00000000003 |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/2546257820365753 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Silva Júnior, João dos Reis |
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv |
CPF:00000000000 |
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/7470123176068422 |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Russo, Miguel Henrique |
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv |
CPF:00000000000 |
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/7842826083109778 |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
CPF:32173176889 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/7510503631327382 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Zaremba, Fellipe de Assis |
contributor_str_mv |
Carvalho, Celso do Prado Ferraz de Silva Júnior, João dos Reis Russo, Miguel Henrique |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Políticas Educacionais Educação Profissional Modelo de Competências Prática Escolar Plano de Trabalho Docente |
topic |
Políticas Educacionais Educação Profissional Modelo de Competências Prática Escolar Plano de Trabalho Docente Educational Policies Professional Education Type of Skills Practice School Teaching Plan. CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Educational Policies Professional Education Type of Skills Practice School Teaching Plan. |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
description |
This research aims to understand the impacts that the reform of professional education in teaching has produced within the State Center for Technological Education Paula Souza - CEETEPS. The choice of this network is because of their immediate accession to the fundamentals of reform, especially its appropriation of the so-called model of expertise. Defined as the search field to Júlio de Mesquita Technical School, founded in 1935 and, therefore, with a broad historical density. Our working hypothesis is that there is an intense process of mediation between what is announced by the reform and ownership in school, because this has produced a reform with very particular characteristics, demarcated by the culture and school practice. The sources of primary research is in the form of teaching plans, drawn up in the period 2004-2008, and in interviews with teachers and staff. The secondary sources are formed by the most important documents produced in the reform by various institutions, both federal and state government, besides those produced by CEETEPS. We check how the teaching of skills has impacted on the preparation of teaching plans and what are the implications of this process for the school culture and practice of the teacher. |
publishDate |
2009 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2009-08-13 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2009-01-25 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2015-04-08T14:36:34Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
ZAREMBA, Fellipe de Assis. A reforma da educação profissional: um estudo sobre o modelo de competências e suas implicações no plano de trabalho docente. 2009. 184 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Nove de Julho, São Paulo, 2009. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://bibliotecatede.uninove.br/tede/handle/tede/396 |
identifier_str_mv |
ZAREMBA, Fellipe de Assis. A reforma da educação profissional: um estudo sobre o modelo de competências e suas implicações no plano de trabalho docente. 2009. 184 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Nove de Julho, São Paulo, 2009. |
url |
http://bibliotecatede.uninove.br/tede/handle/tede/396 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.cnpq.fl_str_mv |
-240345818910352367 |
dc.relation.confidence.fl_str_mv |
600 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Nove de Julho |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Educação |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
Uninove |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Nove de Julho |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Uninove instname:Universidade Nove de Julho (UNINOVE) instacron:UNINOVE |
instname_str |
Universidade Nove de Julho (UNINOVE) |
instacron_str |
UNINOVE |
institution |
UNINOVE |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Uninove |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Uninove |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://localhost:8080/tede/bitstream/tede/396/1/B_Fellipe+de+Assis+Zaremba.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
90e7c284983d0f89e40ab86827d27cf6 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Uninove - Universidade Nove de Julho (UNINOVE) |
repository.mail.fl_str_mv |
bibliotecatede@uninove.br||bibliotecatede@uninove.br |
_version_ |
1797250742555246592 |