A reforma da educação profissional: um estudo sobre o modelo de competências e suas implicações no plano de trabalho docente

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2009
Autor(a) principal: Zaremba, Fellipe de Assis lattes
Orientador(a): Carvalho, Celso do Prado Ferraz de lattes
Banca de defesa: Silva Júnior, João dos Reis lattes, Russo, Miguel Henrique lattes
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Nove de Julho
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pós-Graduação em Educação
Departamento: Educação
País: BR
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://bibliotecatede.uninove.br/tede/handle/tede/396
Resumo: This research aims to understand the impacts that the reform of professional education in teaching has produced within the State Center for Technological Education Paula Souza - CEETEPS. The choice of this network is because of their immediate accession to the fundamentals of reform, especially its appropriation of the so-called model of expertise. Defined as the search field to Júlio de Mesquita Technical School, founded in 1935 and, therefore, with a broad historical density. Our working hypothesis is that there is an intense process of mediation between what is announced by the reform and ownership in school, because this has produced a reform with very particular characteristics, demarcated by the culture and school practice. The sources of primary research is in the form of teaching plans, drawn up in the period 2004-2008, and in interviews with teachers and staff. The secondary sources are formed by the most important documents produced in the reform by various institutions, both federal and state government, besides those produced by CEETEPS. We check how the teaching of skills has impacted on the preparation of teaching plans and what are the implications of this process for the school culture and practice of the teacher.
id NOVE_53c9136c24c24135955b04ada87475cf
oai_identifier_str oai:localhost:tede/396
network_acronym_str NOVE
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Uninove
repository_id_str
spelling Carvalho, Celso do Prado Ferraz deCPF:00000000003http://lattes.cnpq.br/2546257820365753Silva Júnior, João dos ReisCPF:00000000000http://lattes.cnpq.br/7470123176068422Russo, Miguel HenriqueCPF:00000000000http://lattes.cnpq.br/7842826083109778CPF:32173176889http://lattes.cnpq.br/7510503631327382Zaremba, Fellipe de Assis2015-04-08T14:36:34Z2009-08-132009-01-25ZAREMBA, Fellipe de Assis. A reforma da educação profissional: um estudo sobre o modelo de competências e suas implicações no plano de trabalho docente. 2009. 184 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Nove de Julho, São Paulo, 2009.http://bibliotecatede.uninove.br/tede/handle/tede/396This research aims to understand the impacts that the reform of professional education in teaching has produced within the State Center for Technological Education Paula Souza - CEETEPS. The choice of this network is because of their immediate accession to the fundamentals of reform, especially its appropriation of the so-called model of expertise. Defined as the search field to Júlio de Mesquita Technical School, founded in 1935 and, therefore, with a broad historical density. Our working hypothesis is that there is an intense process of mediation between what is announced by the reform and ownership in school, because this has produced a reform with very particular characteristics, demarcated by the culture and school practice. The sources of primary research is in the form of teaching plans, drawn up in the period 2004-2008, and in interviews with teachers and staff. The secondary sources are formed by the most important documents produced in the reform by various institutions, both federal and state government, besides those produced by CEETEPS. We check how the teaching of skills has impacted on the preparation of teaching plans and what are the implications of this process for the school culture and practice of the teacher.Esta pesquisa tem como objetivo compreender os impactos que a reforma da educação profissional tem produzido no trabalho docente no âmbito do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza CEETEPS. A escolha dessa rede se deve ao fato de sua imediata adesão aos fundamentos da reforma, notadamente sua apropriação do chamado modelo de competências. Definimos como campo de pesquisa a Escola Técnica Júlio de Mesquita, fundada em 1935 e, portanto, com uma ampla densidade histórica. Nossa hipótese de trabalho é de que há um intenso processo de mediação entre o que é anunciado pela reforma e sua apropriação no espaço escolar, pois esse acaba produzindo uma reforma com características muito particular, demarcada pela cultura e prática escolar. As fontes de pesquisa primárias se constituem nos planos de trabalho docente, elaborados no período de 2004-2008, e em entrevistas com docentes e funcionários. As fontes secundárias são formadas pelos documentos mais importantes produzidos no contexto da reforma pelas diferentes instituições, tanto do governo federal como estadual, alem daqueles produzidos pelo CEETEPS. Procuramos verificar de que forma a pedagogia das competências tem impactado na elaboração dos planos de trabalho docente e quais são as implicações desse processo para a cultura escolar e a prática do professor.Made available in DSpace on 2015-04-08T14:36:34Z (GMT). No. of bitstreams: 1 B_Fellipe de Assis Zaremba.pdf: 1091462 bytes, checksum: 90e7c284983d0f89e40ab86827d27cf6 (MD5) Previous issue date: 2009-01-25application/pdfporUniversidade Nove de JulhoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUninoveBREducaçãoPolíticas EducacionaisEducação ProfissionalModelo de CompetênciasPrática EscolarPlano de Trabalho DocenteEducational PoliciesProfessional EducationType of SkillsPracticeSchoolTeaching Plan.CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOA reforma da educação profissional: um estudo sobre o modelo de competências e suas implicações no plano de trabalho docenteinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis-240345818910352367600info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Uninoveinstname:Universidade Nove de Julho (UNINOVE)instacron:UNINOVEORIGINALB_Fellipe de Assis Zaremba.pdfapplication/pdf1091462http://localhost:8080/tede/bitstream/tede/396/1/B_Fellipe+de+Assis+Zaremba.pdf90e7c284983d0f89e40ab86827d27cf6MD51tede/3962022-06-03 17:16:40.878oai:localhost:tede/396Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bibliotecatede.uninove.br/PRIhttp://bibliotecatede.uninove.br/oai/requestbibliotecatede@uninove.br||bibliotecatede@uninove.bropendoar:2022-06-03T20:16:40Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Uninove - Universidade Nove de Julho (UNINOVE)false
dc.title.por.fl_str_mv A reforma da educação profissional: um estudo sobre o modelo de competências e suas implicações no plano de trabalho docente
title A reforma da educação profissional: um estudo sobre o modelo de competências e suas implicações no plano de trabalho docente
spellingShingle A reforma da educação profissional: um estudo sobre o modelo de competências e suas implicações no plano de trabalho docente
Zaremba, Fellipe de Assis
Políticas Educacionais
Educação Profissional
Modelo de Competências
Prática Escolar
Plano de Trabalho Docente
Educational Policies
Professional Education
Type of Skills
Practice
School
Teaching Plan.
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short A reforma da educação profissional: um estudo sobre o modelo de competências e suas implicações no plano de trabalho docente
title_full A reforma da educação profissional: um estudo sobre o modelo de competências e suas implicações no plano de trabalho docente
title_fullStr A reforma da educação profissional: um estudo sobre o modelo de competências e suas implicações no plano de trabalho docente
title_full_unstemmed A reforma da educação profissional: um estudo sobre o modelo de competências e suas implicações no plano de trabalho docente
title_sort A reforma da educação profissional: um estudo sobre o modelo de competências e suas implicações no plano de trabalho docente
author Zaremba, Fellipe de Assis
author_facet Zaremba, Fellipe de Assis
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Carvalho, Celso do Prado Ferraz de
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv CPF:00000000003
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2546257820365753
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Silva Júnior, João dos Reis
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv CPF:00000000000
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7470123176068422
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Russo, Miguel Henrique
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv CPF:00000000000
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7842826083109778
dc.contributor.authorID.fl_str_mv CPF:32173176889
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7510503631327382
dc.contributor.author.fl_str_mv Zaremba, Fellipe de Assis
contributor_str_mv Carvalho, Celso do Prado Ferraz de
Silva Júnior, João dos Reis
Russo, Miguel Henrique
dc.subject.por.fl_str_mv Políticas Educacionais
Educação Profissional
Modelo de Competências
Prática Escolar
Plano de Trabalho Docente
topic Políticas Educacionais
Educação Profissional
Modelo de Competências
Prática Escolar
Plano de Trabalho Docente
Educational Policies
Professional Education
Type of Skills
Practice
School
Teaching Plan.
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
dc.subject.eng.fl_str_mv Educational Policies
Professional Education
Type of Skills
Practice
School
Teaching Plan.
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description This research aims to understand the impacts that the reform of professional education in teaching has produced within the State Center for Technological Education Paula Souza - CEETEPS. The choice of this network is because of their immediate accession to the fundamentals of reform, especially its appropriation of the so-called model of expertise. Defined as the search field to Júlio de Mesquita Technical School, founded in 1935 and, therefore, with a broad historical density. Our working hypothesis is that there is an intense process of mediation between what is announced by the reform and ownership in school, because this has produced a reform with very particular characteristics, demarcated by the culture and school practice. The sources of primary research is in the form of teaching plans, drawn up in the period 2004-2008, and in interviews with teachers and staff. The secondary sources are formed by the most important documents produced in the reform by various institutions, both federal and state government, besides those produced by CEETEPS. We check how the teaching of skills has impacted on the preparation of teaching plans and what are the implications of this process for the school culture and practice of the teacher.
publishDate 2009
dc.date.available.fl_str_mv 2009-08-13
dc.date.issued.fl_str_mv 2009-01-25
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-04-08T14:36:34Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv ZAREMBA, Fellipe de Assis. A reforma da educação profissional: um estudo sobre o modelo de competências e suas implicações no plano de trabalho docente. 2009. 184 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Nove de Julho, São Paulo, 2009.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://bibliotecatede.uninove.br/tede/handle/tede/396
identifier_str_mv ZAREMBA, Fellipe de Assis. A reforma da educação profissional: um estudo sobre o modelo de competências e suas implicações no plano de trabalho docente. 2009. 184 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Nove de Julho, São Paulo, 2009.
url http://bibliotecatede.uninove.br/tede/handle/tede/396
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.cnpq.fl_str_mv -240345818910352367
dc.relation.confidence.fl_str_mv 600
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Nove de Julho
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.publisher.initials.fl_str_mv Uninove
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Educação
publisher.none.fl_str_mv Universidade Nove de Julho
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Uninove
instname:Universidade Nove de Julho (UNINOVE)
instacron:UNINOVE
instname_str Universidade Nove de Julho (UNINOVE)
instacron_str UNINOVE
institution UNINOVE
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Uninove
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Uninove
bitstream.url.fl_str_mv http://localhost:8080/tede/bitstream/tede/396/1/B_Fellipe+de+Assis+Zaremba.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 90e7c284983d0f89e40ab86827d27cf6
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Uninove - Universidade Nove de Julho (UNINOVE)
repository.mail.fl_str_mv bibliotecatede@uninove.br||bibliotecatede@uninove.br
_version_ 1797250742555246592