Puedo, ou não posso: prós e contras do método cubano de alfabetização na América Latina e Brasil

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2009
Autor(a) principal: Alvarenga, Marcus Vinícius de Mattos lattes
Orientador(a): Romão, José Eustáquio lattes
Banca de defesa: Almeida, José Luis Vieira de lattes, Alves, Maria Leila lattes
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Nove de Julho
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pós-Graduação em Educação
Departamento: Educação
País: BR
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://bibliotecatede.uninove.br/tede/handle/tede/404
Resumo: This comparative study verifies the legitimating of statements that emerged in the Motion of Advertence from the VIII National Meeting of Adult Education, in which the Cuban method of literacy Yo, sí puedo had its appliance interdicted in Brazilian territory, with the arguments and claims that it is different from, or even against, the principles and the procedures of the Paulo Freire Method, that had created a legacy of emancipation in the country. Applying a comparative analysis of both methods propositions and using interviewing people involved with experiences with Yo, sí Puedo and Paulo Freire Method as well in the last years, within the country, one intends to deep the comparative analysis in order to ratify or to rectify convergences or divergences, approximations or distances, similitudes or differences.
id NOVE_6c7d0c414102a83c87e83115a28d12dd
oai_identifier_str oai:localhost:tede/404
network_acronym_str NOVE
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Uninove
repository_id_str
spelling Romão, José EustáquioCPF:00000000000http://lattes.cnpq.br/6041577120476064Almeida, José Luis Vieira deCPF:00000000000http://lattes.cnpq.br/2990847465101082Alves, Maria Leilahttp://lattes.cnpq.br/8462136000577005CPF:31802386823http://lattes.cnpq.br/3249847701131194Alvarenga, Marcus Vinícius de Mattos2015-04-08T14:36:35Z2009-09-252009-08-28ALVARENGA, Marcus Vinícius de Mattos. Puedo, ou não posso: prós e contras do método cubano de alfabetização na América Latina e Brasil. 2009. 137 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Nove de Julho, São Paulo, 2009.http://bibliotecatede.uninove.br/tede/handle/tede/404This comparative study verifies the legitimating of statements that emerged in the Motion of Advertence from the VIII National Meeting of Adult Education, in which the Cuban method of literacy Yo, sí puedo had its appliance interdicted in Brazilian territory, with the arguments and claims that it is different from, or even against, the principles and the procedures of the Paulo Freire Method, that had created a legacy of emancipation in the country. Applying a comparative analysis of both methods propositions and using interviewing people involved with experiences with Yo, sí Puedo and Paulo Freire Method as well in the last years, within the country, one intends to deep the comparative analysis in order to ratify or to rectify convergences or divergences, approximations or distances, similitudes or differences.Este estudo comparativo procura verificar a legitimidade das afirmações que culminaram na Moção de Advertência, do VIII ENEJA, na qual o método cubano Yo, sí Puedo teve sua aplicação inviabilizada no Brasil devido à alegação de que ele apresentava-se diferente ou confrontante com os princípios e os procedimentos do Método Paulo Freire, que teria criado um legado de emancipação no país. Por meio de uma análise comparativa das proposições de ambos os métodos e de entrevistas com protagonistas de suas respectivas aplicações no território nacional, nos últimos anos, aprofunda-se a análise comparada, de modo a ratificar ou retificar convergências ou divergências, aproximações ou distanciamentos, semelhanças ou diferenças.Made available in DSpace on 2015-04-08T14:36:35Z (GMT). No. of bitstreams: 1 B_Marcus Vinicius de Mattos Alvarenga.pdf: 1316723 bytes, checksum: cd17d3524dd161e4355a88e0834d4812 (MD5) Previous issue date: 2009-08-28application/pdfporUniversidade Nove de JulhoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUninoveBREducaçãométodoalfabetizaçãoPaulo Freireyo, sí uuedomethodliteracyPaulo Freireyo, sí puedoCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOPuedo, ou não posso: prós e contras do método cubano de alfabetização na América Latina e Brasilinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis-240345818910352367600info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Uninoveinstname:Universidade Nove de Julho (UNINOVE)instacron:UNINOVEORIGINALB_Marcus Vinicius de Mattos Alvarenga.pdfapplication/pdf1316723http://localhost:8080/tede/bitstream/tede/404/1/B_Marcus+Vinicius+de+Mattos+Alvarenga.pdfcd17d3524dd161e4355a88e0834d4812MD51tede/4042022-06-03 17:09:59.105oai:localhost:tede/404Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bibliotecatede.uninove.br/PRIhttp://bibliotecatede.uninove.br/oai/requestbibliotecatede@uninove.br||bibliotecatede@uninove.bropendoar:2022-06-03T20:09:59Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Uninove - Universidade Nove de Julho (UNINOVE)false
dc.title.por.fl_str_mv Puedo, ou não posso: prós e contras do método cubano de alfabetização na América Latina e Brasil
title Puedo, ou não posso: prós e contras do método cubano de alfabetização na América Latina e Brasil
spellingShingle Puedo, ou não posso: prós e contras do método cubano de alfabetização na América Latina e Brasil
Alvarenga, Marcus Vinícius de Mattos
método
alfabetização
Paulo Freire
yo, sí uuedo
method
literacy
Paulo Freire
yo, sí puedo
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short Puedo, ou não posso: prós e contras do método cubano de alfabetização na América Latina e Brasil
title_full Puedo, ou não posso: prós e contras do método cubano de alfabetização na América Latina e Brasil
title_fullStr Puedo, ou não posso: prós e contras do método cubano de alfabetização na América Latina e Brasil
title_full_unstemmed Puedo, ou não posso: prós e contras do método cubano de alfabetização na América Latina e Brasil
title_sort Puedo, ou não posso: prós e contras do método cubano de alfabetização na América Latina e Brasil
author Alvarenga, Marcus Vinícius de Mattos
author_facet Alvarenga, Marcus Vinícius de Mattos
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Romão, José Eustáquio
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv CPF:00000000000
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6041577120476064
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Almeida, José Luis Vieira de
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv CPF:00000000000
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2990847465101082
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Alves, Maria Leila
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8462136000577005
dc.contributor.authorID.fl_str_mv CPF:31802386823
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3249847701131194
dc.contributor.author.fl_str_mv Alvarenga, Marcus Vinícius de Mattos
contributor_str_mv Romão, José Eustáquio
Almeida, José Luis Vieira de
Alves, Maria Leila
dc.subject.por.fl_str_mv método
alfabetização
Paulo Freire
yo, sí uuedo
topic método
alfabetização
Paulo Freire
yo, sí uuedo
method
literacy
Paulo Freire
yo, sí puedo
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
dc.subject.eng.fl_str_mv method
literacy
Paulo Freire
yo, sí puedo
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description This comparative study verifies the legitimating of statements that emerged in the Motion of Advertence from the VIII National Meeting of Adult Education, in which the Cuban method of literacy Yo, sí puedo had its appliance interdicted in Brazilian territory, with the arguments and claims that it is different from, or even against, the principles and the procedures of the Paulo Freire Method, that had created a legacy of emancipation in the country. Applying a comparative analysis of both methods propositions and using interviewing people involved with experiences with Yo, sí Puedo and Paulo Freire Method as well in the last years, within the country, one intends to deep the comparative analysis in order to ratify or to rectify convergences or divergences, approximations or distances, similitudes or differences.
publishDate 2009
dc.date.available.fl_str_mv 2009-09-25
dc.date.issued.fl_str_mv 2009-08-28
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-04-08T14:36:35Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv ALVARENGA, Marcus Vinícius de Mattos. Puedo, ou não posso: prós e contras do método cubano de alfabetização na América Latina e Brasil. 2009. 137 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Nove de Julho, São Paulo, 2009.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://bibliotecatede.uninove.br/tede/handle/tede/404
identifier_str_mv ALVARENGA, Marcus Vinícius de Mattos. Puedo, ou não posso: prós e contras do método cubano de alfabetização na América Latina e Brasil. 2009. 137 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Nove de Julho, São Paulo, 2009.
url http://bibliotecatede.uninove.br/tede/handle/tede/404
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.cnpq.fl_str_mv -240345818910352367
dc.relation.confidence.fl_str_mv 600
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Nove de Julho
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.publisher.initials.fl_str_mv Uninove
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Educação
publisher.none.fl_str_mv Universidade Nove de Julho
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Uninove
instname:Universidade Nove de Julho (UNINOVE)
instacron:UNINOVE
instname_str Universidade Nove de Julho (UNINOVE)
instacron_str UNINOVE
institution UNINOVE
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Uninove
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Uninove
bitstream.url.fl_str_mv http://localhost:8080/tede/bitstream/tede/404/1/B_Marcus+Vinicius+de+Mattos+Alvarenga.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv cd17d3524dd161e4355a88e0834d4812
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Uninove - Universidade Nove de Julho (UNINOVE)
repository.mail.fl_str_mv bibliotecatede@uninove.br||bibliotecatede@uninove.br
_version_ 1797250742576218112