O princípio da gestão democrática e a participação nos conselhos de escola

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2014
Autor(a) principal: Fujiye, Tieko lattes
Orientador(a): Santos, José Eduardo de Oliveira
Banca de defesa: Stangherlim, Roberta lattes, Palma Filho, João Cardoso lattes
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Nove de Julho
Programa de Pós-Graduação: Programa de Mestrado em Gestão e Práticas Educacionais
Departamento: Educação
País: BR
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://bibliotecatede.uninove.br/tede/handle/tede/771
Resumo: The theme of participation in the School Council is established as a challenge to the effective achievement of democratic management in education which is necessary and inevitable moment of democratization of Brazilian society . Therefore , in this paper , it is established preliminarily , a relationship between the process of democratization / civil society participation and the phenomenon that occurs through the School Council , one of the most representative forums of democratic management in the school setting as the legal documents show . The category set to seize the perceptions of teachers and parents about the principle and practice of democratic management was " participation " in the School Council , under the understanding that the perceptions of this category , extracted from the agents involved in the activities and purposes of one unit public school elementary schools of the East Zone of São Paulo , could identify the strengths and difficulties of building a democratic culture within the school. The object of this study was chosen with a view to enable the realization of more informed interventions in the dynamics of the Board as a collective body of exercising democratic management , thereby seeking to meet a line of action of the Master Program in Management and Educational Practices.
id NOVE_f6269f0dedd0f6ee8f5a16c86b6524ba
oai_identifier_str oai:localhost:tede/771
network_acronym_str NOVE
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Uninove
repository_id_str
spelling Santos, José Eduardo de OliveiraStangherlim, Robertahttp://lattes.cnpq.br/0630080591569020Palma Filho, João Cardosohttp://lattes.cnpq.br/6871865854491549CPF:04428047816http://lattes.cnpq.br/8447743387441471Fujiye, Tieko2015-04-22T17:17:56Z2014-06-112014-03-31FUJIYE, Tieko. O princípio da gestão democrática e a participação nos conselhos de escola. 2014. 112 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Nove de Julho, São Paulo, 2014.http://bibliotecatede.uninove.br/tede/handle/tede/771The theme of participation in the School Council is established as a challenge to the effective achievement of democratic management in education which is necessary and inevitable moment of democratization of Brazilian society . Therefore , in this paper , it is established preliminarily , a relationship between the process of democratization / civil society participation and the phenomenon that occurs through the School Council , one of the most representative forums of democratic management in the school setting as the legal documents show . The category set to seize the perceptions of teachers and parents about the principle and practice of democratic management was " participation " in the School Council , under the understanding that the perceptions of this category , extracted from the agents involved in the activities and purposes of one unit public school elementary schools of the East Zone of São Paulo , could identify the strengths and difficulties of building a democratic culture within the school. The object of this study was chosen with a view to enable the realization of more informed interventions in the dynamics of the Board as a collective body of exercising democratic management , thereby seeking to meet a line of action of the Master Program in Management and Educational Practices.O tema da participação no Conselho de Escola estabelece-se como um desafio para a efetiva consecução da gestão democrática na educação, que constitui momento necessário e inevitável da democratização da sociedade brasileira. Por esse motivo, neste trabalho, estabelece-se, preliminarmente, uma relação entre o processo de democratização da/na sociedade civil e o fenômeno da participação que se dá por meio do Conselho de Escola, um dos fóruns mais representativos da gestão democrática em âmbito escolar, conforme apontam os documentos legais. A categoria definida para apreender as percepções de professores e pais sobre o princípio e o exercício da gestão democrática foi participação no Conselho de Escola, sob o entendimento de que as percepções sobre tal categoria, extraídas dos agentes implicados nas atividades e fins de uma unidade escolar pública de Ensino Fundamental da Zona Leste de São Paulo, permitiriam identificar as potencialidades e dificuldades de se construir uma cultura democrática no interior da escola. O objeto deste estudo foi escolhido também com a preocupação de possibilitar a realização de intervenções mais fundamentadas na dinâmica do Conselho como órgão coletivo de exercício da gestão democrática, com isso buscando atender a uma linha de ação do Programa de Mestrado em Gestão e Práticas Educacionais.Made available in DSpace on 2015-04-22T17:17:56Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Tieko Fujiye.pdf: 505916 bytes, checksum: 6b8924df49bd1e4045ac7e349065e4e2 (MD5) Previous issue date: 2014-03-31application/pdfporUniversidade Nove de JulhoPrograma de Mestrado em Gestão e Práticas EducacionaisUninoveBREducaçãoConselho de EscolaEscola PúblicaGestão DemocráticaParticipaçãoDemocratic ManagementParticipationPublic SchoolSchool BoardCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOO princípio da gestão democrática e a participação nos conselhos de escolainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis-240345818910352367600info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Uninoveinstname:Universidade Nove de Julho (UNINOVE)instacron:UNINOVEORIGINALTieko Fujiye.pdfapplication/pdf505916http://localhost:8080/tede/bitstream/tede/771/1/Tieko+Fujiye.pdf6b8924df49bd1e4045ac7e349065e4e2MD51tede/7712022-06-29 17:45:29.613oai:localhost:tede/771Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bibliotecatede.uninove.br/PRIhttp://bibliotecatede.uninove.br/oai/requestbibliotecatede@uninove.br||bibliotecatede@uninove.bropendoar:2022-06-29T20:45:29Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Uninove - Universidade Nove de Julho (UNINOVE)false
dc.title.por.fl_str_mv O princípio da gestão democrática e a participação nos conselhos de escola
title O princípio da gestão democrática e a participação nos conselhos de escola
spellingShingle O princípio da gestão democrática e a participação nos conselhos de escola
Fujiye, Tieko
Conselho de Escola
Escola Pública
Gestão Democrática
Participação
Democratic Management
Participation
Public School
School Board
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short O princípio da gestão democrática e a participação nos conselhos de escola
title_full O princípio da gestão democrática e a participação nos conselhos de escola
title_fullStr O princípio da gestão democrática e a participação nos conselhos de escola
title_full_unstemmed O princípio da gestão democrática e a participação nos conselhos de escola
title_sort O princípio da gestão democrática e a participação nos conselhos de escola
author Fujiye, Tieko
author_facet Fujiye, Tieko
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Santos, José Eduardo de Oliveira
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Stangherlim, Roberta
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0630080591569020
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Palma Filho, João Cardoso
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6871865854491549
dc.contributor.authorID.fl_str_mv CPF:04428047816
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8447743387441471
dc.contributor.author.fl_str_mv Fujiye, Tieko
contributor_str_mv Santos, José Eduardo de Oliveira
Stangherlim, Roberta
Palma Filho, João Cardoso
dc.subject.por.fl_str_mv Conselho de Escola
Escola Pública
Gestão Democrática
Participação
topic Conselho de Escola
Escola Pública
Gestão Democrática
Participação
Democratic Management
Participation
Public School
School Board
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
dc.subject.eng.fl_str_mv Democratic Management
Participation
Public School
School Board
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description The theme of participation in the School Council is established as a challenge to the effective achievement of democratic management in education which is necessary and inevitable moment of democratization of Brazilian society . Therefore , in this paper , it is established preliminarily , a relationship between the process of democratization / civil society participation and the phenomenon that occurs through the School Council , one of the most representative forums of democratic management in the school setting as the legal documents show . The category set to seize the perceptions of teachers and parents about the principle and practice of democratic management was " participation " in the School Council , under the understanding that the perceptions of this category , extracted from the agents involved in the activities and purposes of one unit public school elementary schools of the East Zone of São Paulo , could identify the strengths and difficulties of building a democratic culture within the school. The object of this study was chosen with a view to enable the realization of more informed interventions in the dynamics of the Board as a collective body of exercising democratic management , thereby seeking to meet a line of action of the Master Program in Management and Educational Practices.
publishDate 2014
dc.date.available.fl_str_mv 2014-06-11
dc.date.issued.fl_str_mv 2014-03-31
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-04-22T17:17:56Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv FUJIYE, Tieko. O princípio da gestão democrática e a participação nos conselhos de escola. 2014. 112 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Nove de Julho, São Paulo, 2014.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://bibliotecatede.uninove.br/tede/handle/tede/771
identifier_str_mv FUJIYE, Tieko. O princípio da gestão democrática e a participação nos conselhos de escola. 2014. 112 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Nove de Julho, São Paulo, 2014.
url http://bibliotecatede.uninove.br/tede/handle/tede/771
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.cnpq.fl_str_mv -240345818910352367
dc.relation.confidence.fl_str_mv 600
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Nove de Julho
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Mestrado em Gestão e Práticas Educacionais
dc.publisher.initials.fl_str_mv Uninove
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Educação
publisher.none.fl_str_mv Universidade Nove de Julho
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Uninove
instname:Universidade Nove de Julho (UNINOVE)
instacron:UNINOVE
instname_str Universidade Nove de Julho (UNINOVE)
instacron_str UNINOVE
institution UNINOVE
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Uninove
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Uninove
bitstream.url.fl_str_mv http://localhost:8080/tede/bitstream/tede/771/1/Tieko+Fujiye.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 6b8924df49bd1e4045ac7e349065e4e2
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Uninove - Universidade Nove de Julho (UNINOVE)
repository.mail.fl_str_mv bibliotecatede@uninove.br||bibliotecatede@uninove.br
_version_ 1797250745166200832