Pesquisa da própria prática: construção do conhecimento nos domínios constitutivos do docente da arte da palavra

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2006
Autor(a) principal: Granziera, Lilian Cristina
Orientador(a): Lopes, Jairo de Araujo
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: PUC-Campinas
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/16409
Resumo: O presente trabalho, de natureza empírica, tem como objeto de estudo as concepções de aula apresentadas por alunos ingressantes no Curso de Letras em dois momentos específicos, considerando como categorias, a priori, as aulas tradicional e interdisciplinar. O que se pretendeu demonstrar é que a construção do conhecimento, por meio da arte literária, permite uma intelectualização criativa e crítica mediante a condução de aulas com estratégias interdisciplinares. Para o desenvolvimento de nosso raciocínio, apoiamo-nos em referências teóricas que priorizam o paradigma científico emergente, como a teoria da complexidade e a teoria das inteligências múltiplas. Para tanto, procedemos a um extenso levantamento bibliográfico, seguido da análise de pré-testes e questionários preenchidos pelos alunos. Constatamos que mesmo aqueles alunos que conceituam a aula como tradicional, esperam que o professor a conduza de forma interdisciplinar. De posse desses resultados, defendemos que a pesquisa da própria prática seja um caminho no desenvolvimento de um olhar mais humanístico na Educação.
id PCAM_2877b64c914c6b458e2b9c327e941f5a
oai_identifier_str oai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/16409
network_acronym_str PCAM
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS
repository_id_str
spelling Granziera, Lilian CristinaPontifícia Universidade Católica de CampinasLopes, Jairo de Araujo2022-02-22T11:34:21Z2022-02-22T11:34:21Z2006-03-17http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/164099379524280910786O presente trabalho, de natureza empírica, tem como objeto de estudo as concepções de aula apresentadas por alunos ingressantes no Curso de Letras em dois momentos específicos, considerando como categorias, a priori, as aulas tradicional e interdisciplinar. O que se pretendeu demonstrar é que a construção do conhecimento, por meio da arte literária, permite uma intelectualização criativa e crítica mediante a condução de aulas com estratégias interdisciplinares. Para o desenvolvimento de nosso raciocínio, apoiamo-nos em referências teóricas que priorizam o paradigma científico emergente, como a teoria da complexidade e a teoria das inteligências múltiplas. Para tanto, procedemos a um extenso levantamento bibliográfico, seguido da análise de pré-testes e questionários preenchidos pelos alunos. Constatamos que mesmo aqueles alunos que conceituam a aula como tradicional, esperam que o professor a conduza de forma interdisciplinar. De posse desses resultados, defendemos que a pesquisa da própria prática seja um caminho no desenvolvimento de um olhar mais humanístico na Educação.The present work, of empirical nature, has as study object the conceptions of lesson presented by freshman students in the course of Languages at two specific moments, considering as categories, a priori, the traditional lessons and interdisciplinary lessons. The purpose is to demonstrate that the construction of the knowledge, by means of literary art, allows a creative and critical intellectualization through the conduction of lessons with interdisciplinary strategies. For the development of our reasoning, we support ourselves in theoretical references that prioritize the emergent scientific paradigm, as the theory of the complexity and the theory of multiple intelligences. For in such a way, we proceeded to an extensive bibliographical survey, followed by the analysis of after-tests and questionnaires filled out by the students. We evidenced that even those students who appraise the lesson as traditional, wait that the teacher leads it in an interdisciplinary form. In acknowledging these results, we defend that the proper practical research be a way in the development of a more humanistic look in Education.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESporPUC-Campinasaulaparadigma emergente da complexidadearte literáriaensino superiorformação de professoreslessonemergent paradigm of the complexityliterary arthigh educationformation of teachersPesquisa da própria prática: construção do conhecimento nos domínios constitutivos do docente da arte da palavraProper practical research: construction of the knowledge in the constituents attributes of the teacher of the art of the word.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINASinstname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)instacron:PUC_CAMP4244247989810231Santade, Maria Suzett BiembengutCastanho, Maria Eugênia de Lima e Montes63013825439384763883562938853685CCHSA – Centro de Ciências Humanas e Sociais AplicadasPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoORIGINALcchsa_ppgedu_me_Lilian_GC.pdfcchsa_ppgedu_me_Lilian_GC.pdfapplication/pdf470208http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/16409/1/cchsa_ppgedu_me_Lilian_GC.pdf9598eb905b8c5cc16c6d5f1cd459ae20MD51123456789/164092022-09-02 11:36:21.574oai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/16409Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.bibliotecadigital.puc-campinas.edu.br:8080/jspui/http://tede.bibliotecadigital.puc-campinas.edu.br:8080/oai/requestsbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.b||sbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.bropendoar:48862022-09-02T14:36:21Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)false
dc.title.none.fl_str_mv Pesquisa da própria prática: construção do conhecimento nos domínios constitutivos do docente da arte da palavra
dc.title.alternative.none.fl_str_mv Proper practical research: construction of the knowledge in the constituents attributes of the teacher of the art of the word.
title Pesquisa da própria prática: construção do conhecimento nos domínios constitutivos do docente da arte da palavra
spellingShingle Pesquisa da própria prática: construção do conhecimento nos domínios constitutivos do docente da arte da palavra
Granziera, Lilian Cristina
aula
paradigma emergente da complexidade
arte literária
ensino superior
formação de professores
lesson
emergent paradigm of the complexity
literary art
high education
formation of teachers
title_short Pesquisa da própria prática: construção do conhecimento nos domínios constitutivos do docente da arte da palavra
title_full Pesquisa da própria prática: construção do conhecimento nos domínios constitutivos do docente da arte da palavra
title_fullStr Pesquisa da própria prática: construção do conhecimento nos domínios constitutivos do docente da arte da palavra
title_full_unstemmed Pesquisa da própria prática: construção do conhecimento nos domínios constitutivos do docente da arte da palavra
title_sort Pesquisa da própria prática: construção do conhecimento nos domínios constitutivos do docente da arte da palavra
author Granziera, Lilian Cristina
author_facet Granziera, Lilian Cristina
author_role author
dc.contributor.institution.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de Campinas
dc.contributor.author.fl_str_mv Granziera, Lilian Cristina
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Lopes, Jairo de Araujo
contributor_str_mv Lopes, Jairo de Araujo
dc.subject.por.fl_str_mv aula
paradigma emergente da complexidade
arte literária
ensino superior
formação de professores
lesson
emergent paradigm of the complexity
literary art
high education
formation of teachers
topic aula
paradigma emergente da complexidade
arte literária
ensino superior
formação de professores
lesson
emergent paradigm of the complexity
literary art
high education
formation of teachers
description O presente trabalho, de natureza empírica, tem como objeto de estudo as concepções de aula apresentadas por alunos ingressantes no Curso de Letras em dois momentos específicos, considerando como categorias, a priori, as aulas tradicional e interdisciplinar. O que se pretendeu demonstrar é que a construção do conhecimento, por meio da arte literária, permite uma intelectualização criativa e crítica mediante a condução de aulas com estratégias interdisciplinares. Para o desenvolvimento de nosso raciocínio, apoiamo-nos em referências teóricas que priorizam o paradigma científico emergente, como a teoria da complexidade e a teoria das inteligências múltiplas. Para tanto, procedemos a um extenso levantamento bibliográfico, seguido da análise de pré-testes e questionários preenchidos pelos alunos. Constatamos que mesmo aqueles alunos que conceituam a aula como tradicional, esperam que o professor a conduza de forma interdisciplinar. De posse desses resultados, defendemos que a pesquisa da própria prática seja um caminho no desenvolvimento de um olhar mais humanístico na Educação.
publishDate 2006
dc.date.issued.fl_str_mv 2006-03-17
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-02-22T11:34:21Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-02-22T11:34:21Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/16409
dc.identifier.lattes.none.fl_str_mv 9379524280910786
url http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/16409
identifier_str_mv 9379524280910786
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv PUC-Campinas
publisher.none.fl_str_mv PUC-Campinas
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS
instname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)
instacron:PUC_CAMP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)
instacron_str PUC_CAMP
institution PUC_CAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/16409/1/cchsa_ppgedu_me_Lilian_GC.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 9598eb905b8c5cc16c6d5f1cd459ae20
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)
repository.mail.fl_str_mv sbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.b||sbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.br
_version_ 1796790772324892672