Pesquisa da própria prática: construção do conhecimento nos domínios constitutivos do docente da arte da palavra
Ano de defesa: | 2006 |
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Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
PUC-Campinas
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Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: | |
Link de acesso: | http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/16409 |
Resumo: | O presente trabalho, de natureza empírica, tem como objeto de estudo as concepções de aula apresentadas por alunos ingressantes no Curso de Letras em dois momentos específicos, considerando como categorias, a priori, as aulas tradicional e interdisciplinar. O que se pretendeu demonstrar é que a construção do conhecimento, por meio da arte literária, permite uma intelectualização criativa e crítica mediante a condução de aulas com estratégias interdisciplinares. Para o desenvolvimento de nosso raciocínio, apoiamo-nos em referências teóricas que priorizam o paradigma científico emergente, como a teoria da complexidade e a teoria das inteligências múltiplas. Para tanto, procedemos a um extenso levantamento bibliográfico, seguido da análise de pré-testes e questionários preenchidos pelos alunos. Constatamos que mesmo aqueles alunos que conceituam a aula como tradicional, esperam que o professor a conduza de forma interdisciplinar. De posse desses resultados, defendemos que a pesquisa da própria prática seja um caminho no desenvolvimento de um olhar mais humanístico na Educação. |
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Pesquisa da própria prática: construção do conhecimento nos domínios constitutivos do docente da arte da palavraProper practical research: construction of the knowledge in the constituents attributes of the teacher of the art of the word.aulaparadigma emergente da complexidadearte literáriaensino superiorformação de professoreslessonemergent paradigm of the complexityliterary arthigh educationformation of teachersO presente trabalho, de natureza empírica, tem como objeto de estudo as concepções de aula apresentadas por alunos ingressantes no Curso de Letras em dois momentos específicos, considerando como categorias, a priori, as aulas tradicional e interdisciplinar. O que se pretendeu demonstrar é que a construção do conhecimento, por meio da arte literária, permite uma intelectualização criativa e crítica mediante a condução de aulas com estratégias interdisciplinares. Para o desenvolvimento de nosso raciocínio, apoiamo-nos em referências teóricas que priorizam o paradigma científico emergente, como a teoria da complexidade e a teoria das inteligências múltiplas. Para tanto, procedemos a um extenso levantamento bibliográfico, seguido da análise de pré-testes e questionários preenchidos pelos alunos. Constatamos que mesmo aqueles alunos que conceituam a aula como tradicional, esperam que o professor a conduza de forma interdisciplinar. De posse desses resultados, defendemos que a pesquisa da própria prática seja um caminho no desenvolvimento de um olhar mais humanístico na Educação.The present work, of empirical nature, has as study object the conceptions of lesson presented by freshman students in the course of Languages at two specific moments, considering as categories, a priori, the traditional lessons and interdisciplinary lessons. The purpose is to demonstrate that the construction of the knowledge, by means of literary art, allows a creative and critical intellectualization through the conduction of lessons with interdisciplinary strategies. For the development of our reasoning, we support ourselves in theoretical references that prioritize the emergent scientific paradigm, as the theory of the complexity and the theory of multiple intelligences. For in such a way, we proceeded to an extensive bibliographical survey, followed by the analysis of after-tests and questionnaires filled out by the students. We evidenced that even those students who appraise the lesson as traditional, wait that the teacher leads it in an interdisciplinary form. In acknowledging these results, we defend that the proper practical research be a way in the development of a more humanistic look in Education.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESPUC-CampinasLopes, Jairo de AraujoPontifícia Universidade Católica de CampinasGranziera, Lilian Cristina2022-02-22T11:34:21Z2022-02-22T11:34:21Z2006-03-17info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/164099379524280910786porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional PUC-Campinasinstname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)instacron:PUC_CAMP2022-09-02T14:36:21Zoai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/16409Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/oai/requestsbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.bropendoar:2022-09-02T14:36:21Repositório Institucional PUC-Campinas - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)false |
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