Estudo sobre um programa Sócio-educativo: sobre quem, para quem e para quê?

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2021
Autor(a) principal: Rocha, Marina
Orientador(a): Rocha, Maria Silvia Pinto de Moura Librandi da
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas)
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/16561
Resumo: Essa pesquisa fundamenta-se na teoria histórico-cultural de Vigotski. Parte, portanto, da tese da constituição social dos sujeitos, concretizada pelas/nas práticas educacionais/pedagógicas das quais participam e formula, como problema central a importância e a complexidade de construir condições de enfrentamento das desigualdades sociais que marcam a vida de crianças e adolescentes brasileiros. Para isso, pesquisa um programa de cunho socioeducativo intitulado programa Integração, desenvolvido numa cidade do interior do Estado do Piauí na região Nordeste, frequentado por participantes oriundos de famílias de baixa renda e/ou que vivem em condições de vulnerabilidade. A pesquisa tem como objetivo analisar como os sujeitos que participam de um programa que coloca como objetivo a construção da cidadania em seus participantes reproduzem, reformulam, inovam ou restringem um discurso sobre a cidadania, sobre direitos e deveres? Daquilo que dizem sobre o programa, sobre a vida, sobre si, o que podemos depurar de reconhecimento de direitos e deveres, cujas formulações estão na base da condição de cidadania? A abordagem metodológica se baseia nos princípios do Materialismo Histórico Dialético. Para a pesquisa de campo os instrumentos utilizados para desenvolver o estudo foram o grupo focal com adolescentes e jovens frequentadores e entrevistas semiestruturadas com equipe técnico-pedagógica (gestores, educadores, funcionários) e com familiares dos adolescentes participantes do programa. Para análise do material produzido com esses procedimentos estruturamos quadros com temáticas centrais e nucleares em relação às significações que os participantes produzem sobre o programa, especialmente naquilo que consideram contribuições e limites decorrentes de sua participação; os núcleos foram assim definidos: (i) o Programa e a integração com a escola e com a família; (ii) a construção de si pelo outro: o Programa, sua importância na formação do sujeito cidadão e a vaga concepção positiva do “tirar da rua”. Como resultados, destacamos que em relação à integração entre programa, escola e família poucas são as ações desenvolvidas que cumprem com a proposta de integrá-los. No que diz respeito à integração programa/família não foi verificado o desenvolvimento de atividades que propusessem trazer a família para o convívio do programa, e as limitações estruturais relacionadas à dificuldade com o transporte público contribuem para dificultar essa integração. No que diz respeito à integração com escola, a participação dos integrantes no programa está vinculada à obtenção de bons resultados e assiduidade na escola, o que é visto de forma positiva pelos pais que consideram o programa um ponto de apoio importante na ajuda com a “criação” dos filhos. Quanto à proposta da constituição do sujeito cidadão por parte do programa são apontadas limitações que trazemos em forma de questionamentos no sentido de contribuir para a superação. Nota-se a ausência da participação desses sujeitos na formulação de concepções sobre cidadania que leve em consideração as suas reivindicações e a construção da criticidade. Chamamos atenção para que as atividades sejam realizadas de forma que se busque a participação direta dos integrantes, despertando assim o interesse para a construção de um coletivo consciente de seus direitos e deveres, do lugar que ocupam socialmente e da capacidade de transformadora que possuem. Dessa forma, esperamos que esse trabalho possa contribuir trazendo reflexões aprofundadas sobre programas socioeducativos e os contextos em que eles estão sendo aplicados. Que ajude na formulação de políticas públicas educacionais e auxilie programas já existentes e engajados na causa socioeducativa a melhor desenvolverem suas atuações.
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A pesquisa tem como objetivo analisar como os sujeitos que participam de um programa que coloca como objetivo a construção da cidadania em seus participantes reproduzem, reformulam, inovam ou restringem um discurso sobre a cidadania, sobre direitos e deveres? Daquilo que dizem sobre o programa, sobre a vida, sobre si, o que podemos depurar de reconhecimento de direitos e deveres, cujas formulações estão na base da condição de cidadania? A abordagem metodológica se baseia nos princípios do Materialismo Histórico Dialético. Para a pesquisa de campo os instrumentos utilizados para desenvolver o estudo foram o grupo focal com adolescentes e jovens frequentadores e entrevistas semiestruturadas com equipe técnico-pedagógica (gestores, educadores, funcionários) e com familiares dos adolescentes participantes do programa. Para análise do material produzido com esses procedimentos estruturamos quadros com temáticas centrais e nucleares em relação às significações que os participantes produzem sobre o programa, especialmente naquilo que consideram contribuições e limites decorrentes de sua participação; os núcleos foram assim definidos: (i) o Programa e a integração com a escola e com a família; (ii) a construção de si pelo outro: o Programa, sua importância na formação do sujeito cidadão e a vaga concepção positiva do “tirar da rua”. Como resultados, destacamos que em relação à integração entre programa, escola e família poucas são as ações desenvolvidas que cumprem com a proposta de integrá-los. No que diz respeito à integração programa/família não foi verificado o desenvolvimento de atividades que propusessem trazer a família para o convívio do programa, e as limitações estruturais relacionadas à dificuldade com o transporte público contribuem para dificultar essa integração. No que diz respeito à integração com escola, a participação dos integrantes no programa está vinculada à obtenção de bons resultados e assiduidade na escola, o que é visto de forma positiva pelos pais que consideram o programa um ponto de apoio importante na ajuda com a “criação” dos filhos. Quanto à proposta da constituição do sujeito cidadão por parte do programa são apontadas limitações que trazemos em forma de questionamentos no sentido de contribuir para a superação. Nota-se a ausência da participação desses sujeitos na formulação de concepções sobre cidadania que leve em consideração as suas reivindicações e a construção da criticidade. Chamamos atenção para que as atividades sejam realizadas de forma que se busque a participação direta dos integrantes, despertando assim o interesse para a construção de um coletivo consciente de seus direitos e deveres, do lugar que ocupam socialmente e da capacidade de transformadora que possuem. Dessa forma, esperamos que esse trabalho possa contribuir trazendo reflexões aprofundadas sobre programas socioeducativos e os contextos em que eles estão sendo aplicados. Que ajude na formulação de políticas públicas educacionais e auxilie programas já existentes e engajados na causa socioeducativa a melhor desenvolverem suas atuações.This research is based on Vigotski’s historical-cultural theory. Part, therefore, of the thesis of the social constitution of the subjects, embodied by/in the educational/pedagogical practices of which they participate and formulate, as central problem the importance and complexity of building conditions to cope with the social inequalities that affect teenagers and children’s life. To this end, it researches an educational program entitled Integration program, developed in a city in the interior of the State of Piauí in the Northeast region, attended by participants from low-income families and/or living in vulnerable conditions. The research aim to analyze how the subjects who participate in a program that aims to build citizenship in its participants reproduce, reformulate, innovate or restrict a discourse on citizenship, rights and duties, what they say about the program, about life, about you, what we can debug from recognition. The methodological approach is based on the principles of dialectical historical materialism. For the field research, the instruments used to develop the study were the focus group with adolescents and young participants and semi-structured interviews with technical-pedagogical team (managers, educators, employees) and with family members of adolescents. For the analysis of the material produced with these procedures we structure frameworks with central and nuclear themes in relation to the meanings that the participants produce about the program, especially in what they consider contributions and limits resulting from their participation; the nuclei were thus defined: (i) The program and integration with the school and with the family; (ii) the construction of oneself by the other: the Program, its importance in the formation of the citizen subject and the vague positive conception of "taking the children off the street". As a result, we highlight that in relation to the integration between program, school and family there are few actions developed that comply with the proposal of integrating them. As regards the programme/family integration, the development of activities proposing to bring the family into the programme was not verified, and the structural limitations related to the difficulty with public transport contribute to hinder this integration. With regard to integration with school, the participation of the members in the program is linked to obtaining good results and attendance at school, which is seen positively by parents who consider the program an important support point in helping with the "creation" of children. As for the proposed constitution of the citizen subject by the program are pointed out limitations that we bring in the form of questions in order to contribute to overcoming. One can notice the absence of the participation of these subjects in the formulation of conceptions about citizenship that take into account their claims and the construction of criticality. We emphasize the activities to be carried out in a way that seeks the direct participation of the members, thus awakening the interest for the construction of a collective aware of their rights and duties, the place they occupy socially and the capacity to transform themselves. In this way, we hope that this work can contribute by bringing in-depth reflections on socio-educational programs and the contexts in which they are being applied. Help in the formulation of educational public policies and help existing programs engaged in the socio-educational cause to better develop their actions.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)porPontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas)Programas SocioeducativosAdolescentesPráticas EducativasVulnerabilidade SocialEducational Public PoliciesAdolescentsEducational PracticesSocial VulnerabilityEstudo sobre um programa Sócio-educativo: sobre quem, para quem e para quê?info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINASinstname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)instacron:PUC_CAMP5277455644761315Rios, Monica Piccione GomesFernandes, Renata Sieiro87945654841001519442590455789681Centro de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas (CCHSA)EducaçãoOnlineNão se aplicaLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-80http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/16561/2/license.txtd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD52ORIGINALcchsa_ppgedu_me_Marina_R.pdfcchsa_ppgedu_me_Marina_R.pdfapplication/pdf1892564http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/16561/1/cchsa_ppgedu_me_Marina_R.pdf7fdbb93a61091b229570676059cd222cMD51123456789/165612022-09-02 11:36:31.563oai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/16561Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.bibliotecadigital.puc-campinas.edu.br:8080/jspui/http://tede.bibliotecadigital.puc-campinas.edu.br:8080/oai/requestsbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.b||sbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.bropendoar:48862022-09-02T14:36:31Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)false
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