Narrativas arturianas ontem e hoje: o legado de Arthur e(m) presságio no ciberespaço

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2020
Autor(a) principal: Morais, Luiza Cunha Canto Correia de
Orientador(a): Azzari, Eliane Fernandes
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: PUC-Campinas
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15179
Resumo: As histórias do rei Arthur, dos cavaleiros da Távola Redonda, de magos, de feiticeiras e de outras criaturas mágicas são antigas e ainda estão presentes no imaginário daqueles que um dia desejaram se tornar heróis neste universo. Considerando-me como parte deste grupo, realizei a presente pesquisa com o objetivo de investigar e de discutir como o sujeito contemporâneo, em especial o brasileiro, constitui-se nas e por meio das apropriações e (res)significações das histórias arturianas encontradas no ciberespaço. Trata-se de uma pesquisa de caráter interdisciplinar, a qual foi fundamentada teoricamente pelos conceitos de Bakhtin e seu círculo (2016; 2017; 2018), tais como: sujeito, dialogismo, enunciado, gêneros do discurso e cronotopo. Como metodologia, utilizei a etnografia digital tendo como base os estudos de Pink et al. (2016) e de Hines (2004), o que me possibilitou recolher o corpus desta pesquisa e a escolher o jogo de computador brasileiro, Sword Legacy: omen (2018), como objeto a ser analisado dialogicamente. Ao considerar o videogame como interface digital, as Dez Heurísticas de Nielsen (1994) também foram utilizadas para complementar a análise. A fim de aprofundar a discussão realizada, trabalhei com os conceitos de identidade (MEDINA, 2006; TURKLE, 2016), narrativa (FESTINO, 2015; MURRAY, 2007), narrativa transmídia (JENKINS, 2011), espaços de afinidades (GEE, 2009), cultura de fãs (JENKINS, 2009; BLACK, 2009), e ciberespaço (SANTAELLA, 2003). A partir da pesquisa realizada, dialoguei com as diversas manifestações das narrativas arturianas no ciberespaço: encontrei-as nas redes sociais, em sites de produção de histórias, em vídeos, em fóruns, nos videogames, entre outros. Com isso, foi possível notar que essas narrativas se adaptam aos meios de mídia conforme nós criamos outras formas de comunicação. Assim, o sujeito-fã das histórias arturianas utiliza o ciberespaço para dialogar com essas narrativas, apropriando-se e lhes fornecendo novos significados, contribuindo para a contínua disseminação do universo arturiano na atualidade.
id PCAM_6dd979775111371fb2b32ff38f599837
oai_identifier_str oai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/15179
network_acronym_str PCAM
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS
repository_id_str
spelling Morais, Luiza Cunha Canto Correia dePontifícia Universidade Católica de CampinasAzzari, Eliane Fernandes2022-02-16T14:39:31Z2022-02-16T14:39:31Z2020-02-19http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/151793645179811157536As histórias do rei Arthur, dos cavaleiros da Távola Redonda, de magos, de feiticeiras e de outras criaturas mágicas são antigas e ainda estão presentes no imaginário daqueles que um dia desejaram se tornar heróis neste universo. Considerando-me como parte deste grupo, realizei a presente pesquisa com o objetivo de investigar e de discutir como o sujeito contemporâneo, em especial o brasileiro, constitui-se nas e por meio das apropriações e (res)significações das histórias arturianas encontradas no ciberespaço. Trata-se de uma pesquisa de caráter interdisciplinar, a qual foi fundamentada teoricamente pelos conceitos de Bakhtin e seu círculo (2016; 2017; 2018), tais como: sujeito, dialogismo, enunciado, gêneros do discurso e cronotopo. Como metodologia, utilizei a etnografia digital tendo como base os estudos de Pink et al. (2016) e de Hines (2004), o que me possibilitou recolher o corpus desta pesquisa e a escolher o jogo de computador brasileiro, Sword Legacy: omen (2018), como objeto a ser analisado dialogicamente. Ao considerar o videogame como interface digital, as Dez Heurísticas de Nielsen (1994) também foram utilizadas para complementar a análise. A fim de aprofundar a discussão realizada, trabalhei com os conceitos de identidade (MEDINA, 2006; TURKLE, 2016), narrativa (FESTINO, 2015; MURRAY, 2007), narrativa transmídia (JENKINS, 2011), espaços de afinidades (GEE, 2009), cultura de fãs (JENKINS, 2009; BLACK, 2009), e ciberespaço (SANTAELLA, 2003). A partir da pesquisa realizada, dialoguei com as diversas manifestações das narrativas arturianas no ciberespaço: encontrei-as nas redes sociais, em sites de produção de histórias, em vídeos, em fóruns, nos videogames, entre outros. Com isso, foi possível notar que essas narrativas se adaptam aos meios de mídia conforme nós criamos outras formas de comunicação. Assim, o sujeito-fã das histórias arturianas utiliza o ciberespaço para dialogar com essas narrativas, apropriando-se e lhes fornecendo novos significados, contribuindo para a contínua disseminação do universo arturiano na atualidade.The stories of King Arthur, the Knights of the Round Table, magicians, witches, and other magical creatures are ancient, and they are still present in the imagination of those who once wished to become knights of this world. Considering myself as part of this group, I conducted this research intending to investigate and discuss how the contemporary subject (especially Brazilians) is constituted in and through the appropriations and the new meanings of the Arthurian stories found in cyberspace. This dissertation is the result of interdisciplinary research, which was theoretically based on the concepts of Bakhtin and his circle (2016; 2017; 2018), such as subject, dialogism, genres of speech and chronotope. I used digital ethnography based on the studies by Pink et al. (2016) and Hines (2004) as methodology, which allowed me to collect the corpus of this research and choose the Brazilian computer game, Sword Legacy: omen (2018), as an object to be analyzed dialogically. When considering the videogame as a digital interface, Nielsen's Ten Heuristics (1994) were also used to complement the analysis. In order to deepen the discussion, I worked with the concepts of identity (MEDINA, 2006; TURKLE, 2016), narrative (FESTINO, 2015; MURRAY, 2007), transmedia narrative (JENKINS, 2011), spaces of affinities (GEE, 2009 ), fan culture (JENKINS, 2009; BLACK, 2009), and cyberspace (SANTAELLA, 2003). In this research, I was able to dialogue with the various manifestations of Arthurian narratives in cyberspace: I found them on social networks, on story production sites, on videos, on forums, and on videogames. It was possible to notice that these narratives adapt to the media as we create other forms of communication. Thus, the subject-fan of Arthurian stories uses cyberspace to dialogue with these narratives, appropriating and providing them with new meanings, contributing to the continuous dissemination of the Arthurian universe today.porPUC-CampinasSujeitoIdentidadeNarrativaEtnografia DigitalDialogismoSubjectIdentityNarrativeDigital EthnographyDialogismNarrativas arturianas ontem e hoje: o legado de Arthur e(m) presságio no ciberespaçoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINASinstname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)instacron:PUC_CAMP8492170739399317Corte Real, Victor KraideAlmeida, Eduardo de Moura17595768814688965613058994352318CLC – Centro de Linguagem e ComunicaçãoPrograma de Pós-Graduação em Linguagens, Mídia e ArteORIGINALclc_ppglimiar_me_Luiza_CCCM.pdfclc_ppglimiar_me_Luiza_CCCM.pdfapplication/pdf4174465http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/15179/1/clc_ppglimiar_me_Luiza_CCCM.pdf436ce4452e10f6e53e9df12e8b320b2dMD51123456789/151792022-10-28 12:29:23.37oai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/15179Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.bibliotecadigital.puc-campinas.edu.br:8080/jspui/http://tede.bibliotecadigital.puc-campinas.edu.br:8080/oai/requestsbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.b||sbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.bropendoar:48862022-10-28T14:29:23Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)false
dc.title.none.fl_str_mv Narrativas arturianas ontem e hoje: o legado de Arthur e(m) presságio no ciberespaço
title Narrativas arturianas ontem e hoje: o legado de Arthur e(m) presságio no ciberespaço
spellingShingle Narrativas arturianas ontem e hoje: o legado de Arthur e(m) presságio no ciberespaço
Morais, Luiza Cunha Canto Correia de
Sujeito
Identidade
Narrativa
Etnografia Digital
Dialogismo
Subject
Identity
Narrative
Digital Ethnography
Dialogism
title_short Narrativas arturianas ontem e hoje: o legado de Arthur e(m) presságio no ciberespaço
title_full Narrativas arturianas ontem e hoje: o legado de Arthur e(m) presságio no ciberespaço
title_fullStr Narrativas arturianas ontem e hoje: o legado de Arthur e(m) presságio no ciberespaço
title_full_unstemmed Narrativas arturianas ontem e hoje: o legado de Arthur e(m) presságio no ciberespaço
title_sort Narrativas arturianas ontem e hoje: o legado de Arthur e(m) presságio no ciberespaço
author Morais, Luiza Cunha Canto Correia de
author_facet Morais, Luiza Cunha Canto Correia de
author_role author
dc.contributor.institution.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de Campinas
dc.contributor.author.fl_str_mv Morais, Luiza Cunha Canto Correia de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Azzari, Eliane Fernandes
contributor_str_mv Azzari, Eliane Fernandes
dc.subject.por.fl_str_mv Sujeito
Identidade
Narrativa
Etnografia Digital
Dialogismo
Subject
Identity
Narrative
Digital Ethnography
Dialogism
topic Sujeito
Identidade
Narrativa
Etnografia Digital
Dialogismo
Subject
Identity
Narrative
Digital Ethnography
Dialogism
description As histórias do rei Arthur, dos cavaleiros da Távola Redonda, de magos, de feiticeiras e de outras criaturas mágicas são antigas e ainda estão presentes no imaginário daqueles que um dia desejaram se tornar heróis neste universo. Considerando-me como parte deste grupo, realizei a presente pesquisa com o objetivo de investigar e de discutir como o sujeito contemporâneo, em especial o brasileiro, constitui-se nas e por meio das apropriações e (res)significações das histórias arturianas encontradas no ciberespaço. Trata-se de uma pesquisa de caráter interdisciplinar, a qual foi fundamentada teoricamente pelos conceitos de Bakhtin e seu círculo (2016; 2017; 2018), tais como: sujeito, dialogismo, enunciado, gêneros do discurso e cronotopo. Como metodologia, utilizei a etnografia digital tendo como base os estudos de Pink et al. (2016) e de Hines (2004), o que me possibilitou recolher o corpus desta pesquisa e a escolher o jogo de computador brasileiro, Sword Legacy: omen (2018), como objeto a ser analisado dialogicamente. Ao considerar o videogame como interface digital, as Dez Heurísticas de Nielsen (1994) também foram utilizadas para complementar a análise. A fim de aprofundar a discussão realizada, trabalhei com os conceitos de identidade (MEDINA, 2006; TURKLE, 2016), narrativa (FESTINO, 2015; MURRAY, 2007), narrativa transmídia (JENKINS, 2011), espaços de afinidades (GEE, 2009), cultura de fãs (JENKINS, 2009; BLACK, 2009), e ciberespaço (SANTAELLA, 2003). A partir da pesquisa realizada, dialoguei com as diversas manifestações das narrativas arturianas no ciberespaço: encontrei-as nas redes sociais, em sites de produção de histórias, em vídeos, em fóruns, nos videogames, entre outros. Com isso, foi possível notar que essas narrativas se adaptam aos meios de mídia conforme nós criamos outras formas de comunicação. Assim, o sujeito-fã das histórias arturianas utiliza o ciberespaço para dialogar com essas narrativas, apropriando-se e lhes fornecendo novos significados, contribuindo para a contínua disseminação do universo arturiano na atualidade.
publishDate 2020
dc.date.issued.fl_str_mv 2020-02-19
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-02-16T14:39:31Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-02-16T14:39:31Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15179
dc.identifier.lattes.none.fl_str_mv 3645179811157536
url http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15179
identifier_str_mv 3645179811157536
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv PUC-Campinas
publisher.none.fl_str_mv PUC-Campinas
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS
instname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)
instacron:PUC_CAMP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)
instacron_str PUC_CAMP
institution PUC_CAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/15179/1/clc_ppglimiar_me_Luiza_CCCM.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 436ce4452e10f6e53e9df12e8b320b2d
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)
repository.mail.fl_str_mv sbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.b||sbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.br
_version_ 1796790777895976960