O papel da disciplina de filosofia nos cursos superiores de administração

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2007
Autor(a) principal: Vieira, Sérgio Eduardo Fazanaro
Orientador(a): Castanho, Maria Eugênia de Lima e Montes
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: PUC-Campinas
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15398
Resumo: Esta pesquisa tem por finalidade verificar a contribuição da Disciplina de Filosofia nos cursos superiores de Administração. O recorte dado ao estudo tem como objeto de análise uma Instituição de Ensino Superior no interior do Estado de São Paulo, que propaga qualidade de ensino diferenciada, formando, segundo os veículos de divulgação da própria Instituição, a elite profissional para o mercado de trabalho. O projeto analisa a função que a disciplina de Filosofia recebe ao ser inserida na grade curricular de um curso fora do universo puro da reflexão epistemológica, enfrentando os desafios da atividade prática e dinâmica da administração. A metodologia utilizada constitui-se de uma pesquisa qualitativa reunindo um estudo bibliográfico sobre o tema, aplicação de questionários semi-estruturados pertinentes à atuação docente e à visão discente frente à proposta pedagógica da instituição. Também se estuda que contribuição a disciplina em pauta dá à formação do profissional esperado. O estudo está focado na análise dos dados levantados a partir da proposta de um ensino de excelência, contextualizando o pensar filosófico, nas realidades contraditórias e desiguais do mercado e das políticas que regem as relações administrativas.
id PCAM_e9f13d5bf667e61bdfd4725a04bb9908
oai_identifier_str oai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/15398
network_acronym_str PCAM
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS
repository_id_str
spelling Vieira, Sérgio Eduardo FazanaroPontifícia Universidade Católica de CampinasCastanho, Maria Eugênia de Lima e Montes2022-02-16T18:13:39Z2022-02-16T18:13:39Z2007-12-06http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/153980150847979298854Esta pesquisa tem por finalidade verificar a contribuição da Disciplina de Filosofia nos cursos superiores de Administração. O recorte dado ao estudo tem como objeto de análise uma Instituição de Ensino Superior no interior do Estado de São Paulo, que propaga qualidade de ensino diferenciada, formando, segundo os veículos de divulgação da própria Instituição, a elite profissional para o mercado de trabalho. O projeto analisa a função que a disciplina de Filosofia recebe ao ser inserida na grade curricular de um curso fora do universo puro da reflexão epistemológica, enfrentando os desafios da atividade prática e dinâmica da administração. A metodologia utilizada constitui-se de uma pesquisa qualitativa reunindo um estudo bibliográfico sobre o tema, aplicação de questionários semi-estruturados pertinentes à atuação docente e à visão discente frente à proposta pedagógica da instituição. Também se estuda que contribuição a disciplina em pauta dá à formação do profissional esperado. O estudo está focado na análise dos dados levantados a partir da proposta de um ensino de excelência, contextualizando o pensar filosófico, nas realidades contraditórias e desiguais do mercado e das políticas que regem as relações administrativas.This research aims to verify the contribution of Philosophy as a school subject to Administration college courses. The focus given to the study has as an object of analysis a College institution from the interior of the state of São Paulo, which propagates differed teaching quality, putting top professionals in the job market, according to the means of publishing of the institution itself. The project analyses the function that the subject Philosophy is given when inserted in the school curriculum of a course out of the plain universe of the epistemologic reflection, facing the challenges of practical and dynamic activity of the administrative quotidian. The methodology used consists of a qualitative investigation that gathers a bibliographical study on the theme, application of semistructured questionnaires pertinent to the teacher s performance and to the student s view before the pedagogic proposal of the institution. The present study is concentrated on the analysis of the collected data from the proposal of an excellence teaching, contextualizing the philosophical thinking in the conflicting and disparate realities of the market and policies ruling the administrative relationships.porPUC-Campinaspensar filosóficoensino-aprendizagemdocênciaphilosophical thinkingteaching-learningteaching.O papel da disciplina de filosofia nos cursos superiores de administraçãoThe role of the suject philosophy in the administration college coursesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINASinstname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)instacron:PUC_CAMP3883562938853685Gomes, Paulo de TarsoTrópia, Patrícia Vieira12255403301383555550253896783945CCHSA – Centro de Ciências Humanas e Sociais AplicadasPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoORIGINALcchsa_ppgedu_me_Sergio_EFV.pdfcchsa_ppgedu_me_Sergio_EFV.pdfapplication/pdf22108611http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/15398/1/cchsa_ppgedu_me_Sergio_EFV.pdf01563b7a71fe6521e71f8f3da46e2ec0MD51123456789/153982022-10-27 12:16:04.411oai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/15398Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.bibliotecadigital.puc-campinas.edu.br:8080/jspui/http://tede.bibliotecadigital.puc-campinas.edu.br:8080/oai/requestsbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.b||sbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.bropendoar:48862022-10-27T14:16:04Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)false
dc.title.none.fl_str_mv O papel da disciplina de filosofia nos cursos superiores de administração
dc.title.alternative.none.fl_str_mv The role of the suject philosophy in the administration college courses
title O papel da disciplina de filosofia nos cursos superiores de administração
spellingShingle O papel da disciplina de filosofia nos cursos superiores de administração
Vieira, Sérgio Eduardo Fazanaro
pensar filosófico
ensino-aprendizagem
docência
philosophical thinking
teaching-learning
teaching.
title_short O papel da disciplina de filosofia nos cursos superiores de administração
title_full O papel da disciplina de filosofia nos cursos superiores de administração
title_fullStr O papel da disciplina de filosofia nos cursos superiores de administração
title_full_unstemmed O papel da disciplina de filosofia nos cursos superiores de administração
title_sort O papel da disciplina de filosofia nos cursos superiores de administração
author Vieira, Sérgio Eduardo Fazanaro
author_facet Vieira, Sérgio Eduardo Fazanaro
author_role author
dc.contributor.institution.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de Campinas
dc.contributor.author.fl_str_mv Vieira, Sérgio Eduardo Fazanaro
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Castanho, Maria Eugênia de Lima e Montes
contributor_str_mv Castanho, Maria Eugênia de Lima e Montes
dc.subject.por.fl_str_mv pensar filosófico
ensino-aprendizagem
docência
philosophical thinking
teaching-learning
teaching.
topic pensar filosófico
ensino-aprendizagem
docência
philosophical thinking
teaching-learning
teaching.
description Esta pesquisa tem por finalidade verificar a contribuição da Disciplina de Filosofia nos cursos superiores de Administração. O recorte dado ao estudo tem como objeto de análise uma Instituição de Ensino Superior no interior do Estado de São Paulo, que propaga qualidade de ensino diferenciada, formando, segundo os veículos de divulgação da própria Instituição, a elite profissional para o mercado de trabalho. O projeto analisa a função que a disciplina de Filosofia recebe ao ser inserida na grade curricular de um curso fora do universo puro da reflexão epistemológica, enfrentando os desafios da atividade prática e dinâmica da administração. A metodologia utilizada constitui-se de uma pesquisa qualitativa reunindo um estudo bibliográfico sobre o tema, aplicação de questionários semi-estruturados pertinentes à atuação docente e à visão discente frente à proposta pedagógica da instituição. Também se estuda que contribuição a disciplina em pauta dá à formação do profissional esperado. O estudo está focado na análise dos dados levantados a partir da proposta de um ensino de excelência, contextualizando o pensar filosófico, nas realidades contraditórias e desiguais do mercado e das políticas que regem as relações administrativas.
publishDate 2007
dc.date.issued.fl_str_mv 2007-12-06
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-02-16T18:13:39Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-02-16T18:13:39Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15398
dc.identifier.lattes.none.fl_str_mv 0150847979298854
url http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15398
identifier_str_mv 0150847979298854
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv PUC-Campinas
publisher.none.fl_str_mv PUC-Campinas
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS
instname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)
instacron:PUC_CAMP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)
instacron_str PUC_CAMP
institution PUC_CAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/15398/1/cchsa_ppgedu_me_Sergio_EFV.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 01563b7a71fe6521e71f8f3da46e2ec0
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)
repository.mail.fl_str_mv sbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.b||sbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.br
_version_ 1796790769354276864