O papel da disciplina de filosofia nos cursos superiores de administração
Ano de defesa: | 2007 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
PUC-Campinas
|
Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
|
Departamento: |
Não Informado pela instituição
|
País: |
Não Informado pela instituição
|
Palavras-chave em Português: | |
Link de acesso: | http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15398 |
Resumo: | Esta pesquisa tem por finalidade verificar a contribuição da Disciplina de Filosofia nos cursos superiores de Administração. O recorte dado ao estudo tem como objeto de análise uma Instituição de Ensino Superior no interior do Estado de São Paulo, que propaga qualidade de ensino diferenciada, formando, segundo os veículos de divulgação da própria Instituição, a elite profissional para o mercado de trabalho. O projeto analisa a função que a disciplina de Filosofia recebe ao ser inserida na grade curricular de um curso fora do universo puro da reflexão epistemológica, enfrentando os desafios da atividade prática e dinâmica da administração. A metodologia utilizada constitui-se de uma pesquisa qualitativa reunindo um estudo bibliográfico sobre o tema, aplicação de questionários semi-estruturados pertinentes à atuação docente e à visão discente frente à proposta pedagógica da instituição. Também se estuda que contribuição a disciplina em pauta dá à formação do profissional esperado. O estudo está focado na análise dos dados levantados a partir da proposta de um ensino de excelência, contextualizando o pensar filosófico, nas realidades contraditórias e desiguais do mercado e das políticas que regem as relações administrativas. |
id |
PUC_CAMP-5_e9f13d5bf667e61bdfd4725a04bb9908 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/15398 |
network_acronym_str |
PUC_CAMP-5 |
network_name_str |
Repositório Institucional PUC-Campinas |
repository_id_str |
|
spelling |
O papel da disciplina de filosofia nos cursos superiores de administraçãoThe role of the suject philosophy in the administration college coursespensar filosóficoensino-aprendizagemdocênciaphilosophical thinkingteaching-learningteaching.Esta pesquisa tem por finalidade verificar a contribuição da Disciplina de Filosofia nos cursos superiores de Administração. O recorte dado ao estudo tem como objeto de análise uma Instituição de Ensino Superior no interior do Estado de São Paulo, que propaga qualidade de ensino diferenciada, formando, segundo os veículos de divulgação da própria Instituição, a elite profissional para o mercado de trabalho. O projeto analisa a função que a disciplina de Filosofia recebe ao ser inserida na grade curricular de um curso fora do universo puro da reflexão epistemológica, enfrentando os desafios da atividade prática e dinâmica da administração. A metodologia utilizada constitui-se de uma pesquisa qualitativa reunindo um estudo bibliográfico sobre o tema, aplicação de questionários semi-estruturados pertinentes à atuação docente e à visão discente frente à proposta pedagógica da instituição. Também se estuda que contribuição a disciplina em pauta dá à formação do profissional esperado. O estudo está focado na análise dos dados levantados a partir da proposta de um ensino de excelência, contextualizando o pensar filosófico, nas realidades contraditórias e desiguais do mercado e das políticas que regem as relações administrativas.This research aims to verify the contribution of Philosophy as a school subject to Administration college courses. The focus given to the study has as an object of analysis a College institution from the interior of the state of São Paulo, which propagates differed teaching quality, putting top professionals in the job market, according to the means of publishing of the institution itself. The project analyses the function that the subject Philosophy is given when inserted in the school curriculum of a course out of the plain universe of the epistemologic reflection, facing the challenges of practical and dynamic activity of the administrative quotidian. The methodology used consists of a qualitative investigation that gathers a bibliographical study on the theme, application of semistructured questionnaires pertinent to the teacher s performance and to the student s view before the pedagogic proposal of the institution. The present study is concentrated on the analysis of the collected data from the proposal of an excellence teaching, contextualizing the philosophical thinking in the conflicting and disparate realities of the market and policies ruling the administrative relationships.PUC-CampinasCastanho, Maria Eugênia de Lima e MontesPontifícia Universidade Católica de CampinasVieira, Sérgio Eduardo Fazanaro2022-02-16T18:13:39Z2022-02-16T18:13:39Z2007-12-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/153980150847979298854porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional PUC-Campinasinstname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)instacron:PUC_CAMP2022-10-27T14:16:04Zoai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/15398Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/oai/requestsbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.bropendoar:2022-10-27T14:16:04Repositório Institucional PUC-Campinas - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O papel da disciplina de filosofia nos cursos superiores de administração The role of the suject philosophy in the administration college courses |
title |
O papel da disciplina de filosofia nos cursos superiores de administração |
spellingShingle |
O papel da disciplina de filosofia nos cursos superiores de administração Vieira, Sérgio Eduardo Fazanaro pensar filosófico ensino-aprendizagem docência philosophical thinking teaching-learning teaching. |
title_short |
O papel da disciplina de filosofia nos cursos superiores de administração |
title_full |
O papel da disciplina de filosofia nos cursos superiores de administração |
title_fullStr |
O papel da disciplina de filosofia nos cursos superiores de administração |
title_full_unstemmed |
O papel da disciplina de filosofia nos cursos superiores de administração |
title_sort |
O papel da disciplina de filosofia nos cursos superiores de administração |
author |
Vieira, Sérgio Eduardo Fazanaro |
author_facet |
Vieira, Sérgio Eduardo Fazanaro |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Castanho, Maria Eugênia de Lima e Montes Pontifícia Universidade Católica de Campinas |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vieira, Sérgio Eduardo Fazanaro |
dc.subject.por.fl_str_mv |
pensar filosófico ensino-aprendizagem docência philosophical thinking teaching-learning teaching. |
topic |
pensar filosófico ensino-aprendizagem docência philosophical thinking teaching-learning teaching. |
description |
Esta pesquisa tem por finalidade verificar a contribuição da Disciplina de Filosofia nos cursos superiores de Administração. O recorte dado ao estudo tem como objeto de análise uma Instituição de Ensino Superior no interior do Estado de São Paulo, que propaga qualidade de ensino diferenciada, formando, segundo os veículos de divulgação da própria Instituição, a elite profissional para o mercado de trabalho. O projeto analisa a função que a disciplina de Filosofia recebe ao ser inserida na grade curricular de um curso fora do universo puro da reflexão epistemológica, enfrentando os desafios da atividade prática e dinâmica da administração. A metodologia utilizada constitui-se de uma pesquisa qualitativa reunindo um estudo bibliográfico sobre o tema, aplicação de questionários semi-estruturados pertinentes à atuação docente e à visão discente frente à proposta pedagógica da instituição. Também se estuda que contribuição a disciplina em pauta dá à formação do profissional esperado. O estudo está focado na análise dos dados levantados a partir da proposta de um ensino de excelência, contextualizando o pensar filosófico, nas realidades contraditórias e desiguais do mercado e das políticas que regem as relações administrativas. |
publishDate |
2007 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2007-12-06 2022-02-16T18:13:39Z 2022-02-16T18:13:39Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15398 0150847979298854 |
url |
http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15398 |
identifier_str_mv |
0150847979298854 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
PUC-Campinas |
publisher.none.fl_str_mv |
PUC-Campinas |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional PUC-Campinas instname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS) instacron:PUC_CAMP |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS) |
instacron_str |
PUC_CAMP |
institution |
PUC_CAMP |
reponame_str |
Repositório Institucional PUC-Campinas |
collection |
Repositório Institucional PUC-Campinas |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional PUC-Campinas - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS) |
repository.mail.fl_str_mv |
sbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.br |
_version_ |
1792877944308236288 |