Uma análise da configuração subjetiva do aluno com dificuldade de aprendizagem

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2006
Autor(a) principal: Cardinalli, Cristiane Carmelia Batagine
Orientador(a): Rey, Fernando Luís González
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: PUC-Campinas
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/16460
Resumo: O objetivo do estudo foi analisar a influência de aspectos subjetivos no processo de ensino-aprendizagem de crianças que apresentam dificuldades em conteúdos escolares. Considerando que a aprendizagem escolar não envolve apenas estruturas cognitivas, mas também é influenciada pelos aspectos afetivos, é importante estudar os elementos subjetivos que atuam nesse processo visando uma educação mais comprometida com a formação do indivíduo. A pesquisa assumiu o caráter qualitativo dentro da Epistemologia Qualitativa, com estudos de casos. Participaram da pesquisa três alunos do Ensino Fundamental I, e os instrumentos utilizados foram: atividades escolares abordando conteúdos de Língua Portuguesa, representações gráficas de situações específicas vividas na escola, além de conversações com a pesquisadora. Ocorreram também observações em sala de aula e entrevista com as respectivas famílias, a fim de encontrar núcleos de sentidos subjetivos que poderiam configurar-se como facilitadores ou bloqueadores da aprendizagem. Tal pesquisa buscou respaldo teórico na teoria dasubjetividade de González Rey. O estudo mostrou que aspectos subjetivos estão a todo o momento influenciando no posicionamento do aluno frente aos obstáculos que perpassam sua aprendizagem. Demonstrou também que é possível aos professores atentar-se para os aspectos psicológicos dos alunos, não no sentido de formular diagnósticos, mas de tentar compreender o indivíduo de maneira mais integral e ajudar a promover situações que possam contribuir para a produção de sentidos positivos na educação.
id PCAM_f0a17b350b2c62eda49e887dd2411ec0
oai_identifier_str oai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/16460
network_acronym_str PCAM
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS
repository_id_str
spelling Cardinalli, Cristiane Carmelia BataginePontifícia Universidade Católica de CampinasRey, Fernando Luís González2022-02-23T14:53:45Z2022-02-23T14:53:45Z2006-02-08http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/164603268368355025189O objetivo do estudo foi analisar a influência de aspectos subjetivos no processo de ensino-aprendizagem de crianças que apresentam dificuldades em conteúdos escolares. Considerando que a aprendizagem escolar não envolve apenas estruturas cognitivas, mas também é influenciada pelos aspectos afetivos, é importante estudar os elementos subjetivos que atuam nesse processo visando uma educação mais comprometida com a formação do indivíduo. A pesquisa assumiu o caráter qualitativo dentro da Epistemologia Qualitativa, com estudos de casos. Participaram da pesquisa três alunos do Ensino Fundamental I, e os instrumentos utilizados foram: atividades escolares abordando conteúdos de Língua Portuguesa, representações gráficas de situações específicas vividas na escola, além de conversações com a pesquisadora. Ocorreram também observações em sala de aula e entrevista com as respectivas famílias, a fim de encontrar núcleos de sentidos subjetivos que poderiam configurar-se como facilitadores ou bloqueadores da aprendizagem. Tal pesquisa buscou respaldo teórico na teoria dasubjetividade de González Rey. O estudo mostrou que aspectos subjetivos estão a todo o momento influenciando no posicionamento do aluno frente aos obstáculos que perpassam sua aprendizagem. Demonstrou também que é possível aos professores atentar-se para os aspectos psicológicos dos alunos, não no sentido de formular diagnósticos, mas de tentar compreender o indivíduo de maneira mais integral e ajudar a promover situações que possam contribuir para a produção de sentidos positivos na educação.The objective of the study was to analyze the influence of subjective aspects in the children teach-learning process that present difficulties in school contents. Considering that school learning does not enclose only cognitives structures, but also is influenced by affective aspects, is important to study the subjective elements acting on this processaiming a more engaged education focusing the individual development. The research adopted the qualitative characteristic based on the Qualitative Epistemology, including cases study. Three students of Basic Education participated of the research, and the used instruments had been: school activities with Portuguese Language contents, graphic representation of specify situations lived at school, beside conversations with the researcher. Also occurred observations in the classroom and interviews with the respective families, in order to find subjective sense nucleous that could be configured as learning assists or choke. The research look for endorsement in the subjectivity theory of Gonzalez Rey. The study showed that subjective aspects acting on all the time in the student attitude in front of learning obstacles. It also showed that is possible to the teachers attempt to the students psychological aspects, not with the purpose to define a diagnosis, but trying to understand the individual in a integral point of view and help topromote situations to contribute to the building of subjective sense that favor the development at education process.porPUC-Campinasdificuldade de aprendizagemescolaaspectos afetivossentido subjetivolearning disabilitiesschoolaffective aspectssubjective senseUma análise da configuração subjetiva do aluno com dificuldade de aprendizagemAnalysis of the subjective configuration in students with learning disabilitiesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINASinstname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)instacron:PUC_CAMP8317820386729646Guzzo, Raquel Souza LoboScoz, Beatriz Judith Lima88631631528484055635336205943749CCV – Centro de Ciências da VidaPrograma de Pós-Graduação em PsicologiaORIGINALccv_ppgpsico_me_Cristiane_CBC.pdfccv_ppgpsico_me_Cristiane_CBC.pdfapplication/pdf1214801http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/16460/1/ccv_ppgpsico_me_Cristiane_CBC.pdf69ec568bd64afaff96dce0c313c7c4f1MD51123456789/164602022-09-02 11:36:20.829oai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/16460Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.bibliotecadigital.puc-campinas.edu.br:8080/jspui/http://tede.bibliotecadigital.puc-campinas.edu.br:8080/oai/requestsbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.b||sbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.bropendoar:48862022-09-02T14:36:20Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)false
dc.title.none.fl_str_mv Uma análise da configuração subjetiva do aluno com dificuldade de aprendizagem
dc.title.alternative.none.fl_str_mv Analysis of the subjective configuration in students with learning disabilities
title Uma análise da configuração subjetiva do aluno com dificuldade de aprendizagem
spellingShingle Uma análise da configuração subjetiva do aluno com dificuldade de aprendizagem
Cardinalli, Cristiane Carmelia Batagine
dificuldade de aprendizagem
escola
aspectos afetivos
sentido subjetivo
learning disabilities
school
affective aspects
subjective sense
title_short Uma análise da configuração subjetiva do aluno com dificuldade de aprendizagem
title_full Uma análise da configuração subjetiva do aluno com dificuldade de aprendizagem
title_fullStr Uma análise da configuração subjetiva do aluno com dificuldade de aprendizagem
title_full_unstemmed Uma análise da configuração subjetiva do aluno com dificuldade de aprendizagem
title_sort Uma análise da configuração subjetiva do aluno com dificuldade de aprendizagem
author Cardinalli, Cristiane Carmelia Batagine
author_facet Cardinalli, Cristiane Carmelia Batagine
author_role author
dc.contributor.institution.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de Campinas
dc.contributor.author.fl_str_mv Cardinalli, Cristiane Carmelia Batagine
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Rey, Fernando Luís González
contributor_str_mv Rey, Fernando Luís González
dc.subject.por.fl_str_mv dificuldade de aprendizagem
escola
aspectos afetivos
sentido subjetivo
learning disabilities
school
affective aspects
subjective sense
topic dificuldade de aprendizagem
escola
aspectos afetivos
sentido subjetivo
learning disabilities
school
affective aspects
subjective sense
description O objetivo do estudo foi analisar a influência de aspectos subjetivos no processo de ensino-aprendizagem de crianças que apresentam dificuldades em conteúdos escolares. Considerando que a aprendizagem escolar não envolve apenas estruturas cognitivas, mas também é influenciada pelos aspectos afetivos, é importante estudar os elementos subjetivos que atuam nesse processo visando uma educação mais comprometida com a formação do indivíduo. A pesquisa assumiu o caráter qualitativo dentro da Epistemologia Qualitativa, com estudos de casos. Participaram da pesquisa três alunos do Ensino Fundamental I, e os instrumentos utilizados foram: atividades escolares abordando conteúdos de Língua Portuguesa, representações gráficas de situações específicas vividas na escola, além de conversações com a pesquisadora. Ocorreram também observações em sala de aula e entrevista com as respectivas famílias, a fim de encontrar núcleos de sentidos subjetivos que poderiam configurar-se como facilitadores ou bloqueadores da aprendizagem. Tal pesquisa buscou respaldo teórico na teoria dasubjetividade de González Rey. O estudo mostrou que aspectos subjetivos estão a todo o momento influenciando no posicionamento do aluno frente aos obstáculos que perpassam sua aprendizagem. Demonstrou também que é possível aos professores atentar-se para os aspectos psicológicos dos alunos, não no sentido de formular diagnósticos, mas de tentar compreender o indivíduo de maneira mais integral e ajudar a promover situações que possam contribuir para a produção de sentidos positivos na educação.
publishDate 2006
dc.date.issued.fl_str_mv 2006-02-08
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-02-23T14:53:45Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-02-23T14:53:45Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/16460
dc.identifier.lattes.none.fl_str_mv 3268368355025189
url http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/16460
identifier_str_mv 3268368355025189
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv PUC-Campinas
publisher.none.fl_str_mv PUC-Campinas
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS
instname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)
instacron:PUC_CAMP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)
instacron_str PUC_CAMP
institution PUC_CAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/16460/1/ccv_ppgpsico_me_Cristiane_CBC.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 69ec568bd64afaff96dce0c313c7c4f1
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)
repository.mail.fl_str_mv sbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.b||sbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.br
_version_ 1796790777232228352