Uma análise da configuração subjetiva do aluno com dificuldade de aprendizagem
Ano de defesa: | 2006 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
PUC-Campinas
|
Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
|
Departamento: |
Não Informado pela instituição
|
País: |
Não Informado pela instituição
|
Palavras-chave em Português: | |
Link de acesso: | http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/16460 |
Resumo: | O objetivo do estudo foi analisar a influência de aspectos subjetivos no processo de ensino-aprendizagem de crianças que apresentam dificuldades em conteúdos escolares. Considerando que a aprendizagem escolar não envolve apenas estruturas cognitivas, mas também é influenciada pelos aspectos afetivos, é importante estudar os elementos subjetivos que atuam nesse processo visando uma educação mais comprometida com a formação do indivíduo. A pesquisa assumiu o caráter qualitativo dentro da Epistemologia Qualitativa, com estudos de casos. Participaram da pesquisa três alunos do Ensino Fundamental I, e os instrumentos utilizados foram: atividades escolares abordando conteúdos de Língua Portuguesa, representações gráficas de situações específicas vividas na escola, além de conversações com a pesquisadora. Ocorreram também observações em sala de aula e entrevista com as respectivas famílias, a fim de encontrar núcleos de sentidos subjetivos que poderiam configurar-se como facilitadores ou bloqueadores da aprendizagem. Tal pesquisa buscou respaldo teórico na teoria dasubjetividade de González Rey. O estudo mostrou que aspectos subjetivos estão a todo o momento influenciando no posicionamento do aluno frente aos obstáculos que perpassam sua aprendizagem. Demonstrou também que é possível aos professores atentar-se para os aspectos psicológicos dos alunos, não no sentido de formular diagnósticos, mas de tentar compreender o indivíduo de maneira mais integral e ajudar a promover situações que possam contribuir para a produção de sentidos positivos na educação. |
id |
PUC_CAMP-5_f0a17b350b2c62eda49e887dd2411ec0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/16460 |
network_acronym_str |
PUC_CAMP-5 |
network_name_str |
Repositório Institucional PUC-Campinas |
repository_id_str |
|
spelling |
Uma análise da configuração subjetiva do aluno com dificuldade de aprendizagemAnalysis of the subjective configuration in students with learning disabilitiesdificuldade de aprendizagemescolaaspectos afetivossentido subjetivolearning disabilitiesschoolaffective aspectssubjective senseO objetivo do estudo foi analisar a influência de aspectos subjetivos no processo de ensino-aprendizagem de crianças que apresentam dificuldades em conteúdos escolares. Considerando que a aprendizagem escolar não envolve apenas estruturas cognitivas, mas também é influenciada pelos aspectos afetivos, é importante estudar os elementos subjetivos que atuam nesse processo visando uma educação mais comprometida com a formação do indivíduo. A pesquisa assumiu o caráter qualitativo dentro da Epistemologia Qualitativa, com estudos de casos. Participaram da pesquisa três alunos do Ensino Fundamental I, e os instrumentos utilizados foram: atividades escolares abordando conteúdos de Língua Portuguesa, representações gráficas de situações específicas vividas na escola, além de conversações com a pesquisadora. Ocorreram também observações em sala de aula e entrevista com as respectivas famílias, a fim de encontrar núcleos de sentidos subjetivos que poderiam configurar-se como facilitadores ou bloqueadores da aprendizagem. Tal pesquisa buscou respaldo teórico na teoria dasubjetividade de González Rey. O estudo mostrou que aspectos subjetivos estão a todo o momento influenciando no posicionamento do aluno frente aos obstáculos que perpassam sua aprendizagem. Demonstrou também que é possível aos professores atentar-se para os aspectos psicológicos dos alunos, não no sentido de formular diagnósticos, mas de tentar compreender o indivíduo de maneira mais integral e ajudar a promover situações que possam contribuir para a produção de sentidos positivos na educação.The objective of the study was to analyze the influence of subjective aspects in the children teach-learning process that present difficulties in school contents. Considering that school learning does not enclose only cognitives structures, but also is influenced by affective aspects, is important to study the subjective elements acting on this processaiming a more engaged education focusing the individual development. The research adopted the qualitative characteristic based on the Qualitative Epistemology, including cases study. Three students of Basic Education participated of the research, and the used instruments had been: school activities with Portuguese Language contents, graphic representation of specify situations lived at school, beside conversations with the researcher. Also occurred observations in the classroom and interviews with the respective families, in order to find subjective sense nucleous that could be configured as learning assists or choke. The research look for endorsement in the subjectivity theory of Gonzalez Rey. The study showed that subjective aspects acting on all the time in the student attitude in front of learning obstacles. It also showed that is possible to the teachers attempt to the students psychological aspects, not with the purpose to define a diagnosis, but trying to understand the individual in a integral point of view and help topromote situations to contribute to the building of subjective sense that favor the development at education process.PUC-CampinasRey, Fernando Luís GonzálezPontifícia Universidade Católica de CampinasCardinalli, Cristiane Carmelia Batagine2022-02-23T14:53:45Z2022-02-23T14:53:45Z2006-02-08info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/164603268368355025189porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional PUC-Campinasinstname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)instacron:PUC_CAMP2022-09-02T14:36:20Zoai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/16460Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/oai/requestsbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.bropendoar:2022-09-02T14:36:20Repositório Institucional PUC-Campinas - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Uma análise da configuração subjetiva do aluno com dificuldade de aprendizagem Analysis of the subjective configuration in students with learning disabilities |
title |
Uma análise da configuração subjetiva do aluno com dificuldade de aprendizagem |
spellingShingle |
Uma análise da configuração subjetiva do aluno com dificuldade de aprendizagem Cardinalli, Cristiane Carmelia Batagine dificuldade de aprendizagem escola aspectos afetivos sentido subjetivo learning disabilities school affective aspects subjective sense |
title_short |
Uma análise da configuração subjetiva do aluno com dificuldade de aprendizagem |
title_full |
Uma análise da configuração subjetiva do aluno com dificuldade de aprendizagem |
title_fullStr |
Uma análise da configuração subjetiva do aluno com dificuldade de aprendizagem |
title_full_unstemmed |
Uma análise da configuração subjetiva do aluno com dificuldade de aprendizagem |
title_sort |
Uma análise da configuração subjetiva do aluno com dificuldade de aprendizagem |
author |
Cardinalli, Cristiane Carmelia Batagine |
author_facet |
Cardinalli, Cristiane Carmelia Batagine |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Rey, Fernando Luís González Pontifícia Universidade Católica de Campinas |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cardinalli, Cristiane Carmelia Batagine |
dc.subject.por.fl_str_mv |
dificuldade de aprendizagem escola aspectos afetivos sentido subjetivo learning disabilities school affective aspects subjective sense |
topic |
dificuldade de aprendizagem escola aspectos afetivos sentido subjetivo learning disabilities school affective aspects subjective sense |
description |
O objetivo do estudo foi analisar a influência de aspectos subjetivos no processo de ensino-aprendizagem de crianças que apresentam dificuldades em conteúdos escolares. Considerando que a aprendizagem escolar não envolve apenas estruturas cognitivas, mas também é influenciada pelos aspectos afetivos, é importante estudar os elementos subjetivos que atuam nesse processo visando uma educação mais comprometida com a formação do indivíduo. A pesquisa assumiu o caráter qualitativo dentro da Epistemologia Qualitativa, com estudos de casos. Participaram da pesquisa três alunos do Ensino Fundamental I, e os instrumentos utilizados foram: atividades escolares abordando conteúdos de Língua Portuguesa, representações gráficas de situações específicas vividas na escola, além de conversações com a pesquisadora. Ocorreram também observações em sala de aula e entrevista com as respectivas famílias, a fim de encontrar núcleos de sentidos subjetivos que poderiam configurar-se como facilitadores ou bloqueadores da aprendizagem. Tal pesquisa buscou respaldo teórico na teoria dasubjetividade de González Rey. O estudo mostrou que aspectos subjetivos estão a todo o momento influenciando no posicionamento do aluno frente aos obstáculos que perpassam sua aprendizagem. Demonstrou também que é possível aos professores atentar-se para os aspectos psicológicos dos alunos, não no sentido de formular diagnósticos, mas de tentar compreender o indivíduo de maneira mais integral e ajudar a promover situações que possam contribuir para a produção de sentidos positivos na educação. |
publishDate |
2006 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2006-02-08 2022-02-23T14:53:45Z 2022-02-23T14:53:45Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/16460 3268368355025189 |
url |
http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/16460 |
identifier_str_mv |
3268368355025189 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
PUC-Campinas |
publisher.none.fl_str_mv |
PUC-Campinas |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional PUC-Campinas instname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS) instacron:PUC_CAMP |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS) |
instacron_str |
PUC_CAMP |
institution |
PUC_CAMP |
reponame_str |
Repositório Institucional PUC-Campinas |
collection |
Repositório Institucional PUC-Campinas |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional PUC-Campinas - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS) |
repository.mail.fl_str_mv |
sbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.br |
_version_ |
1792877951468961792 |