Comportamento Alimentar Infantil – Efeitos de Intervenção Baseada em Modelação com uso de Mídia e Reforçamento Positivo no Consumo de Frutas.

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2015
Autor(a) principal: Ferreira, Makerley Stefanine da Silva
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Escola de Ciências Sociais e Saúde::Curso de Psicologia
Brasil
PUC Goiás
Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Psicologia
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/3478
Resumo: O aumento na incidência de doenças crônicas não transmissíveis (DCNT) está diretamente relacionada a mudanças no padrão de vida e consumo da população, principalmente às modificações de hábitos alimentares e o consumo insuficiente de FLVs (frutas, legumes e verduras). Em longo prazo, o aumento do consumo de FLV no país, por toda a população, poderá ser alcançado se o alvo da intervenção for crianças e adolescentes, que são mais propensas a mudanças comportamentais e desenvolvimento de preferências alimentares. Os principais fatores psicológicos que influenciam as escolhas alimentares das crianças, ressaltado em algumas pesquisas, são: exposição ao sabor dos alimentos, as mídias audiovisuais e a oferta de consequências ao consumo. O presente trabalho tem como objetivo avaliar o efeito da modelação através do uso de mídias audiovisuais (desenhos animados) e de consequências para o consumo de frutas com crianças no ambiente préescolar. Participaram do estudo 8 crianças com idade de 2 a 4 anos, separadas em 2 grupos experimentais. Os resultados mostraram efeitos em todas as manipulações experimentais para 6 participantes, em que a média de consumo foi maior que na Linha de Base inicial. Mostrou-se mais eficaz o uso de mídias audiovisuais combinado com a consequenciação do consumo, assim como foi observado maior efeito da modelação de pares no ‘comer em conjunto’. Para 2 participantes as manipulações não apresentaram aumento no consumo de frutas. Os resultados enfatizam a necessidade de pesquisas e programas de promoção da alimentação saudável e consumo de FLV, assim como o envolvimento dos pais, da escola, do sistema político, educacional, de saúde e de comunicação, visto que o consumo de frutas é de interesse de várias instâncias sociais por envolver aspectos relacionados à saúde das crianças. Estudos com essa temática podem trazer muitos benefícios sobre a compreensão da aprendizagem de consumo alimentar em crianças.
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Os principais fatores psicológicos que influenciam as escolhas alimentares das crianças, ressaltado em algumas pesquisas, são: exposição ao sabor dos alimentos, as mídias audiovisuais e a oferta de consequências ao consumo. O presente trabalho tem como objetivo avaliar o efeito da modelação através do uso de mídias audiovisuais (desenhos animados) e de consequências para o consumo de frutas com crianças no ambiente préescolar. Participaram do estudo 8 crianças com idade de 2 a 4 anos, separadas em 2 grupos experimentais. Os resultados mostraram efeitos em todas as manipulações experimentais para 6 participantes, em que a média de consumo foi maior que na Linha de Base inicial. Mostrou-se mais eficaz o uso de mídias audiovisuais combinado com a consequenciação do consumo, assim como foi observado maior efeito da modelação de pares no ‘comer em conjunto’. Para 2 participantes as manipulações não apresentaram aumento no consumo de frutas. Os resultados enfatizam a necessidade de pesquisas e programas de promoção da alimentação saudável e consumo de FLV, assim como o envolvimento dos pais, da escola, do sistema político, educacional, de saúde e de comunicação, visto que o consumo de frutas é de interesse de várias instâncias sociais por envolver aspectos relacionados à saúde das crianças. Estudos com essa temática podem trazer muitos benefícios sobre a compreensão da aprendizagem de consumo alimentar em crianças.The increased incidence of chronic noncommunicable diseases (NCDs) are directly related to changes in the patterns standard of living and public consumption, especially the eating habits changes and insufficient consumption of FLVs (fruits and vegetables). In the long term, increased fruit and vegetable intake in the country, for the entire population, can be achieved if the target of intervention for children and adolescents, who are more prone to behavioral changes and development of food preferences. The main psychological factors that influence food choices of children, highlighted by other surveys, are: exposure to the taste of food, the audiovisual media and offer consequences for consumption. This study aims to evaluate the effect of modeling through the use of audiovisual media (cartoon) and consequences for the consumption of fruits with children in pre-school environment. The study included 8 children aged 2-4 years separated into two experimental groups. The results showed effects in all experimental manipulations participants to 6, wherein the average consumption was higher than the initial baseline. It proved more effective use of audiovisual media combined with consequencing consumption, as was observed greater effect of peer modeling in 'eating together'. For 2 participants manipulations showed no increase in the consumption of fruit. The results strengthens the need for research and programs promoting healthy eating and fruit and vegetable intake, as well as the involvement of parents, school, , the political system, education, health and communication, as the consumption of fruits is of interest to various social levels because it involves aspects related to health children. Studies on this subject can bring many benefits on understanding the learning of food consumption in children.Pontifícia Universidade Católica de GoiásEscola de Ciências Sociais e Saúde::Curso de PsicologiaBrasilPUC GoiásPrograma de Pós-Graduação STRICTO SENSU em PsicologiaNeves, Sônia Maria Mellohttp://lattes.cnpq.br/7872532428660804Coelho, Cristianohttp://lattes.cnpq.br/0905415720792566Simonassi, Lorismario Ernestohttp://lattes.cnpq.br/4405420791699259Vasconcelos, Laercia Abreuhttp://lattes.cnpq.br/6210077671405608Ferreira, Makerley Stefanine da Silva2016-09-12T14:01:39Z2015-09-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfFerreira, Makerley Stefanine da Silva. Comportamento Alimentar Infantil – Efeitos de Intervenção Baseada em Modelação com uso de Mídia e Reforçamento Positivo no Consumo de Frutas.. 2015. [70 f.]. Dissertação( Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, [Goiânia - GO] .http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/3478porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)instacron:PUC_GO2016-09-13T12:28:25Zoai:ambar:tede/3478Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucgoias.edu.br:8080/http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/oai/requesttede@pucgoias.edu.br||tede@pucgoias.edu.bropendoar:65932016-09-13T12:28:25Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)false
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