Trajetórias escolares e estratégias de permanência de jovens bolsistas de escolas públicas em escola privada

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2018
Autor(a) principal: Canêdo, Juldisandra Amélia
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Escola de Formação de Professores e Humanidade::Curso de Pedagogia
Brasil
PUC Goiás
Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Educação
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4084
Resumo: A presente pesquisa sob o título, Trajetórias Escolares e Estratégias de Permanência de Jovens Bolsistas de Escolas Públicas em Escola Privada, está inserida na Linha de Pesquisa Educação, Sociedade e Cultura. Teve como objetivo geral, investigar as trajetórias escolares de jovens bolsistas de escolas públicas e suas estratégias de permanência em uma escola privada no município de Goiatuba, Goiás e como objetivos específicos, analisar a trajetória escolar de jovens bolsistas de camadas populares para entender como se constituem e são constituídos em seu processo de escolarização; entender como as famílias se relacionam frente ao capital social e cultural da escola e compreender a influência do capital social e cultural na trajetória de jovens bolsistas na escola privada. Os jovens ainda são pouco estudados como sujeitos de pesquisa pelos meios acadêmicos, carecendo de uma compreensão, pois são uma categoria muito expressiva na sociedade, tanto do ponto de vista quantitativo como social, daí sua importância dentro da sociologia da juventude e de outras ciências. Nesse contexto, a questão norteadora do trabalho foi: qual (ais) a(s) estratégia(s) os jovens bolsistas utilizam para permanecer em um campo escolar diferente do seu habitus primário? Nesta pesquisa, a metodologia caracterizou-se como empírica de cunho qualitativo. O objeto de estudo foi construído a partir da sociologia reflexiva de Pierre Bourdieu (2007), que é a de apreender a pesquisa como uma atividade racional e não como uma espécie de busca mística. Foi realizada também pesquisa bibliográfica sobre juventude e pesquisa de campo, como categoria sociológica. Os aportes teóricos utilizados para fundamentar a pesquisa foram: Abramo (1997), Bourdieu (1998; 1999; 2003; 2004; 2007), Cavalcante (2010), Carrano (2002), Dayrell (2003), Nogueira (2002), Pais (1990), Setton (2002), Spósito (2003), dentre outros. Pode constatar que, de modo geral, as entrevistas analisadas apontaram para fatores que devem ser considerados nas análises das trajetórias escolares e que permitem explicar o sucesso ou o fracasso escolar, mas que não devem ser considerados isoladamente como questões relacionadas. Entre eles prevalecem o patrimônio da família como capital cultural, econômico e social, bem como a incorporação dos capitais herdados por parte dos jovens.
id PUC_GO_76c3a90980639238dd02b12c57a3cd9e
oai_identifier_str oai:ambar:tede/4084
network_acronym_str PUC_GO
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
repository_id_str
spelling Trajetórias escolares e estratégias de permanência de jovens bolsistas de escolas públicas em escola privadaJovens. Bolsistas. Estratégias de permanência.Youngers. Scholarship students. Permanence strategies.CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOA presente pesquisa sob o título, Trajetórias Escolares e Estratégias de Permanência de Jovens Bolsistas de Escolas Públicas em Escola Privada, está inserida na Linha de Pesquisa Educação, Sociedade e Cultura. Teve como objetivo geral, investigar as trajetórias escolares de jovens bolsistas de escolas públicas e suas estratégias de permanência em uma escola privada no município de Goiatuba, Goiás e como objetivos específicos, analisar a trajetória escolar de jovens bolsistas de camadas populares para entender como se constituem e são constituídos em seu processo de escolarização; entender como as famílias se relacionam frente ao capital social e cultural da escola e compreender a influência do capital social e cultural na trajetória de jovens bolsistas na escola privada. Os jovens ainda são pouco estudados como sujeitos de pesquisa pelos meios acadêmicos, carecendo de uma compreensão, pois são uma categoria muito expressiva na sociedade, tanto do ponto de vista quantitativo como social, daí sua importância dentro da sociologia da juventude e de outras ciências. Nesse contexto, a questão norteadora do trabalho foi: qual (ais) a(s) estratégia(s) os jovens bolsistas utilizam para permanecer em um campo escolar diferente do seu habitus primário? Nesta pesquisa, a metodologia caracterizou-se como empírica de cunho qualitativo. O objeto de estudo foi construído a partir da sociologia reflexiva de Pierre Bourdieu (2007), que é a de apreender a pesquisa como uma atividade racional e não como uma espécie de busca mística. Foi realizada também pesquisa bibliográfica sobre juventude e pesquisa de campo, como categoria sociológica. Os aportes teóricos utilizados para fundamentar a pesquisa foram: Abramo (1997), Bourdieu (1998; 1999; 2003; 2004; 2007), Cavalcante (2010), Carrano (2002), Dayrell (2003), Nogueira (2002), Pais (1990), Setton (2002), Spósito (2003), dentre outros. Pode constatar que, de modo geral, as entrevistas analisadas apontaram para fatores que devem ser considerados nas análises das trajetórias escolares e que permitem explicar o sucesso ou o fracasso escolar, mas que não devem ser considerados isoladamente como questões relacionadas. Entre eles prevalecem o patrimônio da família como capital cultural, econômico e social, bem como a incorporação dos capitais herdados por parte dos jovens.The present research under the title, School Trajectories and Strategies of Permanence of Scholarship student of Public Schools in Private School, is inserted in the line of research Education, Society and Culture. The general objective was to investigate the school trajectories of scholarship students from public schools and their strategies of permanence in a private school in the municipality of Goiatuba, Goiás and as specific objectives, to analyze the school trajectory of Scholarship students of popular layers to understand how they constitute and are constituted in their schooling process; Understand how families relate to the social and cultural capital of the school and understand the influence of social and cultural capital on the trajectory of scholarship students in private schools. Scholarship students are still poorly studied as research subjects by academic means, lacking an understanding, because they are a very expressive category in society, both from a quantitative and social point of view, hence their importance within the sociology of Youth and other sciences. In this context, the guiding question of the work was: what the strategy (ies) the scholarship students use to stay in a school field other than their primary habitus? In this research, the methodology was characterized as an empirical of qualitative nature. The object of study was constructed from the reflexive sociology of Pierre Bourdieu (2007), which is to apprehend the research as a rational activity and not as a kind of mystical search. It was also conducted bibliographic research on youth and Field research, as a sociological category. The theoretical contributions used to substantiate the research were: Abramo (1997), Bourdieu (1998; 1999; 2003; 2004; 2007), Cavalcante (2010), Carrano (2002), Dayrell (2003), Nogueira (2002), Pais (1990), Setton (2002), Spósito (2003), among others. It can be seen that, in general, the interviews analyzed pointed to factors that should be considered in the analysis of school trajectories and that allow explaining the success or failure of school, but that should not be considered separately as related issues. Among them prevail the family heritage as cultural, economic and social capital, as well as the incorporation of legacy capitals by youngers.Pontifícia Universidade Católica de GoiásEscola de Formação de Professores e Humanidade::Curso de PedagogiaBrasilPUC GoiásPrograma de Pós-Graduação STRICTO SENSU em EducaçãoCavalcante, Cláudia Valentehttp://lattes.cnpq.br/2596699122693694Cavalcante, Cláudia Valentehttp://lattes.cnpq.br/2596699122693694Rodrigues, Divino de Jesus da Silvahttp://lattes.cnpq.br/2861290567624956Neta, Maria Aurorahttp://lattes.cnpq.br/7310669041427660Canêdo, Juldisandra Amélia2018-12-05T17:39:39Z2018-08-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfCanêdo, Juldisandra Amélia. Trajetórias escolares e estratégias de permanência de jovens bolsistas de escolas públicas em escola privada. 2018.145 f. Dissertação (Mestrado em Educação)- Pontifícia Universidade Católica de Goiás,Escola de Formação de Professores e Humanidades, Goiânia, 2018.http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4084porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)instacron:PUC_GO2018-12-06T03:00:21Zoai:ambar:tede/4084Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucgoias.edu.br:8080/http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/oai/requesttede@pucgoias.edu.br||tede@pucgoias.edu.bropendoar:65932018-12-06T03:00:21Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)false
dc.title.none.fl_str_mv Trajetórias escolares e estratégias de permanência de jovens bolsistas de escolas públicas em escola privada
title Trajetórias escolares e estratégias de permanência de jovens bolsistas de escolas públicas em escola privada
spellingShingle Trajetórias escolares e estratégias de permanência de jovens bolsistas de escolas públicas em escola privada
Canêdo, Juldisandra Amélia
Jovens. Bolsistas. Estratégias de permanência.
Youngers. Scholarship students. Permanence strategies.
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short Trajetórias escolares e estratégias de permanência de jovens bolsistas de escolas públicas em escola privada
title_full Trajetórias escolares e estratégias de permanência de jovens bolsistas de escolas públicas em escola privada
title_fullStr Trajetórias escolares e estratégias de permanência de jovens bolsistas de escolas públicas em escola privada
title_full_unstemmed Trajetórias escolares e estratégias de permanência de jovens bolsistas de escolas públicas em escola privada
title_sort Trajetórias escolares e estratégias de permanência de jovens bolsistas de escolas públicas em escola privada
author Canêdo, Juldisandra Amélia
author_facet Canêdo, Juldisandra Amélia
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Cavalcante, Cláudia Valente
http://lattes.cnpq.br/2596699122693694
Cavalcante, Cláudia Valente
http://lattes.cnpq.br/2596699122693694
Rodrigues, Divino de Jesus da Silva
http://lattes.cnpq.br/2861290567624956
Neta, Maria Aurora
http://lattes.cnpq.br/7310669041427660
dc.contributor.author.fl_str_mv Canêdo, Juldisandra Amélia
dc.subject.por.fl_str_mv Jovens. Bolsistas. Estratégias de permanência.
Youngers. Scholarship students. Permanence strategies.
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
topic Jovens. Bolsistas. Estratégias de permanência.
Youngers. Scholarship students. Permanence strategies.
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description A presente pesquisa sob o título, Trajetórias Escolares e Estratégias de Permanência de Jovens Bolsistas de Escolas Públicas em Escola Privada, está inserida na Linha de Pesquisa Educação, Sociedade e Cultura. Teve como objetivo geral, investigar as trajetórias escolares de jovens bolsistas de escolas públicas e suas estratégias de permanência em uma escola privada no município de Goiatuba, Goiás e como objetivos específicos, analisar a trajetória escolar de jovens bolsistas de camadas populares para entender como se constituem e são constituídos em seu processo de escolarização; entender como as famílias se relacionam frente ao capital social e cultural da escola e compreender a influência do capital social e cultural na trajetória de jovens bolsistas na escola privada. Os jovens ainda são pouco estudados como sujeitos de pesquisa pelos meios acadêmicos, carecendo de uma compreensão, pois são uma categoria muito expressiva na sociedade, tanto do ponto de vista quantitativo como social, daí sua importância dentro da sociologia da juventude e de outras ciências. Nesse contexto, a questão norteadora do trabalho foi: qual (ais) a(s) estratégia(s) os jovens bolsistas utilizam para permanecer em um campo escolar diferente do seu habitus primário? Nesta pesquisa, a metodologia caracterizou-se como empírica de cunho qualitativo. O objeto de estudo foi construído a partir da sociologia reflexiva de Pierre Bourdieu (2007), que é a de apreender a pesquisa como uma atividade racional e não como uma espécie de busca mística. Foi realizada também pesquisa bibliográfica sobre juventude e pesquisa de campo, como categoria sociológica. Os aportes teóricos utilizados para fundamentar a pesquisa foram: Abramo (1997), Bourdieu (1998; 1999; 2003; 2004; 2007), Cavalcante (2010), Carrano (2002), Dayrell (2003), Nogueira (2002), Pais (1990), Setton (2002), Spósito (2003), dentre outros. Pode constatar que, de modo geral, as entrevistas analisadas apontaram para fatores que devem ser considerados nas análises das trajetórias escolares e que permitem explicar o sucesso ou o fracasso escolar, mas que não devem ser considerados isoladamente como questões relacionadas. Entre eles prevalecem o patrimônio da família como capital cultural, econômico e social, bem como a incorporação dos capitais herdados por parte dos jovens.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12-05T17:39:39Z
2018-08-27
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Canêdo, Juldisandra Amélia. Trajetórias escolares e estratégias de permanência de jovens bolsistas de escolas públicas em escola privada. 2018.145 f. Dissertação (Mestrado em Educação)- Pontifícia Universidade Católica de Goiás,Escola de Formação de Professores e Humanidades, Goiânia, 2018.
http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4084
identifier_str_mv Canêdo, Juldisandra Amélia. Trajetórias escolares e estratégias de permanência de jovens bolsistas de escolas públicas em escola privada. 2018.145 f. Dissertação (Mestrado em Educação)- Pontifícia Universidade Católica de Goiás,Escola de Formação de Professores e Humanidades, Goiânia, 2018.
url http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4084
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Escola de Formação de Professores e Humanidade::Curso de Pedagogia
Brasil
PUC Goiás
Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Educação
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Escola de Formação de Professores e Humanidade::Curso de Pedagogia
Brasil
PUC Goiás
Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
instacron:PUC_GO
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
instacron_str PUC_GO
institution PUC_GO
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
repository.mail.fl_str_mv tede@pucgoias.edu.br||tede@pucgoias.edu.br
_version_ 1796791466030268416