Enfermeiro professor: um diálogo com a formação pedagógica em cursos de lato sensu

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2012
Autor(a) principal: Lauar, Chrissandra Rebouças de Souza lattes
Orientador(a): Masetto, Marcos Tarciso
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Programa de Pós-Graduação: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo
Departamento: Educação
País: BR
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/9661
Resumo: This research aims to identify the basic guidelines for developing a post-graduation courses of teacher training for teaching in undergraduate nursing, taking into account the training of the nurse recommended by the curriculum guidelines national. This scenario discussed is evidenced by the need to reflect a new professionalism of the educator nursing level. For this research we chose a qualitative approach in order to organize the research scenarios: post-graduation courses, training in nursing/ national curriculum guidelines and teaching in nursing. After the formation of these chapters on the link and weighing these elements, we prepared a proposal that we consider as an innovator in the educational context of nursing. The proposal that outlines, in organizing a post-graduation courses in Nursing teaching in higher education, which aims to guide the general nursing professionals working in higher teaching, improving and / or developing their pedagogical performance, through the new settings of the formation process of the nurse in contemporary society
id PUC_SP-1_275dba3206a70881c9930e7baf60c296
oai_identifier_str oai:repositorio.pucsp.br:handle/9661
network_acronym_str PUC_SP-1
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
repository_id_str
spelling Masetto, Marcos Tarcisohttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4211881Y3Lauar, Chrissandra Rebouças de Souza2016-04-27T14:30:58Z2012-07-312012-06-18Lauar, Chrissandra Rebouças de Souza. Nurse teacher: Adialogue with the teacher training course in the broad sense. 2012. 98 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2012.https://tede2.pucsp.br/handle/handle/9661This research aims to identify the basic guidelines for developing a post-graduation courses of teacher training for teaching in undergraduate nursing, taking into account the training of the nurse recommended by the curriculum guidelines national. This scenario discussed is evidenced by the need to reflect a new professionalism of the educator nursing level. For this research we chose a qualitative approach in order to organize the research scenarios: post-graduation courses, training in nursing/ national curriculum guidelines and teaching in nursing. After the formation of these chapters on the link and weighing these elements, we prepared a proposal that we consider as an innovator in the educational context of nursing. The proposal that outlines, in organizing a post-graduation courses in Nursing teaching in higher education, which aims to guide the general nursing professionals working in higher teaching, improving and / or developing their pedagogical performance, through the new settings of the formation process of the nurse in contemporary societyEste trabalho de pesquisa tem por objetivo identificar as diretrizes básicas para o desenvolvimento de um curso de pós-graduação lato sensu de formação de professores para a docência nos cursos de graduação em enfermagem, levando-se em conta a formação do Enfermeiro preconizada pelas diretrizes curriculares nacionais. Esse panorama evidencia a necessidade de refletir uma nova profissionalidade do educador de enfermagem de nível superior. Para o desenvolvimento desta pesquisa optou-se por uma abordagem qualitativa a fim de organizar os cenários da pesquisa: pós-graduação lato sensu, formação profissional do enfermeiro/diretrizes curriculares nacionais e a docência em enfermagem. Após a constituição desses capítulos e pensando no elo desses elementos, elaboramos uma proposta que consideramos como inovadora no contexto educacional da Enfermagem. A proposta se delineia na organização de um curso de pós-graduação lato sensu de docência em Enfermagem para o ensino superior, que tem como objetivo geral orientar os profissionais de Enfermagem que atuam na docência superior, aperfeiçoando e/ou desenvolvendo sua atuação pedagógica, mediante as novas configurações do processo de formação do Enfermeiro na contemporaneidadeapplication/pdfhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/22662/Chrissandra%20Reboucas%20de%20Souza%20Lauar.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica de São PauloPrograma de Estudos Pós-Graduados em Educação: CurrículoPUC-SPBREducaçãoDocência em enfermagemFormação de professoresEnsino superiorPós-graduação lato sensuTeaching in nursingTeacher trainingHigher educationPost-graduation coursesCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULOEnfermeiro professor: um diálogo com a formação pedagógica em cursos de lato sensuNurse teacher: Adialogue with the teacher training course in the broad senseinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPTEXTChrissandra Reboucas de Souza Lauar.pdf.txtChrissandra Reboucas de Souza Lauar.pdf.txtExtracted texttext/plain210457https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/9661/3/Chrissandra%20Reboucas%20de%20Souza%20Lauar.pdf.txta4cef6d51bff7809e939689297b26985MD53ORIGINALChrissandra Reboucas de Souza Lauar.pdfapplication/pdf785180https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/9661/1/Chrissandra%20Reboucas%20de%20Souza%20Lauar.pdfa492bbe79acc8684797af4573f7ab0dcMD51THUMBNAILChrissandra Reboucas de Souza Lauar.pdf.jpgChrissandra Reboucas de Souza Lauar.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg3026https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/9661/2/Chrissandra%20Reboucas%20de%20Souza%20Lauar.pdf.jpgd072d25f4826dd093d7645d12505ebc3MD52handle/96612022-04-27 08:42:34.27oai:repositorio.pucsp.br:handle/9661Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2022-04-27T11:42:34Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false
dc.title.por.fl_str_mv Enfermeiro professor: um diálogo com a formação pedagógica em cursos de lato sensu
dc.title.alternative.eng.fl_str_mv Nurse teacher: Adialogue with the teacher training course in the broad sense
title Enfermeiro professor: um diálogo com a formação pedagógica em cursos de lato sensu
spellingShingle Enfermeiro professor: um diálogo com a formação pedagógica em cursos de lato sensu
Lauar, Chrissandra Rebouças de Souza
Docência em enfermagem
Formação de professores
Ensino superior
Pós-graduação lato sensu
Teaching in nursing
Teacher training
Higher education
Post-graduation courses
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO
title_short Enfermeiro professor: um diálogo com a formação pedagógica em cursos de lato sensu
title_full Enfermeiro professor: um diálogo com a formação pedagógica em cursos de lato sensu
title_fullStr Enfermeiro professor: um diálogo com a formação pedagógica em cursos de lato sensu
title_full_unstemmed Enfermeiro professor: um diálogo com a formação pedagógica em cursos de lato sensu
title_sort Enfermeiro professor: um diálogo com a formação pedagógica em cursos de lato sensu
author Lauar, Chrissandra Rebouças de Souza
author_facet Lauar, Chrissandra Rebouças de Souza
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Masetto, Marcos Tarciso
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4211881Y3
dc.contributor.author.fl_str_mv Lauar, Chrissandra Rebouças de Souza
contributor_str_mv Masetto, Marcos Tarciso
dc.subject.por.fl_str_mv Docência em enfermagem
Formação de professores
Ensino superior
Pós-graduação lato sensu
topic Docência em enfermagem
Formação de professores
Ensino superior
Pós-graduação lato sensu
Teaching in nursing
Teacher training
Higher education
Post-graduation courses
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO
dc.subject.eng.fl_str_mv Teaching in nursing
Teacher training
Higher education
Post-graduation courses
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO
description This research aims to identify the basic guidelines for developing a post-graduation courses of teacher training for teaching in undergraduate nursing, taking into account the training of the nurse recommended by the curriculum guidelines national. This scenario discussed is evidenced by the need to reflect a new professionalism of the educator nursing level. For this research we chose a qualitative approach in order to organize the research scenarios: post-graduation courses, training in nursing/ national curriculum guidelines and teaching in nursing. After the formation of these chapters on the link and weighing these elements, we prepared a proposal that we consider as an innovator in the educational context of nursing. The proposal that outlines, in organizing a post-graduation courses in Nursing teaching in higher education, which aims to guide the general nursing professionals working in higher teaching, improving and / or developing their pedagogical performance, through the new settings of the formation process of the nurse in contemporary society
publishDate 2012
dc.date.available.fl_str_mv 2012-07-31
dc.date.issued.fl_str_mv 2012-06-18
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-04-27T14:30:58Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv Lauar, Chrissandra Rebouças de Souza. Nurse teacher: Adialogue with the teacher training course in the broad sense. 2012. 98 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2012.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://tede2.pucsp.br/handle/handle/9661
identifier_str_mv Lauar, Chrissandra Rebouças de Souza. Nurse teacher: Adialogue with the teacher training course in the broad sense. 2012. 98 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2012.
url https://tede2.pucsp.br/handle/handle/9661
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-SP
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Educação
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron:PUC_SP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron_str PUC_SP
institution PUC_SP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/9661/3/Chrissandra%20Reboucas%20de%20Souza%20Lauar.pdf.txt
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/9661/1/Chrissandra%20Reboucas%20de%20Souza%20Lauar.pdf
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/9661/2/Chrissandra%20Reboucas%20de%20Souza%20Lauar.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv a4cef6d51bff7809e939689297b26985
a492bbe79acc8684797af4573f7ab0dc
d072d25f4826dd093d7645d12505ebc3
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
repository.mail.fl_str_mv bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br
_version_ 1793423940451827712