Enfermeiro professor: um diálogo com a formação pedagógica em cursos de lato sensu
Ano de defesa: | 2012 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
|
Programa de Pós-Graduação: |
Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo
|
Departamento: |
Educação
|
País: |
BR
|
Palavras-chave em Português: | |
Palavras-chave em Inglês: | |
Área do conhecimento CNPq: | |
Link de acesso: | https://tede2.pucsp.br/handle/handle/9661 |
Resumo: | This research aims to identify the basic guidelines for developing a post-graduation courses of teacher training for teaching in undergraduate nursing, taking into account the training of the nurse recommended by the curriculum guidelines national. This scenario discussed is evidenced by the need to reflect a new professionalism of the educator nursing level. For this research we chose a qualitative approach in order to organize the research scenarios: post-graduation courses, training in nursing/ national curriculum guidelines and teaching in nursing. After the formation of these chapters on the link and weighing these elements, we prepared a proposal that we consider as an innovator in the educational context of nursing. The proposal that outlines, in organizing a post-graduation courses in Nursing teaching in higher education, which aims to guide the general nursing professionals working in higher teaching, improving and / or developing their pedagogical performance, through the new settings of the formation process of the nurse in contemporary society |
id |
PUC_SP-1_275dba3206a70881c9930e7baf60c296 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.pucsp.br:handle/9661 |
network_acronym_str |
PUC_SP-1 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
repository_id_str |
|
spelling |
Masetto, Marcos Tarcisohttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4211881Y3Lauar, Chrissandra Rebouças de Souza2016-04-27T14:30:58Z2012-07-312012-06-18Lauar, Chrissandra Rebouças de Souza. Nurse teacher: Adialogue with the teacher training course in the broad sense. 2012. 98 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2012.https://tede2.pucsp.br/handle/handle/9661This research aims to identify the basic guidelines for developing a post-graduation courses of teacher training for teaching in undergraduate nursing, taking into account the training of the nurse recommended by the curriculum guidelines national. This scenario discussed is evidenced by the need to reflect a new professionalism of the educator nursing level. For this research we chose a qualitative approach in order to organize the research scenarios: post-graduation courses, training in nursing/ national curriculum guidelines and teaching in nursing. After the formation of these chapters on the link and weighing these elements, we prepared a proposal that we consider as an innovator in the educational context of nursing. The proposal that outlines, in organizing a post-graduation courses in Nursing teaching in higher education, which aims to guide the general nursing professionals working in higher teaching, improving and / or developing their pedagogical performance, through the new settings of the formation process of the nurse in contemporary societyEste trabalho de pesquisa tem por objetivo identificar as diretrizes básicas para o desenvolvimento de um curso de pós-graduação lato sensu de formação de professores para a docência nos cursos de graduação em enfermagem, levando-se em conta a formação do Enfermeiro preconizada pelas diretrizes curriculares nacionais. Esse panorama evidencia a necessidade de refletir uma nova profissionalidade do educador de enfermagem de nível superior. Para o desenvolvimento desta pesquisa optou-se por uma abordagem qualitativa a fim de organizar os cenários da pesquisa: pós-graduação lato sensu, formação profissional do enfermeiro/diretrizes curriculares nacionais e a docência em enfermagem. Após a constituição desses capítulos e pensando no elo desses elementos, elaboramos uma proposta que consideramos como inovadora no contexto educacional da Enfermagem. A proposta se delineia na organização de um curso de pós-graduação lato sensu de docência em Enfermagem para o ensino superior, que tem como objetivo geral orientar os profissionais de Enfermagem que atuam na docência superior, aperfeiçoando e/ou desenvolvendo sua atuação pedagógica, mediante as novas configurações do processo de formação do Enfermeiro na contemporaneidadeapplication/pdfhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/22662/Chrissandra%20Reboucas%20de%20Souza%20Lauar.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica de São PauloPrograma de Estudos Pós-Graduados em Educação: CurrículoPUC-SPBREducaçãoDocência em enfermagemFormação de professoresEnsino superiorPós-graduação lato sensuTeaching in nursingTeacher trainingHigher educationPost-graduation coursesCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULOEnfermeiro professor: um diálogo com a formação pedagógica em cursos de lato sensuNurse teacher: Adialogue with the teacher training course in the broad senseinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPTEXTChrissandra Reboucas de Souza Lauar.pdf.txtChrissandra Reboucas de Souza Lauar.pdf.txtExtracted texttext/plain210457https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/9661/3/Chrissandra%20Reboucas%20de%20Souza%20Lauar.pdf.txta4cef6d51bff7809e939689297b26985MD53ORIGINALChrissandra Reboucas de Souza Lauar.pdfapplication/pdf785180https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/9661/1/Chrissandra%20Reboucas%20de%20Souza%20Lauar.pdfa492bbe79acc8684797af4573f7ab0dcMD51THUMBNAILChrissandra Reboucas de Souza Lauar.pdf.jpgChrissandra Reboucas de Souza Lauar.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg3026https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/9661/2/Chrissandra%20Reboucas%20de%20Souza%20Lauar.pdf.jpgd072d25f4826dd093d7645d12505ebc3MD52handle/96612022-04-27 08:42:34.27oai:repositorio.pucsp.br:handle/9661Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2022-04-27T11:42:34Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
Enfermeiro professor: um diálogo com a formação pedagógica em cursos de lato sensu |
dc.title.alternative.eng.fl_str_mv |
Nurse teacher: Adialogue with the teacher training course in the broad sense |
title |
Enfermeiro professor: um diálogo com a formação pedagógica em cursos de lato sensu |
spellingShingle |
Enfermeiro professor: um diálogo com a formação pedagógica em cursos de lato sensu Lauar, Chrissandra Rebouças de Souza Docência em enfermagem Formação de professores Ensino superior Pós-graduação lato sensu Teaching in nursing Teacher training Higher education Post-graduation courses CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO |
title_short |
Enfermeiro professor: um diálogo com a formação pedagógica em cursos de lato sensu |
title_full |
Enfermeiro professor: um diálogo com a formação pedagógica em cursos de lato sensu |
title_fullStr |
Enfermeiro professor: um diálogo com a formação pedagógica em cursos de lato sensu |
title_full_unstemmed |
Enfermeiro professor: um diálogo com a formação pedagógica em cursos de lato sensu |
title_sort |
Enfermeiro professor: um diálogo com a formação pedagógica em cursos de lato sensu |
author |
Lauar, Chrissandra Rebouças de Souza |
author_facet |
Lauar, Chrissandra Rebouças de Souza |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Masetto, Marcos Tarciso |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4211881Y3 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lauar, Chrissandra Rebouças de Souza |
contributor_str_mv |
Masetto, Marcos Tarciso |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Docência em enfermagem Formação de professores Ensino superior Pós-graduação lato sensu |
topic |
Docência em enfermagem Formação de professores Ensino superior Pós-graduação lato sensu Teaching in nursing Teacher training Higher education Post-graduation courses CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Teaching in nursing Teacher training Higher education Post-graduation courses |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO |
description |
This research aims to identify the basic guidelines for developing a post-graduation courses of teacher training for teaching in undergraduate nursing, taking into account the training of the nurse recommended by the curriculum guidelines national. This scenario discussed is evidenced by the need to reflect a new professionalism of the educator nursing level. For this research we chose a qualitative approach in order to organize the research scenarios: post-graduation courses, training in nursing/ national curriculum guidelines and teaching in nursing. After the formation of these chapters on the link and weighing these elements, we prepared a proposal that we consider as an innovator in the educational context of nursing. The proposal that outlines, in organizing a post-graduation courses in Nursing teaching in higher education, which aims to guide the general nursing professionals working in higher teaching, improving and / or developing their pedagogical performance, through the new settings of the formation process of the nurse in contemporary society |
publishDate |
2012 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2012-07-31 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2012-06-18 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-04-27T14:30:58Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
Lauar, Chrissandra Rebouças de Souza. Nurse teacher: Adialogue with the teacher training course in the broad sense. 2012. 98 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2012. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://tede2.pucsp.br/handle/handle/9661 |
identifier_str_mv |
Lauar, Chrissandra Rebouças de Souza. Nurse teacher: Adialogue with the teacher training course in the broad sense. 2012. 98 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2012. |
url |
https://tede2.pucsp.br/handle/handle/9661 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
PUC-SP |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) instacron:PUC_SP |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
instacron_str |
PUC_SP |
institution |
PUC_SP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/9661/3/Chrissandra%20Reboucas%20de%20Souza%20Lauar.pdf.txt https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/9661/1/Chrissandra%20Reboucas%20de%20Souza%20Lauar.pdf https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/9661/2/Chrissandra%20Reboucas%20de%20Souza%20Lauar.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
a4cef6d51bff7809e939689297b26985 a492bbe79acc8684797af4573f7ab0dc d072d25f4826dd093d7645d12505ebc3 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
repository.mail.fl_str_mv |
bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br |
_version_ |
1793423940451827712 |