Noções introdutórias à ideia de função: uma trajetória hipotética de aprendizagem

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2010
Autor(a) principal: Vitolo, José Manoel lattes
Orientador(a): Traldi Júnior, Armando lattes
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Programa de Pós-Graduação: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática
Departamento: Educação
País: BR
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/10825
Resumo: This work has as its intents: to investigate the construction, discussion and evaluation of a teaching planning that gives an introductory notion to the idea of function, inside a constructivist learning perspective; to investigate how the researches in the Mathematics Education field contribute to the teaching organization and to analyze Mathematics teachers performance before a teaching proposal with this characteristic. The theoretic foundation is based on the formula proposed by Simon (1995), about Hypothetical Learning Trajectory (HLT). The study achieved has qualitative aspect and had the involvement of two Mathematics teachers of a public school, in the state of Sao Paulo, and their work with seventy-seven students shared in two groups, all of them in their first year of High School. The data came through interviews, questionnaires and observations. Although the HTL has been worked out with tasks that include problems resolution, technology, interdisciplinary approaches and application in day-to-day situations, the HLT per se does not guarantee learning under a constructivist perspective, without the constant support of the teacher in the planning (re)organization. About the teachers, it is important emphasizing that the main challenge is to approach them of the academic researches and keep them in continuous learning process
id PUC_SP-1_58fa4c5e5615b607e5ebd1155ce81e18
oai_identifier_str oai:repositorio.pucsp.br:handle/10825
network_acronym_str PUC_SP-1
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
repository_id_str
spelling Traldi Júnior, Armandohttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4771412Y6http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4212671U0Vitolo, José Manoel2016-04-27T16:57:00Z2010-11-262010-10-25Vitolo, José Manoel. Noções introdutórias à ideia de função: uma trajetória hipotética de aprendizagem. 2010. 121 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2010.https://tede2.pucsp.br/handle/handle/10825This work has as its intents: to investigate the construction, discussion and evaluation of a teaching planning that gives an introductory notion to the idea of function, inside a constructivist learning perspective; to investigate how the researches in the Mathematics Education field contribute to the teaching organization and to analyze Mathematics teachers performance before a teaching proposal with this characteristic. The theoretic foundation is based on the formula proposed by Simon (1995), about Hypothetical Learning Trajectory (HLT). The study achieved has qualitative aspect and had the involvement of two Mathematics teachers of a public school, in the state of Sao Paulo, and their work with seventy-seven students shared in two groups, all of them in their first year of High School. The data came through interviews, questionnaires and observations. Although the HTL has been worked out with tasks that include problems resolution, technology, interdisciplinary approaches and application in day-to-day situations, the HLT per se does not guarantee learning under a constructivist perspective, without the constant support of the teacher in the planning (re)organization. About the teachers, it is important emphasizing that the main challenge is to approach them of the academic researches and keep them in continuous learning processO presente trabalho tem como objetivos: investigar a construção, discussão e avaliação de um planejamento de ensino para a aprendizagem de noções introdutórias à ideia de função, dentro de uma perspectiva construtivista de aprendizagem; investigar como as pesquisas, na área de Educação Matemática, contribuem para a organização do ensino deste tema e analisar a atuação de professores de Matemática, diante de uma proposta de ensino com esta característica. A fundamentação teórica está baseada nas formulações propostas por Simon (1995), sobre Trajetórias Hipotéticas de Aprendizagem (THA). O estudo realizado é de natureza qualitativa envolvendo dois professores de Matemática de uma escola da rede pública do Estado de São Paulo, e suas atuações junto a 77 alunos distribuídos em duas turmas que frequentam o primeiro ano do ensino médio. Os dados foram coletados por entrevistas semiestruturadas, questionário e observações. Embora a THA, tendo sido elaborada com tarefas que envolvam resolução de problemas, uso de tecnologia, abordagens interdisciplinares, aplicações em situações do cotidiano e em outras áreas do conhecimento e sejam potencialmente ricas, no sentido de produzir situações de aprendizagem, sem a participação constante do professor na (re)organização do planejamento, a THA por si só não garante uma aprendizagem sob perspectivas construtivistas. Ainda em relação ao professor, cabe ressaltar que o principal desafio é aproximá-lo das pesquisas acadêmicas e que continuem sempre em processo de formaçãoSecretaria da Educação do Estado de São Pauloapplication/pdfhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/23777/Jose%20Manoel%20Vitolo.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica de São PauloPrograma de Estudos Pós-Graduados em Educação MatemáticaPUC-SPBREducaçãoEducação matemáticaNoções de funçãoPerspectiva construtivistaTrajetória hipotética de aprendizagemMathematics education. Notions of functionConstructivist perspectiveHypothetical learning trajectoryCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICANoções introdutórias à ideia de função: uma trajetória hipotética de aprendizageminfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPTEXTJose Manoel Vitolo.pdf.txtJose Manoel Vitolo.pdf.txtExtracted texttext/plain182758https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/10825/3/Jose%20Manoel%20Vitolo.pdf.txtb7c8e623c7204349637e5fa980a6b8efMD53ORIGINALJose Manoel Vitolo.pdfapplication/pdf939821https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/10825/1/Jose%20Manoel%20Vitolo.pdf0434aa524d750001b5fe4f4e1b7980c2MD51THUMBNAILJose Manoel Vitolo.pdf.jpgJose Manoel Vitolo.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg3591https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/10825/2/Jose%20Manoel%20Vitolo.pdf.jpgfbd010f8cee3eb6d7b222375ddd408dbMD52handle/108252022-04-27 12:31:27.158oai:repositorio.pucsp.br:handle/10825Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2022-04-27T15:31:27Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false
dc.title.por.fl_str_mv Noções introdutórias à ideia de função: uma trajetória hipotética de aprendizagem
title Noções introdutórias à ideia de função: uma trajetória hipotética de aprendizagem
spellingShingle Noções introdutórias à ideia de função: uma trajetória hipotética de aprendizagem
Vitolo, José Manoel
Educação matemática
Noções de função
Perspectiva construtivista
Trajetória hipotética de aprendizagem
Mathematics education. Notions of function
Constructivist perspective
Hypothetical learning trajectory
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
title_short Noções introdutórias à ideia de função: uma trajetória hipotética de aprendizagem
title_full Noções introdutórias à ideia de função: uma trajetória hipotética de aprendizagem
title_fullStr Noções introdutórias à ideia de função: uma trajetória hipotética de aprendizagem
title_full_unstemmed Noções introdutórias à ideia de função: uma trajetória hipotética de aprendizagem
title_sort Noções introdutórias à ideia de função: uma trajetória hipotética de aprendizagem
author Vitolo, José Manoel
author_facet Vitolo, José Manoel
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Traldi Júnior, Armando
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4771412Y6
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4212671U0
dc.contributor.author.fl_str_mv Vitolo, José Manoel
contributor_str_mv Traldi Júnior, Armando
dc.subject.por.fl_str_mv Educação matemática
Noções de função
Perspectiva construtivista
Trajetória hipotética de aprendizagem
topic Educação matemática
Noções de função
Perspectiva construtivista
Trajetória hipotética de aprendizagem
Mathematics education. Notions of function
Constructivist perspective
Hypothetical learning trajectory
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
dc.subject.eng.fl_str_mv Mathematics education. Notions of function
Constructivist perspective
Hypothetical learning trajectory
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
description This work has as its intents: to investigate the construction, discussion and evaluation of a teaching planning that gives an introductory notion to the idea of function, inside a constructivist learning perspective; to investigate how the researches in the Mathematics Education field contribute to the teaching organization and to analyze Mathematics teachers performance before a teaching proposal with this characteristic. The theoretic foundation is based on the formula proposed by Simon (1995), about Hypothetical Learning Trajectory (HLT). The study achieved has qualitative aspect and had the involvement of two Mathematics teachers of a public school, in the state of Sao Paulo, and their work with seventy-seven students shared in two groups, all of them in their first year of High School. The data came through interviews, questionnaires and observations. Although the HTL has been worked out with tasks that include problems resolution, technology, interdisciplinary approaches and application in day-to-day situations, the HLT per se does not guarantee learning under a constructivist perspective, without the constant support of the teacher in the planning (re)organization. About the teachers, it is important emphasizing that the main challenge is to approach them of the academic researches and keep them in continuous learning process
publishDate 2010
dc.date.available.fl_str_mv 2010-11-26
dc.date.issued.fl_str_mv 2010-10-25
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-04-27T16:57:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv Vitolo, José Manoel. Noções introdutórias à ideia de função: uma trajetória hipotética de aprendizagem. 2010. 121 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2010.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://tede2.pucsp.br/handle/handle/10825
identifier_str_mv Vitolo, José Manoel. Noções introdutórias à ideia de função: uma trajetória hipotética de aprendizagem. 2010. 121 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2010.
url https://tede2.pucsp.br/handle/handle/10825
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-SP
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Educação
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron:PUC_SP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron_str PUC_SP
institution PUC_SP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/10825/3/Jose%20Manoel%20Vitolo.pdf.txt
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/10825/1/Jose%20Manoel%20Vitolo.pdf
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/10825/2/Jose%20Manoel%20Vitolo.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv b7c8e623c7204349637e5fa980a6b8ef
0434aa524d750001b5fe4f4e1b7980c2
fbd010f8cee3eb6d7b222375ddd408db
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
repository.mail.fl_str_mv bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br
_version_ 1793424003648454656