Trajetórias hipotéticas de aprendizagem relacionadas às razões e às funções trigonométricas, visando uma perspectiva construtivista

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2009
Autor(a) principal: Barbosa, Américo Augusto lattes
Orientador(a): Traldi Júnior, Armando lattes
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Programa de Pós-Graduação: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática
Departamento: Educação
País: BR
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/11434
Resumo: This dissertation is part of the research project developed by researchers at the Pontifícia Universidade Católica of Sao Paulo, which seeks to develop support materials and curricular innovations to school, taking reference to the notion of Hypothetical Learning Trajectories (THA), a concept used by Dr Simon (1995) as part of the 'model' Cycle of Teaching and Learning of Mathematics. The objective of this research is to analyze the possibility of reconciling perspectives of learning by teaching plans related to the reasons and trigonometric functions and verify the performance of a mathematics teacher in front of a proposal aimed at teaching a constructivist perspective. To answer our questions we developed a qualitative study, collecting data through contents the observation of lessons with teachers and students from three different groups of 2nd year high school public school Education of the State of Sao Paulo. The results indicate that: it is possible to reconcile learning perspective with the planning of education and how important the work of mathematics teacher for learning to occur. We conclude that not just one good result of education, interaction and participation among students and teachers are the main instruments to be made effective a significant learning in a constructivist perspective
id PUC_SP-1_b27caf12fcfc1c6577bd41ec2d233865
oai_identifier_str oai:repositorio.pucsp.br:handle/11434
network_acronym_str PUC_SP-1
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
repository_id_str
spelling Traldi Júnior, Armandohttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4771412Y6http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4250426D9Barbosa, Américo Augusto2016-04-27T16:59:01Z2010-01-192009-12-08Barbosa, Américo Augusto. Trajetórias hipotéticas de aprendizagem relacionadas às razões e às funções trigonométricas, visando uma perspectiva construtivista. 2009. 159 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2009.https://tede2.pucsp.br/handle/handle/11434This dissertation is part of the research project developed by researchers at the Pontifícia Universidade Católica of Sao Paulo, which seeks to develop support materials and curricular innovations to school, taking reference to the notion of Hypothetical Learning Trajectories (THA), a concept used by Dr Simon (1995) as part of the 'model' Cycle of Teaching and Learning of Mathematics. The objective of this research is to analyze the possibility of reconciling perspectives of learning by teaching plans related to the reasons and trigonometric functions and verify the performance of a mathematics teacher in front of a proposal aimed at teaching a constructivist perspective. To answer our questions we developed a qualitative study, collecting data through contents the observation of lessons with teachers and students from three different groups of 2nd year high school public school Education of the State of Sao Paulo. The results indicate that: it is possible to reconcile learning perspective with the planning of education and how important the work of mathematics teacher for learning to occur. We conclude that not just one good result of education, interaction and participation among students and teachers are the main instruments to be made effective a significant learning in a constructivist perspectiveEsta Dissertação faz parte do projeto de pesquisa desenvolvido por pesquisadores da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, que procura desenvolver materiais de apoio e inovações curriculares para o Ensino Médio, tomando com referência a noção de Trajetórias Hipotéticas de Aprendizagem (THA), conceito utilizado pelo pesquisador Simon (1995) como parte do modelo de Ciclo de Ensino e de Aprendizagem de Matemática. O objetivo da pesquisa é analisar a possibilidade de compatibilizar perspectivas de aprendizagem com a planificação de ensino relacionada às razões e às funções trigonométricas e verificar a atuação do professor de matemática diante de uma proposta de ensino visando uma perspectiva construtivista. Para responder às nossas questões desenvolvemos uma pesquisa de caráter qualitativo, coletando os dados por meio de relatórios de observação das aulas com professores e alunos de três diferentes turmas de 2º ano do Ensino Médio da rede pública do Ensino Oficial do Estado de São Paulo. Os resultados obtidos indicam que: é possível compatibilizar perspectiva de aprendizagem com a planificação de ensino, e o quanto é importante a atuação do professor de matemática para que ocorra aprendizagem. Concluímos que não basta uma boa sequência de ensino, a interação e a participação entre alunos e professores são os principais instrumentos para que se efetive uma aprendizagem significativa numa perspectiva construtivistaSecretaria da Educação do Estado de São Pauloapplication/pdfhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/23845/Americo%20Augusto%20Barbosa.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica de São PauloPrograma de Estudos Pós-Graduados em Educação MatemáticaPUC-SPBREducaçãoTrigonometriaTrajetória hipotética de aprendizagemPerspectiva construtivistaEducação matemáticaAprendizagemConstrutivismo (Educacao)Funcoes trigonometricasMatematica (Ensino medio) -- Estudo e ensinoTrigonometryHypothetical learning trajectoryConstructivist perspectiveMathematics educationCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICATrajetórias hipotéticas de aprendizagem relacionadas às razões e às funções trigonométricas, visando uma perspectiva construtivistainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPTEXTAmerico Augusto Barbosa.pdf.txtAmerico Augusto Barbosa.pdf.txtExtracted texttext/plain220240https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/11434/3/Americo%20Augusto%20Barbosa.pdf.txt638d2c6e4617bb7c16e7bfa254159a98MD53ORIGINALAmerico Augusto Barbosa.pdfapplication/pdf1871211https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/11434/1/Americo%20Augusto%20Barbosa.pdfb1d025c51844683af5341ce09c48231bMD51THUMBNAILAmerico Augusto Barbosa.pdf.jpgAmerico Augusto Barbosa.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1943https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/11434/2/Americo%20Augusto%20Barbosa.pdf.jpgcc73c4c239a4c332d642ba1e7c7a9fb2MD52handle/114342022-04-27 12:55:00.487oai:repositorio.pucsp.br:handle/11434Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2022-04-27T15:55Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false
dc.title.por.fl_str_mv Trajetórias hipotéticas de aprendizagem relacionadas às razões e às funções trigonométricas, visando uma perspectiva construtivista
title Trajetórias hipotéticas de aprendizagem relacionadas às razões e às funções trigonométricas, visando uma perspectiva construtivista
spellingShingle Trajetórias hipotéticas de aprendizagem relacionadas às razões e às funções trigonométricas, visando uma perspectiva construtivista
Barbosa, Américo Augusto
Trigonometria
Trajetória hipotética de aprendizagem
Perspectiva construtivista
Educação matemática
Aprendizagem
Construtivismo (Educacao)
Funcoes trigonometricas
Matematica (Ensino medio) -- Estudo e ensino
Trigonometry
Hypothetical learning trajectory
Constructivist perspective
Mathematics education
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
title_short Trajetórias hipotéticas de aprendizagem relacionadas às razões e às funções trigonométricas, visando uma perspectiva construtivista
title_full Trajetórias hipotéticas de aprendizagem relacionadas às razões e às funções trigonométricas, visando uma perspectiva construtivista
title_fullStr Trajetórias hipotéticas de aprendizagem relacionadas às razões e às funções trigonométricas, visando uma perspectiva construtivista
title_full_unstemmed Trajetórias hipotéticas de aprendizagem relacionadas às razões e às funções trigonométricas, visando uma perspectiva construtivista
title_sort Trajetórias hipotéticas de aprendizagem relacionadas às razões e às funções trigonométricas, visando uma perspectiva construtivista
author Barbosa, Américo Augusto
author_facet Barbosa, Américo Augusto
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Traldi Júnior, Armando
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4771412Y6
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4250426D9
dc.contributor.author.fl_str_mv Barbosa, Américo Augusto
contributor_str_mv Traldi Júnior, Armando
dc.subject.por.fl_str_mv Trigonometria
Trajetória hipotética de aprendizagem
Perspectiva construtivista
Educação matemática
Aprendizagem
Construtivismo (Educacao)
Funcoes trigonometricas
Matematica (Ensino medio) -- Estudo e ensino
topic Trigonometria
Trajetória hipotética de aprendizagem
Perspectiva construtivista
Educação matemática
Aprendizagem
Construtivismo (Educacao)
Funcoes trigonometricas
Matematica (Ensino medio) -- Estudo e ensino
Trigonometry
Hypothetical learning trajectory
Constructivist perspective
Mathematics education
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
dc.subject.eng.fl_str_mv Trigonometry
Hypothetical learning trajectory
Constructivist perspective
Mathematics education
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
description This dissertation is part of the research project developed by researchers at the Pontifícia Universidade Católica of Sao Paulo, which seeks to develop support materials and curricular innovations to school, taking reference to the notion of Hypothetical Learning Trajectories (THA), a concept used by Dr Simon (1995) as part of the 'model' Cycle of Teaching and Learning of Mathematics. The objective of this research is to analyze the possibility of reconciling perspectives of learning by teaching plans related to the reasons and trigonometric functions and verify the performance of a mathematics teacher in front of a proposal aimed at teaching a constructivist perspective. To answer our questions we developed a qualitative study, collecting data through contents the observation of lessons with teachers and students from three different groups of 2nd year high school public school Education of the State of Sao Paulo. The results indicate that: it is possible to reconcile learning perspective with the planning of education and how important the work of mathematics teacher for learning to occur. We conclude that not just one good result of education, interaction and participation among students and teachers are the main instruments to be made effective a significant learning in a constructivist perspective
publishDate 2009
dc.date.issued.fl_str_mv 2009-12-08
dc.date.available.fl_str_mv 2010-01-19
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-04-27T16:59:01Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv Barbosa, Américo Augusto. Trajetórias hipotéticas de aprendizagem relacionadas às razões e às funções trigonométricas, visando uma perspectiva construtivista. 2009. 159 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2009.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://tede2.pucsp.br/handle/handle/11434
identifier_str_mv Barbosa, Américo Augusto. Trajetórias hipotéticas de aprendizagem relacionadas às razões e às funções trigonométricas, visando uma perspectiva construtivista. 2009. 159 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2009.
url https://tede2.pucsp.br/handle/handle/11434
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-SP
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Educação
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron:PUC_SP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron_str PUC_SP
institution PUC_SP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/11434/3/Americo%20Augusto%20Barbosa.pdf.txt
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/11434/1/Americo%20Augusto%20Barbosa.pdf
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/11434/2/Americo%20Augusto%20Barbosa.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 638d2c6e4617bb7c16e7bfa254159a98
b1d025c51844683af5341ce09c48231b
cc73c4c239a4c332d642ba1e7c7a9fb2
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
repository.mail.fl_str_mv bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br
_version_ 1793424103148879872