Trajetórias hipotéticas de aprendizagem relacionadas às razões e às funções trigonométricas, visando uma perspectiva construtivista
Ano de defesa: | 2009 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
|
Programa de Pós-Graduação: |
Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática
|
Departamento: |
Educação
|
País: |
BR
|
Palavras-chave em Português: | |
Palavras-chave em Inglês: | |
Área do conhecimento CNPq: | |
Link de acesso: | https://tede2.pucsp.br/handle/handle/11434 |
Resumo: | This dissertation is part of the research project developed by researchers at the Pontifícia Universidade Católica of Sao Paulo, which seeks to develop support materials and curricular innovations to school, taking reference to the notion of Hypothetical Learning Trajectories (THA), a concept used by Dr Simon (1995) as part of the 'model' Cycle of Teaching and Learning of Mathematics. The objective of this research is to analyze the possibility of reconciling perspectives of learning by teaching plans related to the reasons and trigonometric functions and verify the performance of a mathematics teacher in front of a proposal aimed at teaching a constructivist perspective. To answer our questions we developed a qualitative study, collecting data through contents the observation of lessons with teachers and students from three different groups of 2nd year high school public school Education of the State of Sao Paulo. The results indicate that: it is possible to reconcile learning perspective with the planning of education and how important the work of mathematics teacher for learning to occur. We conclude that not just one good result of education, interaction and participation among students and teachers are the main instruments to be made effective a significant learning in a constructivist perspective |
id |
PUC_SP-1_b27caf12fcfc1c6577bd41ec2d233865 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.pucsp.br:handle/11434 |
network_acronym_str |
PUC_SP-1 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
repository_id_str |
|
spelling |
Traldi Júnior, Armandohttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4771412Y6http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4250426D9Barbosa, Américo Augusto2016-04-27T16:59:01Z2010-01-192009-12-08Barbosa, Américo Augusto. Trajetórias hipotéticas de aprendizagem relacionadas às razões e às funções trigonométricas, visando uma perspectiva construtivista. 2009. 159 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2009.https://tede2.pucsp.br/handle/handle/11434This dissertation is part of the research project developed by researchers at the Pontifícia Universidade Católica of Sao Paulo, which seeks to develop support materials and curricular innovations to school, taking reference to the notion of Hypothetical Learning Trajectories (THA), a concept used by Dr Simon (1995) as part of the 'model' Cycle of Teaching and Learning of Mathematics. The objective of this research is to analyze the possibility of reconciling perspectives of learning by teaching plans related to the reasons and trigonometric functions and verify the performance of a mathematics teacher in front of a proposal aimed at teaching a constructivist perspective. To answer our questions we developed a qualitative study, collecting data through contents the observation of lessons with teachers and students from three different groups of 2nd year high school public school Education of the State of Sao Paulo. The results indicate that: it is possible to reconcile learning perspective with the planning of education and how important the work of mathematics teacher for learning to occur. We conclude that not just one good result of education, interaction and participation among students and teachers are the main instruments to be made effective a significant learning in a constructivist perspectiveEsta Dissertação faz parte do projeto de pesquisa desenvolvido por pesquisadores da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, que procura desenvolver materiais de apoio e inovações curriculares para o Ensino Médio, tomando com referência a noção de Trajetórias Hipotéticas de Aprendizagem (THA), conceito utilizado pelo pesquisador Simon (1995) como parte do modelo de Ciclo de Ensino e de Aprendizagem de Matemática. O objetivo da pesquisa é analisar a possibilidade de compatibilizar perspectivas de aprendizagem com a planificação de ensino relacionada às razões e às funções trigonométricas e verificar a atuação do professor de matemática diante de uma proposta de ensino visando uma perspectiva construtivista. Para responder às nossas questões desenvolvemos uma pesquisa de caráter qualitativo, coletando os dados por meio de relatórios de observação das aulas com professores e alunos de três diferentes turmas de 2º ano do Ensino Médio da rede pública do Ensino Oficial do Estado de São Paulo. Os resultados obtidos indicam que: é possível compatibilizar perspectiva de aprendizagem com a planificação de ensino, e o quanto é importante a atuação do professor de matemática para que ocorra aprendizagem. Concluímos que não basta uma boa sequência de ensino, a interação e a participação entre alunos e professores são os principais instrumentos para que se efetive uma aprendizagem significativa numa perspectiva construtivistaSecretaria da Educação do Estado de São Pauloapplication/pdfhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/23845/Americo%20Augusto%20Barbosa.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica de São PauloPrograma de Estudos Pós-Graduados em Educação MatemáticaPUC-SPBREducaçãoTrigonometriaTrajetória hipotética de aprendizagemPerspectiva construtivistaEducação matemáticaAprendizagemConstrutivismo (Educacao)Funcoes trigonometricasMatematica (Ensino medio) -- Estudo e ensinoTrigonometryHypothetical learning trajectoryConstructivist perspectiveMathematics educationCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICATrajetórias hipotéticas de aprendizagem relacionadas às razões e às funções trigonométricas, visando uma perspectiva construtivistainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPTEXTAmerico Augusto Barbosa.pdf.txtAmerico Augusto Barbosa.pdf.txtExtracted texttext/plain220240https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/11434/3/Americo%20Augusto%20Barbosa.pdf.txt638d2c6e4617bb7c16e7bfa254159a98MD53ORIGINALAmerico Augusto Barbosa.pdfapplication/pdf1871211https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/11434/1/Americo%20Augusto%20Barbosa.pdfb1d025c51844683af5341ce09c48231bMD51THUMBNAILAmerico Augusto Barbosa.pdf.jpgAmerico Augusto Barbosa.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1943https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/11434/2/Americo%20Augusto%20Barbosa.pdf.jpgcc73c4c239a4c332d642ba1e7c7a9fb2MD52handle/114342022-04-27 12:55:00.487oai:repositorio.pucsp.br:handle/11434Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2022-04-27T15:55Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
Trajetórias hipotéticas de aprendizagem relacionadas às razões e às funções trigonométricas, visando uma perspectiva construtivista |
title |
Trajetórias hipotéticas de aprendizagem relacionadas às razões e às funções trigonométricas, visando uma perspectiva construtivista |
spellingShingle |
Trajetórias hipotéticas de aprendizagem relacionadas às razões e às funções trigonométricas, visando uma perspectiva construtivista Barbosa, Américo Augusto Trigonometria Trajetória hipotética de aprendizagem Perspectiva construtivista Educação matemática Aprendizagem Construtivismo (Educacao) Funcoes trigonometricas Matematica (Ensino medio) -- Estudo e ensino Trigonometry Hypothetical learning trajectory Constructivist perspective Mathematics education CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
title_short |
Trajetórias hipotéticas de aprendizagem relacionadas às razões e às funções trigonométricas, visando uma perspectiva construtivista |
title_full |
Trajetórias hipotéticas de aprendizagem relacionadas às razões e às funções trigonométricas, visando uma perspectiva construtivista |
title_fullStr |
Trajetórias hipotéticas de aprendizagem relacionadas às razões e às funções trigonométricas, visando uma perspectiva construtivista |
title_full_unstemmed |
Trajetórias hipotéticas de aprendizagem relacionadas às razões e às funções trigonométricas, visando uma perspectiva construtivista |
title_sort |
Trajetórias hipotéticas de aprendizagem relacionadas às razões e às funções trigonométricas, visando uma perspectiva construtivista |
author |
Barbosa, Américo Augusto |
author_facet |
Barbosa, Américo Augusto |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Traldi Júnior, Armando |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4771412Y6 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4250426D9 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Barbosa, Américo Augusto |
contributor_str_mv |
Traldi Júnior, Armando |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Trigonometria Trajetória hipotética de aprendizagem Perspectiva construtivista Educação matemática Aprendizagem Construtivismo (Educacao) Funcoes trigonometricas Matematica (Ensino medio) -- Estudo e ensino |
topic |
Trigonometria Trajetória hipotética de aprendizagem Perspectiva construtivista Educação matemática Aprendizagem Construtivismo (Educacao) Funcoes trigonometricas Matematica (Ensino medio) -- Estudo e ensino Trigonometry Hypothetical learning trajectory Constructivist perspective Mathematics education CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Trigonometry Hypothetical learning trajectory Constructivist perspective Mathematics education |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
description |
This dissertation is part of the research project developed by researchers at the Pontifícia Universidade Católica of Sao Paulo, which seeks to develop support materials and curricular innovations to school, taking reference to the notion of Hypothetical Learning Trajectories (THA), a concept used by Dr Simon (1995) as part of the 'model' Cycle of Teaching and Learning of Mathematics. The objective of this research is to analyze the possibility of reconciling perspectives of learning by teaching plans related to the reasons and trigonometric functions and verify the performance of a mathematics teacher in front of a proposal aimed at teaching a constructivist perspective. To answer our questions we developed a qualitative study, collecting data through contents the observation of lessons with teachers and students from three different groups of 2nd year high school public school Education of the State of Sao Paulo. The results indicate that: it is possible to reconcile learning perspective with the planning of education and how important the work of mathematics teacher for learning to occur. We conclude that not just one good result of education, interaction and participation among students and teachers are the main instruments to be made effective a significant learning in a constructivist perspective |
publishDate |
2009 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2009-12-08 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2010-01-19 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-04-27T16:59:01Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
Barbosa, Américo Augusto. Trajetórias hipotéticas de aprendizagem relacionadas às razões e às funções trigonométricas, visando uma perspectiva construtivista. 2009. 159 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2009. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://tede2.pucsp.br/handle/handle/11434 |
identifier_str_mv |
Barbosa, Américo Augusto. Trajetórias hipotéticas de aprendizagem relacionadas às razões e às funções trigonométricas, visando uma perspectiva construtivista. 2009. 159 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2009. |
url |
https://tede2.pucsp.br/handle/handle/11434 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
PUC-SP |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) instacron:PUC_SP |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
instacron_str |
PUC_SP |
institution |
PUC_SP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/11434/3/Americo%20Augusto%20Barbosa.pdf.txt https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/11434/1/Americo%20Augusto%20Barbosa.pdf https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/11434/2/Americo%20Augusto%20Barbosa.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
638d2c6e4617bb7c16e7bfa254159a98 b1d025c51844683af5341ce09c48231b cc73c4c239a4c332d642ba1e7c7a9fb2 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
repository.mail.fl_str_mv |
bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br |
_version_ |
1793424103148879872 |