Gestão escolar: significações de um grupo de diretores sobre desempenho democrático

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2013
Autor(a) principal: Silva, Vitor Hugo Belavenutti Martins da lattes
Orientador(a): Bock, Ana Mercês Bahia
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Programa de Pós-Graduação: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educação
Departamento: Psicologia
País: BR
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/16113
Resumo: The Democratic Management of Education is an issue that has gained ground in current debates Educational area. The process of change in school organizations sought to adapt to social needs through participatory innovation. This research, based on the Socio-Historical Psychology, aimed to analyze and give visibility to the meanings made by the Directors / Managers on work activity. The theoretical approach was used Bock and Gonçalves (2009), Gonzáles Rey (2003), Camargo (1997), Libâneo (2004), Paro (2000b), among others. The instrument used for data collection and data questionnaire was applied in 11 (eleven) Directors / Managers. The results demonstrate that the activity aims democratic mediations, but during the performance peer does not embody the democratic principles as inseparable from the media interaction
id PUC_SP-1_63f5698882357e02b9c695e83dd19726
oai_identifier_str oai:repositorio.pucsp.br:handle/16113
network_acronym_str PUC_SP-1
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
repository_id_str
spelling Bock, Ana Mercês Bahiahttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4252997J6Silva, Vitor Hugo Belavenutti Martins da2016-04-28T20:56:41Z2013-11-182013-10-24Silva, Vitor Hugo Belavenutti Martins da. School management: meanings of a group of officers on democratic performance. 2013. 107 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2013.https://tede2.pucsp.br/handle/handle/16113The Democratic Management of Education is an issue that has gained ground in current debates Educational area. The process of change in school organizations sought to adapt to social needs through participatory innovation. This research, based on the Socio-Historical Psychology, aimed to analyze and give visibility to the meanings made by the Directors / Managers on work activity. The theoretical approach was used Bock and Gonçalves (2009), Gonzáles Rey (2003), Camargo (1997), Libâneo (2004), Paro (2000b), among others. The instrument used for data collection and data questionnaire was applied in 11 (eleven) Directors / Managers. The results demonstrate that the activity aims democratic mediations, but during the performance peer does not embody the democratic principles as inseparable from the media interactionA Gestão Democrática da Educação é uma temática que tem ganhado espaço nos debates atuais da área Educacional. O processo de mudança nas organizações escolares buscou adequar-se às demandas sociais por meio da inovação participativa. A presente pesquisa, fundamentada na Psicologia Sócio-Histórica, teve como objetivo analisar e dar visibilidade às significações constituídas pelos Diretores/Gestores sobre a atividade de trabalho. Como referencial teórico, utilizouse Bock e Gonçalves (2009), Gonzáles Rey (2003), Camargo (1997), Libâneo (2004), Paro (2000b), entre outros. O instrumento utilizado para a coleta das informações e dados foi o Questionário, aplicado em 11 (onze) Diretores/Gestores. Os resultados demonstram que a atividade almeja mediações democráticas, mas que durante a atuação entre pares não se concretizam os princípios democráticos como suportes indissociáveis da interaçãoConselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológicoapplication/pdfhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/31896/Vitor%20Hugo%20Belavenutti%20Martins%20da%20Silva.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica de São PauloPrograma de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da EducaçãoPUC-SPBRPsicologiaGestão democráticaDireção escolarSubjetividadeSignificaçõesDemocratic managementSchool boardSubjectivityMeaningsCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::PSICOLOGIA EDUCACIONALGestão escolar: significações de um grupo de diretores sobre desempenho democráticoSchool management: meanings of a group of officers on democratic performanceinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPTEXTVitor Hugo Belavenutti Martins da Silva.pdf.txtVitor Hugo Belavenutti Martins da Silva.pdf.txtExtracted texttext/plain210902https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/16113/3/Vitor%20Hugo%20Belavenutti%20Martins%20da%20Silva.pdf.txt26d853a4865d81d64d09ae2b2c323ff9MD53ORIGINALVitor Hugo Belavenutti Martins da Silva.pdfapplication/pdf386986https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/16113/1/Vitor%20Hugo%20Belavenutti%20Martins%20da%20Silva.pdfa12f2e3d01575451a01ec59c481a8b95MD51THUMBNAILVitor Hugo Belavenutti Martins da Silva.pdf.jpgVitor Hugo Belavenutti Martins da Silva.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1943https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/16113/2/Vitor%20Hugo%20Belavenutti%20Martins%20da%20Silva.pdf.jpgcc73c4c239a4c332d642ba1e7c7a9fb2MD52handle/161132022-04-27 14:17:44.113oai:repositorio.pucsp.br:handle/16113Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2022-04-27T17:17:44Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false
dc.title.por.fl_str_mv Gestão escolar: significações de um grupo de diretores sobre desempenho democrático
dc.title.alternative.eng.fl_str_mv School management: meanings of a group of officers on democratic performance
title Gestão escolar: significações de um grupo de diretores sobre desempenho democrático
spellingShingle Gestão escolar: significações de um grupo de diretores sobre desempenho democrático
Silva, Vitor Hugo Belavenutti Martins da
Gestão democrática
Direção escolar
Subjetividade
Significações
Democratic management
School board
Subjectivity
Meanings
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::PSICOLOGIA EDUCACIONAL
title_short Gestão escolar: significações de um grupo de diretores sobre desempenho democrático
title_full Gestão escolar: significações de um grupo de diretores sobre desempenho democrático
title_fullStr Gestão escolar: significações de um grupo de diretores sobre desempenho democrático
title_full_unstemmed Gestão escolar: significações de um grupo de diretores sobre desempenho democrático
title_sort Gestão escolar: significações de um grupo de diretores sobre desempenho democrático
author Silva, Vitor Hugo Belavenutti Martins da
author_facet Silva, Vitor Hugo Belavenutti Martins da
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Bock, Ana Mercês Bahia
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4252997J6
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Vitor Hugo Belavenutti Martins da
contributor_str_mv Bock, Ana Mercês Bahia
dc.subject.por.fl_str_mv Gestão democrática
Direção escolar
Subjetividade
Significações
topic Gestão democrática
Direção escolar
Subjetividade
Significações
Democratic management
School board
Subjectivity
Meanings
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::PSICOLOGIA EDUCACIONAL
dc.subject.eng.fl_str_mv Democratic management
School board
Subjectivity
Meanings
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::PSICOLOGIA EDUCACIONAL
description The Democratic Management of Education is an issue that has gained ground in current debates Educational area. The process of change in school organizations sought to adapt to social needs through participatory innovation. This research, based on the Socio-Historical Psychology, aimed to analyze and give visibility to the meanings made by the Directors / Managers on work activity. The theoretical approach was used Bock and Gonçalves (2009), Gonzáles Rey (2003), Camargo (1997), Libâneo (2004), Paro (2000b), among others. The instrument used for data collection and data questionnaire was applied in 11 (eleven) Directors / Managers. The results demonstrate that the activity aims democratic mediations, but during the performance peer does not embody the democratic principles as inseparable from the media interaction
publishDate 2013
dc.date.available.fl_str_mv 2013-11-18
dc.date.issued.fl_str_mv 2013-10-24
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-04-28T20:56:41Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv Silva, Vitor Hugo Belavenutti Martins da. School management: meanings of a group of officers on democratic performance. 2013. 107 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2013.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://tede2.pucsp.br/handle/handle/16113
identifier_str_mv Silva, Vitor Hugo Belavenutti Martins da. School management: meanings of a group of officers on democratic performance. 2013. 107 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2013.
url https://tede2.pucsp.br/handle/handle/16113
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educação
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-SP
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Psicologia
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron:PUC_SP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron_str PUC_SP
institution PUC_SP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/16113/3/Vitor%20Hugo%20Belavenutti%20Martins%20da%20Silva.pdf.txt
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/16113/1/Vitor%20Hugo%20Belavenutti%20Martins%20da%20Silva.pdf
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/16113/2/Vitor%20Hugo%20Belavenutti%20Martins%20da%20Silva.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 26d853a4865d81d64d09ae2b2c323ff9
a12f2e3d01575451a01ec59c481a8b95
cc73c4c239a4c332d642ba1e7c7a9fb2
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
repository.mail.fl_str_mv bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br
_version_ 1793423980777963520