Gestão escolar: significações de um grupo de diretores sobre desempenho democrático
Ano de defesa: | 2013 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
|
Programa de Pós-Graduação: |
Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educação
|
Departamento: |
Psicologia
|
País: |
BR
|
Palavras-chave em Português: | |
Palavras-chave em Inglês: | |
Área do conhecimento CNPq: | |
Link de acesso: | https://tede2.pucsp.br/handle/handle/16113 |
Resumo: | The Democratic Management of Education is an issue that has gained ground in current debates Educational area. The process of change in school organizations sought to adapt to social needs through participatory innovation. This research, based on the Socio-Historical Psychology, aimed to analyze and give visibility to the meanings made by the Directors / Managers on work activity. The theoretical approach was used Bock and Gonçalves (2009), Gonzáles Rey (2003), Camargo (1997), Libâneo (2004), Paro (2000b), among others. The instrument used for data collection and data questionnaire was applied in 11 (eleven) Directors / Managers. The results demonstrate that the activity aims democratic mediations, but during the performance peer does not embody the democratic principles as inseparable from the media interaction |
id |
PUC_SP-1_63f5698882357e02b9c695e83dd19726 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.pucsp.br:handle/16113 |
network_acronym_str |
PUC_SP-1 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
repository_id_str |
|
spelling |
Bock, Ana Mercês Bahiahttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4252997J6Silva, Vitor Hugo Belavenutti Martins da2016-04-28T20:56:41Z2013-11-182013-10-24Silva, Vitor Hugo Belavenutti Martins da. School management: meanings of a group of officers on democratic performance. 2013. 107 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2013.https://tede2.pucsp.br/handle/handle/16113The Democratic Management of Education is an issue that has gained ground in current debates Educational area. The process of change in school organizations sought to adapt to social needs through participatory innovation. This research, based on the Socio-Historical Psychology, aimed to analyze and give visibility to the meanings made by the Directors / Managers on work activity. The theoretical approach was used Bock and Gonçalves (2009), Gonzáles Rey (2003), Camargo (1997), Libâneo (2004), Paro (2000b), among others. The instrument used for data collection and data questionnaire was applied in 11 (eleven) Directors / Managers. The results demonstrate that the activity aims democratic mediations, but during the performance peer does not embody the democratic principles as inseparable from the media interactionA Gestão Democrática da Educação é uma temática que tem ganhado espaço nos debates atuais da área Educacional. O processo de mudança nas organizações escolares buscou adequar-se às demandas sociais por meio da inovação participativa. A presente pesquisa, fundamentada na Psicologia Sócio-Histórica, teve como objetivo analisar e dar visibilidade às significações constituídas pelos Diretores/Gestores sobre a atividade de trabalho. Como referencial teórico, utilizouse Bock e Gonçalves (2009), Gonzáles Rey (2003), Camargo (1997), Libâneo (2004), Paro (2000b), entre outros. O instrumento utilizado para a coleta das informações e dados foi o Questionário, aplicado em 11 (onze) Diretores/Gestores. Os resultados demonstram que a atividade almeja mediações democráticas, mas que durante a atuação entre pares não se concretizam os princípios democráticos como suportes indissociáveis da interaçãoConselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológicoapplication/pdfhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/31896/Vitor%20Hugo%20Belavenutti%20Martins%20da%20Silva.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica de São PauloPrograma de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da EducaçãoPUC-SPBRPsicologiaGestão democráticaDireção escolarSubjetividadeSignificaçõesDemocratic managementSchool boardSubjectivityMeaningsCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::PSICOLOGIA EDUCACIONALGestão escolar: significações de um grupo de diretores sobre desempenho democráticoSchool management: meanings of a group of officers on democratic performanceinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPTEXTVitor Hugo Belavenutti Martins da Silva.pdf.txtVitor Hugo Belavenutti Martins da Silva.pdf.txtExtracted texttext/plain210902https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/16113/3/Vitor%20Hugo%20Belavenutti%20Martins%20da%20Silva.pdf.txt26d853a4865d81d64d09ae2b2c323ff9MD53ORIGINALVitor Hugo Belavenutti Martins da Silva.pdfapplication/pdf386986https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/16113/1/Vitor%20Hugo%20Belavenutti%20Martins%20da%20Silva.pdfa12f2e3d01575451a01ec59c481a8b95MD51THUMBNAILVitor Hugo Belavenutti Martins da Silva.pdf.jpgVitor Hugo Belavenutti Martins da Silva.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1943https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/16113/2/Vitor%20Hugo%20Belavenutti%20Martins%20da%20Silva.pdf.jpgcc73c4c239a4c332d642ba1e7c7a9fb2MD52handle/161132022-04-27 14:17:44.113oai:repositorio.pucsp.br:handle/16113Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2022-04-27T17:17:44Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
Gestão escolar: significações de um grupo de diretores sobre desempenho democrático |
dc.title.alternative.eng.fl_str_mv |
School management: meanings of a group of officers on democratic performance |
title |
Gestão escolar: significações de um grupo de diretores sobre desempenho democrático |
spellingShingle |
Gestão escolar: significações de um grupo de diretores sobre desempenho democrático Silva, Vitor Hugo Belavenutti Martins da Gestão democrática Direção escolar Subjetividade Significações Democratic management School board Subjectivity Meanings CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::PSICOLOGIA EDUCACIONAL |
title_short |
Gestão escolar: significações de um grupo de diretores sobre desempenho democrático |
title_full |
Gestão escolar: significações de um grupo de diretores sobre desempenho democrático |
title_fullStr |
Gestão escolar: significações de um grupo de diretores sobre desempenho democrático |
title_full_unstemmed |
Gestão escolar: significações de um grupo de diretores sobre desempenho democrático |
title_sort |
Gestão escolar: significações de um grupo de diretores sobre desempenho democrático |
author |
Silva, Vitor Hugo Belavenutti Martins da |
author_facet |
Silva, Vitor Hugo Belavenutti Martins da |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Bock, Ana Mercês Bahia |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4252997J6 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Vitor Hugo Belavenutti Martins da |
contributor_str_mv |
Bock, Ana Mercês Bahia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Gestão democrática Direção escolar Subjetividade Significações |
topic |
Gestão democrática Direção escolar Subjetividade Significações Democratic management School board Subjectivity Meanings CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::PSICOLOGIA EDUCACIONAL |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Democratic management School board Subjectivity Meanings |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::PSICOLOGIA EDUCACIONAL |
description |
The Democratic Management of Education is an issue that has gained ground in current debates Educational area. The process of change in school organizations sought to adapt to social needs through participatory innovation. This research, based on the Socio-Historical Psychology, aimed to analyze and give visibility to the meanings made by the Directors / Managers on work activity. The theoretical approach was used Bock and Gonçalves (2009), Gonzáles Rey (2003), Camargo (1997), Libâneo (2004), Paro (2000b), among others. The instrument used for data collection and data questionnaire was applied in 11 (eleven) Directors / Managers. The results demonstrate that the activity aims democratic mediations, but during the performance peer does not embody the democratic principles as inseparable from the media interaction |
publishDate |
2013 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2013-11-18 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2013-10-24 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-04-28T20:56:41Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
Silva, Vitor Hugo Belavenutti Martins da. School management: meanings of a group of officers on democratic performance. 2013. 107 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2013. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://tede2.pucsp.br/handle/handle/16113 |
identifier_str_mv |
Silva, Vitor Hugo Belavenutti Martins da. School management: meanings of a group of officers on democratic performance. 2013. 107 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2013. |
url |
https://tede2.pucsp.br/handle/handle/16113 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educação |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
PUC-SP |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Psicologia |
publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) instacron:PUC_SP |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
instacron_str |
PUC_SP |
institution |
PUC_SP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/16113/3/Vitor%20Hugo%20Belavenutti%20Martins%20da%20Silva.pdf.txt https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/16113/1/Vitor%20Hugo%20Belavenutti%20Martins%20da%20Silva.pdf https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/16113/2/Vitor%20Hugo%20Belavenutti%20Martins%20da%20Silva.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
26d853a4865d81d64d09ae2b2c323ff9 a12f2e3d01575451a01ec59c481a8b95 cc73c4c239a4c332d642ba1e7c7a9fb2 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
repository.mail.fl_str_mv |
bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br |
_version_ |
1793423980777963520 |