As contribuições da formação em teatro para a construção da identidade de professores: um estudo de caso na rede municipal de educação de Guarulhos
Ano de defesa: | 2008 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
|
Programa de Pós-Graduação: |
Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educação
|
Departamento: |
Psicologia
|
País: |
BR
|
Palavras-chave em Português: | |
Palavras-chave em Inglês: | |
Área do conhecimento CNPq: | |
Link de acesso: | https://tede2.pucsp.br/handle/handle/16366 |
Resumo: | The objective of this research is to understand the contributions of a formation in theater, as an element wich is part of a general program of permanent teacher s formation, to the constitution of the identity of the teacher. Identity is considered as it is proposed on Ciampa s theory, in wich identity is constitued through social relations, and definied as metamorphosis. It was opted to a qualitative theoric-methodologic aproach. The way it was done was a no-directive interview with two teachers, based on their life histories, one of them analysed in this research. It was done an analysis of the life story of a teacher that participates of a formation in theater in Guarulho s Municipal Education. It was concluded that this formation helps the teacher to improve himself in a total way, conecting his body, his way of acting and thinking, and to change his way to be as a teacher/educator and as a human being in his life |
id |
PUC_SP-1_7f12d3f8f304e5a02cf2447ce0221cc7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.pucsp.br:handle/16366 |
network_acronym_str |
PUC_SP-1 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
repository_id_str |
|
spelling |
Antunes, Mitsuko Aparecida MakinoCosta, José Márcio da Silva2016-04-28T20:57:24Z2008-06-102008-05-14Costa, José Márcio da Silva. As contribuições da formação em teatro para a construção da identidade de professores: um estudo de caso na rede municipal de educação de Guarulhos. 2008. 90 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2008.https://tede2.pucsp.br/handle/handle/16366The objective of this research is to understand the contributions of a formation in theater, as an element wich is part of a general program of permanent teacher s formation, to the constitution of the identity of the teacher. Identity is considered as it is proposed on Ciampa s theory, in wich identity is constitued through social relations, and definied as metamorphosis. It was opted to a qualitative theoric-methodologic aproach. The way it was done was a no-directive interview with two teachers, based on their life histories, one of them analysed in this research. It was done an analysis of the life story of a teacher that participates of a formation in theater in Guarulho s Municipal Education. It was concluded that this formation helps the teacher to improve himself in a total way, conecting his body, his way of acting and thinking, and to change his way to be as a teacher/educator and as a human being in his lifeO objetivo desta pesquisa é compreender as contribuições da formação em teatro, como elemento que faz parte de um programa geral de formação permanente de professores, para a construção da identidade do professor. A identidade é tratada a partir da teoria proposta por Ciampa, na qual a identidade é construída nas relações sociais e definida como metamorfose. Para tal, optou-se por uma abordagem teórico-metodológica qualitativa. O procedimento adotado foi a entrevista não-diretiva com duas professoras, uma delas aqui analisada, com base na narrativa da história de vida. Foi feita a análise da história de vida de uma professora que participa da formação em teatro na Rede Municipal de Educação de Guarulhos. Percebeu-se que essa formação possibilita ao professor desenvolver-se de forma integral, entrando em contato com aspectos ligados a seu corpo, sua forma de agir e de pensar. Ao ter a oportunidade de atuar em teatro, o professor produz transformações em seu modo de ser professor/educador e em sua vida como um todoConselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológicoapplication/pdfhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/32603/Jose%20Marcio%20da%20Silva%20Costa.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica de São PauloPrograma de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da EducaçãoPUC-SPBRPsicologiaIdentidadeMetamorfoseArte-educaçãoFormação de professoresProfessores -- Formacao profissionalTeatroTeatro na educacaoIdentityMetamorphosisArt-educationTheaterTeacher s formationCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::PSICOLOGIA EDUCACIONALAs contribuições da formação em teatro para a construção da identidade de professores: um estudo de caso na rede municipal de educação de Guarulhosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPTEXTJose Marcio da Silva Costa.pdf.txtJose Marcio da Silva Costa.pdf.txtExtracted texttext/plain155462https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/16366/3/Jose%20Marcio%20da%20Silva%20Costa.pdf.txt1d7db512c780eb1a66ef98b6bde6a550MD53ORIGINALJose Marcio da Silva Costa.pdfapplication/pdf365598https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/16366/1/Jose%20Marcio%20da%20Silva%20Costa.pdff394f85d815cac0f078f0a784870b5e7MD51THUMBNAILJose Marcio da Silva Costa.pdf.jpgJose Marcio da Silva Costa.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1943https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/16366/2/Jose%20Marcio%20da%20Silva%20Costa.pdf.jpgcc73c4c239a4c332d642ba1e7c7a9fb2MD52handle/163662022-04-27 16:04:48.116oai:repositorio.pucsp.br:handle/16366Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2022-04-27T19:04:48Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
As contribuições da formação em teatro para a construção da identidade de professores: um estudo de caso na rede municipal de educação de Guarulhos |
title |
As contribuições da formação em teatro para a construção da identidade de professores: um estudo de caso na rede municipal de educação de Guarulhos |
spellingShingle |
As contribuições da formação em teatro para a construção da identidade de professores: um estudo de caso na rede municipal de educação de Guarulhos Costa, José Márcio da Silva Identidade Metamorfose Arte-educação Formação de professores Professores -- Formacao profissional Teatro Teatro na educacao Identity Metamorphosis Art-education Theater Teacher s formation CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::PSICOLOGIA EDUCACIONAL |
title_short |
As contribuições da formação em teatro para a construção da identidade de professores: um estudo de caso na rede municipal de educação de Guarulhos |
title_full |
As contribuições da formação em teatro para a construção da identidade de professores: um estudo de caso na rede municipal de educação de Guarulhos |
title_fullStr |
As contribuições da formação em teatro para a construção da identidade de professores: um estudo de caso na rede municipal de educação de Guarulhos |
title_full_unstemmed |
As contribuições da formação em teatro para a construção da identidade de professores: um estudo de caso na rede municipal de educação de Guarulhos |
title_sort |
As contribuições da formação em teatro para a construção da identidade de professores: um estudo de caso na rede municipal de educação de Guarulhos |
author |
Costa, José Márcio da Silva |
author_facet |
Costa, José Márcio da Silva |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Antunes, Mitsuko Aparecida Makino |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Costa, José Márcio da Silva |
contributor_str_mv |
Antunes, Mitsuko Aparecida Makino |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Identidade Metamorfose Arte-educação Formação de professores Professores -- Formacao profissional Teatro Teatro na educacao |
topic |
Identidade Metamorfose Arte-educação Formação de professores Professores -- Formacao profissional Teatro Teatro na educacao Identity Metamorphosis Art-education Theater Teacher s formation CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::PSICOLOGIA EDUCACIONAL |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Identity Metamorphosis Art-education Theater Teacher s formation |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::PSICOLOGIA EDUCACIONAL |
description |
The objective of this research is to understand the contributions of a formation in theater, as an element wich is part of a general program of permanent teacher s formation, to the constitution of the identity of the teacher. Identity is considered as it is proposed on Ciampa s theory, in wich identity is constitued through social relations, and definied as metamorphosis. It was opted to a qualitative theoric-methodologic aproach. The way it was done was a no-directive interview with two teachers, based on their life histories, one of them analysed in this research. It was done an analysis of the life story of a teacher that participates of a formation in theater in Guarulho s Municipal Education. It was concluded that this formation helps the teacher to improve himself in a total way, conecting his body, his way of acting and thinking, and to change his way to be as a teacher/educator and as a human being in his life |
publishDate |
2008 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2008-06-10 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2008-05-14 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-04-28T20:57:24Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
Costa, José Márcio da Silva. As contribuições da formação em teatro para a construção da identidade de professores: um estudo de caso na rede municipal de educação de Guarulhos. 2008. 90 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2008. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://tede2.pucsp.br/handle/handle/16366 |
identifier_str_mv |
Costa, José Márcio da Silva. As contribuições da formação em teatro para a construção da identidade de professores: um estudo de caso na rede municipal de educação de Guarulhos. 2008. 90 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2008. |
url |
https://tede2.pucsp.br/handle/handle/16366 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educação |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
PUC-SP |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Psicologia |
publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) instacron:PUC_SP |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
instacron_str |
PUC_SP |
institution |
PUC_SP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/16366/3/Jose%20Marcio%20da%20Silva%20Costa.pdf.txt https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/16366/1/Jose%20Marcio%20da%20Silva%20Costa.pdf https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/16366/2/Jose%20Marcio%20da%20Silva%20Costa.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
1d7db512c780eb1a66ef98b6bde6a550 f394f85d815cac0f078f0a784870b5e7 cc73c4c239a4c332d642ba1e7c7a9fb2 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
repository.mail.fl_str_mv |
bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br |
_version_ |
1793424098506833920 |