As contribuições da formação em teatro para a construção da identidade de professores: um estudo de caso na rede municipal de educação de Guarulhos

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2008
Autor(a) principal: Costa, José Márcio da Silva
Orientador(a): Antunes, Mitsuko Aparecida Makino
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Programa de Pós-Graduação: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educação
Departamento: Psicologia
País: BR
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/16366
Resumo: The objective of this research is to understand the contributions of a formation in theater, as an element wich is part of a general program of permanent teacher s formation, to the constitution of the identity of the teacher. Identity is considered as it is proposed on Ciampa s theory, in wich identity is constitued through social relations, and definied as metamorphosis. It was opted to a qualitative theoric-methodologic aproach. The way it was done was a no-directive interview with two teachers, based on their life histories, one of them analysed in this research. It was done an analysis of the life story of a teacher that participates of a formation in theater in Guarulho s Municipal Education. It was concluded that this formation helps the teacher to improve himself in a total way, conecting his body, his way of acting and thinking, and to change his way to be as a teacher/educator and as a human being in his life
id PUC_SP-1_7f12d3f8f304e5a02cf2447ce0221cc7
oai_identifier_str oai:repositorio.pucsp.br:handle/16366
network_acronym_str PUC_SP-1
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
repository_id_str
spelling Antunes, Mitsuko Aparecida MakinoCosta, José Márcio da Silva2016-04-28T20:57:24Z2008-06-102008-05-14Costa, José Márcio da Silva. As contribuições da formação em teatro para a construção da identidade de professores: um estudo de caso na rede municipal de educação de Guarulhos. 2008. 90 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2008.https://tede2.pucsp.br/handle/handle/16366The objective of this research is to understand the contributions of a formation in theater, as an element wich is part of a general program of permanent teacher s formation, to the constitution of the identity of the teacher. Identity is considered as it is proposed on Ciampa s theory, in wich identity is constitued through social relations, and definied as metamorphosis. It was opted to a qualitative theoric-methodologic aproach. The way it was done was a no-directive interview with two teachers, based on their life histories, one of them analysed in this research. It was done an analysis of the life story of a teacher that participates of a formation in theater in Guarulho s Municipal Education. It was concluded that this formation helps the teacher to improve himself in a total way, conecting his body, his way of acting and thinking, and to change his way to be as a teacher/educator and as a human being in his lifeO objetivo desta pesquisa é compreender as contribuições da formação em teatro, como elemento que faz parte de um programa geral de formação permanente de professores, para a construção da identidade do professor. A identidade é tratada a partir da teoria proposta por Ciampa, na qual a identidade é construída nas relações sociais e definida como metamorfose. Para tal, optou-se por uma abordagem teórico-metodológica qualitativa. O procedimento adotado foi a entrevista não-diretiva com duas professoras, uma delas aqui analisada, com base na narrativa da história de vida. Foi feita a análise da história de vida de uma professora que participa da formação em teatro na Rede Municipal de Educação de Guarulhos. Percebeu-se que essa formação possibilita ao professor desenvolver-se de forma integral, entrando em contato com aspectos ligados a seu corpo, sua forma de agir e de pensar. Ao ter a oportunidade de atuar em teatro, o professor produz transformações em seu modo de ser professor/educador e em sua vida como um todoConselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológicoapplication/pdfhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/32603/Jose%20Marcio%20da%20Silva%20Costa.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica de São PauloPrograma de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da EducaçãoPUC-SPBRPsicologiaIdentidadeMetamorfoseArte-educaçãoFormação de professoresProfessores -- Formacao profissionalTeatroTeatro na educacaoIdentityMetamorphosisArt-educationTheaterTeacher s formationCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::PSICOLOGIA EDUCACIONALAs contribuições da formação em teatro para a construção da identidade de professores: um estudo de caso na rede municipal de educação de Guarulhosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPTEXTJose Marcio da Silva Costa.pdf.txtJose Marcio da Silva Costa.pdf.txtExtracted texttext/plain155462https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/16366/3/Jose%20Marcio%20da%20Silva%20Costa.pdf.txt1d7db512c780eb1a66ef98b6bde6a550MD53ORIGINALJose Marcio da Silva Costa.pdfapplication/pdf365598https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/16366/1/Jose%20Marcio%20da%20Silva%20Costa.pdff394f85d815cac0f078f0a784870b5e7MD51THUMBNAILJose Marcio da Silva Costa.pdf.jpgJose Marcio da Silva Costa.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1943https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/16366/2/Jose%20Marcio%20da%20Silva%20Costa.pdf.jpgcc73c4c239a4c332d642ba1e7c7a9fb2MD52handle/163662022-04-27 16:04:48.116oai:repositorio.pucsp.br:handle/16366Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2022-04-27T19:04:48Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false
dc.title.por.fl_str_mv As contribuições da formação em teatro para a construção da identidade de professores: um estudo de caso na rede municipal de educação de Guarulhos
title As contribuições da formação em teatro para a construção da identidade de professores: um estudo de caso na rede municipal de educação de Guarulhos
spellingShingle As contribuições da formação em teatro para a construção da identidade de professores: um estudo de caso na rede municipal de educação de Guarulhos
Costa, José Márcio da Silva
Identidade
Metamorfose
Arte-educação
Formação de professores
Professores -- Formacao profissional
Teatro
Teatro na educacao
Identity
Metamorphosis
Art-education
Theater
Teacher s formation
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::PSICOLOGIA EDUCACIONAL
title_short As contribuições da formação em teatro para a construção da identidade de professores: um estudo de caso na rede municipal de educação de Guarulhos
title_full As contribuições da formação em teatro para a construção da identidade de professores: um estudo de caso na rede municipal de educação de Guarulhos
title_fullStr As contribuições da formação em teatro para a construção da identidade de professores: um estudo de caso na rede municipal de educação de Guarulhos
title_full_unstemmed As contribuições da formação em teatro para a construção da identidade de professores: um estudo de caso na rede municipal de educação de Guarulhos
title_sort As contribuições da formação em teatro para a construção da identidade de professores: um estudo de caso na rede municipal de educação de Guarulhos
author Costa, José Márcio da Silva
author_facet Costa, José Márcio da Silva
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Antunes, Mitsuko Aparecida Makino
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, José Márcio da Silva
contributor_str_mv Antunes, Mitsuko Aparecida Makino
dc.subject.por.fl_str_mv Identidade
Metamorfose
Arte-educação
Formação de professores
Professores -- Formacao profissional
Teatro
Teatro na educacao
topic Identidade
Metamorfose
Arte-educação
Formação de professores
Professores -- Formacao profissional
Teatro
Teatro na educacao
Identity
Metamorphosis
Art-education
Theater
Teacher s formation
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::PSICOLOGIA EDUCACIONAL
dc.subject.eng.fl_str_mv Identity
Metamorphosis
Art-education
Theater
Teacher s formation
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::PSICOLOGIA EDUCACIONAL
description The objective of this research is to understand the contributions of a formation in theater, as an element wich is part of a general program of permanent teacher s formation, to the constitution of the identity of the teacher. Identity is considered as it is proposed on Ciampa s theory, in wich identity is constitued through social relations, and definied as metamorphosis. It was opted to a qualitative theoric-methodologic aproach. The way it was done was a no-directive interview with two teachers, based on their life histories, one of them analysed in this research. It was done an analysis of the life story of a teacher that participates of a formation in theater in Guarulho s Municipal Education. It was concluded that this formation helps the teacher to improve himself in a total way, conecting his body, his way of acting and thinking, and to change his way to be as a teacher/educator and as a human being in his life
publishDate 2008
dc.date.available.fl_str_mv 2008-06-10
dc.date.issued.fl_str_mv 2008-05-14
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-04-28T20:57:24Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv Costa, José Márcio da Silva. As contribuições da formação em teatro para a construção da identidade de professores: um estudo de caso na rede municipal de educação de Guarulhos. 2008. 90 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2008.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://tede2.pucsp.br/handle/handle/16366
identifier_str_mv Costa, José Márcio da Silva. As contribuições da formação em teatro para a construção da identidade de professores: um estudo de caso na rede municipal de educação de Guarulhos. 2008. 90 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2008.
url https://tede2.pucsp.br/handle/handle/16366
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educação
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-SP
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Psicologia
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron:PUC_SP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron_str PUC_SP
institution PUC_SP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/16366/3/Jose%20Marcio%20da%20Silva%20Costa.pdf.txt
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/16366/1/Jose%20Marcio%20da%20Silva%20Costa.pdf
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/16366/2/Jose%20Marcio%20da%20Silva%20Costa.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 1d7db512c780eb1a66ef98b6bde6a550
f394f85d815cac0f078f0a784870b5e7
cc73c4c239a4c332d642ba1e7c7a9fb2
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
repository.mail.fl_str_mv bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br
_version_ 1793424098506833920