Inovação curricular em curso de Pós-Graduação Lato Sensu em gestão de negócios

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2014
Autor(a) principal: Jacomette, Estela A. B. lattes
Orientador(a): Masetto, Marcos Tarciso
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Programa de Pós-Graduação: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo
Departamento: Educação
País: BR
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/9821
Resumo: With the advent of globalization, the development of different technologies, the increase of competitiveness and the quest for leadership by the organizations, came to sight significant changes too in the type, quality, quantity, and nature of the job of people who are inserted in them. This phenomenon demands a performance more globalized from the organizations, new competences from their professionals and the management of labor in a way more flexible. This scenery has generated significant impact on institutions of higher education, especially in the lato sensu programs considered vocational This research aims to develop an innovative curriculum in a shared way with teachers, board of directors of teaching institution, coordinator, technical adviser, students and market executives in a lato sensu post-graduation course in business management, having the sustainability in its cross-sectional, aiming at to execute the demands of this new society. From the principles of action research used a qualitative approach, the study makes a theoretical-reflective survey of the different actors of the innovative curriculum: macroeconomic context, professional skills demanded to professional management, lato sensu post-graduation courses, integrated curriculum and teacher´s training. After research undertaken about the subjects inquired, the research shows elements to respond to the problems proposed. We conclude that s possible to develop an innovative curriculum, in a shared way, since it´s founded on a solid pedagogical approach and the training of teachers staff is adequate to the proposed model
id PUC_SP-1_83a7275804af6e3f4d3b9f04988f04df
oai_identifier_str oai:repositorio.pucsp.br:handle/9821
network_acronym_str PUC_SP-1
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
repository_id_str
spelling Masetto, Marcos Tarcisohttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4419044T1Jacomette, Estela A. B.2016-04-27T14:31:30Z2015-01-222014-12-12Jacomette, Estela A. B.. Inovação curricular em curso de Pós-Graduação Lato Sensu em gestão de negócios. 2014. 216 f. Tese (Doutorado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2014.https://tede2.pucsp.br/handle/handle/9821With the advent of globalization, the development of different technologies, the increase of competitiveness and the quest for leadership by the organizations, came to sight significant changes too in the type, quality, quantity, and nature of the job of people who are inserted in them. This phenomenon demands a performance more globalized from the organizations, new competences from their professionals and the management of labor in a way more flexible. This scenery has generated significant impact on institutions of higher education, especially in the lato sensu programs considered vocational This research aims to develop an innovative curriculum in a shared way with teachers, board of directors of teaching institution, coordinator, technical adviser, students and market executives in a lato sensu post-graduation course in business management, having the sustainability in its cross-sectional, aiming at to execute the demands of this new society. From the principles of action research used a qualitative approach, the study makes a theoretical-reflective survey of the different actors of the innovative curriculum: macroeconomic context, professional skills demanded to professional management, lato sensu post-graduation courses, integrated curriculum and teacher´s training. After research undertaken about the subjects inquired, the research shows elements to respond to the problems proposed. We conclude that s possible to develop an innovative curriculum, in a shared way, since it´s founded on a solid pedagogical approach and the training of teachers staff is adequate to the proposed modelCom o advento da globalização, a evolução das diferentes tecnologias, o aumento da competitividade e a busca da liderança pelas organizações, surgem também mudanças significativas no tipo, qualidade, quantidade, e natureza do trabalho das pessoas que nelas estão inseridas. Tal fenômeno demanda uma atuação mais globalizada das organizações, novas competências de seus profissionais e o gerenciamento da mão de obra de forma mais flexível. Esse cenário tem gerado impacto significativo nas instituições de ensino superior, principalmente nos programas de lato sensu considerados profissionalizantes. Esta pesquisa tem o objetivo de desenvolver um currículo inovador de forma compartilhada com professores, diretoria da instituição de ensino, coordenadora, orientadora técnica, alunos e executivos de mercado em um programa de pós-graduação lato sensu em gestão de negócios, tendo a sustentabilidade em sua transversal, visando atender as demandas dessa nova sociedade. A partir dos princípios da pesquisa-ação aplicados a uma abordagem qualitativa, o estudo faz um levantamento teórico-reflexivo dos diferentes participantes do currículo inovador: contexto macroeconômico, competências profissionais demandadas aos profissionais da gestão, pós-graduação lato sensu, currículo integrado e formação de professores. Após a investigação desenvolvida acerca dos objetos inquiridos, a pesquisa apresenta elementos para responder aos problemas propostos. Concluímos que é possível desenvolver um currículo inovador, de forma compartilhada, desde que ele esteja fundamentado numa proposta pedagógica sólida e que a formação do corpo docente esteja adequada ao modelo propostoapplication/pdfhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/22866/Estela%20A%20B%20Jacomette.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica de São PauloPrograma de Estudos Pós-Graduados em Educação: CurrículoPUC-SPBREducaçãoInovação curricularEnsino superiorPós-graduação lato sensuGestão de negóciosFormação docenteCurricular innovationHigher educationPost-graduate studentsBusiness managementTeacher educationCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULOInovação curricular em curso de Pós-Graduação Lato Sensu em gestão de negóciosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPTEXTEstela A B Jacomette.pdf.txtEstela A B Jacomette.pdf.txtExtracted texttext/plain382851https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/9821/3/Estela%20A%20B%20Jacomette.pdf.txtf7244055a413b3f224dc6963c252497eMD53ORIGINALEstela A B Jacomette.pdfapplication/pdf3322493https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/9821/1/Estela%20A%20B%20Jacomette.pdf34236e3ed596da07362393bc7f764286MD51THUMBNAILEstela A B Jacomette.pdf.jpgEstela A B Jacomette.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1943https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/9821/2/Estela%20A%20B%20Jacomette.pdf.jpgcc73c4c239a4c332d642ba1e7c7a9fb2MD52handle/98212022-04-27 09:14:03.665oai:repositorio.pucsp.br:handle/9821Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2022-04-27T12:14:03Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false
dc.title.por.fl_str_mv Inovação curricular em curso de Pós-Graduação Lato Sensu em gestão de negócios
title Inovação curricular em curso de Pós-Graduação Lato Sensu em gestão de negócios
spellingShingle Inovação curricular em curso de Pós-Graduação Lato Sensu em gestão de negócios
Jacomette, Estela A. B.
Inovação curricular
Ensino superior
Pós-graduação lato sensu
Gestão de negócios
Formação docente
Curricular innovation
Higher education
Post-graduate students
Business management
Teacher education
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO
title_short Inovação curricular em curso de Pós-Graduação Lato Sensu em gestão de negócios
title_full Inovação curricular em curso de Pós-Graduação Lato Sensu em gestão de negócios
title_fullStr Inovação curricular em curso de Pós-Graduação Lato Sensu em gestão de negócios
title_full_unstemmed Inovação curricular em curso de Pós-Graduação Lato Sensu em gestão de negócios
title_sort Inovação curricular em curso de Pós-Graduação Lato Sensu em gestão de negócios
author Jacomette, Estela A. B.
author_facet Jacomette, Estela A. B.
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Masetto, Marcos Tarciso
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4419044T1
dc.contributor.author.fl_str_mv Jacomette, Estela A. B.
contributor_str_mv Masetto, Marcos Tarciso
dc.subject.por.fl_str_mv Inovação curricular
Ensino superior
Pós-graduação lato sensu
Gestão de negócios
Formação docente
topic Inovação curricular
Ensino superior
Pós-graduação lato sensu
Gestão de negócios
Formação docente
Curricular innovation
Higher education
Post-graduate students
Business management
Teacher education
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO
dc.subject.eng.fl_str_mv Curricular innovation
Higher education
Post-graduate students
Business management
Teacher education
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO
description With the advent of globalization, the development of different technologies, the increase of competitiveness and the quest for leadership by the organizations, came to sight significant changes too in the type, quality, quantity, and nature of the job of people who are inserted in them. This phenomenon demands a performance more globalized from the organizations, new competences from their professionals and the management of labor in a way more flexible. This scenery has generated significant impact on institutions of higher education, especially in the lato sensu programs considered vocational This research aims to develop an innovative curriculum in a shared way with teachers, board of directors of teaching institution, coordinator, technical adviser, students and market executives in a lato sensu post-graduation course in business management, having the sustainability in its cross-sectional, aiming at to execute the demands of this new society. From the principles of action research used a qualitative approach, the study makes a theoretical-reflective survey of the different actors of the innovative curriculum: macroeconomic context, professional skills demanded to professional management, lato sensu post-graduation courses, integrated curriculum and teacher´s training. After research undertaken about the subjects inquired, the research shows elements to respond to the problems proposed. We conclude that s possible to develop an innovative curriculum, in a shared way, since it´s founded on a solid pedagogical approach and the training of teachers staff is adequate to the proposed model
publishDate 2014
dc.date.issued.fl_str_mv 2014-12-12
dc.date.available.fl_str_mv 2015-01-22
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-04-27T14:31:30Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv Jacomette, Estela A. B.. Inovação curricular em curso de Pós-Graduação Lato Sensu em gestão de negócios. 2014. 216 f. Tese (Doutorado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2014.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://tede2.pucsp.br/handle/handle/9821
identifier_str_mv Jacomette, Estela A. B.. Inovação curricular em curso de Pós-Graduação Lato Sensu em gestão de negócios. 2014. 216 f. Tese (Doutorado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2014.
url https://tede2.pucsp.br/handle/handle/9821
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-SP
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Educação
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron:PUC_SP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron_str PUC_SP
institution PUC_SP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/9821/3/Estela%20A%20B%20Jacomette.pdf.txt
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/9821/1/Estela%20A%20B%20Jacomette.pdf
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/9821/2/Estela%20A%20B%20Jacomette.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv f7244055a413b3f224dc6963c252497e
34236e3ed596da07362393bc7f764286
cc73c4c239a4c332d642ba1e7c7a9fb2
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
repository.mail.fl_str_mv bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br
_version_ 1793424084925677568