Revisando as funções do 1° grau e do 2° grau com a interatividade de um hiperdocumento

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2005
Autor(a) principal: Santos, Antonio dos
Orientador(a): Bongiovanni, Vincenzo
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Programa de Pós-Graduação: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática
Departamento: Educação
País: BR
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/11488
Resumo: This work established a proposal in order to review and recuperate students of high school who are studying functions of the first and second degree, exploring problems situations. This bid is based on using a C.D. Mode by a software which presents activities used though problems situations, also unite specific the problems situations, also unite specific helps on the activities, theory about many contents of the functions, with film classes about theories and graphs. To fullfil this bid as first, some teachers of many levels of teaching cooperated answering questions about the use of a math software to assistant the comprehension of the function s teaching. Finally, the students of a technical state school in Sao Paulo. Become the mainly people, who contributed who contributed for the conclusion of this job. The result of the research shows how meaningful is the use of the software by the students, contributing like a function study incentive and review, one of the most important contents and difficult to be leaned and taught in the math study.
id PUC_SP-1_90b1341bd828fbb61c4c80cc42a37d2e
oai_identifier_str oai:repositorio.pucsp.br:handle/11488
network_acronym_str PUC_SP-1
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
repository_id_str
spelling Bongiovanni, VincenzoSantos, Antonio dos2016-04-27T17:12:57Z2016-08-25T17:25:40Z2006-10-312005-11-22Santos, Antonio dos. Revisando as funções do 1° grau e do 2° grau com a interatividade de um hiperdocumento. 2005. 117 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2005.https://tede2.pucsp.br/handle/handle/11488This work established a proposal in order to review and recuperate students of high school who are studying functions of the first and second degree, exploring problems situations. This bid is based on using a C.D. Mode by a software which presents activities used though problems situations, also unite specific the problems situations, also unite specific helps on the activities, theory about many contents of the functions, with film classes about theories and graphs. To fullfil this bid as first, some teachers of many levels of teaching cooperated answering questions about the use of a math software to assistant the comprehension of the function s teaching. Finally, the students of a technical state school in Sao Paulo. Become the mainly people, who contributed who contributed for the conclusion of this job. The result of the research shows how meaningful is the use of the software by the students, contributing like a function study incentive and review, one of the most important contents and difficult to be leaned and taught in the math study.Este trabalho constituiu-se em uma proposta para a revisão e recuperação dos alunos do Ensino Médio dentro do estudo das funções do 1º grau e do 2º grau, explorando-se as situações-problema. Esta proposta é baseada no uso de um CD constituído de um software que, além de apresentar atividades exploradas por meio de situações-problema, engloba ajudas específicas nas atividades, teorias sobre diversos conteúdos envolvidos nas funções e aulas-filme sobre as funções e gráficos. Para a realização inicial dessa proposta, alguns professores dos diversos níveis de ensino contribuíram respondendo a questões que versavam sobre o uso de um software de matemática para auxiliar no entendimento do ensino das funções. Ao final, foi a vez dos alunos de uma escola técnica estadual de São Paulo serem os principais figurantes, ao participarem da aplicação do software, contribuindo para as conclusões e fechamento do trabalho. Os resultados da pesquisa mostram como foi significativo o uso do software pelos alunos, contribuindo como estímulo dentro do estudo e revisão das funções, um dos conteúdos mais importantes e difíceis de ser ensinado e aprendido no ensino da matemática.application/pdfhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/24121/trabalho%20em%20pdf.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica de São PauloPrograma de Estudos Pós-Graduados em Educação MatemáticaPUC-SPBREducaçãofunção do 1º graufunção do 2º grausoftwareteoriagráficosEducacao matematicaMatematica -- Estudo e ensinoFuncoesfirst degree functionsecond degree functionsoftwaretheorygraphCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICARevisando as funções do 1° grau e do 2° grau com a interatividade de um hiperdocumentoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPTEXTtrabalho em pdf.pdf.txttrabalho em pdf.pdf.txtExtracted texttext/plain178556https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/11488/3/trabalho%20em%20pdf.pdf.txt687608d6f4857e375334b2959f91286fMD53THUMBNAILtrabalho em pdf.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1943https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/11488/1/trabalho%20em%20pdf.pdf.jpgcc73c4c239a4c332d642ba1e7c7a9fb2MD51ORIGINALtrabalho em pdf.pdfapplication/pdf4762239https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/11488/2/trabalho%20em%20pdf.pdfd8e5032dcbae4b9836eae0a44a7a0b5cMD52handle/114882022-04-28 14:45:07.783oai:repositorio.pucsp.br:handle/11488Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2022-04-28T17:45:07Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false
dc.title.por.fl_str_mv Revisando as funções do 1° grau e do 2° grau com a interatividade de um hiperdocumento
title Revisando as funções do 1° grau e do 2° grau com a interatividade de um hiperdocumento
spellingShingle Revisando as funções do 1° grau e do 2° grau com a interatividade de um hiperdocumento
Santos, Antonio dos
função do 1º grau
função do 2º grau
software
teoria
gráficos
Educacao matematica
Matematica -- Estudo e ensino
Funcoes
first degree function
second degree function
software
theory
graph
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
title_short Revisando as funções do 1° grau e do 2° grau com a interatividade de um hiperdocumento
title_full Revisando as funções do 1° grau e do 2° grau com a interatividade de um hiperdocumento
title_fullStr Revisando as funções do 1° grau e do 2° grau com a interatividade de um hiperdocumento
title_full_unstemmed Revisando as funções do 1° grau e do 2° grau com a interatividade de um hiperdocumento
title_sort Revisando as funções do 1° grau e do 2° grau com a interatividade de um hiperdocumento
author Santos, Antonio dos
author_facet Santos, Antonio dos
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Bongiovanni, Vincenzo
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Antonio dos
contributor_str_mv Bongiovanni, Vincenzo
dc.subject.por.fl_str_mv função do 1º grau
função do 2º grau
software
teoria
gráficos
Educacao matematica
Matematica -- Estudo e ensino
Funcoes
topic função do 1º grau
função do 2º grau
software
teoria
gráficos
Educacao matematica
Matematica -- Estudo e ensino
Funcoes
first degree function
second degree function
software
theory
graph
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
dc.subject.eng.fl_str_mv first degree function
second degree function
software
theory
graph
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
description This work established a proposal in order to review and recuperate students of high school who are studying functions of the first and second degree, exploring problems situations. This bid is based on using a C.D. Mode by a software which presents activities used though problems situations, also unite specific the problems situations, also unite specific helps on the activities, theory about many contents of the functions, with film classes about theories and graphs. To fullfil this bid as first, some teachers of many levels of teaching cooperated answering questions about the use of a math software to assistant the comprehension of the function s teaching. Finally, the students of a technical state school in Sao Paulo. Become the mainly people, who contributed who contributed for the conclusion of this job. The result of the research shows how meaningful is the use of the software by the students, contributing like a function study incentive and review, one of the most important contents and difficult to be leaned and taught in the math study.
publishDate 2005
dc.date.issued.fl_str_mv 2005-11-22
dc.date.available.fl_str_mv 2006-10-31
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-04-27T17:12:57Z
2016-08-25T17:25:40Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv Santos, Antonio dos. Revisando as funções do 1° grau e do 2° grau com a interatividade de um hiperdocumento. 2005. 117 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2005.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://tede2.pucsp.br/handle/handle/11488
identifier_str_mv Santos, Antonio dos. Revisando as funções do 1° grau e do 2° grau com a interatividade de um hiperdocumento. 2005. 117 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2005.
url https://tede2.pucsp.br/handle/handle/11488
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-SP
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Educação
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron:PUC_SP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron_str PUC_SP
institution PUC_SP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/11488/3/trabalho%20em%20pdf.pdf.txt
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/11488/1/trabalho%20em%20pdf.pdf.jpg
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/11488/2/trabalho%20em%20pdf.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 687608d6f4857e375334b2959f91286f
cc73c4c239a4c332d642ba1e7c7a9fb2
d8e5032dcbae4b9836eae0a44a7a0b5c
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
repository.mail.fl_str_mv bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br
_version_ 1793423938073657344