Uma introdução ao estudo das derivadas no ensino médio

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2016
Autor(a) principal: Silva, Eliseu do Nascimento lattes
Orientador(a): Martinez, Maurício Zuluaga lattes
Banca de defesa: Araújo, Fabiane Regina da Cunha Dantas lattes, Brandão, Maria Cristiane Magalhães lattes
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal Rural do Semi-Árido
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pós-Graduação em Matemática - PROFMAT
Departamento: Centro de Ciências Exatas e Naturais - CCEN
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/6981
Resumo: Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, que analisa, através de uma revisão de literatura, os resultados relativos à introdução, no Ensino Médio, das noções de limites e derivadas, aplicadas ao estudo das funções do 1º e 2º grau, cinemática, estudo dos sólidos geométricos e geometria analítica, objetivando a compreensão desses conteúdos com a finalidade de preparar os futuros alunos para a disciplina de Cálculo Diferencial e Integral no ensino superior. O objetivo geral da pesquisa foi identificar a importância das aplicações da derivada no ensino médio. Os objetivos específicos delineados foram: abordar em linguagem matemática o significado de Derivada; demonstrar as regras da Derivação e, enfatizar a utilidade da derivada como uma taxa de variação. Apresenta uma sequencia de passos para introduzir as ideias intuitivas de limite e derivadas concomitantes com os conteúdos acima citados. Os teóricos utilizados para dar embasamento à pesquisa foram: Geraldo Ávila, Louis Leithold, George F. Simmons, James Stewart, dentre outros. Como resultado, constatou-se que pode-se introduzir as noções básicas de limite e derivadas no Ensino Médio, em vários conteúdos matemáticos, com o objetivo de reduzir a evasão e reprovação, na disciplina de Cálculo Diferencial e Integral, recorrente em vários cursos de nível superior. Salienta-se que há necessidade de realização de mais pesquisas com esta temática, a fim de destacar a importância da introdução das noções do Cálculo Diferencial no Ensino Médio. Conclama-se alunos e professores, amantes da matemática, que aprofundem e apresentem para os que estão ingressando no mundo escolar a amplidão das aplicações da derivada e da matemática, para que possam despertar o interesse dos discentes pelo aprendizado de Limites e Derivadas
id UFER_c2f2e7ed0c6beafa9d98b77c39fdb75c
oai_identifier_str oai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/6981
network_acronym_str UFER
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFERSA
repository_id_str
spelling Martinez, Maurício Zuluagahttp://lattes.cnpq.br/0141774583537876Araújo, Fabiane Regina da Cunha Dantashttp://lattes.cnpq.br/2810602424397426Brandão, Maria Cristiane Magalhãeshttp://lattes.cnpq.br/0322514545015874http://lattes.cnpq.br/0487444387967979Silva, Eliseu do Nascimento2022-05-04T20:03:55Z2016-08-132022-05-04T20:03:55Z2016-06-20Silva (2016) (SILVA, 2016)http://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/6981Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, que analisa, através de uma revisão de literatura, os resultados relativos à introdução, no Ensino Médio, das noções de limites e derivadas, aplicadas ao estudo das funções do 1º e 2º grau, cinemática, estudo dos sólidos geométricos e geometria analítica, objetivando a compreensão desses conteúdos com a finalidade de preparar os futuros alunos para a disciplina de Cálculo Diferencial e Integral no ensino superior. O objetivo geral da pesquisa foi identificar a importância das aplicações da derivada no ensino médio. Os objetivos específicos delineados foram: abordar em linguagem matemática o significado de Derivada; demonstrar as regras da Derivação e, enfatizar a utilidade da derivada como uma taxa de variação. Apresenta uma sequencia de passos para introduzir as ideias intuitivas de limite e derivadas concomitantes com os conteúdos acima citados. Os teóricos utilizados para dar embasamento à pesquisa foram: Geraldo Ávila, Louis Leithold, George F. Simmons, James Stewart, dentre outros. Como resultado, constatou-se que pode-se introduzir as noções básicas de limite e derivadas no Ensino Médio, em vários conteúdos matemáticos, com o objetivo de reduzir a evasão e reprovação, na disciplina de Cálculo Diferencial e Integral, recorrente em vários cursos de nível superior. Salienta-se que há necessidade de realização de mais pesquisas com esta temática, a fim de destacar a importância da introdução das noções do Cálculo Diferencial no Ensino Médio. Conclama-se alunos e professores, amantes da matemática, que aprofundem e apresentem para os que estão ingressando no mundo escolar a amplidão das aplicações da derivada e da matemática, para que possam despertar o interesse dos discentes pelo aprendizado de Limites e DerivadasThis is a bibliographic research that examines, through a literature review, the results of the introduction, in high school, the notions of limits and derivatives, applied to the study of the functions of the 1st and 2nd degrees, kinematics, studies geometric solids and analytical geometry, in order to understand these contents in order to prepare future students for the discipline of Calculus Differential and Integral in higher education. The overall objective of the research was to identify the importance of the applications of the derivative in high school. The outlined specific objectives were to address in mathematical language the meaning of derivative; demonstrate the rules of Derivation and highlight the usefulness of the derivative as a rate of change. It presents a sequence of steps to enter the intuitive ideas of concurrent limit and derivatives with the above mentioned contents. The theoretical basis used to give the research were: Geraldo Ávila, Louis Leithold, George F. Simmons, James Stewart, among others. As a result, it was found that one can introduce the basics of limit and derivatives in high school, in various mathematical content, in order to reduce the dropout and failure in discipline Differential and Integral Calculus, recurring in various courses higher level. It is noted that there is need for further research on this theme in order to highlight the importance of the introduction of differential calculus notions in high school. Calls to students and teachers, math lovers, deepen and provide for those who are entering the school world the breadth of applications of derivative and mathematics so they can arouse the interest of students for learning limits and derivativesCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESporUniversidade Federal Rural do Semi-ÁridoPrograma de Pós-Graduação em Matemática - PROFMATUFERSABrasilCentro de Ciências Exatas e Naturais - CCENSILVA, Eliseu do Nascimento. Uma introdução ao estudo das derivadas no ensino médio. 2016. 59 f. Dissertação (Mestrado em Matemática), Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Mossoró, 2016.Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICACoeficiente angularLimiteDerivadaFunção do 1° grauFunção do 2° grauMáximoMínimoAngular coefficientLimitDerivedFunction of the 1st degreeFunction of 2nd degreeMaximumMinimumUma introdução ao estudo das derivadas no ensino médioinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFERSAinstname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)instacron:UFERSATEXTEliseuNS_DISSERT.pdf.txtEliseuNS_DISSERT.pdf.txtExtracted texttext/plain82804https://repositorio.ufersa.edu.br//bitstream/prefix/6981/3/EliseuNS_DISSERT.pdf.txt499305a7cacaff0f5ead778dc9c6da41MD53THUMBNAILEliseuNS_DISSERT.pdf.jpgEliseuNS_DISSERT.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1244https://repositorio.ufersa.edu.br//bitstream/prefix/6981/4/EliseuNS_DISSERT.pdf.jpgf49bec93b965f3174f0edbf7fdccab70MD54ORIGINALEliseuNS_DISSERT.pdfEliseuNS_DISSERT.pdfapplication/pdf9080737https://repositorio.ufersa.edu.br//bitstream/prefix/6981/1/EliseuNS_DISSERT.pdffdba63aca37ba50969b9eb099b751510MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufersa.edu.br//bitstream/prefix/6981/2/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD52prefix/69812022-05-06 04:01:07.047oai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/6981Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://repositorio.ufersa.edu.br/PUBhttp://bdtd.ufersa.edu.br/oai/requestdirecaosisbi@ufersa.edu.br|| direcaosisbi@ufersa.edu.bropendoar:2022-05-06T07:01:07Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFERSA - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Uma introdução ao estudo das derivadas no ensino médio
title Uma introdução ao estudo das derivadas no ensino médio
spellingShingle Uma introdução ao estudo das derivadas no ensino médio
Silva, Eliseu do Nascimento
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Coeficiente angular
Limite
Derivada
Função do 1° grau
Função do 2° grau
Máximo
Mínimo
Angular coefficient
Limit
Derived
Function of the 1st degree
Function of 2nd degree
Maximum
Minimum
title_short Uma introdução ao estudo das derivadas no ensino médio
title_full Uma introdução ao estudo das derivadas no ensino médio
title_fullStr Uma introdução ao estudo das derivadas no ensino médio
title_full_unstemmed Uma introdução ao estudo das derivadas no ensino médio
title_sort Uma introdução ao estudo das derivadas no ensino médio
author Silva, Eliseu do Nascimento
author_facet Silva, Eliseu do Nascimento
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Martinez, Maurício Zuluaga
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0141774583537876
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Araújo, Fabiane Regina da Cunha Dantas
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2810602424397426
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Brandão, Maria Cristiane Magalhães
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0322514545015874
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0487444387967979
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Eliseu do Nascimento
contributor_str_mv Martinez, Maurício Zuluaga
Araújo, Fabiane Regina da Cunha Dantas
Brandão, Maria Cristiane Magalhães
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
topic CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Coeficiente angular
Limite
Derivada
Função do 1° grau
Função do 2° grau
Máximo
Mínimo
Angular coefficient
Limit
Derived
Function of the 1st degree
Function of 2nd degree
Maximum
Minimum
dc.subject.por.fl_str_mv Coeficiente angular
Limite
Derivada
Função do 1° grau
Função do 2° grau
Máximo
Mínimo
Angular coefficient
Limit
Derived
Function of the 1st degree
Function of 2nd degree
Maximum
Minimum
description Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, que analisa, através de uma revisão de literatura, os resultados relativos à introdução, no Ensino Médio, das noções de limites e derivadas, aplicadas ao estudo das funções do 1º e 2º grau, cinemática, estudo dos sólidos geométricos e geometria analítica, objetivando a compreensão desses conteúdos com a finalidade de preparar os futuros alunos para a disciplina de Cálculo Diferencial e Integral no ensino superior. O objetivo geral da pesquisa foi identificar a importância das aplicações da derivada no ensino médio. Os objetivos específicos delineados foram: abordar em linguagem matemática o significado de Derivada; demonstrar as regras da Derivação e, enfatizar a utilidade da derivada como uma taxa de variação. Apresenta uma sequencia de passos para introduzir as ideias intuitivas de limite e derivadas concomitantes com os conteúdos acima citados. Os teóricos utilizados para dar embasamento à pesquisa foram: Geraldo Ávila, Louis Leithold, George F. Simmons, James Stewart, dentre outros. Como resultado, constatou-se que pode-se introduzir as noções básicas de limite e derivadas no Ensino Médio, em vários conteúdos matemáticos, com o objetivo de reduzir a evasão e reprovação, na disciplina de Cálculo Diferencial e Integral, recorrente em vários cursos de nível superior. Salienta-se que há necessidade de realização de mais pesquisas com esta temática, a fim de destacar a importância da introdução das noções do Cálculo Diferencial no Ensino Médio. Conclama-se alunos e professores, amantes da matemática, que aprofundem e apresentem para os que estão ingressando no mundo escolar a amplidão das aplicações da derivada e da matemática, para que possam despertar o interesse dos discentes pelo aprendizado de Limites e Derivadas
publishDate 2016
dc.date.available.fl_str_mv 2016-08-13
2022-05-04T20:03:55Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2016-06-20
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-05-04T20:03:55Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv Silva (2016) (SILVA, 2016)
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/6981
identifier_str_mv Silva (2016) (SILVA, 2016)
url http://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/6981
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.references.pt_BR.fl_str_mv SILVA, Eliseu do Nascimento. Uma introdução ao estudo das derivadas no ensino médio. 2016. 59 f. Dissertação (Mestrado em Matemática), Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Mossoró, 2016.
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal Rural do Semi-Árido
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Matemática - PROFMAT
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFERSA
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Centro de Ciências Exatas e Naturais - CCEN
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal Rural do Semi-Árido
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFERSA
instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
instacron:UFERSA
instname_str Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
instacron_str UFERSA
institution UFERSA
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFERSA
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFERSA
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufersa.edu.br//bitstream/prefix/6981/3/EliseuNS_DISSERT.pdf.txt
https://repositorio.ufersa.edu.br//bitstream/prefix/6981/4/EliseuNS_DISSERT.pdf.jpg
https://repositorio.ufersa.edu.br//bitstream/prefix/6981/1/EliseuNS_DISSERT.pdf
https://repositorio.ufersa.edu.br//bitstream/prefix/6981/2/license_rdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 499305a7cacaff0f5ead778dc9c6da41
f49bec93b965f3174f0edbf7fdccab70
fdba63aca37ba50969b9eb099b751510
e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFERSA - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
repository.mail.fl_str_mv direcaosisbi@ufersa.edu.br|| direcaosisbi@ufersa.edu.br
_version_ 1757095611475165184