Sentimentos vividos na escola: o que dizem as crianças sobre o ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2015
Autor(a) principal: Oliveira, Danielle Fontenele Martins de lattes
Orientador(a): Davis, Claudia Leme Ferreira
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Programa de Pós-Graduação: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educação
Departamento: Psicologia
País: BR
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/16195
Resumo: The objective of this work was to understand the feelings involved in the school s experience of children attending primary school. Data collection was done through the technique of focal group, which was applied to eight students (4th and 5th grades) attending a private school located in a southern neighborhood of the city of São Paulo. The kids, whose ages varied from nine to eleven years, spoke freely about the feelings involved in their school s experiences in the initial phase of formal education. The data analysis and discussion were oriented by the ideas of Henri Wallon. The results indicated the presence of favorable and adverse feelings about the school routine, their social interactions with friends and teachers and their relation with the learning process. Positive feelings prevailed when it came to relationships in general, with emphasis on the essential role that peers and teachers occupy in the students lives. Negative feelings were linked mainly to some current practices of elementary school. However, if there are some requirements to be fulfilled at this level of education, others must be reconsidered and revised. Hear the children proved to be crucial for knowing the students' points of view and emotions concerning school
id PUC_SP-1_a5f8ec9833566614dcf73ad35f9bb127
oai_identifier_str oai:repositorio.pucsp.br:handle/16195
network_acronym_str PUC_SP-1
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
repository_id_str
spelling Davis, Claudia Leme Ferreirahttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K8130980J7Oliveira, Danielle Fontenele Martins de2016-04-28T20:56:55Z2015-10-212015-09-24Oliveira, Danielle Fontenele Martins de. Feelings experienced at school: what the children say about primary school. 2015. 77 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2015.https://tede2.pucsp.br/handle/handle/16195The objective of this work was to understand the feelings involved in the school s experience of children attending primary school. Data collection was done through the technique of focal group, which was applied to eight students (4th and 5th grades) attending a private school located in a southern neighborhood of the city of São Paulo. The kids, whose ages varied from nine to eleven years, spoke freely about the feelings involved in their school s experiences in the initial phase of formal education. The data analysis and discussion were oriented by the ideas of Henri Wallon. The results indicated the presence of favorable and adverse feelings about the school routine, their social interactions with friends and teachers and their relation with the learning process. Positive feelings prevailed when it came to relationships in general, with emphasis on the essential role that peers and teachers occupy in the students lives. Negative feelings were linked mainly to some current practices of elementary school. However, if there are some requirements to be fulfilled at this level of education, others must be reconsidered and revised. Hear the children proved to be crucial for knowing the students' points of view and emotions concerning schoolO objetivo deste estudo foi ouvir as crianças e conhecer os sentimentos vividos na escola no ensino fundamental. A coleta de dados foi feita por meio da técnica com grupo focal que, aplicada em oito crianças com idades variando entre nove e onze anos, permitiu-lhes falar livremente sobre os seus sentimentos em relação ao vivido no ensino fundamental. As crianças estudavam o 4º e o 5º ano de uma escola particular, localizada em um bairro da zona sul da cidade de São Paulo. Para a análise e discussão dos resultados seguiu-se a proposta de Henri Wallon, indicando a presença de sentimentos simultaneamente positivos e negativos a respeito da rotina escolar, das relações de amizade e dos vários aprendizados. Sentimentos positivos preponderaram quando se tratava de relações afetivas, particularmente do papel essencial que colegas e professoras ocupam na vida dos alunos. Sentimentos negativos também se fizeram presentes, vinculados, em especial, a algumas práticas atuais do ensino fundamental. Mas, se existem efetivamente exigências necessárias nesse nível de ensino, outras precisam ser repensadas e revistas. Ouvir as crianças mostrou-se crucial para conhecer seu ponto de vista a respeito dos sentimentos que a escola desperta em seus alunosCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorapplication/pdfhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/32428/Danielle%20Fontenele%20Martins%20de%20Oliveira.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica de São PauloPrograma de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da EducaçãoPUC-SPBRPsicologiaSentimentos sobre a escolaEducação básicaGrupo focalTeoria WallonianaFeelings about schoolBasic schoolFocus groupWallon s theoryCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::PSICOLOGIA EDUCACIONALSentimentos vividos na escola: o que dizem as crianças sobre o ensino fundamentalFeelings experienced at school: what the children say about primary schoolinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPTEXTDanielle Fontenele Martins de Oliveira.pdf.txtDanielle Fontenele Martins de Oliveira.pdf.txtExtracted texttext/plain145907https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/16195/3/Danielle%20Fontenele%20Martins%20de%20Oliveira.pdf.txt5bd59c674c27bf4d6c8c7ce2a3d2de05MD53ORIGINALDanielle Fontenele Martins de Oliveira.pdfapplication/pdf689696https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/16195/1/Danielle%20Fontenele%20Martins%20de%20Oliveira.pdfed31b962efdd51e2f1ed98428d88d41aMD51THUMBNAILDanielle Fontenele Martins de Oliveira.pdf.jpgDanielle Fontenele Martins de Oliveira.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1960https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/16195/2/Danielle%20Fontenele%20Martins%20de%20Oliveira.pdf.jpgc316b154543641df01dba72f86966f7dMD52handle/161952023-06-30 10:24:07.841oai:repositorio.pucsp.br:handle/16195Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2023-06-30T13:24:07Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false
dc.title.por.fl_str_mv Sentimentos vividos na escola: o que dizem as crianças sobre o ensino fundamental
dc.title.alternative.eng.fl_str_mv Feelings experienced at school: what the children say about primary school
title Sentimentos vividos na escola: o que dizem as crianças sobre o ensino fundamental
spellingShingle Sentimentos vividos na escola: o que dizem as crianças sobre o ensino fundamental
Oliveira, Danielle Fontenele Martins de
Sentimentos sobre a escola
Educação básica
Grupo focal
Teoria Walloniana
Feelings about school
Basic school
Focus group
Wallon s theory
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::PSICOLOGIA EDUCACIONAL
title_short Sentimentos vividos na escola: o que dizem as crianças sobre o ensino fundamental
title_full Sentimentos vividos na escola: o que dizem as crianças sobre o ensino fundamental
title_fullStr Sentimentos vividos na escola: o que dizem as crianças sobre o ensino fundamental
title_full_unstemmed Sentimentos vividos na escola: o que dizem as crianças sobre o ensino fundamental
title_sort Sentimentos vividos na escola: o que dizem as crianças sobre o ensino fundamental
author Oliveira, Danielle Fontenele Martins de
author_facet Oliveira, Danielle Fontenele Martins de
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Davis, Claudia Leme Ferreira
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K8130980J7
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Danielle Fontenele Martins de
contributor_str_mv Davis, Claudia Leme Ferreira
dc.subject.por.fl_str_mv Sentimentos sobre a escola
Educação básica
Grupo focal
Teoria Walloniana
topic Sentimentos sobre a escola
Educação básica
Grupo focal
Teoria Walloniana
Feelings about school
Basic school
Focus group
Wallon s theory
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::PSICOLOGIA EDUCACIONAL
dc.subject.eng.fl_str_mv Feelings about school
Basic school
Focus group
Wallon s theory
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::PSICOLOGIA EDUCACIONAL
description The objective of this work was to understand the feelings involved in the school s experience of children attending primary school. Data collection was done through the technique of focal group, which was applied to eight students (4th and 5th grades) attending a private school located in a southern neighborhood of the city of São Paulo. The kids, whose ages varied from nine to eleven years, spoke freely about the feelings involved in their school s experiences in the initial phase of formal education. The data analysis and discussion were oriented by the ideas of Henri Wallon. The results indicated the presence of favorable and adverse feelings about the school routine, their social interactions with friends and teachers and their relation with the learning process. Positive feelings prevailed when it came to relationships in general, with emphasis on the essential role that peers and teachers occupy in the students lives. Negative feelings were linked mainly to some current practices of elementary school. However, if there are some requirements to be fulfilled at this level of education, others must be reconsidered and revised. Hear the children proved to be crucial for knowing the students' points of view and emotions concerning school
publishDate 2015
dc.date.available.fl_str_mv 2015-10-21
dc.date.issued.fl_str_mv 2015-09-24
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-04-28T20:56:55Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv Oliveira, Danielle Fontenele Martins de. Feelings experienced at school: what the children say about primary school. 2015. 77 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2015.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://tede2.pucsp.br/handle/handle/16195
identifier_str_mv Oliveira, Danielle Fontenele Martins de. Feelings experienced at school: what the children say about primary school. 2015. 77 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2015.
url https://tede2.pucsp.br/handle/handle/16195
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educação
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-SP
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Psicologia
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron:PUC_SP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron_str PUC_SP
institution PUC_SP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/16195/3/Danielle%20Fontenele%20Martins%20de%20Oliveira.pdf.txt
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/16195/1/Danielle%20Fontenele%20Martins%20de%20Oliveira.pdf
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/16195/2/Danielle%20Fontenele%20Martins%20de%20Oliveira.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 5bd59c674c27bf4d6c8c7ce2a3d2de05
ed31b962efdd51e2f1ed98428d88d41a
c316b154543641df01dba72f86966f7d
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
repository.mail.fl_str_mv bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br
_version_ 1793423948223873024