Sentimentos vividos na escola: o que dizem as crianças sobre o ensino fundamental
Ano de defesa: | 2015 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
|
Programa de Pós-Graduação: |
Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educação
|
Departamento: |
Psicologia
|
País: |
BR
|
Palavras-chave em Português: | |
Palavras-chave em Inglês: | |
Área do conhecimento CNPq: | |
Link de acesso: | https://tede2.pucsp.br/handle/handle/16195 |
Resumo: | The objective of this work was to understand the feelings involved in the school s experience of children attending primary school. Data collection was done through the technique of focal group, which was applied to eight students (4th and 5th grades) attending a private school located in a southern neighborhood of the city of São Paulo. The kids, whose ages varied from nine to eleven years, spoke freely about the feelings involved in their school s experiences in the initial phase of formal education. The data analysis and discussion were oriented by the ideas of Henri Wallon. The results indicated the presence of favorable and adverse feelings about the school routine, their social interactions with friends and teachers and their relation with the learning process. Positive feelings prevailed when it came to relationships in general, with emphasis on the essential role that peers and teachers occupy in the students lives. Negative feelings were linked mainly to some current practices of elementary school. However, if there are some requirements to be fulfilled at this level of education, others must be reconsidered and revised. Hear the children proved to be crucial for knowing the students' points of view and emotions concerning school |
id |
PUC_SP-1_a5f8ec9833566614dcf73ad35f9bb127 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.pucsp.br:handle/16195 |
network_acronym_str |
PUC_SP-1 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
repository_id_str |
|
spelling |
Davis, Claudia Leme Ferreirahttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K8130980J7Oliveira, Danielle Fontenele Martins de2016-04-28T20:56:55Z2015-10-212015-09-24Oliveira, Danielle Fontenele Martins de. Feelings experienced at school: what the children say about primary school. 2015. 77 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2015.https://tede2.pucsp.br/handle/handle/16195The objective of this work was to understand the feelings involved in the school s experience of children attending primary school. Data collection was done through the technique of focal group, which was applied to eight students (4th and 5th grades) attending a private school located in a southern neighborhood of the city of São Paulo. The kids, whose ages varied from nine to eleven years, spoke freely about the feelings involved in their school s experiences in the initial phase of formal education. The data analysis and discussion were oriented by the ideas of Henri Wallon. The results indicated the presence of favorable and adverse feelings about the school routine, their social interactions with friends and teachers and their relation with the learning process. Positive feelings prevailed when it came to relationships in general, with emphasis on the essential role that peers and teachers occupy in the students lives. Negative feelings were linked mainly to some current practices of elementary school. However, if there are some requirements to be fulfilled at this level of education, others must be reconsidered and revised. Hear the children proved to be crucial for knowing the students' points of view and emotions concerning schoolO objetivo deste estudo foi ouvir as crianças e conhecer os sentimentos vividos na escola no ensino fundamental. A coleta de dados foi feita por meio da técnica com grupo focal que, aplicada em oito crianças com idades variando entre nove e onze anos, permitiu-lhes falar livremente sobre os seus sentimentos em relação ao vivido no ensino fundamental. As crianças estudavam o 4º e o 5º ano de uma escola particular, localizada em um bairro da zona sul da cidade de São Paulo. Para a análise e discussão dos resultados seguiu-se a proposta de Henri Wallon, indicando a presença de sentimentos simultaneamente positivos e negativos a respeito da rotina escolar, das relações de amizade e dos vários aprendizados. Sentimentos positivos preponderaram quando se tratava de relações afetivas, particularmente do papel essencial que colegas e professoras ocupam na vida dos alunos. Sentimentos negativos também se fizeram presentes, vinculados, em especial, a algumas práticas atuais do ensino fundamental. Mas, se existem efetivamente exigências necessárias nesse nível de ensino, outras precisam ser repensadas e revistas. Ouvir as crianças mostrou-se crucial para conhecer seu ponto de vista a respeito dos sentimentos que a escola desperta em seus alunosCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorapplication/pdfhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/32428/Danielle%20Fontenele%20Martins%20de%20Oliveira.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica de São PauloPrograma de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da EducaçãoPUC-SPBRPsicologiaSentimentos sobre a escolaEducação básicaGrupo focalTeoria WallonianaFeelings about schoolBasic schoolFocus groupWallon s theoryCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::PSICOLOGIA EDUCACIONALSentimentos vividos na escola: o que dizem as crianças sobre o ensino fundamentalFeelings experienced at school: what the children say about primary schoolinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPTEXTDanielle Fontenele Martins de Oliveira.pdf.txtDanielle Fontenele Martins de Oliveira.pdf.txtExtracted texttext/plain145907https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/16195/3/Danielle%20Fontenele%20Martins%20de%20Oliveira.pdf.txt5bd59c674c27bf4d6c8c7ce2a3d2de05MD53ORIGINALDanielle Fontenele Martins de Oliveira.pdfapplication/pdf689696https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/16195/1/Danielle%20Fontenele%20Martins%20de%20Oliveira.pdfed31b962efdd51e2f1ed98428d88d41aMD51THUMBNAILDanielle Fontenele Martins de Oliveira.pdf.jpgDanielle Fontenele Martins de Oliveira.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1960https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/16195/2/Danielle%20Fontenele%20Martins%20de%20Oliveira.pdf.jpgc316b154543641df01dba72f86966f7dMD52handle/161952023-06-30 10:24:07.841oai:repositorio.pucsp.br:handle/16195Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2023-06-30T13:24:07Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
Sentimentos vividos na escola: o que dizem as crianças sobre o ensino fundamental |
dc.title.alternative.eng.fl_str_mv |
Feelings experienced at school: what the children say about primary school |
title |
Sentimentos vividos na escola: o que dizem as crianças sobre o ensino fundamental |
spellingShingle |
Sentimentos vividos na escola: o que dizem as crianças sobre o ensino fundamental Oliveira, Danielle Fontenele Martins de Sentimentos sobre a escola Educação básica Grupo focal Teoria Walloniana Feelings about school Basic school Focus group Wallon s theory CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::PSICOLOGIA EDUCACIONAL |
title_short |
Sentimentos vividos na escola: o que dizem as crianças sobre o ensino fundamental |
title_full |
Sentimentos vividos na escola: o que dizem as crianças sobre o ensino fundamental |
title_fullStr |
Sentimentos vividos na escola: o que dizem as crianças sobre o ensino fundamental |
title_full_unstemmed |
Sentimentos vividos na escola: o que dizem as crianças sobre o ensino fundamental |
title_sort |
Sentimentos vividos na escola: o que dizem as crianças sobre o ensino fundamental |
author |
Oliveira, Danielle Fontenele Martins de |
author_facet |
Oliveira, Danielle Fontenele Martins de |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Davis, Claudia Leme Ferreira |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K8130980J7 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Danielle Fontenele Martins de |
contributor_str_mv |
Davis, Claudia Leme Ferreira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Sentimentos sobre a escola Educação básica Grupo focal Teoria Walloniana |
topic |
Sentimentos sobre a escola Educação básica Grupo focal Teoria Walloniana Feelings about school Basic school Focus group Wallon s theory CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::PSICOLOGIA EDUCACIONAL |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Feelings about school Basic school Focus group Wallon s theory |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::PSICOLOGIA EDUCACIONAL |
description |
The objective of this work was to understand the feelings involved in the school s experience of children attending primary school. Data collection was done through the technique of focal group, which was applied to eight students (4th and 5th grades) attending a private school located in a southern neighborhood of the city of São Paulo. The kids, whose ages varied from nine to eleven years, spoke freely about the feelings involved in their school s experiences in the initial phase of formal education. The data analysis and discussion were oriented by the ideas of Henri Wallon. The results indicated the presence of favorable and adverse feelings about the school routine, their social interactions with friends and teachers and their relation with the learning process. Positive feelings prevailed when it came to relationships in general, with emphasis on the essential role that peers and teachers occupy in the students lives. Negative feelings were linked mainly to some current practices of elementary school. However, if there are some requirements to be fulfilled at this level of education, others must be reconsidered and revised. Hear the children proved to be crucial for knowing the students' points of view and emotions concerning school |
publishDate |
2015 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2015-10-21 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2015-09-24 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-04-28T20:56:55Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
Oliveira, Danielle Fontenele Martins de. Feelings experienced at school: what the children say about primary school. 2015. 77 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2015. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://tede2.pucsp.br/handle/handle/16195 |
identifier_str_mv |
Oliveira, Danielle Fontenele Martins de. Feelings experienced at school: what the children say about primary school. 2015. 77 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2015. |
url |
https://tede2.pucsp.br/handle/handle/16195 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educação |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
PUC-SP |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Psicologia |
publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) instacron:PUC_SP |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
instacron_str |
PUC_SP |
institution |
PUC_SP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/16195/3/Danielle%20Fontenele%20Martins%20de%20Oliveira.pdf.txt https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/16195/1/Danielle%20Fontenele%20Martins%20de%20Oliveira.pdf https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/16195/2/Danielle%20Fontenele%20Martins%20de%20Oliveira.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
5bd59c674c27bf4d6c8c7ce2a3d2de05 ed31b962efdd51e2f1ed98428d88d41a c316b154543641df01dba72f86966f7d |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
repository.mail.fl_str_mv |
bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br |
_version_ |
1793423948223873024 |