Expandindo a sala de aula: recursos tecnológicos ubíquos em processos colaborativos de ensino e aprendizagem

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2011
Autor(a) principal: Gomes, Celso Augusto dos Santos lattes
Orientador(a): Peixoto, Nelson Brissac
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Programa de Pós-Graduação: Programa de Estudos Pós-Graduados em Tecnologias da Inteligência e Design Digital
Departamento: Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia
País: BR
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/18087
Resumo: This work is guided by two shows evidence. The first is the emergence of cyberspace beyond the fixed desktop and what has occurred with the growing use of mobile devices such as tablets and smartphones, connected to the World Wide Web. The second evidence is the urgent need for educational praxis that can follow, in context, pluralistic communication ecology which is configured with the growing pervasiveness of technology that tends to present today. ), this paper presents research results through the literature and case analysis from the perspective of complex thinking. At the convergence of the thinking of authors like Edgar Morin, Lucia Santaella, André Lemos, Jean Piaget, Ivan Illich, Ulisses Araújo, Ricardo Pátaro among others, this dissertation sought directions for the planning, implementation and evaluation of educational activities that make use of the ubiquity communication technology resources. These activities allow the dialogue between the intra and extracurricular situations in collaborative contexts of construction and reconstruction of knowledge from the educational perspective of assumptions epistemological socioconstructivist, contextualized with the growing presence in the physical environment of cyberspace from the perspective of complex thinking
id PUC_SP-1_b4654c6150040685ec5f4771ae263021
oai_identifier_str oai:repositorio.pucsp.br:handle/18087
network_acronym_str PUC_SP-1
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
repository_id_str
spelling Peixoto, Nelson Brissachttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4208255Z1Gomes, Celso Augusto dos Santos2016-04-29T14:23:03Z2011-12-202011-11-24Gomes, Celso Augusto dos Santos. Expandindo a sala de aula: recursos tecnológicos ubíquos em processos colaborativos de ensino e aprendizagem. 2011. 133 f. Dissertação (Mestrado em Tecnologias da Inteligência e Design Digital) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Tecnologias da Inteligência e Design Digital, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2011.https://tede2.pucsp.br/handle/handle/18087This work is guided by two shows evidence. The first is the emergence of cyberspace beyond the fixed desktop and what has occurred with the growing use of mobile devices such as tablets and smartphones, connected to the World Wide Web. The second evidence is the urgent need for educational praxis that can follow, in context, pluralistic communication ecology which is configured with the growing pervasiveness of technology that tends to present today. ), this paper presents research results through the literature and case analysis from the perspective of complex thinking. At the convergence of the thinking of authors like Edgar Morin, Lucia Santaella, André Lemos, Jean Piaget, Ivan Illich, Ulisses Araújo, Ricardo Pátaro among others, this dissertation sought directions for the planning, implementation and evaluation of educational activities that make use of the ubiquity communication technology resources. These activities allow the dialogue between the intra and extracurricular situations in collaborative contexts of construction and reconstruction of knowledge from the educational perspective of assumptions epistemological socioconstructivist, contextualized with the growing presence in the physical environment of cyberspace from the perspective of complex thinkingEste trabalho se mostra norteado por duas evidências. A primeira é a emergência do ciberespaço para além dos fixos desktops e que tem ocorrido com a crescente utilização dos dispositivos móveis como tablets e smartphones, conectados à rede mundial de computadores. A segunda evidência é a urgente necessidade de que as práxis educacionais possam acompanhar, de forma contextualizada, a ecologia comunicacional pluralista que se configura com a crescente pervasividade com que a tecnologia tende a se apresentar nos dias atuais. Assim, este trabalho apresenta resultados através de investigação bibliográfica e de análise de casos sob a perspectiva do pensamento complexo. Através da convergência do pensamento de autores como Edgar Morin, Lúcia Santaella, André Lemos, Jean Piaget, Ivan Illich, Ulisses Araújo, Ricardo Pátaro dentre outros, esta dissertação buscou direcionamentos para o planejamento, execução e avaliação de atividades educacionais que fazem uso da ubiquidade de recursos tecnológicos comunicacionais. Atividades estas que permitem a dialogicidade entre a situação intra e extraescolar em contextos colaborativos de construção e reconstrução de conhecimentos sob a perspectiva de pressupostos epistemológicos educacionais sócio-construtivistas, contextualizadas com a crescente presença do ciberespaço no meio físico, sob a ótica do pensamento complexoCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorapplication/pdfhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/37066/Celso%20Augusto%20dos%20Santos%20Gomes.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica de São PauloPrograma de Estudos Pós-Graduados em Tecnologias da Inteligência e Design DigitalPUC-SPBRFaculdade de Ciências Exatas e TecnologiaEducaçãoUbiquidadeMobilidadeComplexidadeEducationUbiquityMobilityComplexityCNPQ::ENGENHARIASExpandindo a sala de aula: recursos tecnológicos ubíquos em processos colaborativos de ensino e aprendizageminfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPTEXTCelso Augusto dos Santos Gomes.pdf.txtCelso Augusto dos Santos Gomes.pdf.txtExtracted texttext/plain291618https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/18087/3/Celso%20Augusto%20dos%20Santos%20Gomes.pdf.txtb8180b9df4ffaeda1ec76e3274c9c26dMD53ORIGINALCelso Augusto dos Santos Gomes.pdfapplication/pdf11854477https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/18087/1/Celso%20Augusto%20dos%20Santos%20Gomes.pdfea35c1a9d4a7f45d44c5847349749511MD51THUMBNAILCelso Augusto dos Santos Gomes.pdf.jpgCelso Augusto dos Santos Gomes.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg3473https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/18087/2/Celso%20Augusto%20dos%20Santos%20Gomes.pdf.jpge120e77816efe4c6d54eab7695668641MD52handle/180872022-06-13 12:16:23.884oai:repositorio.pucsp.br:handle/18087Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2022-06-13T15:16:23Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false
dc.title.por.fl_str_mv Expandindo a sala de aula: recursos tecnológicos ubíquos em processos colaborativos de ensino e aprendizagem
title Expandindo a sala de aula: recursos tecnológicos ubíquos em processos colaborativos de ensino e aprendizagem
spellingShingle Expandindo a sala de aula: recursos tecnológicos ubíquos em processos colaborativos de ensino e aprendizagem
Gomes, Celso Augusto dos Santos
Educação
Ubiquidade
Mobilidade
Complexidade
Education
Ubiquity
Mobility
Complexity
CNPQ::ENGENHARIAS
title_short Expandindo a sala de aula: recursos tecnológicos ubíquos em processos colaborativos de ensino e aprendizagem
title_full Expandindo a sala de aula: recursos tecnológicos ubíquos em processos colaborativos de ensino e aprendizagem
title_fullStr Expandindo a sala de aula: recursos tecnológicos ubíquos em processos colaborativos de ensino e aprendizagem
title_full_unstemmed Expandindo a sala de aula: recursos tecnológicos ubíquos em processos colaborativos de ensino e aprendizagem
title_sort Expandindo a sala de aula: recursos tecnológicos ubíquos em processos colaborativos de ensino e aprendizagem
author Gomes, Celso Augusto dos Santos
author_facet Gomes, Celso Augusto dos Santos
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Peixoto, Nelson Brissac
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4208255Z1
dc.contributor.author.fl_str_mv Gomes, Celso Augusto dos Santos
contributor_str_mv Peixoto, Nelson Brissac
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Ubiquidade
Mobilidade
Complexidade
topic Educação
Ubiquidade
Mobilidade
Complexidade
Education
Ubiquity
Mobility
Complexity
CNPQ::ENGENHARIAS
dc.subject.eng.fl_str_mv Education
Ubiquity
Mobility
Complexity
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::ENGENHARIAS
description This work is guided by two shows evidence. The first is the emergence of cyberspace beyond the fixed desktop and what has occurred with the growing use of mobile devices such as tablets and smartphones, connected to the World Wide Web. The second evidence is the urgent need for educational praxis that can follow, in context, pluralistic communication ecology which is configured with the growing pervasiveness of technology that tends to present today. ), this paper presents research results through the literature and case analysis from the perspective of complex thinking. At the convergence of the thinking of authors like Edgar Morin, Lucia Santaella, André Lemos, Jean Piaget, Ivan Illich, Ulisses Araújo, Ricardo Pátaro among others, this dissertation sought directions for the planning, implementation and evaluation of educational activities that make use of the ubiquity communication technology resources. These activities allow the dialogue between the intra and extracurricular situations in collaborative contexts of construction and reconstruction of knowledge from the educational perspective of assumptions epistemological socioconstructivist, contextualized with the growing presence in the physical environment of cyberspace from the perspective of complex thinking
publishDate 2011
dc.date.available.fl_str_mv 2011-12-20
dc.date.issued.fl_str_mv 2011-11-24
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-04-29T14:23:03Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv Gomes, Celso Augusto dos Santos. Expandindo a sala de aula: recursos tecnológicos ubíquos em processos colaborativos de ensino e aprendizagem. 2011. 133 f. Dissertação (Mestrado em Tecnologias da Inteligência e Design Digital) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Tecnologias da Inteligência e Design Digital, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2011.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://tede2.pucsp.br/handle/handle/18087
identifier_str_mv Gomes, Celso Augusto dos Santos. Expandindo a sala de aula: recursos tecnológicos ubíquos em processos colaborativos de ensino e aprendizagem. 2011. 133 f. Dissertação (Mestrado em Tecnologias da Inteligência e Design Digital) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Tecnologias da Inteligência e Design Digital, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2011.
url https://tede2.pucsp.br/handle/handle/18087
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Estudos Pós-Graduados em Tecnologias da Inteligência e Design Digital
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-SP
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron:PUC_SP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron_str PUC_SP
institution PUC_SP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/18087/3/Celso%20Augusto%20dos%20Santos%20Gomes.pdf.txt
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/18087/1/Celso%20Augusto%20dos%20Santos%20Gomes.pdf
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/18087/2/Celso%20Augusto%20dos%20Santos%20Gomes.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv b8180b9df4ffaeda1ec76e3274c9c26d
ea35c1a9d4a7f45d44c5847349749511
e120e77816efe4c6d54eab7695668641
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
repository.mail.fl_str_mv bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br
_version_ 1793423975686078464