Abordagens e descritores de pesquisas sobre o ensino de números complexos realizadas no período de 1992 a 2017: um percurso para uma meta-análise
Ano de defesa: | 2020 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
|
Programa de Pós-Graduação: |
Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática
|
Departamento: |
Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia
|
País: |
Brasil
|
Palavras-chave em Português: | |
Área do conhecimento CNPq: | |
Link de acesso: | https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/23778 |
Resumo: | Esta pesquisa tem como objetivo examinar as dissertações, teses, artigos científicos e trabalhos em anais sobre o ensino dos números complexos no período de 1992 a 2017, que estão inseridas na área da educação matemática, para elaborar um panorama e uma categorização deles, visando uma pesquisa futura de meta-análise. Trata-se de uma pesquisa documental, cujos dados foram buscados no banco de tese da Capes e em referências encontradas nos trabalhos selecionados. A organização desses dados foi por meio de levantamento bibliográfico e da identificação de fatores comuns, associando os trabalhos sobre o ensino dos números complexos e categorizando-os em abordagens e descritores. Em ambas sistematizações, por abordagens ou por descritores pode-se identificar a preocupação didática sobre o ensino dos números complexos, resultando na quantidade de trabalhos que propõe sequências didáticas voltadas para o ensino deste conteúdo. Uma busca por aperfeiçoar metodologias de ensino pode-se perceber a inserção de recursos tecnológicos digitais para o ensino dos números complexos na educação básica. E a percepção de propostas de ensino dos números complexos partindo da perspectiva geométrica, explorando as diferentes representações semióticas dos números complexos. Outro aspecto tratado é relativo aos os obstáculos epistemológicos por meio da evolução histórica para sua aceitação |
id |
PUC_SP-1_bd3db72ba961404269b403654c4ec918 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.pucsp.br:handle/23778 |
network_acronym_str |
PUC_SP-1 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
repository_id_str |
|
spelling |
Oliveira, Gerson Pastre dehttp://lattes.cnpq.br/7147765239787342Carvalho, Priscila Lopes de Lima2021-10-22T19:56:33Z2021-10-22T19:56:33Z2020-04-28Carvalho, Priscila Lopes de Lima . Abordagens e descritores de pesquisas sobre o ensino de números complexos realizadas no período de 1992 a 2017: um percurso para uma meta-análise. 2020. 113 f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2020.https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/23778Esta pesquisa tem como objetivo examinar as dissertações, teses, artigos científicos e trabalhos em anais sobre o ensino dos números complexos no período de 1992 a 2017, que estão inseridas na área da educação matemática, para elaborar um panorama e uma categorização deles, visando uma pesquisa futura de meta-análise. Trata-se de uma pesquisa documental, cujos dados foram buscados no banco de tese da Capes e em referências encontradas nos trabalhos selecionados. A organização desses dados foi por meio de levantamento bibliográfico e da identificação de fatores comuns, associando os trabalhos sobre o ensino dos números complexos e categorizando-os em abordagens e descritores. Em ambas sistematizações, por abordagens ou por descritores pode-se identificar a preocupação didática sobre o ensino dos números complexos, resultando na quantidade de trabalhos que propõe sequências didáticas voltadas para o ensino deste conteúdo. Uma busca por aperfeiçoar metodologias de ensino pode-se perceber a inserção de recursos tecnológicos digitais para o ensino dos números complexos na educação básica. E a percepção de propostas de ensino dos números complexos partindo da perspectiva geométrica, explorando as diferentes representações semióticas dos números complexos. Outro aspecto tratado é relativo aos os obstáculos epistemológicos por meio da evolução histórica para sua aceitaçãoThis research aims to examine the dissertations, theses, scientific articles and works in annals on the teaching of complex numbers from 1992 to 2017, which are inserted in the area of mathematical education, to elaborate an overview and a categorization of them, aiming at a future meta-analysis research. This is a documentary research, the data of which were searched in the thesis database of Capes and in references found in the selected works. The organization of these data was done through a bibliographic survey and the identification of common factors, associating works on the teaching of complex numbers and categorizing them in approaches and descriptors. In both systematizations, by approaches or by descriptors, the didactic concern about the teaching of complex numbers can be identified, resulting in the amount of work that proposes didactic sequences aimed at teaching this content. A search to improve teaching methodologies is the insertion of digital technological resources for teaching complex numbers in basic education. And the perception of teaching proposals for complex numbers from a geometric perspective, exploring the different semiotic representations of complex numbers. Another aspect treated is related to the epistemological obstacles through the historical evolution for its acceptanceCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPESapplication/pdfporPontifícia Universidade Católica de São PauloPrograma de Estudos Pós-Graduados em Educação MatemáticaPUC-SPBrasilFaculdade de Ciências Exatas e TecnologiaCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICANúmeros complexosEducação matemáticaLevantamento bibliográficoNumbers, ComplexMathematical educationBibliographic surveyAbordagens e descritores de pesquisas sobre o ensino de números complexos realizadas no período de 1992 a 2017: um percurso para uma meta-análiseinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPORIGINALPriscila Lopes de Lima Carvalho.pdfapplication/pdf1104488https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/23778/1/Priscila%20Lopes%20de%20Lima%20Carvalho.pdfb0d10d71df385f1d4ba8b76ee36e9abaMD51TEXTPriscila Lopes de Lima Carvalho.pdf.txtPriscila Lopes de Lima Carvalho.pdf.txtExtracted texttext/plain202586https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/23778/2/Priscila%20Lopes%20de%20Lima%20Carvalho.pdf.txt3afd0e0e7ee0f71188a29c5381300b4eMD52THUMBNAILPriscila Lopes de Lima Carvalho.pdf.jpgPriscila Lopes de Lima Carvalho.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1307https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/23778/3/Priscila%20Lopes%20de%20Lima%20Carvalho.pdf.jpge8c0637f1a9d895fcc34f53a3696fadfMD53handle/237782021-10-25 07:24:32.299oai:repositorio.pucsp.br:handle/23778Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2021-10-25T10:24:32Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Abordagens e descritores de pesquisas sobre o ensino de números complexos realizadas no período de 1992 a 2017: um percurso para uma meta-análise |
title |
Abordagens e descritores de pesquisas sobre o ensino de números complexos realizadas no período de 1992 a 2017: um percurso para uma meta-análise |
spellingShingle |
Abordagens e descritores de pesquisas sobre o ensino de números complexos realizadas no período de 1992 a 2017: um percurso para uma meta-análise Carvalho, Priscila Lopes de Lima CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA Números complexos Educação matemática Levantamento bibliográfico Numbers, Complex Mathematical education Bibliographic survey |
title_short |
Abordagens e descritores de pesquisas sobre o ensino de números complexos realizadas no período de 1992 a 2017: um percurso para uma meta-análise |
title_full |
Abordagens e descritores de pesquisas sobre o ensino de números complexos realizadas no período de 1992 a 2017: um percurso para uma meta-análise |
title_fullStr |
Abordagens e descritores de pesquisas sobre o ensino de números complexos realizadas no período de 1992 a 2017: um percurso para uma meta-análise |
title_full_unstemmed |
Abordagens e descritores de pesquisas sobre o ensino de números complexos realizadas no período de 1992 a 2017: um percurso para uma meta-análise |
title_sort |
Abordagens e descritores de pesquisas sobre o ensino de números complexos realizadas no período de 1992 a 2017: um percurso para uma meta-análise |
author |
Carvalho, Priscila Lopes de Lima |
author_facet |
Carvalho, Priscila Lopes de Lima |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Oliveira, Gerson Pastre de |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/7147765239787342 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Carvalho, Priscila Lopes de Lima |
contributor_str_mv |
Oliveira, Gerson Pastre de |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
topic |
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA Números complexos Educação matemática Levantamento bibliográfico Numbers, Complex Mathematical education Bibliographic survey |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Números complexos Educação matemática Levantamento bibliográfico Numbers, Complex Mathematical education Bibliographic survey |
description |
Esta pesquisa tem como objetivo examinar as dissertações, teses, artigos científicos e trabalhos em anais sobre o ensino dos números complexos no período de 1992 a 2017, que estão inseridas na área da educação matemática, para elaborar um panorama e uma categorização deles, visando uma pesquisa futura de meta-análise. Trata-se de uma pesquisa documental, cujos dados foram buscados no banco de tese da Capes e em referências encontradas nos trabalhos selecionados. A organização desses dados foi por meio de levantamento bibliográfico e da identificação de fatores comuns, associando os trabalhos sobre o ensino dos números complexos e categorizando-os em abordagens e descritores. Em ambas sistematizações, por abordagens ou por descritores pode-se identificar a preocupação didática sobre o ensino dos números complexos, resultando na quantidade de trabalhos que propõe sequências didáticas voltadas para o ensino deste conteúdo. Uma busca por aperfeiçoar metodologias de ensino pode-se perceber a inserção de recursos tecnológicos digitais para o ensino dos números complexos na educação básica. E a percepção de propostas de ensino dos números complexos partindo da perspectiva geométrica, explorando as diferentes representações semióticas dos números complexos. Outro aspecto tratado é relativo aos os obstáculos epistemológicos por meio da evolução histórica para sua aceitação |
publishDate |
2020 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2020-04-28 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-10-22T19:56:33Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2021-10-22T19:56:33Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
Carvalho, Priscila Lopes de Lima . Abordagens e descritores de pesquisas sobre o ensino de números complexos realizadas no período de 1992 a 2017: um percurso para uma meta-análise. 2020. 113 f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2020. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/23778 |
identifier_str_mv |
Carvalho, Priscila Lopes de Lima . Abordagens e descritores de pesquisas sobre o ensino de números complexos realizadas no período de 1992 a 2017: um percurso para uma meta-análise. 2020. 113 f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2020. |
url |
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/23778 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
PUC-SP |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia |
publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) instacron:PUC_SP |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
instacron_str |
PUC_SP |
institution |
PUC_SP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/23778/1/Priscila%20Lopes%20de%20Lima%20Carvalho.pdf https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/23778/2/Priscila%20Lopes%20de%20Lima%20Carvalho.pdf.txt https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/23778/3/Priscila%20Lopes%20de%20Lima%20Carvalho.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
b0d10d71df385f1d4ba8b76ee36e9aba 3afd0e0e7ee0f71188a29c5381300b4e e8c0637f1a9d895fcc34f53a3696fadf |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
repository.mail.fl_str_mv |
bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br |
_version_ |
1793423987881017344 |