Abordagens e descritores de pesquisas sobre o ensino de números complexos realizadas no período de 1992 a 2017: um percurso para uma meta-análise

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2020
Autor(a) principal: Carvalho, Priscila Lopes de Lima lattes
Orientador(a): Oliveira, Gerson Pastre de
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Programa de Pós-Graduação: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática
Departamento: Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/23778
Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo examinar as dissertações, teses, artigos científicos e trabalhos em anais sobre o ensino dos números complexos no período de 1992 a 2017, que estão inseridas na área da educação matemática, para elaborar um panorama e uma categorização deles, visando uma pesquisa futura de meta-análise. Trata-se de uma pesquisa documental, cujos dados foram buscados no banco de tese da Capes e em referências encontradas nos trabalhos selecionados. A organização desses dados foi por meio de levantamento bibliográfico e da identificação de fatores comuns, associando os trabalhos sobre o ensino dos números complexos e categorizando-os em abordagens e descritores. Em ambas sistematizações, por abordagens ou por descritores pode-se identificar a preocupação didática sobre o ensino dos números complexos, resultando na quantidade de trabalhos que propõe sequências didáticas voltadas para o ensino deste conteúdo. Uma busca por aperfeiçoar metodologias de ensino pode-se perceber a inserção de recursos tecnológicos digitais para o ensino dos números complexos na educação básica. E a percepção de propostas de ensino dos números complexos partindo da perspectiva geométrica, explorando as diferentes representações semióticas dos números complexos. Outro aspecto tratado é relativo aos os obstáculos epistemológicos por meio da evolução histórica para sua aceitação
id PUC_SP-1_bd3db72ba961404269b403654c4ec918
oai_identifier_str oai:repositorio.pucsp.br:handle/23778
network_acronym_str PUC_SP-1
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
repository_id_str
spelling Oliveira, Gerson Pastre dehttp://lattes.cnpq.br/7147765239787342Carvalho, Priscila Lopes de Lima2021-10-22T19:56:33Z2021-10-22T19:56:33Z2020-04-28Carvalho, Priscila Lopes de Lima . Abordagens e descritores de pesquisas sobre o ensino de números complexos realizadas no período de 1992 a 2017: um percurso para uma meta-análise. 2020. 113 f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2020.https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/23778Esta pesquisa tem como objetivo examinar as dissertações, teses, artigos científicos e trabalhos em anais sobre o ensino dos números complexos no período de 1992 a 2017, que estão inseridas na área da educação matemática, para elaborar um panorama e uma categorização deles, visando uma pesquisa futura de meta-análise. Trata-se de uma pesquisa documental, cujos dados foram buscados no banco de tese da Capes e em referências encontradas nos trabalhos selecionados. A organização desses dados foi por meio de levantamento bibliográfico e da identificação de fatores comuns, associando os trabalhos sobre o ensino dos números complexos e categorizando-os em abordagens e descritores. Em ambas sistematizações, por abordagens ou por descritores pode-se identificar a preocupação didática sobre o ensino dos números complexos, resultando na quantidade de trabalhos que propõe sequências didáticas voltadas para o ensino deste conteúdo. Uma busca por aperfeiçoar metodologias de ensino pode-se perceber a inserção de recursos tecnológicos digitais para o ensino dos números complexos na educação básica. E a percepção de propostas de ensino dos números complexos partindo da perspectiva geométrica, explorando as diferentes representações semióticas dos números complexos. Outro aspecto tratado é relativo aos os obstáculos epistemológicos por meio da evolução histórica para sua aceitaçãoThis research aims to examine the dissertations, theses, scientific articles and works in annals on the teaching of complex numbers from 1992 to 2017, which are inserted in the area of mathematical education, to elaborate an overview and a categorization of them, aiming at a future meta-analysis research. This is a documentary research, the data of which were searched in the thesis database of Capes and in references found in the selected works. The organization of these data was done through a bibliographic survey and the identification of common factors, associating works on the teaching of complex numbers and categorizing them in approaches and descriptors. In both systematizations, by approaches or by descriptors, the didactic concern about the teaching of complex numbers can be identified, resulting in the amount of work that proposes didactic sequences aimed at teaching this content. A search to improve teaching methodologies is the insertion of digital technological resources for teaching complex numbers in basic education. And the perception of teaching proposals for complex numbers from a geometric perspective, exploring the different semiotic representations of complex numbers. Another aspect treated is related to the epistemological obstacles through the historical evolution for its acceptanceCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPESapplication/pdfporPontifícia Universidade Católica de São PauloPrograma de Estudos Pós-Graduados em Educação MatemáticaPUC-SPBrasilFaculdade de Ciências Exatas e TecnologiaCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICANúmeros complexosEducação matemáticaLevantamento bibliográficoNumbers, ComplexMathematical educationBibliographic surveyAbordagens e descritores de pesquisas sobre o ensino de números complexos realizadas no período de 1992 a 2017: um percurso para uma meta-análiseinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPORIGINALPriscila Lopes de Lima Carvalho.pdfapplication/pdf1104488https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/23778/1/Priscila%20Lopes%20de%20Lima%20Carvalho.pdfb0d10d71df385f1d4ba8b76ee36e9abaMD51TEXTPriscila Lopes de Lima Carvalho.pdf.txtPriscila Lopes de Lima Carvalho.pdf.txtExtracted texttext/plain202586https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/23778/2/Priscila%20Lopes%20de%20Lima%20Carvalho.pdf.txt3afd0e0e7ee0f71188a29c5381300b4eMD52THUMBNAILPriscila Lopes de Lima Carvalho.pdf.jpgPriscila Lopes de Lima Carvalho.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1307https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/23778/3/Priscila%20Lopes%20de%20Lima%20Carvalho.pdf.jpge8c0637f1a9d895fcc34f53a3696fadfMD53handle/237782021-10-25 07:24:32.299oai:repositorio.pucsp.br:handle/23778Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2021-10-25T10:24:32Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Abordagens e descritores de pesquisas sobre o ensino de números complexos realizadas no período de 1992 a 2017: um percurso para uma meta-análise
title Abordagens e descritores de pesquisas sobre o ensino de números complexos realizadas no período de 1992 a 2017: um percurso para uma meta-análise
spellingShingle Abordagens e descritores de pesquisas sobre o ensino de números complexos realizadas no período de 1992 a 2017: um percurso para uma meta-análise
Carvalho, Priscila Lopes de Lima
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Números complexos
Educação matemática
Levantamento bibliográfico
Numbers, Complex
Mathematical education
Bibliographic survey
title_short Abordagens e descritores de pesquisas sobre o ensino de números complexos realizadas no período de 1992 a 2017: um percurso para uma meta-análise
title_full Abordagens e descritores de pesquisas sobre o ensino de números complexos realizadas no período de 1992 a 2017: um percurso para uma meta-análise
title_fullStr Abordagens e descritores de pesquisas sobre o ensino de números complexos realizadas no período de 1992 a 2017: um percurso para uma meta-análise
title_full_unstemmed Abordagens e descritores de pesquisas sobre o ensino de números complexos realizadas no período de 1992 a 2017: um percurso para uma meta-análise
title_sort Abordagens e descritores de pesquisas sobre o ensino de números complexos realizadas no período de 1992 a 2017: um percurso para uma meta-análise
author Carvalho, Priscila Lopes de Lima
author_facet Carvalho, Priscila Lopes de Lima
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Oliveira, Gerson Pastre de
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7147765239787342
dc.contributor.author.fl_str_mv Carvalho, Priscila Lopes de Lima
contributor_str_mv Oliveira, Gerson Pastre de
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
topic CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Números complexos
Educação matemática
Levantamento bibliográfico
Numbers, Complex
Mathematical education
Bibliographic survey
dc.subject.por.fl_str_mv Números complexos
Educação matemática
Levantamento bibliográfico
Numbers, Complex
Mathematical education
Bibliographic survey
description Esta pesquisa tem como objetivo examinar as dissertações, teses, artigos científicos e trabalhos em anais sobre o ensino dos números complexos no período de 1992 a 2017, que estão inseridas na área da educação matemática, para elaborar um panorama e uma categorização deles, visando uma pesquisa futura de meta-análise. Trata-se de uma pesquisa documental, cujos dados foram buscados no banco de tese da Capes e em referências encontradas nos trabalhos selecionados. A organização desses dados foi por meio de levantamento bibliográfico e da identificação de fatores comuns, associando os trabalhos sobre o ensino dos números complexos e categorizando-os em abordagens e descritores. Em ambas sistematizações, por abordagens ou por descritores pode-se identificar a preocupação didática sobre o ensino dos números complexos, resultando na quantidade de trabalhos que propõe sequências didáticas voltadas para o ensino deste conteúdo. Uma busca por aperfeiçoar metodologias de ensino pode-se perceber a inserção de recursos tecnológicos digitais para o ensino dos números complexos na educação básica. E a percepção de propostas de ensino dos números complexos partindo da perspectiva geométrica, explorando as diferentes representações semióticas dos números complexos. Outro aspecto tratado é relativo aos os obstáculos epistemológicos por meio da evolução histórica para sua aceitação
publishDate 2020
dc.date.issued.fl_str_mv 2020-04-28
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-10-22T19:56:33Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-10-22T19:56:33Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv Carvalho, Priscila Lopes de Lima . Abordagens e descritores de pesquisas sobre o ensino de números complexos realizadas no período de 1992 a 2017: um percurso para uma meta-análise. 2020. 113 f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2020.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/23778
identifier_str_mv Carvalho, Priscila Lopes de Lima . Abordagens e descritores de pesquisas sobre o ensino de números complexos realizadas no período de 1992 a 2017: um percurso para uma meta-análise. 2020. 113 f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2020.
url https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/23778
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-SP
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron:PUC_SP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron_str PUC_SP
institution PUC_SP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/23778/1/Priscila%20Lopes%20de%20Lima%20Carvalho.pdf
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/23778/2/Priscila%20Lopes%20de%20Lima%20Carvalho.pdf.txt
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/23778/3/Priscila%20Lopes%20de%20Lima%20Carvalho.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv b0d10d71df385f1d4ba8b76ee36e9aba
3afd0e0e7ee0f71188a29c5381300b4e
e8c0637f1a9d895fcc34f53a3696fadf
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
repository.mail.fl_str_mv bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br
_version_ 1793423987881017344