Don t tell me what I can t do! : as pr?ticas de consumo e participa??o dos f?s de Lost

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2009
Autor(a) principal: Bandeira, Ana Paula lattes
Orientador(a): Escosteguy, Ana Carolina lattes
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul
Programa de Pós-Graduação: Programa de P?s-Gradua??o em Comunica??o Social
Departamento: Faculdade de Comunica??o Social
País: BR
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/4370
Resumo: Esta pesquisa procura descrever e analisar as atuais pr?ticas de consumo e participa??o dos f?s do seriado Lost. Como as intera??es entre eles acontecem na internet, o estudo emp?rico utiliza a etnografia virtual (Hine, 2000; Markham, 2004) como metodologia e a observa??o participante como t?cnica, tendo como recorte o grupo de discuss?o online do portal LostBrasil. S?o investigadas pr?ticas de consumo como o download de epis?dios, as legendas feitas pelos f?s, a cr?tica e a especula??o, tendo como teoria norteadora os trabalhos de Henry Jenkins (1992, 2006a), Matt Hills (2002) e Will Brooker (2004, 2008), entre outros. Secundariamente, tamb?m procura identificar os esfor?os da produ??o da s?rie que visam manter os f?s sempre envolvidos com ela e a import?ncia das narrativas transm?dias, conforme Jenkins (2006a), neste contexto. Entre os resultados, foi visto que a rela??o do f? com as informa??es caracterizadas como spoilers ? fundamental para a experi?ncia de assistir ao seriado, que a pr?tica do download de epis?dios torna-se requisito para acompanhar e participar de maneira atualizada das discuss?es no portal e que a troca de mensagens entre os f?s ? marcada especialmente pela ocorr?ncia da interpreta??o, da cr?tica e da especula??o.
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