Um novo olhar sobre a educa??o f?sica a partir de teorias e reflex?es que contemplem a ?tica docente

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2010
Autor(a) principal: Severo, Cristiane lattes
Orientador(a): Stob?us, Claus Dieter lattes
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul
Programa de Pós-Graduação: Programa de P?s-Gradua??o em Educa??o
Departamento: Faculdade de Educa?
País: BR
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3630
Resumo: Influ?ncias advindas de diferentes correntes de pensamento e tend?ncias cient?ficas, pol?ticas ou pedag?gicas s?o utilizadas no discurso pedag?gico contempor?neo, caracter?sticas semelhantes s?o transpostas tamb?m para o campo da Educa??o F?sica, que sofre variadas influ?ncias, construindo suas pr?ticas sobre o alicerce hist?rico-social em dado momento. Acreditamos que fez-se necess?ria uma an?lise do pensamento corrente acerca do momento atual na ?rea, em especial ? Educa??o F?sica Escolar, para que possamos apontar dimens?es da tem?tica que possam corroborar com a constru??o deste novo olhar, aqui desde a vis?o do docente. Percebemos ind?cios de que a Educa??o F?sica, embora com conota??es diferentes, ainda sofre influ?ncias do paradigma da aptid?o f?sica e esportiva, refletindo na forma??o e a??o pedag?gica do Professor. Ela passou por diversos momentos, tem reconhecimento legal, mas cabe indagar: por que ela n?o foi capaz de consolidar-se, legitimar-se melhor junto a pais, alunos, equipe diretiva e aos demais professores? Assim, sentimos a necessidade de questionarmos que abordagem pedag?gica de Educa??o F?sica os professores est?o desenvolvendo hoje nas escolas. Portanto, o presente trabalho ? uma pesquisa qualitativa, com abordagem descritiva interpretativa. O embasamento te?rico seleciona autores como Bracht, Castellani Filho, Darido, Moraes, Neira, entre outros. Os dados foram coletados atrav?s de entrevista semi-estruturada e interpretados pela T?cnica de An?lise de Conte?do, emergindo quatro categorias: A Escolha Profissional, A Abordagem Pedag?gica da Educa??o F?sica na Escola, Constru??o de uma Identidade de Educa??o F?sica e o Professor de Educa??o F?sica como Processo. Constatamos que os Professores entrevistados, embora perpetuem sua pr?tica pautada na abordagem pedag?gica tradicional/tecnicista, explicitam certo movimento de mudan?a, direcionando para a abordagem pedag?gica progressista; entendem que h? necessidade de uma nova postura frente ? abordagem pedag?gica vigente, em que o conhecimento, o comprometimento e a persist?ncia s?o indispens?veis nesse processo; consideram que a teoria e a pr?tica devem caminhar juntas para que, efetivamente, haja uma a??o pedag?gica condizente, com pr?ticas pedag?gicas docentes realmente consistentes e enraizadas em uma concep??o de ser humano, vida e sociedade, para que o professor seja agente de transforma??o com liberdade de a??o, estimulando e buscando, atrav?s de estudo e reflex?o, princ?pios que orientem sua a??o para o processo educacional pleno.
id P_RS_260ddd180cdee1e593dca32afde0615b
oai_identifier_str oai:tede2.pucrs.br:tede/3630
network_acronym_str P_RS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
repository_id_str
spelling Stob?us, Claus DieterCPF:29347181072http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4793566H1CPF:75733757000http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4200158Z9Severo, Cristiane2015-04-14T14:23:01Z2010-03-192010-01-12SEVERO, Cristiane. Um novo olhar sobre a educa??o f?sica a partir de teorias e reflex?es que contemplem a ?tica docente. 2010. 116 f. Disserta??o (Mestrado em Educa??o) - Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2010.http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3630Made available in DSpace on 2015-04-14T14:23:01Z (GMT). No. of bitstreams: 1 421846.pdf: 318809 bytes, checksum: ad8de4b355180b03b014a8222bf8b873 (MD5) Previous issue date: 2010-01-12Influ?ncias advindas de diferentes correntes de pensamento e tend?ncias cient?ficas, pol?ticas ou pedag?gicas s?o utilizadas no discurso pedag?gico contempor?neo, caracter?sticas semelhantes s?o transpostas tamb?m para o campo da Educa??o F?sica, que sofre variadas influ?ncias, construindo suas pr?ticas sobre o alicerce hist?rico-social em dado momento. Acreditamos que fez-se necess?ria uma an?lise do pensamento corrente acerca do momento atual na ?rea, em especial ? Educa??o F?sica Escolar, para que possamos apontar dimens?es da tem?tica que possam corroborar com a constru??o deste novo olhar, aqui desde a vis?o do docente. Percebemos ind?cios de que a Educa??o F?sica, embora com conota??es diferentes, ainda sofre influ?ncias do paradigma da aptid?o f?sica e esportiva, refletindo na forma??o e a??o pedag?gica do Professor. Ela passou por diversos momentos, tem reconhecimento legal, mas cabe indagar: por que ela n?o foi capaz de consolidar-se, legitimar-se melhor junto a pais, alunos, equipe diretiva e aos demais professores? Assim, sentimos a necessidade de questionarmos que abordagem pedag?gica de Educa??o F?sica os professores est?o desenvolvendo hoje nas escolas. Portanto, o presente trabalho ? uma pesquisa qualitativa, com abordagem descritiva interpretativa. O embasamento te?rico seleciona autores como Bracht, Castellani Filho, Darido, Moraes, Neira, entre outros. Os dados foram coletados atrav?s de entrevista semi-estruturada e interpretados pela T?cnica de An?lise de Conte?do, emergindo quatro categorias: A Escolha Profissional, A Abordagem Pedag?gica da Educa??o F?sica na Escola, Constru??o de uma Identidade de Educa??o F?sica e o Professor de Educa??o F?sica como Processo. Constatamos que os Professores entrevistados, embora perpetuem sua pr?tica pautada na abordagem pedag?gica tradicional/tecnicista, explicitam certo movimento de mudan?a, direcionando para a abordagem pedag?gica progressista; entendem que h? necessidade de uma nova postura frente ? abordagem pedag?gica vigente, em que o conhecimento, o comprometimento e a persist?ncia s?o indispens?veis nesse processo; consideram que a teoria e a pr?tica devem caminhar juntas para que, efetivamente, haja uma a??o pedag?gica condizente, com pr?ticas pedag?gicas docentes realmente consistentes e enraizadas em uma concep??o de ser humano, vida e sociedade, para que o professor seja agente de transforma??o com liberdade de a??o, estimulando e buscando, atrav?s de estudo e reflex?o, princ?pios que orientem sua a??o para o processo educacional pleno.application/pdfhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/13315/421846.pdf.jpgporPontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do SulPrograma de P?s-Gradua??o em Educa??oPUCRSBRFaculdade de Educa?EDUCA??OEDUCA??O F?SICA - ENSINOPROFESSORES - ATUA??O PROFISSIONALCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOUm novo olhar sobre a educa??o f?sica a partir de teorias e reflex?es que contemplem a ?tica docenteinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis-84512857932284779375006007024413195758546274info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RSinstname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)instacron:PUC_RSTHUMBNAIL421846.pdf.jpg421846.pdf.jpgimage/jpeg2761http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3630/3/421846.pdf.jpg5787687e7ec678d58f7bbe8219eb9865MD53TEXT421846.pdf.txt421846.pdf.txttext/plain226667http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3630/2/421846.pdf.txtd091f3dd330808b8fd49310229c62cb3MD52ORIGINAL421846.pdfapplication/pdf318809http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3630/1/421846.pdfad8de4b355180b03b014a8222bf8b873MD51tede/36302015-04-17 15:54:58.649oai:tede2.pucrs.br:tede/3630Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucrs.br/tede2/PRIhttps://tede2.pucrs.br/oai/requestbiblioteca.central@pucrs.br||opendoar:2015-04-17T18:54:58Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)false
dc.title.por.fl_str_mv Um novo olhar sobre a educa??o f?sica a partir de teorias e reflex?es que contemplem a ?tica docente
title Um novo olhar sobre a educa??o f?sica a partir de teorias e reflex?es que contemplem a ?tica docente
spellingShingle Um novo olhar sobre a educa??o f?sica a partir de teorias e reflex?es que contemplem a ?tica docente
Severo, Cristiane
EDUCA??O
EDUCA??O F?SICA - ENSINO
PROFESSORES - ATUA??O PROFISSIONAL
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short Um novo olhar sobre a educa??o f?sica a partir de teorias e reflex?es que contemplem a ?tica docente
title_full Um novo olhar sobre a educa??o f?sica a partir de teorias e reflex?es que contemplem a ?tica docente
title_fullStr Um novo olhar sobre a educa??o f?sica a partir de teorias e reflex?es que contemplem a ?tica docente
title_full_unstemmed Um novo olhar sobre a educa??o f?sica a partir de teorias e reflex?es que contemplem a ?tica docente
title_sort Um novo olhar sobre a educa??o f?sica a partir de teorias e reflex?es que contemplem a ?tica docente
author Severo, Cristiane
author_facet Severo, Cristiane
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Stob?us, Claus Dieter
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv CPF:29347181072
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4793566H1
dc.contributor.authorID.fl_str_mv CPF:75733757000
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4200158Z9
dc.contributor.author.fl_str_mv Severo, Cristiane
contributor_str_mv Stob?us, Claus Dieter
dc.subject.por.fl_str_mv EDUCA??O
EDUCA??O F?SICA - ENSINO
PROFESSORES - ATUA??O PROFISSIONAL
topic EDUCA??O
EDUCA??O F?SICA - ENSINO
PROFESSORES - ATUA??O PROFISSIONAL
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description Influ?ncias advindas de diferentes correntes de pensamento e tend?ncias cient?ficas, pol?ticas ou pedag?gicas s?o utilizadas no discurso pedag?gico contempor?neo, caracter?sticas semelhantes s?o transpostas tamb?m para o campo da Educa??o F?sica, que sofre variadas influ?ncias, construindo suas pr?ticas sobre o alicerce hist?rico-social em dado momento. Acreditamos que fez-se necess?ria uma an?lise do pensamento corrente acerca do momento atual na ?rea, em especial ? Educa??o F?sica Escolar, para que possamos apontar dimens?es da tem?tica que possam corroborar com a constru??o deste novo olhar, aqui desde a vis?o do docente. Percebemos ind?cios de que a Educa??o F?sica, embora com conota??es diferentes, ainda sofre influ?ncias do paradigma da aptid?o f?sica e esportiva, refletindo na forma??o e a??o pedag?gica do Professor. Ela passou por diversos momentos, tem reconhecimento legal, mas cabe indagar: por que ela n?o foi capaz de consolidar-se, legitimar-se melhor junto a pais, alunos, equipe diretiva e aos demais professores? Assim, sentimos a necessidade de questionarmos que abordagem pedag?gica de Educa??o F?sica os professores est?o desenvolvendo hoje nas escolas. Portanto, o presente trabalho ? uma pesquisa qualitativa, com abordagem descritiva interpretativa. O embasamento te?rico seleciona autores como Bracht, Castellani Filho, Darido, Moraes, Neira, entre outros. Os dados foram coletados atrav?s de entrevista semi-estruturada e interpretados pela T?cnica de An?lise de Conte?do, emergindo quatro categorias: A Escolha Profissional, A Abordagem Pedag?gica da Educa??o F?sica na Escola, Constru??o de uma Identidade de Educa??o F?sica e o Professor de Educa??o F?sica como Processo. Constatamos que os Professores entrevistados, embora perpetuem sua pr?tica pautada na abordagem pedag?gica tradicional/tecnicista, explicitam certo movimento de mudan?a, direcionando para a abordagem pedag?gica progressista; entendem que h? necessidade de uma nova postura frente ? abordagem pedag?gica vigente, em que o conhecimento, o comprometimento e a persist?ncia s?o indispens?veis nesse processo; consideram que a teoria e a pr?tica devem caminhar juntas para que, efetivamente, haja uma a??o pedag?gica condizente, com pr?ticas pedag?gicas docentes realmente consistentes e enraizadas em uma concep??o de ser humano, vida e sociedade, para que o professor seja agente de transforma??o com liberdade de a??o, estimulando e buscando, atrav?s de estudo e reflex?o, princ?pios que orientem sua a??o para o processo educacional pleno.
publishDate 2010
dc.date.available.fl_str_mv 2010-03-19
dc.date.issued.fl_str_mv 2010-01-12
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-04-14T14:23:01Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SEVERO, Cristiane. Um novo olhar sobre a educa??o f?sica a partir de teorias e reflex?es que contemplem a ?tica docente. 2010. 116 f. Disserta??o (Mestrado em Educa??o) - Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2010.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3630
identifier_str_mv SEVERO, Cristiane. Um novo olhar sobre a educa??o f?sica a partir de teorias e reflex?es que contemplem a ?tica docente. 2010. 116 f. Disserta??o (Mestrado em Educa??o) - Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2010.
url http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3630
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.program.fl_str_mv -8451285793228477937
dc.relation.confidence.fl_str_mv 500
600
dc.relation.department.fl_str_mv 7024413195758546274
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de P?s-Gradua??o em Educa??o
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUCRS
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Faculdade de Educa?
publisher.none.fl_str_mv Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
instacron:PUC_RS
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
instacron_str PUC_RS
institution PUC_RS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
bitstream.url.fl_str_mv http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3630/3/421846.pdf.jpg
http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3630/2/421846.pdf.txt
http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3630/1/421846.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 5787687e7ec678d58f7bbe8219eb9865
d091f3dd330808b8fd49310229c62cb3
ad8de4b355180b03b014a8222bf8b873
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca.central@pucrs.br||
_version_ 1796793197044695040