Um novo olhar sobre a educa??o f?sica a partir de teorias e reflex?es que contemplem a ?tica docente
Ano de defesa: | 2010 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul
|
Programa de Pós-Graduação: |
Programa de P?s-Gradua??o em Educa??o
|
Departamento: |
Faculdade de Educa?
|
País: |
BR
|
Palavras-chave em Português: | |
Área do conhecimento CNPq: | |
Link de acesso: | http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3630 |
Resumo: | Influ?ncias advindas de diferentes correntes de pensamento e tend?ncias cient?ficas, pol?ticas ou pedag?gicas s?o utilizadas no discurso pedag?gico contempor?neo, caracter?sticas semelhantes s?o transpostas tamb?m para o campo da Educa??o F?sica, que sofre variadas influ?ncias, construindo suas pr?ticas sobre o alicerce hist?rico-social em dado momento. Acreditamos que fez-se necess?ria uma an?lise do pensamento corrente acerca do momento atual na ?rea, em especial ? Educa??o F?sica Escolar, para que possamos apontar dimens?es da tem?tica que possam corroborar com a constru??o deste novo olhar, aqui desde a vis?o do docente. Percebemos ind?cios de que a Educa??o F?sica, embora com conota??es diferentes, ainda sofre influ?ncias do paradigma da aptid?o f?sica e esportiva, refletindo na forma??o e a??o pedag?gica do Professor. Ela passou por diversos momentos, tem reconhecimento legal, mas cabe indagar: por que ela n?o foi capaz de consolidar-se, legitimar-se melhor junto a pais, alunos, equipe diretiva e aos demais professores? Assim, sentimos a necessidade de questionarmos que abordagem pedag?gica de Educa??o F?sica os professores est?o desenvolvendo hoje nas escolas. Portanto, o presente trabalho ? uma pesquisa qualitativa, com abordagem descritiva interpretativa. O embasamento te?rico seleciona autores como Bracht, Castellani Filho, Darido, Moraes, Neira, entre outros. Os dados foram coletados atrav?s de entrevista semi-estruturada e interpretados pela T?cnica de An?lise de Conte?do, emergindo quatro categorias: A Escolha Profissional, A Abordagem Pedag?gica da Educa??o F?sica na Escola, Constru??o de uma Identidade de Educa??o F?sica e o Professor de Educa??o F?sica como Processo. Constatamos que os Professores entrevistados, embora perpetuem sua pr?tica pautada na abordagem pedag?gica tradicional/tecnicista, explicitam certo movimento de mudan?a, direcionando para a abordagem pedag?gica progressista; entendem que h? necessidade de uma nova postura frente ? abordagem pedag?gica vigente, em que o conhecimento, o comprometimento e a persist?ncia s?o indispens?veis nesse processo; consideram que a teoria e a pr?tica devem caminhar juntas para que, efetivamente, haja uma a??o pedag?gica condizente, com pr?ticas pedag?gicas docentes realmente consistentes e enraizadas em uma concep??o de ser humano, vida e sociedade, para que o professor seja agente de transforma??o com liberdade de a??o, estimulando e buscando, atrav?s de estudo e reflex?o, princ?pios que orientem sua a??o para o processo educacional pleno. |
id |
P_RS_260ddd180cdee1e593dca32afde0615b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:tede2.pucrs.br:tede/3630 |
network_acronym_str |
P_RS |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS |
repository_id_str |
|
spelling |
Stob?us, Claus DieterCPF:29347181072http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4793566H1CPF:75733757000http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4200158Z9Severo, Cristiane2015-04-14T14:23:01Z2010-03-192010-01-12SEVERO, Cristiane. Um novo olhar sobre a educa??o f?sica a partir de teorias e reflex?es que contemplem a ?tica docente. 2010. 116 f. Disserta??o (Mestrado em Educa??o) - Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2010.http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3630Made available in DSpace on 2015-04-14T14:23:01Z (GMT). No. of bitstreams: 1 421846.pdf: 318809 bytes, checksum: ad8de4b355180b03b014a8222bf8b873 (MD5) Previous issue date: 2010-01-12Influ?ncias advindas de diferentes correntes de pensamento e tend?ncias cient?ficas, pol?ticas ou pedag?gicas s?o utilizadas no discurso pedag?gico contempor?neo, caracter?sticas semelhantes s?o transpostas tamb?m para o campo da Educa??o F?sica, que sofre variadas influ?ncias, construindo suas pr?ticas sobre o alicerce hist?rico-social em dado momento. Acreditamos que fez-se necess?ria uma an?lise do pensamento corrente acerca do momento atual na ?rea, em especial ? Educa??o F?sica Escolar, para que possamos apontar dimens?es da tem?tica que possam corroborar com a constru??o deste novo olhar, aqui desde a vis?o do docente. Percebemos ind?cios de que a Educa??o F?sica, embora com conota??es diferentes, ainda sofre influ?ncias do paradigma da aptid?o f?sica e esportiva, refletindo na forma??o e a??o pedag?gica do Professor. Ela passou por diversos momentos, tem reconhecimento legal, mas cabe indagar: por que ela n?o foi capaz de consolidar-se, legitimar-se melhor junto a pais, alunos, equipe diretiva e aos demais professores? Assim, sentimos a necessidade de questionarmos que abordagem pedag?gica de Educa??o F?sica os professores est?o desenvolvendo hoje nas escolas. Portanto, o presente trabalho ? uma pesquisa qualitativa, com abordagem descritiva interpretativa. O embasamento te?rico seleciona autores como Bracht, Castellani Filho, Darido, Moraes, Neira, entre outros. Os dados foram coletados atrav?s de entrevista semi-estruturada e interpretados pela T?cnica de An?lise de Conte?do, emergindo quatro categorias: A Escolha Profissional, A Abordagem Pedag?gica da Educa??o F?sica na Escola, Constru??o de uma Identidade de Educa??o F?sica e o Professor de Educa??o F?sica como Processo. Constatamos que os Professores entrevistados, embora perpetuem sua pr?tica pautada na abordagem pedag?gica tradicional/tecnicista, explicitam certo movimento de mudan?a, direcionando para a abordagem pedag?gica progressista; entendem que h? necessidade de uma nova postura frente ? abordagem pedag?gica vigente, em que o conhecimento, o comprometimento e a persist?ncia s?o indispens?veis nesse processo; consideram que a teoria e a pr?tica devem caminhar juntas para que, efetivamente, haja uma a??o pedag?gica condizente, com pr?ticas pedag?gicas docentes realmente consistentes e enraizadas em uma concep??o de ser humano, vida e sociedade, para que o professor seja agente de transforma??o com liberdade de a??o, estimulando e buscando, atrav?s de estudo e reflex?o, princ?pios que orientem sua a??o para o processo educacional pleno.application/pdfhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/13315/421846.pdf.jpgporPontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do SulPrograma de P?s-Gradua??o em Educa??oPUCRSBRFaculdade de Educa?EDUCA??OEDUCA??O F?SICA - ENSINOPROFESSORES - ATUA??O PROFISSIONALCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOUm novo olhar sobre a educa??o f?sica a partir de teorias e reflex?es que contemplem a ?tica docenteinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis-84512857932284779375006007024413195758546274info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RSinstname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)instacron:PUC_RSTHUMBNAIL421846.pdf.jpg421846.pdf.jpgimage/jpeg2761http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3630/3/421846.pdf.jpg5787687e7ec678d58f7bbe8219eb9865MD53TEXT421846.pdf.txt421846.pdf.txttext/plain226667http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3630/2/421846.pdf.txtd091f3dd330808b8fd49310229c62cb3MD52ORIGINAL421846.pdfapplication/pdf318809http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3630/1/421846.pdfad8de4b355180b03b014a8222bf8b873MD51tede/36302015-04-17 15:54:58.649oai:tede2.pucrs.br:tede/3630Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucrs.br/tede2/PRIhttps://tede2.pucrs.br/oai/requestbiblioteca.central@pucrs.br||opendoar:2015-04-17T18:54:58Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
Um novo olhar sobre a educa??o f?sica a partir de teorias e reflex?es que contemplem a ?tica docente |
title |
Um novo olhar sobre a educa??o f?sica a partir de teorias e reflex?es que contemplem a ?tica docente |
spellingShingle |
Um novo olhar sobre a educa??o f?sica a partir de teorias e reflex?es que contemplem a ?tica docente Severo, Cristiane EDUCA??O EDUCA??O F?SICA - ENSINO PROFESSORES - ATUA??O PROFISSIONAL CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
title_short |
Um novo olhar sobre a educa??o f?sica a partir de teorias e reflex?es que contemplem a ?tica docente |
title_full |
Um novo olhar sobre a educa??o f?sica a partir de teorias e reflex?es que contemplem a ?tica docente |
title_fullStr |
Um novo olhar sobre a educa??o f?sica a partir de teorias e reflex?es que contemplem a ?tica docente |
title_full_unstemmed |
Um novo olhar sobre a educa??o f?sica a partir de teorias e reflex?es que contemplem a ?tica docente |
title_sort |
Um novo olhar sobre a educa??o f?sica a partir de teorias e reflex?es que contemplem a ?tica docente |
author |
Severo, Cristiane |
author_facet |
Severo, Cristiane |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Stob?us, Claus Dieter |
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv |
CPF:29347181072 |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4793566H1 |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
CPF:75733757000 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4200158Z9 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Severo, Cristiane |
contributor_str_mv |
Stob?us, Claus Dieter |
dc.subject.por.fl_str_mv |
EDUCA??O EDUCA??O F?SICA - ENSINO PROFESSORES - ATUA??O PROFISSIONAL |
topic |
EDUCA??O EDUCA??O F?SICA - ENSINO PROFESSORES - ATUA??O PROFISSIONAL CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
description |
Influ?ncias advindas de diferentes correntes de pensamento e tend?ncias cient?ficas, pol?ticas ou pedag?gicas s?o utilizadas no discurso pedag?gico contempor?neo, caracter?sticas semelhantes s?o transpostas tamb?m para o campo da Educa??o F?sica, que sofre variadas influ?ncias, construindo suas pr?ticas sobre o alicerce hist?rico-social em dado momento. Acreditamos que fez-se necess?ria uma an?lise do pensamento corrente acerca do momento atual na ?rea, em especial ? Educa??o F?sica Escolar, para que possamos apontar dimens?es da tem?tica que possam corroborar com a constru??o deste novo olhar, aqui desde a vis?o do docente. Percebemos ind?cios de que a Educa??o F?sica, embora com conota??es diferentes, ainda sofre influ?ncias do paradigma da aptid?o f?sica e esportiva, refletindo na forma??o e a??o pedag?gica do Professor. Ela passou por diversos momentos, tem reconhecimento legal, mas cabe indagar: por que ela n?o foi capaz de consolidar-se, legitimar-se melhor junto a pais, alunos, equipe diretiva e aos demais professores? Assim, sentimos a necessidade de questionarmos que abordagem pedag?gica de Educa??o F?sica os professores est?o desenvolvendo hoje nas escolas. Portanto, o presente trabalho ? uma pesquisa qualitativa, com abordagem descritiva interpretativa. O embasamento te?rico seleciona autores como Bracht, Castellani Filho, Darido, Moraes, Neira, entre outros. Os dados foram coletados atrav?s de entrevista semi-estruturada e interpretados pela T?cnica de An?lise de Conte?do, emergindo quatro categorias: A Escolha Profissional, A Abordagem Pedag?gica da Educa??o F?sica na Escola, Constru??o de uma Identidade de Educa??o F?sica e o Professor de Educa??o F?sica como Processo. Constatamos que os Professores entrevistados, embora perpetuem sua pr?tica pautada na abordagem pedag?gica tradicional/tecnicista, explicitam certo movimento de mudan?a, direcionando para a abordagem pedag?gica progressista; entendem que h? necessidade de uma nova postura frente ? abordagem pedag?gica vigente, em que o conhecimento, o comprometimento e a persist?ncia s?o indispens?veis nesse processo; consideram que a teoria e a pr?tica devem caminhar juntas para que, efetivamente, haja uma a??o pedag?gica condizente, com pr?ticas pedag?gicas docentes realmente consistentes e enraizadas em uma concep??o de ser humano, vida e sociedade, para que o professor seja agente de transforma??o com liberdade de a??o, estimulando e buscando, atrav?s de estudo e reflex?o, princ?pios que orientem sua a??o para o processo educacional pleno. |
publishDate |
2010 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2010-03-19 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2010-01-12 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2015-04-14T14:23:01Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
SEVERO, Cristiane. Um novo olhar sobre a educa??o f?sica a partir de teorias e reflex?es que contemplem a ?tica docente. 2010. 116 f. Disserta??o (Mestrado em Educa??o) - Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2010. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3630 |
identifier_str_mv |
SEVERO, Cristiane. Um novo olhar sobre a educa??o f?sica a partir de teorias e reflex?es que contemplem a ?tica docente. 2010. 116 f. Disserta??o (Mestrado em Educa??o) - Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2010. |
url |
http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3630 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.program.fl_str_mv |
-8451285793228477937 |
dc.relation.confidence.fl_str_mv |
500 600 |
dc.relation.department.fl_str_mv |
7024413195758546274 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de P?s-Gradua??o em Educa??o |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
PUCRS |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Faculdade de Educa? |
publisher.none.fl_str_mv |
Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) instacron:PUC_RS |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) |
instacron_str |
PUC_RS |
institution |
PUC_RS |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3630/3/421846.pdf.jpg http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3630/2/421846.pdf.txt http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3630/1/421846.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
5787687e7ec678d58f7bbe8219eb9865 d091f3dd330808b8fd49310229c62cb3 ad8de4b355180b03b014a8222bf8b873 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) |
repository.mail.fl_str_mv |
biblioteca.central@pucrs.br|| |
_version_ |
1796793197044695040 |