Curso de nivelamento a dist?ncia : um estudo de caso sobre a intera??o nos ambientes virtuais de aprendizagem

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2007
Autor(a) principal: Santos, Elis?ngela Ribas dos lattes
Orientador(a): Lahm, Regis Alexandre lattes
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul
Programa de Pós-Graduação: Programa de P?s-Gradua??o em Educa??o em Ci?ncias e Matem?tica
Departamento: Faculdade de F?ca
País: BR
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3304
Resumo: A presente pesquisa analisou a proposta pedag?gica de um curso de nivelamento a dist?ncia e verificou, junto aos alunos e ao professor, os aspectos positivos e negativos do curso. O estudo aconteceu em um curso de nivelamento de Qu?mica, em uma Institui??o de ensino superior de Porto Alegre. O mesmo ? oferecido gratuitamente atrav?s da modalidade ? dist?ncia, para estudantes matriculados em cursos de gradua??o dessa mesma institui??o. Buscou-se responder a seguinte quest?o: quais caracter?sticas pedag?gicas da proposta dos cursos de nivelamento, em ambientes virtuais, favorecem a aprendizagem? A coleta de dados foi realizada atrav?s de tr?s instrumentos: a) observa??es no ambiente virtual de aprendizagem, b) question?rios com os estudantes, e c) entrevista com a professora do curso. Ap?s a analise das informa??es obtidas, foram sugeridas pela pesquisadora algumas estrat?gias atrav?s de objetos de aprendizagem, como possibilidade de instigar a intera??o e a motiva??o dos estudantes nos ambientes de aprendizagem. A pesquisa teve cunho quantiqualitativo, e os dados foram considerados atrav?s da an?lise de conte?do.
id P_RS_3c0b96cd11ed624a6a30b3651066ea01
oai_identifier_str oai:tede2.pucrs.br:tede/3304
network_acronym_str P_RS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
repository_id_str
spelling Lahm, Regis AlexandreCPF:31494315068http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4707004Y5CPF:80714218049http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4266282Z3Santos, Elis?ngela Ribas dos2015-04-14T14:12:19Z2008-03-282007-12-10SANTOS, Elis?ngela Ribas dos. Curso de nivelamento a dist?ncia : um estudo de caso sobre a intera??o nos ambientes virtuais de aprendizagem. 2007. 103 f. Disserta??o (Mestrado em Ci?ncias e Matem?tica) - Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2007.http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3304Made available in DSpace on 2015-04-14T14:12:19Z (GMT). No. of bitstreams: 1 399696.pdf: 2742619 bytes, checksum: 603fd3876755f8ed6625fb9a8aac4d61 (MD5) Previous issue date: 2007-12-10A presente pesquisa analisou a proposta pedag?gica de um curso de nivelamento a dist?ncia e verificou, junto aos alunos e ao professor, os aspectos positivos e negativos do curso. O estudo aconteceu em um curso de nivelamento de Qu?mica, em uma Institui??o de ensino superior de Porto Alegre. O mesmo ? oferecido gratuitamente atrav?s da modalidade ? dist?ncia, para estudantes matriculados em cursos de gradua??o dessa mesma institui??o. Buscou-se responder a seguinte quest?o: quais caracter?sticas pedag?gicas da proposta dos cursos de nivelamento, em ambientes virtuais, favorecem a aprendizagem? A coleta de dados foi realizada atrav?s de tr?s instrumentos: a) observa??es no ambiente virtual de aprendizagem, b) question?rios com os estudantes, e c) entrevista com a professora do curso. Ap?s a analise das informa??es obtidas, foram sugeridas pela pesquisadora algumas estrat?gias atrav?s de objetos de aprendizagem, como possibilidade de instigar a intera??o e a motiva??o dos estudantes nos ambientes de aprendizagem. A pesquisa teve cunho quantiqualitativo, e os dados foram considerados atrav?s da an?lise de conte?do.application/pdfhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/12677/399696.pdf.jpgporPontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do SulPrograma de P?s-Gradua??o em Educa??o em Ci?ncias e Matem?ticaPUCRSBRFaculdade de F?caENSINO SUPERIOREDUCA??O A DIST?NCIAQU?MICA - ENSINOINTERATIVIDADEAPRENDIZAGEMCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOCurso de nivelamento a dist?ncia : um estudo de caso sobre a intera??o nos ambientes virtuais de aprendizageminfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis35656275549983304235006006574392640991280001info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RSinstname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)instacron:PUC_RSTHUMBNAIL399696.pdf.jpg399696.pdf.jpgimage/jpeg3863http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3304/3/399696.pdf.jpg1c4ba8aacf53550005ecc4d307ef5cc0MD53TEXT399696.pdf.txt399696.pdf.txttext/plain173492http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3304/2/399696.pdf.txt6223de9942c440acd0f1280d99d39939MD52ORIGINAL399696.pdfapplication/pdf2742619http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3304/1/399696.pdf603fd3876755f8ed6625fb9a8aac4d61MD51tede/33042015-04-17 15:59:58.563oai:tede2.pucrs.br:tede/3304Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucrs.br/tede2/PRIhttps://tede2.pucrs.br/oai/requestbiblioteca.central@pucrs.br||opendoar:2015-04-17T18:59:58Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)false
dc.title.por.fl_str_mv Curso de nivelamento a dist?ncia : um estudo de caso sobre a intera??o nos ambientes virtuais de aprendizagem
title Curso de nivelamento a dist?ncia : um estudo de caso sobre a intera??o nos ambientes virtuais de aprendizagem
spellingShingle Curso de nivelamento a dist?ncia : um estudo de caso sobre a intera??o nos ambientes virtuais de aprendizagem
Santos, Elis?ngela Ribas dos
ENSINO SUPERIOR
EDUCA??O A DIST?NCIA
QU?MICA - ENSINO
INTERATIVIDADE
APRENDIZAGEM
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short Curso de nivelamento a dist?ncia : um estudo de caso sobre a intera??o nos ambientes virtuais de aprendizagem
title_full Curso de nivelamento a dist?ncia : um estudo de caso sobre a intera??o nos ambientes virtuais de aprendizagem
title_fullStr Curso de nivelamento a dist?ncia : um estudo de caso sobre a intera??o nos ambientes virtuais de aprendizagem
title_full_unstemmed Curso de nivelamento a dist?ncia : um estudo de caso sobre a intera??o nos ambientes virtuais de aprendizagem
title_sort Curso de nivelamento a dist?ncia : um estudo de caso sobre a intera??o nos ambientes virtuais de aprendizagem
author Santos, Elis?ngela Ribas dos
author_facet Santos, Elis?ngela Ribas dos
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Lahm, Regis Alexandre
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv CPF:31494315068
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4707004Y5
dc.contributor.authorID.fl_str_mv CPF:80714218049
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4266282Z3
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Elis?ngela Ribas dos
contributor_str_mv Lahm, Regis Alexandre
dc.subject.por.fl_str_mv ENSINO SUPERIOR
EDUCA??O A DIST?NCIA
QU?MICA - ENSINO
INTERATIVIDADE
APRENDIZAGEM
topic ENSINO SUPERIOR
EDUCA??O A DIST?NCIA
QU?MICA - ENSINO
INTERATIVIDADE
APRENDIZAGEM
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description A presente pesquisa analisou a proposta pedag?gica de um curso de nivelamento a dist?ncia e verificou, junto aos alunos e ao professor, os aspectos positivos e negativos do curso. O estudo aconteceu em um curso de nivelamento de Qu?mica, em uma Institui??o de ensino superior de Porto Alegre. O mesmo ? oferecido gratuitamente atrav?s da modalidade ? dist?ncia, para estudantes matriculados em cursos de gradua??o dessa mesma institui??o. Buscou-se responder a seguinte quest?o: quais caracter?sticas pedag?gicas da proposta dos cursos de nivelamento, em ambientes virtuais, favorecem a aprendizagem? A coleta de dados foi realizada atrav?s de tr?s instrumentos: a) observa??es no ambiente virtual de aprendizagem, b) question?rios com os estudantes, e c) entrevista com a professora do curso. Ap?s a analise das informa??es obtidas, foram sugeridas pela pesquisadora algumas estrat?gias atrav?s de objetos de aprendizagem, como possibilidade de instigar a intera??o e a motiva??o dos estudantes nos ambientes de aprendizagem. A pesquisa teve cunho quantiqualitativo, e os dados foram considerados atrav?s da an?lise de conte?do.
publishDate 2007
dc.date.issued.fl_str_mv 2007-12-10
dc.date.available.fl_str_mv 2008-03-28
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-04-14T14:12:19Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SANTOS, Elis?ngela Ribas dos. Curso de nivelamento a dist?ncia : um estudo de caso sobre a intera??o nos ambientes virtuais de aprendizagem. 2007. 103 f. Disserta??o (Mestrado em Ci?ncias e Matem?tica) - Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2007.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3304
identifier_str_mv SANTOS, Elis?ngela Ribas dos. Curso de nivelamento a dist?ncia : um estudo de caso sobre a intera??o nos ambientes virtuais de aprendizagem. 2007. 103 f. Disserta??o (Mestrado em Ci?ncias e Matem?tica) - Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2007.
url http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3304
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.program.fl_str_mv 3565627554998330423
dc.relation.confidence.fl_str_mv 500
600
dc.relation.department.fl_str_mv 6574392640991280001
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de P?s-Gradua??o em Educa??o em Ci?ncias e Matem?tica
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUCRS
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Faculdade de F?ca
publisher.none.fl_str_mv Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
instacron:PUC_RS
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
instacron_str PUC_RS
institution PUC_RS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
bitstream.url.fl_str_mv http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3304/3/399696.pdf.jpg
http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3304/2/399696.pdf.txt
http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3304/1/399696.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 1c4ba8aacf53550005ecc4d307ef5cc0
6223de9942c440acd0f1280d99d39939
603fd3876755f8ed6625fb9a8aac4d61
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca.central@pucrs.br||
_version_ 1796793194808082432