Comunica??o e complexidade: dialogismo no discurso verbal e n?o verbal de uma boneca de panos
Ano de defesa: | 2011 |
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Tipo de documento: | Tese |
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Instituição de defesa: |
Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul
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Programa de Pós-Graduação: |
Programa de P?s-Gradua??o em Comunica??o Social
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Departamento: |
Faculdade de Comunica??o Social
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País: |
BR
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Palavras-chave em Português: | |
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Resumo: | Considerando a reflex?o acerca da Comunica??o a partir do Paradigma da Complexidade, sugerido por Edgar Morin, propomos neste trabalho apontar a perman?ncia hist?rica da personagem Em?lia do S?tio do Pica Picapau Amarelo, na sua adapta??o televisiva. Tentaremos demonstrar a perman?ncia do objeto, atrav?s do reconhecimento da tessitura circular que define a composi??o da personagem da boneca de panos, al?m da percep??o do car?ter indagador de sua elabora??o discursiva, dial?gica e espiral, no jogo entre mundo imagin?rio e experi?ncia do real. Al?m dos conceitos de Morin, buscamos na contribui??o Semiol?gica de Roland Barthes, o instrumental te?rico para entender, atrav?s da an?lise da personagem de fic??o, as rela??es entre Comunica??o, Mito, Poder, Cultura, Imagin?rio e Socioleto. Percorremos um caminho circular, de pensamento atemporal sobre Em?lia. Assim, buscamos desbravar a Complexidade, percebida al?m da sua visualidade multicolorida, compreendendo seus discursos e suas indaga??es sobre a vida. |
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