O uso de desafios : motiva??o e criatividade nas aulas de matem?tica

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2008
Autor(a) principal: Moser, Fernanda lattes
Orientador(a): Portanova, Ruth lattes
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul
Programa de Pós-Graduação: Programa de P?s-Gradua??o em Educa??o em Ci?ncias e Matem?tica
Departamento: Faculdade de F?ca
País: BR
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3317
Resumo: Atualmente, a maior dificuldade encontrada pelos professores ? envolver os alunos em atividades de aprendizagem, lev?-los a persistir nas tarefas propostas e a valorizarem a educa??o. H? alunos pouco motivados em aprender, surgindo problemas como desinteresse e apatia. Este trabalho tem como tema principal o uso de desafios nas aulas de Matem?tica. O objetivo principal ? verificar como o uso de desafios matem?ticos pode contribuir para a aprendizagem de conte?dos matem?ticos, quando utilizados como um recurso metodol?gico alternativo e como pode auxiliar no desenvolvimento do racioc?nio l?gico e da criatividade. No desenvolver da pesquisa ? mostrada a import?ncia de motivar os alunos ?s aulas, bem como a import?ncia do desenvolvimento do seu racioc?nio l?gico e da sua criatividade. Ser? que com desafios as aulas se tornam mais interessantes? Uma das formas de verificar isso foi realizando question?rios nos quais os alunos responderam a determinadas perguntas referentes ao assunto em quest?o. Tamb?m h? registros de observa??es do comportamento dos alunos durante as aulas. Contribuindo para o incentivo ? pesquisa, foi feita uma etapa em que os alunos criaram seus pr?prios desafios sobre um determinado conte?do. Estimula a criatividade e verifica-se suas capacidades para pesquisa e constru??o de id?ias e problemas. Tamb?m s?o analisados alguns dados fornecidos pelo INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais An?sio Teixeira ) sobre o ?ndice de Desenvolvimento da Educa??o B?sica IDEB e uma an?lise comparando o Brasil, o Rio Grande do Sul, a cidade de Canoas e a E.M.E.F. Arthur Pereira de Vargas. Tornar as aulas mais atraentes, estimular a criatividade, a constru??o de id?ias e a resolu??o de problemas foram as formas encontradas de resgatar o entusiasmo dos alunos e torn?-los aptos a enfrentar obst?culos, neste mundo no qual a tecnologia predomina. Concluiu se que os alunos mostraram-se mais motivados capazes de criarem seus pr?prios desafios e entusiasmados com as atividades desenvolvidas.
id P_RS_713d444009ed5d7e35e5b8001aab7407
oai_identifier_str oai:tede2.pucrs.br:tede/3317
network_acronym_str P_RS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
repository_id_str
spelling Portanova, RuthCPF:16876504034http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4791673Z5CPF:90162161034http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4763137U5Moser, Fernanda2015-04-14T14:12:22Z2008-05-272008-03-19MOSER, Fernanda. O uso de desafios : motiva??o e criatividade nas aulas de matem?tica. 2008. 105 f. Disserta??o (Mestrado em Ci?ncias e Matem?tica) - Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2008.http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3317Made available in DSpace on 2015-04-14T14:12:22Z (GMT). No. of bitstreams: 1 401335.pdf: 615131 bytes, checksum: 2ef8e34ffdabe6eb28d0b370a0a83485 (MD5) Previous issue date: 2008-03-19Atualmente, a maior dificuldade encontrada pelos professores ? envolver os alunos em atividades de aprendizagem, lev?-los a persistir nas tarefas propostas e a valorizarem a educa??o. H? alunos pouco motivados em aprender, surgindo problemas como desinteresse e apatia. Este trabalho tem como tema principal o uso de desafios nas aulas de Matem?tica. O objetivo principal ? verificar como o uso de desafios matem?ticos pode contribuir para a aprendizagem de conte?dos matem?ticos, quando utilizados como um recurso metodol?gico alternativo e como pode auxiliar no desenvolvimento do racioc?nio l?gico e da criatividade. No desenvolver da pesquisa ? mostrada a import?ncia de motivar os alunos ?s aulas, bem como a import?ncia do desenvolvimento do seu racioc?nio l?gico e da sua criatividade. Ser? que com desafios as aulas se tornam mais interessantes? Uma das formas de verificar isso foi realizando question?rios nos quais os alunos responderam a determinadas perguntas referentes ao assunto em quest?o. Tamb?m h? registros de observa??es do comportamento dos alunos durante as aulas. Contribuindo para o incentivo ? pesquisa, foi feita uma etapa em que os alunos criaram seus pr?prios desafios sobre um determinado conte?do. Estimula a criatividade e verifica-se suas capacidades para pesquisa e constru??o de id?ias e problemas. Tamb?m s?o analisados alguns dados fornecidos pelo INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais An?sio Teixeira ) sobre o ?ndice de Desenvolvimento da Educa??o B?sica IDEB e uma an?lise comparando o Brasil, o Rio Grande do Sul, a cidade de Canoas e a E.M.E.F. Arthur Pereira de Vargas. Tornar as aulas mais atraentes, estimular a criatividade, a constru??o de id?ias e a resolu??o de problemas foram as formas encontradas de resgatar o entusiasmo dos alunos e torn?-los aptos a enfrentar obst?culos, neste mundo no qual a tecnologia predomina. Concluiu se que os alunos mostraram-se mais motivados capazes de criarem seus pr?prios desafios e entusiasmados com as atividades desenvolvidas.application/pdfhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/12630/401335.pdf.jpgporPontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do SulPrograma de P?s-Gradua??o em Educa??o em Ci?ncias e Matem?ticaPUCRSBRFaculdade de F?caMATEM?TICA - ENSINOAPRENDIZAGEM - DIFICULDADESMOTIVA??O (EDUCA??O)CRIATIVIDADE (EDUCA??O)CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOO uso de desafios : motiva??o e criatividade nas aulas de matem?ticainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis35656275549983304235006006574392640991280001info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RSinstname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)instacron:PUC_RSTHUMBNAIL401335.pdf.jpg401335.pdf.jpgimage/jpeg2776http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3317/3/401335.pdf.jpgfa0f88d52c12781fff6206faabe0f2daMD53TEXT401335.pdf.txt401335.pdf.txttext/plain163939http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3317/2/401335.pdf.txt78c2dec518ac5582549fbb4358c05ec9MD52ORIGINAL401335.pdfapplication/pdf615131http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3317/1/401335.pdf2ef8e34ffdabe6eb28d0b370a0a83485MD51tede/33172015-04-30 08:15:38.104oai:tede2.pucrs.br:tede/3317Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucrs.br/tede2/PRIhttps://tede2.pucrs.br/oai/requestbiblioteca.central@pucrs.br||opendoar:2015-04-30T11:15:38Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)false
dc.title.por.fl_str_mv O uso de desafios : motiva??o e criatividade nas aulas de matem?tica
title O uso de desafios : motiva??o e criatividade nas aulas de matem?tica
spellingShingle O uso de desafios : motiva??o e criatividade nas aulas de matem?tica
Moser, Fernanda
MATEM?TICA - ENSINO
APRENDIZAGEM - DIFICULDADES
MOTIVA??O (EDUCA??O)
CRIATIVIDADE (EDUCA??O)
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short O uso de desafios : motiva??o e criatividade nas aulas de matem?tica
title_full O uso de desafios : motiva??o e criatividade nas aulas de matem?tica
title_fullStr O uso de desafios : motiva??o e criatividade nas aulas de matem?tica
title_full_unstemmed O uso de desafios : motiva??o e criatividade nas aulas de matem?tica
title_sort O uso de desafios : motiva??o e criatividade nas aulas de matem?tica
author Moser, Fernanda
author_facet Moser, Fernanda
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Portanova, Ruth
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv CPF:16876504034
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4791673Z5
dc.contributor.authorID.fl_str_mv CPF:90162161034
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4763137U5
dc.contributor.author.fl_str_mv Moser, Fernanda
contributor_str_mv Portanova, Ruth
dc.subject.por.fl_str_mv MATEM?TICA - ENSINO
APRENDIZAGEM - DIFICULDADES
MOTIVA??O (EDUCA??O)
CRIATIVIDADE (EDUCA??O)
topic MATEM?TICA - ENSINO
APRENDIZAGEM - DIFICULDADES
MOTIVA??O (EDUCA??O)
CRIATIVIDADE (EDUCA??O)
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description Atualmente, a maior dificuldade encontrada pelos professores ? envolver os alunos em atividades de aprendizagem, lev?-los a persistir nas tarefas propostas e a valorizarem a educa??o. H? alunos pouco motivados em aprender, surgindo problemas como desinteresse e apatia. Este trabalho tem como tema principal o uso de desafios nas aulas de Matem?tica. O objetivo principal ? verificar como o uso de desafios matem?ticos pode contribuir para a aprendizagem de conte?dos matem?ticos, quando utilizados como um recurso metodol?gico alternativo e como pode auxiliar no desenvolvimento do racioc?nio l?gico e da criatividade. No desenvolver da pesquisa ? mostrada a import?ncia de motivar os alunos ?s aulas, bem como a import?ncia do desenvolvimento do seu racioc?nio l?gico e da sua criatividade. Ser? que com desafios as aulas se tornam mais interessantes? Uma das formas de verificar isso foi realizando question?rios nos quais os alunos responderam a determinadas perguntas referentes ao assunto em quest?o. Tamb?m h? registros de observa??es do comportamento dos alunos durante as aulas. Contribuindo para o incentivo ? pesquisa, foi feita uma etapa em que os alunos criaram seus pr?prios desafios sobre um determinado conte?do. Estimula a criatividade e verifica-se suas capacidades para pesquisa e constru??o de id?ias e problemas. Tamb?m s?o analisados alguns dados fornecidos pelo INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais An?sio Teixeira ) sobre o ?ndice de Desenvolvimento da Educa??o B?sica IDEB e uma an?lise comparando o Brasil, o Rio Grande do Sul, a cidade de Canoas e a E.M.E.F. Arthur Pereira de Vargas. Tornar as aulas mais atraentes, estimular a criatividade, a constru??o de id?ias e a resolu??o de problemas foram as formas encontradas de resgatar o entusiasmo dos alunos e torn?-los aptos a enfrentar obst?culos, neste mundo no qual a tecnologia predomina. Concluiu se que os alunos mostraram-se mais motivados capazes de criarem seus pr?prios desafios e entusiasmados com as atividades desenvolvidas.
publishDate 2008
dc.date.available.fl_str_mv 2008-05-27
dc.date.issued.fl_str_mv 2008-03-19
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-04-14T14:12:22Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv MOSER, Fernanda. O uso de desafios : motiva??o e criatividade nas aulas de matem?tica. 2008. 105 f. Disserta??o (Mestrado em Ci?ncias e Matem?tica) - Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2008.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3317
identifier_str_mv MOSER, Fernanda. O uso de desafios : motiva??o e criatividade nas aulas de matem?tica. 2008. 105 f. Disserta??o (Mestrado em Ci?ncias e Matem?tica) - Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2008.
url http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3317
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.program.fl_str_mv 3565627554998330423
dc.relation.confidence.fl_str_mv 500
600
dc.relation.department.fl_str_mv 6574392640991280001
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de P?s-Gradua??o em Educa??o em Ci?ncias e Matem?tica
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUCRS
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Faculdade de F?ca
publisher.none.fl_str_mv Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
instacron:PUC_RS
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
instacron_str PUC_RS
institution PUC_RS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
bitstream.url.fl_str_mv http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3317/3/401335.pdf.jpg
http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3317/2/401335.pdf.txt
http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3317/1/401335.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv fa0f88d52c12781fff6206faabe0f2da
78c2dec518ac5582549fbb4358c05ec9
2ef8e34ffdabe6eb28d0b370a0a83485
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca.central@pucrs.br||
_version_ 1796793194840588288