O relacionamento com p?blicos como estrat?gia de comunica??o nas organiza??es

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2007
Autor(a) principal: Bonfadini, Gerson Jos? lattes
Orientador(a): Moura, Cl?udia Peixoto de lattes
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul
Programa de Pós-Graduação: Programa de P?s-Gradua??o em Comunica??o Social
Departamento: Faculdade de Comunica??o Social
País: BR
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/4616
Resumo: O relacionamento entre as organiza??es e seus p?blicos ? tema de pesquisa que transita por diferentes ?reas do conhecimento humano, tais como sociologia, antropologia, psicologia social, economia, administra??o e comunica??o social. O crescente interesse pelo tema est? atrelado a sua contemporaneidade, pois se relaciona, de forma direta, a expans?o da globaliza??o e, como decorr?ncia, ao aumento da influ?ncia das organiza??es no cotidiano da humanidade. As ?reas de Rela??es P?blicas e de Marketing de Relacionamento, oriundas respectivamente, da Comunica??o Social e da Administra??o, desenvolvem seus estudos perante diversos temas, mas em especial, o tema relacionamento entre as organiza??es e seus p?blicos tem centralizado seu foco. O tema relacionamento organizacional, nesta tese, foi estudado sob o contexto estrat?gico de comunica??o, ou seja, analisa como as a??es de relacionamento das organiza??es se tornam estrat?gias de comunica??o percebidas e entendidas pelos p?blicos. Dentro deste enfoque foi definido o problema de pesquisa da tese: Quais s?o as a??es de Rela??es P?blicas e de Marketing de Relacionamento que contribuem para que o relacionamento organizacional se torne uma estrat?gia de comunica??o? A resposta a este problema est? vinculada ? valida??o das hip?teses de trabalho e representadas pelas vari?veis de relacionamento organizacional, oriundas da integra??o de categorias em comum ?s ?reas pesquisadas (Rela??es P?blicas e Marketing de Relacionamento) e de estrat?gias de comunica??o desenvolvidas pelas organiza??es perante seus p?blicos. Foram selecionadas cinco categorias: Comprometimento, Confian?a, Coopera??o, Satisfa??o e Poder. A partir das categorias foram criadas 30 vari?veis de relacionamento organizacional. As vari?veis de relacionamento foram aplicadas por um instrumento de pesquisa aos p?blicos estrat?gicos de uma institui??o de ensino superior. A aplica??o do instrumento a campo possibilitou responder as hip?teses da tese: valida??o das categorias de pesquisa e avalia??o da percep??o dos p?blicos perante as a??es relacionamento organizacional da institui??o. O estudo, ainda, destaca que o tema deve ser retomado e o mesmo pode servir de base para novas pesquisas e abordagens no futuro.
id P_RS_757ddbcfdb028bb87438df9340974b32
oai_identifier_str oai:tede2.pucrs.br:tede/4616
network_acronym_str P_RS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
repository_id_str
spelling Moura, Cl?udia Peixoto deCPF:37402706087http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4706638T9CPF:49800493034http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4700426P6Bonfadini, Gerson Jos?2015-04-14T14:42:15Z2007-06-202007-03-29BONFADINI, Gerson Jos?. O relacionamento com p?blicos como estrat?gia de comunica??o nas organiza??es. 2007. 175 f. Tese (Doutorado em Comunica??o Social) - Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2007.http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/4616Made available in DSpace on 2015-04-14T14:42:15Z (GMT). No. of bitstreams: 1 391318.pdf: 1102144 bytes, checksum: c508a76e437873b9a57bdf56b3f540e8 (MD5) Previous issue date: 2007-03-29O relacionamento entre as organiza??es e seus p?blicos ? tema de pesquisa que transita por diferentes ?reas do conhecimento humano, tais como sociologia, antropologia, psicologia social, economia, administra??o e comunica??o social. O crescente interesse pelo tema est? atrelado a sua contemporaneidade, pois se relaciona, de forma direta, a expans?o da globaliza??o e, como decorr?ncia, ao aumento da influ?ncia das organiza??es no cotidiano da humanidade. As ?reas de Rela??es P?blicas e de Marketing de Relacionamento, oriundas respectivamente, da Comunica??o Social e da Administra??o, desenvolvem seus estudos perante diversos temas, mas em especial, o tema relacionamento entre as organiza??es e seus p?blicos tem centralizado seu foco. O tema relacionamento organizacional, nesta tese, foi estudado sob o contexto estrat?gico de comunica??o, ou seja, analisa como as a??es de relacionamento das organiza??es se tornam estrat?gias de comunica??o percebidas e entendidas pelos p?blicos. Dentro deste enfoque foi definido o problema de pesquisa da tese: Quais s?o as a??es de Rela??es P?blicas e de Marketing de Relacionamento que contribuem para que o relacionamento organizacional se torne uma estrat?gia de comunica??o? A resposta a este problema est? vinculada ? valida??o das hip?teses de trabalho e representadas pelas vari?veis de relacionamento organizacional, oriundas da integra??o de categorias em comum ?s ?reas pesquisadas (Rela??es P?blicas e Marketing de Relacionamento) e de estrat?gias de comunica??o desenvolvidas pelas organiza??es perante seus p?blicos. Foram selecionadas cinco categorias: Comprometimento, Confian?a, Coopera??o, Satisfa??o e Poder. A partir das categorias foram criadas 30 vari?veis de relacionamento organizacional. As vari?veis de relacionamento foram aplicadas por um instrumento de pesquisa aos p?blicos estrat?gicos de uma institui??o de ensino superior. A aplica??o do instrumento a campo possibilitou responder as hip?teses da tese: valida??o das categorias de pesquisa e avalia??o da percep??o dos p?blicos perante as a??es relacionamento organizacional da institui??o. O estudo, ainda, destaca que o tema deve ser retomado e o mesmo pode servir de base para novas pesquisas e abordagens no futuro.application/pdfhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/14908/391318.pdf.jpgporPontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do SulPrograma de P?s-Gradua??o em Comunica??o SocialPUCRSBRFaculdade de Comunica??o SocialCOMUNICA??O ORGANIZACIONALRELA??ES P?BLICASMARKETING DE RELACIONAMENTOESTRAT?GIACNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOO relacionamento com p?blicos como estrat?gia de comunica??o nas organiza??esinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis-12272408519215184825006007651647212179642901info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RSinstname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)instacron:PUC_RSTHUMBNAIL391318.pdf.jpg391318.pdf.jpgimage/jpeg3090http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/4616/3/391318.pdf.jpg48360a20683449eecb212354cf1fa128MD53TEXT391318.pdf.txt391318.pdf.txttext/plain384683http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/4616/2/391318.pdf.txtf724df4630edce41f85965bf50dee12cMD52ORIGINAL391318.pdfapplication/pdf1102144http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/4616/1/391318.pdfc508a76e437873b9a57bdf56b3f540e8MD51tede/46162015-04-30 08:15:42.307oai:tede2.pucrs.br:tede/4616Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucrs.br/tede2/PRIhttps://tede2.pucrs.br/oai/requestbiblioteca.central@pucrs.br||opendoar:2015-04-30T11:15:42Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)false
dc.title.por.fl_str_mv O relacionamento com p?blicos como estrat?gia de comunica??o nas organiza??es
title O relacionamento com p?blicos como estrat?gia de comunica??o nas organiza??es
spellingShingle O relacionamento com p?blicos como estrat?gia de comunica??o nas organiza??es
Bonfadini, Gerson Jos?
COMUNICA??O ORGANIZACIONAL
RELA??ES P?BLICAS
MARKETING DE RELACIONAMENTO
ESTRAT?GIA
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
title_short O relacionamento com p?blicos como estrat?gia de comunica??o nas organiza??es
title_full O relacionamento com p?blicos como estrat?gia de comunica??o nas organiza??es
title_fullStr O relacionamento com p?blicos como estrat?gia de comunica??o nas organiza??es
title_full_unstemmed O relacionamento com p?blicos como estrat?gia de comunica??o nas organiza??es
title_sort O relacionamento com p?blicos como estrat?gia de comunica??o nas organiza??es
author Bonfadini, Gerson Jos?
author_facet Bonfadini, Gerson Jos?
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Moura, Cl?udia Peixoto de
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv CPF:37402706087
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4706638T9
dc.contributor.authorID.fl_str_mv CPF:49800493034
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4700426P6
dc.contributor.author.fl_str_mv Bonfadini, Gerson Jos?
contributor_str_mv Moura, Cl?udia Peixoto de
dc.subject.por.fl_str_mv COMUNICA??O ORGANIZACIONAL
RELA??ES P?BLICAS
MARKETING DE RELACIONAMENTO
ESTRAT?GIA
topic COMUNICA??O ORGANIZACIONAL
RELA??ES P?BLICAS
MARKETING DE RELACIONAMENTO
ESTRAT?GIA
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
description O relacionamento entre as organiza??es e seus p?blicos ? tema de pesquisa que transita por diferentes ?reas do conhecimento humano, tais como sociologia, antropologia, psicologia social, economia, administra??o e comunica??o social. O crescente interesse pelo tema est? atrelado a sua contemporaneidade, pois se relaciona, de forma direta, a expans?o da globaliza??o e, como decorr?ncia, ao aumento da influ?ncia das organiza??es no cotidiano da humanidade. As ?reas de Rela??es P?blicas e de Marketing de Relacionamento, oriundas respectivamente, da Comunica??o Social e da Administra??o, desenvolvem seus estudos perante diversos temas, mas em especial, o tema relacionamento entre as organiza??es e seus p?blicos tem centralizado seu foco. O tema relacionamento organizacional, nesta tese, foi estudado sob o contexto estrat?gico de comunica??o, ou seja, analisa como as a??es de relacionamento das organiza??es se tornam estrat?gias de comunica??o percebidas e entendidas pelos p?blicos. Dentro deste enfoque foi definido o problema de pesquisa da tese: Quais s?o as a??es de Rela??es P?blicas e de Marketing de Relacionamento que contribuem para que o relacionamento organizacional se torne uma estrat?gia de comunica??o? A resposta a este problema est? vinculada ? valida??o das hip?teses de trabalho e representadas pelas vari?veis de relacionamento organizacional, oriundas da integra??o de categorias em comum ?s ?reas pesquisadas (Rela??es P?blicas e Marketing de Relacionamento) e de estrat?gias de comunica??o desenvolvidas pelas organiza??es perante seus p?blicos. Foram selecionadas cinco categorias: Comprometimento, Confian?a, Coopera??o, Satisfa??o e Poder. A partir das categorias foram criadas 30 vari?veis de relacionamento organizacional. As vari?veis de relacionamento foram aplicadas por um instrumento de pesquisa aos p?blicos estrat?gicos de uma institui??o de ensino superior. A aplica??o do instrumento a campo possibilitou responder as hip?teses da tese: valida??o das categorias de pesquisa e avalia??o da percep??o dos p?blicos perante as a??es relacionamento organizacional da institui??o. O estudo, ainda, destaca que o tema deve ser retomado e o mesmo pode servir de base para novas pesquisas e abordagens no futuro.
publishDate 2007
dc.date.available.fl_str_mv 2007-06-20
dc.date.issued.fl_str_mv 2007-03-29
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-04-14T14:42:15Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv BONFADINI, Gerson Jos?. O relacionamento com p?blicos como estrat?gia de comunica??o nas organiza??es. 2007. 175 f. Tese (Doutorado em Comunica??o Social) - Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2007.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/4616
identifier_str_mv BONFADINI, Gerson Jos?. O relacionamento com p?blicos como estrat?gia de comunica??o nas organiza??es. 2007. 175 f. Tese (Doutorado em Comunica??o Social) - Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2007.
url http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/4616
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.program.fl_str_mv -1227240851921518482
dc.relation.confidence.fl_str_mv 500
600
dc.relation.department.fl_str_mv 7651647212179642901
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de P?s-Gradua??o em Comunica??o Social
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUCRS
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Faculdade de Comunica??o Social
publisher.none.fl_str_mv Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
instacron:PUC_RS
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
instacron_str PUC_RS
institution PUC_RS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
bitstream.url.fl_str_mv http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/4616/3/391318.pdf.jpg
http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/4616/2/391318.pdf.txt
http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/4616/1/391318.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 48360a20683449eecb212354cf1fa128
f724df4630edce41f85965bf50dee12c
c508a76e437873b9a57bdf56b3f540e8
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca.central@pucrs.br||
_version_ 1796793204017725440