An?lise das contribui??es do educar pela pesquisa no estudo das fontes de energia
Ano de defesa: | 2008 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul
|
Programa de Pós-Graduação: |
Programa de P?s-Gradua??o em Educa??o em Ci?ncias e Matem?tica
|
Departamento: |
Faculdade de F?ca
|
País: |
BR
|
Palavras-chave em Português: | |
Área do conhecimento CNPq: | |
Link de acesso: | http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3329 |
Resumo: | O objetivo desta disserta??o ? apresentar a an?lise de uma proposta de trabalho em sala de aula desenvolvida dentro dos pressupostos do educar pela pesquisa, que explora o tema fontes de energia, com enfoque Ci?ncia-Tecnologia-Sociedade-Ambiente (CTSA). Esta investiga??o foi realizada no per?odo de um trimestre letivo com uma turma de alunos da 1? s?rie do ensino m?dio em uma escola p?blica do interior do Estado do Rio Grande do Sul no turno diurno, na disciplina de F?sica, sob a coordena??o da professora-pesquisadora. Utilizou-se como estrat?gia pedag?gica e epistemol?gica a elabora??o de uma Ilha Interdisciplinar de Racionalidade (IIR), conforme proposta por Gerard Fourez (1997). A IIR foi planejada e desenvolvida a partir de uma situa??o-problema, buscando estabelecer as rela??es CTSA na abordagem da tem?tica de quest?es energ?ticas. Os dados foram coletados a partir das manifesta??es verbais dos alunos nas aulas, anota??es da professora e relatos escritos dos di?rios dos alunos, utilizando a metodologia de an?lise textual discursiva (MORAES, 2003b). A interpreta??o dos dados levou ? identifica??o dos tr?s elementos do educar pela pesquisa (questionamento, argumenta??o e comunica??o) ao longo de toda a constru??o da IIR em sala de aula, interagindo em um ciclo dial?tico permanente. O questionamento sistem?tico surgiu em todas as etapas do trabalho, sendo identificadas como categorias emergentes da an?lise deste elemento do educar pela pesquisa: a necessidade do desequil?brio para a quebra da estabilidade; a negocia??o entre os componentes do grupo; e a complexifica??o dos conhecimentos dos alunos. A argumenta??o desenvolveu-se por meio da constru??o de novas hip?teses, da reuni?o de novos argumentos e da organiza??o de argumentos na forma de produ??o escrita. A comunica??o dos resultados apresentou dois aspectos distintos: a comunica??o interna entre os membros dos pequenos grupos e a comunica??o externa, que ocorreu na apresenta??o dos resultados na sala de aula. Conclu?mos que a constru??o da IIR possibilitou, por meio do di?logo, da problematiza??o, da constru??o de argumentos e da sua valida??o coletiva, a cria??o de um processo cooperativo de investiga??o na sala de aula. O desenvolvimento individual e coletivo foi favorecido, contribuindo para a complexifica??o dos conhecimentos sobre as fontes de energia e seus m?ltiplos conceitos, assim como para o estabelecimento de rela??es CTSA. |
id |
P_RS_7948214ff3c76bdeda3937e43a397b7e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:tede2.pucrs.br:tede/3329 |
network_acronym_str |
P_RS |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS |
repository_id_str |
|
spelling |
Silva, Ana Maria Marques daCPF:04660165817http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4780853A7CPF:96920319004http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4239031P6&idiomaExibicao=1Prestes, Ros?ngela Ferreira2015-04-14T14:12:25Z2008-07-012008-03-27PRESTES, Ros?ngela Ferreira. An?lise das contribui??es do educar pela pesquisa no estudo das fontes de energia. 2008. 140 f. Disserta??o (Mestrado em Ci?ncias e Matem?tica) - Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2008.http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3329Made available in DSpace on 2015-04-14T14:12:25Z (GMT). No. of bitstreams: 1 402440.pdf: 4869438 bytes, checksum: 40779b83f8008f0f6b37e24dd855011f (MD5) Previous issue date: 2008-03-27O objetivo desta disserta??o ? apresentar a an?lise de uma proposta de trabalho em sala de aula desenvolvida dentro dos pressupostos do educar pela pesquisa, que explora o tema fontes de energia, com enfoque Ci?ncia-Tecnologia-Sociedade-Ambiente (CTSA). Esta investiga??o foi realizada no per?odo de um trimestre letivo com uma turma de alunos da 1? s?rie do ensino m?dio em uma escola p?blica do interior do Estado do Rio Grande do Sul no turno diurno, na disciplina de F?sica, sob a coordena??o da professora-pesquisadora. Utilizou-se como estrat?gia pedag?gica e epistemol?gica a elabora??o de uma Ilha Interdisciplinar de Racionalidade (IIR), conforme proposta por Gerard Fourez (1997). A IIR foi planejada e desenvolvida a partir de uma situa??o-problema, buscando estabelecer as rela??es CTSA na abordagem da tem?tica de quest?es energ?ticas. Os dados foram coletados a partir das manifesta??es verbais dos alunos nas aulas, anota??es da professora e relatos escritos dos di?rios dos alunos, utilizando a metodologia de an?lise textual discursiva (MORAES, 2003b). A interpreta??o dos dados levou ? identifica??o dos tr?s elementos do educar pela pesquisa (questionamento, argumenta??o e comunica??o) ao longo de toda a constru??o da IIR em sala de aula, interagindo em um ciclo dial?tico permanente. O questionamento sistem?tico surgiu em todas as etapas do trabalho, sendo identificadas como categorias emergentes da an?lise deste elemento do educar pela pesquisa: a necessidade do desequil?brio para a quebra da estabilidade; a negocia??o entre os componentes do grupo; e a complexifica??o dos conhecimentos dos alunos. A argumenta??o desenvolveu-se por meio da constru??o de novas hip?teses, da reuni?o de novos argumentos e da organiza??o de argumentos na forma de produ??o escrita. A comunica??o dos resultados apresentou dois aspectos distintos: a comunica??o interna entre os membros dos pequenos grupos e a comunica??o externa, que ocorreu na apresenta??o dos resultados na sala de aula. Conclu?mos que a constru??o da IIR possibilitou, por meio do di?logo, da problematiza??o, da constru??o de argumentos e da sua valida??o coletiva, a cria??o de um processo cooperativo de investiga??o na sala de aula. O desenvolvimento individual e coletivo foi favorecido, contribuindo para a complexifica??o dos conhecimentos sobre as fontes de energia e seus m?ltiplos conceitos, assim como para o estabelecimento de rela??es CTSA.application/pdfhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/12555/402440.pdf.jpgporPontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do SulPrograma de P?s-Gradua??o em Educa??o em Ci?ncias e Matem?ticaPUCRSBRFaculdade de F?caF?SICA - ENSINO M?DIOEDUCA??OFONTES DE ENERGIAAPRENDIZAGEM - ESTRAT?GIASPESQUISA EDUCACIONALCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOAn?lise das contribui??es do educar pela pesquisa no estudo das fontes de energiainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis35656275549983304235006006574392640991280001info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RSinstname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)instacron:PUC_RSTHUMBNAIL402440.pdf.jpg402440.pdf.jpgimage/jpeg2722http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3329/3/402440.pdf.jpgc9d2d30040c9f7cd21f66716278c3438MD53TEXT402440.pdf.txt402440.pdf.txttext/plain291805http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3329/2/402440.pdf.txt1e5842483ee5846fd1e31421f064d233MD52ORIGINAL402440.pdfapplication/pdf4869438http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3329/1/402440.pdf40779b83f8008f0f6b37e24dd855011fMD51tede/33292015-04-17 15:59:57.979oai:tede2.pucrs.br:tede/3329Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucrs.br/tede2/PRIhttps://tede2.pucrs.br/oai/requestbiblioteca.central@pucrs.br||opendoar:2015-04-17T18:59:57Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
An?lise das contribui??es do educar pela pesquisa no estudo das fontes de energia |
title |
An?lise das contribui??es do educar pela pesquisa no estudo das fontes de energia |
spellingShingle |
An?lise das contribui??es do educar pela pesquisa no estudo das fontes de energia Prestes, Ros?ngela Ferreira F?SICA - ENSINO M?DIO EDUCA??O FONTES DE ENERGIA APRENDIZAGEM - ESTRAT?GIAS PESQUISA EDUCACIONAL CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
title_short |
An?lise das contribui??es do educar pela pesquisa no estudo das fontes de energia |
title_full |
An?lise das contribui??es do educar pela pesquisa no estudo das fontes de energia |
title_fullStr |
An?lise das contribui??es do educar pela pesquisa no estudo das fontes de energia |
title_full_unstemmed |
An?lise das contribui??es do educar pela pesquisa no estudo das fontes de energia |
title_sort |
An?lise das contribui??es do educar pela pesquisa no estudo das fontes de energia |
author |
Prestes, Ros?ngela Ferreira |
author_facet |
Prestes, Ros?ngela Ferreira |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Silva, Ana Maria Marques da |
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv |
CPF:04660165817 |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4780853A7 |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
CPF:96920319004 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4239031P6&idiomaExibicao=1 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Prestes, Ros?ngela Ferreira |
contributor_str_mv |
Silva, Ana Maria Marques da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
F?SICA - ENSINO M?DIO EDUCA??O FONTES DE ENERGIA APRENDIZAGEM - ESTRAT?GIAS PESQUISA EDUCACIONAL |
topic |
F?SICA - ENSINO M?DIO EDUCA??O FONTES DE ENERGIA APRENDIZAGEM - ESTRAT?GIAS PESQUISA EDUCACIONAL CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
description |
O objetivo desta disserta??o ? apresentar a an?lise de uma proposta de trabalho em sala de aula desenvolvida dentro dos pressupostos do educar pela pesquisa, que explora o tema fontes de energia, com enfoque Ci?ncia-Tecnologia-Sociedade-Ambiente (CTSA). Esta investiga??o foi realizada no per?odo de um trimestre letivo com uma turma de alunos da 1? s?rie do ensino m?dio em uma escola p?blica do interior do Estado do Rio Grande do Sul no turno diurno, na disciplina de F?sica, sob a coordena??o da professora-pesquisadora. Utilizou-se como estrat?gia pedag?gica e epistemol?gica a elabora??o de uma Ilha Interdisciplinar de Racionalidade (IIR), conforme proposta por Gerard Fourez (1997). A IIR foi planejada e desenvolvida a partir de uma situa??o-problema, buscando estabelecer as rela??es CTSA na abordagem da tem?tica de quest?es energ?ticas. Os dados foram coletados a partir das manifesta??es verbais dos alunos nas aulas, anota??es da professora e relatos escritos dos di?rios dos alunos, utilizando a metodologia de an?lise textual discursiva (MORAES, 2003b). A interpreta??o dos dados levou ? identifica??o dos tr?s elementos do educar pela pesquisa (questionamento, argumenta??o e comunica??o) ao longo de toda a constru??o da IIR em sala de aula, interagindo em um ciclo dial?tico permanente. O questionamento sistem?tico surgiu em todas as etapas do trabalho, sendo identificadas como categorias emergentes da an?lise deste elemento do educar pela pesquisa: a necessidade do desequil?brio para a quebra da estabilidade; a negocia??o entre os componentes do grupo; e a complexifica??o dos conhecimentos dos alunos. A argumenta??o desenvolveu-se por meio da constru??o de novas hip?teses, da reuni?o de novos argumentos e da organiza??o de argumentos na forma de produ??o escrita. A comunica??o dos resultados apresentou dois aspectos distintos: a comunica??o interna entre os membros dos pequenos grupos e a comunica??o externa, que ocorreu na apresenta??o dos resultados na sala de aula. Conclu?mos que a constru??o da IIR possibilitou, por meio do di?logo, da problematiza??o, da constru??o de argumentos e da sua valida??o coletiva, a cria??o de um processo cooperativo de investiga??o na sala de aula. O desenvolvimento individual e coletivo foi favorecido, contribuindo para a complexifica??o dos conhecimentos sobre as fontes de energia e seus m?ltiplos conceitos, assim como para o estabelecimento de rela??es CTSA. |
publishDate |
2008 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2008-07-01 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2008-03-27 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2015-04-14T14:12:25Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
PRESTES, Ros?ngela Ferreira. An?lise das contribui??es do educar pela pesquisa no estudo das fontes de energia. 2008. 140 f. Disserta??o (Mestrado em Ci?ncias e Matem?tica) - Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2008. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3329 |
identifier_str_mv |
PRESTES, Ros?ngela Ferreira. An?lise das contribui??es do educar pela pesquisa no estudo das fontes de energia. 2008. 140 f. Disserta??o (Mestrado em Ci?ncias e Matem?tica) - Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2008. |
url |
http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3329 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.program.fl_str_mv |
3565627554998330423 |
dc.relation.confidence.fl_str_mv |
500 600 |
dc.relation.department.fl_str_mv |
6574392640991280001 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de P?s-Gradua??o em Educa??o em Ci?ncias e Matem?tica |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
PUCRS |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Faculdade de F?ca |
publisher.none.fl_str_mv |
Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) instacron:PUC_RS |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) |
instacron_str |
PUC_RS |
institution |
PUC_RS |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3329/3/402440.pdf.jpg http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3329/2/402440.pdf.txt http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3329/1/402440.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
c9d2d30040c9f7cd21f66716278c3438 1e5842483ee5846fd1e31421f064d233 40779b83f8008f0f6b37e24dd855011f |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) |
repository.mail.fl_str_mv |
biblioteca.central@pucrs.br|| |
_version_ |
1796793194869948416 |