An?lise das contribui??es do educar pela pesquisa no estudo das fontes de energia

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2008
Autor(a) principal: Prestes, Ros?ngela Ferreira lattes
Orientador(a): Silva, Ana Maria Marques da lattes
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul
Programa de Pós-Graduação: Programa de P?s-Gradua??o em Educa??o em Ci?ncias e Matem?tica
Departamento: Faculdade de F?ca
País: BR
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3329
Resumo: O objetivo desta disserta??o ? apresentar a an?lise de uma proposta de trabalho em sala de aula desenvolvida dentro dos pressupostos do educar pela pesquisa, que explora o tema fontes de energia, com enfoque Ci?ncia-Tecnologia-Sociedade-Ambiente (CTSA). Esta investiga??o foi realizada no per?odo de um trimestre letivo com uma turma de alunos da 1? s?rie do ensino m?dio em uma escola p?blica do interior do Estado do Rio Grande do Sul no turno diurno, na disciplina de F?sica, sob a coordena??o da professora-pesquisadora. Utilizou-se como estrat?gia pedag?gica e epistemol?gica a elabora??o de uma Ilha Interdisciplinar de Racionalidade (IIR), conforme proposta por Gerard Fourez (1997). A IIR foi planejada e desenvolvida a partir de uma situa??o-problema, buscando estabelecer as rela??es CTSA na abordagem da tem?tica de quest?es energ?ticas. Os dados foram coletados a partir das manifesta??es verbais dos alunos nas aulas, anota??es da professora e relatos escritos dos di?rios dos alunos, utilizando a metodologia de an?lise textual discursiva (MORAES, 2003b). A interpreta??o dos dados levou ? identifica??o dos tr?s elementos do educar pela pesquisa (questionamento, argumenta??o e comunica??o) ao longo de toda a constru??o da IIR em sala de aula, interagindo em um ciclo dial?tico permanente. O questionamento sistem?tico surgiu em todas as etapas do trabalho, sendo identificadas como categorias emergentes da an?lise deste elemento do educar pela pesquisa: a necessidade do desequil?brio para a quebra da estabilidade; a negocia??o entre os componentes do grupo; e a complexifica??o dos conhecimentos dos alunos. A argumenta??o desenvolveu-se por meio da constru??o de novas hip?teses, da reuni?o de novos argumentos e da organiza??o de argumentos na forma de produ??o escrita. A comunica??o dos resultados apresentou dois aspectos distintos: a comunica??o interna entre os membros dos pequenos grupos e a comunica??o externa, que ocorreu na apresenta??o dos resultados na sala de aula. Conclu?mos que a constru??o da IIR possibilitou, por meio do di?logo, da problematiza??o, da constru??o de argumentos e da sua valida??o coletiva, a cria??o de um processo cooperativo de investiga??o na sala de aula. O desenvolvimento individual e coletivo foi favorecido, contribuindo para a complexifica??o dos conhecimentos sobre as fontes de energia e seus m?ltiplos conceitos, assim como para o estabelecimento de rela??es CTSA.
id P_RS_7948214ff3c76bdeda3937e43a397b7e
oai_identifier_str oai:tede2.pucrs.br:tede/3329
network_acronym_str P_RS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
repository_id_str
spelling Silva, Ana Maria Marques daCPF:04660165817http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4780853A7CPF:96920319004http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4239031P6&idiomaExibicao=1Prestes, Ros?ngela Ferreira2015-04-14T14:12:25Z2008-07-012008-03-27PRESTES, Ros?ngela Ferreira. An?lise das contribui??es do educar pela pesquisa no estudo das fontes de energia. 2008. 140 f. Disserta??o (Mestrado em Ci?ncias e Matem?tica) - Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2008.http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3329Made available in DSpace on 2015-04-14T14:12:25Z (GMT). No. of bitstreams: 1 402440.pdf: 4869438 bytes, checksum: 40779b83f8008f0f6b37e24dd855011f (MD5) Previous issue date: 2008-03-27O objetivo desta disserta??o ? apresentar a an?lise de uma proposta de trabalho em sala de aula desenvolvida dentro dos pressupostos do educar pela pesquisa, que explora o tema fontes de energia, com enfoque Ci?ncia-Tecnologia-Sociedade-Ambiente (CTSA). Esta investiga??o foi realizada no per?odo de um trimestre letivo com uma turma de alunos da 1? s?rie do ensino m?dio em uma escola p?blica do interior do Estado do Rio Grande do Sul no turno diurno, na disciplina de F?sica, sob a coordena??o da professora-pesquisadora. Utilizou-se como estrat?gia pedag?gica e epistemol?gica a elabora??o de uma Ilha Interdisciplinar de Racionalidade (IIR), conforme proposta por Gerard Fourez (1997). A IIR foi planejada e desenvolvida a partir de uma situa??o-problema, buscando estabelecer as rela??es CTSA na abordagem da tem?tica de quest?es energ?ticas. Os dados foram coletados a partir das manifesta??es verbais dos alunos nas aulas, anota??es da professora e relatos escritos dos di?rios dos alunos, utilizando a metodologia de an?lise textual discursiva (MORAES, 2003b). A interpreta??o dos dados levou ? identifica??o dos tr?s elementos do educar pela pesquisa (questionamento, argumenta??o e comunica??o) ao longo de toda a constru??o da IIR em sala de aula, interagindo em um ciclo dial?tico permanente. O questionamento sistem?tico surgiu em todas as etapas do trabalho, sendo identificadas como categorias emergentes da an?lise deste elemento do educar pela pesquisa: a necessidade do desequil?brio para a quebra da estabilidade; a negocia??o entre os componentes do grupo; e a complexifica??o dos conhecimentos dos alunos. A argumenta??o desenvolveu-se por meio da constru??o de novas hip?teses, da reuni?o de novos argumentos e da organiza??o de argumentos na forma de produ??o escrita. A comunica??o dos resultados apresentou dois aspectos distintos: a comunica??o interna entre os membros dos pequenos grupos e a comunica??o externa, que ocorreu na apresenta??o dos resultados na sala de aula. Conclu?mos que a constru??o da IIR possibilitou, por meio do di?logo, da problematiza??o, da constru??o de argumentos e da sua valida??o coletiva, a cria??o de um processo cooperativo de investiga??o na sala de aula. O desenvolvimento individual e coletivo foi favorecido, contribuindo para a complexifica??o dos conhecimentos sobre as fontes de energia e seus m?ltiplos conceitos, assim como para o estabelecimento de rela??es CTSA.application/pdfhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/12555/402440.pdf.jpgporPontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do SulPrograma de P?s-Gradua??o em Educa??o em Ci?ncias e Matem?ticaPUCRSBRFaculdade de F?caF?SICA - ENSINO M?DIOEDUCA??OFONTES DE ENERGIAAPRENDIZAGEM - ESTRAT?GIASPESQUISA EDUCACIONALCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOAn?lise das contribui??es do educar pela pesquisa no estudo das fontes de energiainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis35656275549983304235006006574392640991280001info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RSinstname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)instacron:PUC_RSTHUMBNAIL402440.pdf.jpg402440.pdf.jpgimage/jpeg2722http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3329/3/402440.pdf.jpgc9d2d30040c9f7cd21f66716278c3438MD53TEXT402440.pdf.txt402440.pdf.txttext/plain291805http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3329/2/402440.pdf.txt1e5842483ee5846fd1e31421f064d233MD52ORIGINAL402440.pdfapplication/pdf4869438http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3329/1/402440.pdf40779b83f8008f0f6b37e24dd855011fMD51tede/33292015-04-17 15:59:57.979oai:tede2.pucrs.br:tede/3329Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucrs.br/tede2/PRIhttps://tede2.pucrs.br/oai/requestbiblioteca.central@pucrs.br||opendoar:2015-04-17T18:59:57Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)false
dc.title.por.fl_str_mv An?lise das contribui??es do educar pela pesquisa no estudo das fontes de energia
title An?lise das contribui??es do educar pela pesquisa no estudo das fontes de energia
spellingShingle An?lise das contribui??es do educar pela pesquisa no estudo das fontes de energia
Prestes, Ros?ngela Ferreira
F?SICA - ENSINO M?DIO
EDUCA??O
FONTES DE ENERGIA
APRENDIZAGEM - ESTRAT?GIAS
PESQUISA EDUCACIONAL
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short An?lise das contribui??es do educar pela pesquisa no estudo das fontes de energia
title_full An?lise das contribui??es do educar pela pesquisa no estudo das fontes de energia
title_fullStr An?lise das contribui??es do educar pela pesquisa no estudo das fontes de energia
title_full_unstemmed An?lise das contribui??es do educar pela pesquisa no estudo das fontes de energia
title_sort An?lise das contribui??es do educar pela pesquisa no estudo das fontes de energia
author Prestes, Ros?ngela Ferreira
author_facet Prestes, Ros?ngela Ferreira
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Silva, Ana Maria Marques da
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv CPF:04660165817
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4780853A7
dc.contributor.authorID.fl_str_mv CPF:96920319004
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4239031P6&idiomaExibicao=1
dc.contributor.author.fl_str_mv Prestes, Ros?ngela Ferreira
contributor_str_mv Silva, Ana Maria Marques da
dc.subject.por.fl_str_mv F?SICA - ENSINO M?DIO
EDUCA??O
FONTES DE ENERGIA
APRENDIZAGEM - ESTRAT?GIAS
PESQUISA EDUCACIONAL
topic F?SICA - ENSINO M?DIO
EDUCA??O
FONTES DE ENERGIA
APRENDIZAGEM - ESTRAT?GIAS
PESQUISA EDUCACIONAL
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description O objetivo desta disserta??o ? apresentar a an?lise de uma proposta de trabalho em sala de aula desenvolvida dentro dos pressupostos do educar pela pesquisa, que explora o tema fontes de energia, com enfoque Ci?ncia-Tecnologia-Sociedade-Ambiente (CTSA). Esta investiga??o foi realizada no per?odo de um trimestre letivo com uma turma de alunos da 1? s?rie do ensino m?dio em uma escola p?blica do interior do Estado do Rio Grande do Sul no turno diurno, na disciplina de F?sica, sob a coordena??o da professora-pesquisadora. Utilizou-se como estrat?gia pedag?gica e epistemol?gica a elabora??o de uma Ilha Interdisciplinar de Racionalidade (IIR), conforme proposta por Gerard Fourez (1997). A IIR foi planejada e desenvolvida a partir de uma situa??o-problema, buscando estabelecer as rela??es CTSA na abordagem da tem?tica de quest?es energ?ticas. Os dados foram coletados a partir das manifesta??es verbais dos alunos nas aulas, anota??es da professora e relatos escritos dos di?rios dos alunos, utilizando a metodologia de an?lise textual discursiva (MORAES, 2003b). A interpreta??o dos dados levou ? identifica??o dos tr?s elementos do educar pela pesquisa (questionamento, argumenta??o e comunica??o) ao longo de toda a constru??o da IIR em sala de aula, interagindo em um ciclo dial?tico permanente. O questionamento sistem?tico surgiu em todas as etapas do trabalho, sendo identificadas como categorias emergentes da an?lise deste elemento do educar pela pesquisa: a necessidade do desequil?brio para a quebra da estabilidade; a negocia??o entre os componentes do grupo; e a complexifica??o dos conhecimentos dos alunos. A argumenta??o desenvolveu-se por meio da constru??o de novas hip?teses, da reuni?o de novos argumentos e da organiza??o de argumentos na forma de produ??o escrita. A comunica??o dos resultados apresentou dois aspectos distintos: a comunica??o interna entre os membros dos pequenos grupos e a comunica??o externa, que ocorreu na apresenta??o dos resultados na sala de aula. Conclu?mos que a constru??o da IIR possibilitou, por meio do di?logo, da problematiza??o, da constru??o de argumentos e da sua valida??o coletiva, a cria??o de um processo cooperativo de investiga??o na sala de aula. O desenvolvimento individual e coletivo foi favorecido, contribuindo para a complexifica??o dos conhecimentos sobre as fontes de energia e seus m?ltiplos conceitos, assim como para o estabelecimento de rela??es CTSA.
publishDate 2008
dc.date.available.fl_str_mv 2008-07-01
dc.date.issued.fl_str_mv 2008-03-27
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-04-14T14:12:25Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv PRESTES, Ros?ngela Ferreira. An?lise das contribui??es do educar pela pesquisa no estudo das fontes de energia. 2008. 140 f. Disserta??o (Mestrado em Ci?ncias e Matem?tica) - Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2008.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3329
identifier_str_mv PRESTES, Ros?ngela Ferreira. An?lise das contribui??es do educar pela pesquisa no estudo das fontes de energia. 2008. 140 f. Disserta??o (Mestrado em Ci?ncias e Matem?tica) - Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2008.
url http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3329
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.program.fl_str_mv 3565627554998330423
dc.relation.confidence.fl_str_mv 500
600
dc.relation.department.fl_str_mv 6574392640991280001
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de P?s-Gradua??o em Educa??o em Ci?ncias e Matem?tica
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUCRS
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Faculdade de F?ca
publisher.none.fl_str_mv Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
instacron:PUC_RS
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
instacron_str PUC_RS
institution PUC_RS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
bitstream.url.fl_str_mv http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3329/3/402440.pdf.jpg
http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3329/2/402440.pdf.txt
http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3329/1/402440.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv c9d2d30040c9f7cd21f66716278c3438
1e5842483ee5846fd1e31421f064d233
40779b83f8008f0f6b37e24dd855011f
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca.central@pucrs.br||
_version_ 1796793194869948416