Personalidade e lealdade : uma aplica??o do modelo meta-te?rico de motiva??o e personalidade (modelo 3M)

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2008
Autor(a) principal: Basso, Kenny lattes
Orientador(a): Espartel, L?lis Balestrin lattes
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul
Programa de Pós-Graduação: Programa de P?s-Gradua??o em Administra??o e Neg?cios
Departamento: Faculdade de Administra??o, Contabilidade e Economia
País: BR
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/5558
Resumo: O estudo da personalidade ligada ao Marketing ? essencial para a compreens?o do indiv?duo e de seus comportamentos. Para tanto, a disciplina do comportamento do consumidor precisa apoderar-se de novos m?todos de pesquisa que possam auxiliar, atrav?s da personalidade, na previs?o dos comportamentos e no atendimento das a??es das pessoas. Esta disserta??o procura entender como ocorre a rela??o entre a personalidade do indiv?duo e a sua lealdade, buscando identificar relacionamentos diretos entre os construtos dentro de uma estrutura hier?rquica de personalidade. O Modelo meta - Te?rico de Motiva??o e Personalidade (Modelo 3M) utilizado procura, atrav?s de quatro n?veis de tra?os de personalidade, identificar predisposi??es ? a??o e explicar os comportamentos dos indiv?duos. O modelo proposto foi testado em rela??o ? marca de refrigerante (produto) e ao servi?o banc?rio de conta corrente (servi?o). Os resultados indicam que no contexto de servi?o o modelo tem um melhor ajuste. Neste sentido, foi verificado que a lealdade pode ser precedida por tra?os de personalidade, onde no modelo 3M, a rela??o mostrou um caminho significativo partindo de disposi??es mais abstratas da personalidade (tra?os elementares), passando pela auto-efic?cia (tra?o composto) que conduz a satisfa??o e confian?a (tra?os situacionais), que diretamente, explicam a lealdade (tra?o superficial). Al?m disso, os indiv?duos foram caracterizados em dois grupos, distinguindo suas caracter?sticas de personalidade de acordo com os n?veis de lealdade evidenciados. Resultados complementares, contribui??es te?ricas e implica??es gerenciais tamb?m foram discutidas.
id P_RS_7bfe76f463581166647460206192ba9d
oai_identifier_str oai:tede2.pucrs.br:tede/5558
network_acronym_str P_RS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
repository_id_str
spelling Espartel, L?lis BalestrinCPF:44246099015http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4763295A1CPF:00611970090http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4234961T6Basso, Kenny2015-04-14T14:52:02Z2008-12-192008-11-18BASSO, Kenny. Personalidade e lealdade : uma aplica??o do modelo meta-te?rico de motiva??o e personalidade (modelo 3M). 2008. 175 f. Disserta??o (Mestrado em Administra??o e neg?cios) - Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2008.http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/5558Made available in DSpace on 2015-04-14T14:52:02Z (GMT). No. of bitstreams: 1 407918.pdf: 2050019 bytes, checksum: cc883e8622040d0ebcaae7f40d461d7f (MD5) Previous issue date: 2008-11-18O estudo da personalidade ligada ao Marketing ? essencial para a compreens?o do indiv?duo e de seus comportamentos. Para tanto, a disciplina do comportamento do consumidor precisa apoderar-se de novos m?todos de pesquisa que possam auxiliar, atrav?s da personalidade, na previs?o dos comportamentos e no atendimento das a??es das pessoas. Esta disserta??o procura entender como ocorre a rela??o entre a personalidade do indiv?duo e a sua lealdade, buscando identificar relacionamentos diretos entre os construtos dentro de uma estrutura hier?rquica de personalidade. O Modelo meta - Te?rico de Motiva??o e Personalidade (Modelo 3M) utilizado procura, atrav?s de quatro n?veis de tra?os de personalidade, identificar predisposi??es ? a??o e explicar os comportamentos dos indiv?duos. O modelo proposto foi testado em rela??o ? marca de refrigerante (produto) e ao servi?o banc?rio de conta corrente (servi?o). Os resultados indicam que no contexto de servi?o o modelo tem um melhor ajuste. Neste sentido, foi verificado que a lealdade pode ser precedida por tra?os de personalidade, onde no modelo 3M, a rela??o mostrou um caminho significativo partindo de disposi??es mais abstratas da personalidade (tra?os elementares), passando pela auto-efic?cia (tra?o composto) que conduz a satisfa??o e confian?a (tra?os situacionais), que diretamente, explicam a lealdade (tra?o superficial). Al?m disso, os indiv?duos foram caracterizados em dois grupos, distinguindo suas caracter?sticas de personalidade de acordo com os n?veis de lealdade evidenciados. Resultados complementares, contribui??es te?ricas e implica??es gerenciais tamb?m foram discutidas.application/pdfhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/16647/407918.pdf.jpgporPontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do SulPrograma de P?s-Gradua??o em Administra??o e Neg?ciosPUCRSBRFaculdade de Administra??o, Contabilidade e EconomiaCONSUMIDORESPERSONALIDADECOMPORTAMENTOMARKETINGCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOPersonalidade e lealdade : uma aplica??o do modelo meta-te?rico de motiva??o e personalidade (modelo 3M)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis32441290670938363746006004410494103952189146info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RSinstname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)instacron:PUC_RSTHUMBNAIL407918.pdf.jpg407918.pdf.jpgimage/jpeg3744http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/5558/2/407918.pdf.jpge0f238d4ecde0a65a2b860eab8dd56d8MD52ORIGINAL407918.pdfapplication/pdf2050019http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/5558/1/407918.pdfcc883e8622040d0ebcaae7f40d461d7fMD51tede/55582015-05-14 10:11:25.437oai:tede2.pucrs.br:tede/5558Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucrs.br/tede2/PRIhttps://tede2.pucrs.br/oai/requestbiblioteca.central@pucrs.br||opendoar:2015-05-14T13:11:25Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)false
dc.title.por.fl_str_mv Personalidade e lealdade : uma aplica??o do modelo meta-te?rico de motiva??o e personalidade (modelo 3M)
title Personalidade e lealdade : uma aplica??o do modelo meta-te?rico de motiva??o e personalidade (modelo 3M)
spellingShingle Personalidade e lealdade : uma aplica??o do modelo meta-te?rico de motiva??o e personalidade (modelo 3M)
Basso, Kenny
CONSUMIDORES
PERSONALIDADE
COMPORTAMENTO
MARKETING
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
title_short Personalidade e lealdade : uma aplica??o do modelo meta-te?rico de motiva??o e personalidade (modelo 3M)
title_full Personalidade e lealdade : uma aplica??o do modelo meta-te?rico de motiva??o e personalidade (modelo 3M)
title_fullStr Personalidade e lealdade : uma aplica??o do modelo meta-te?rico de motiva??o e personalidade (modelo 3M)
title_full_unstemmed Personalidade e lealdade : uma aplica??o do modelo meta-te?rico de motiva??o e personalidade (modelo 3M)
title_sort Personalidade e lealdade : uma aplica??o do modelo meta-te?rico de motiva??o e personalidade (modelo 3M)
author Basso, Kenny
author_facet Basso, Kenny
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Espartel, L?lis Balestrin
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv CPF:44246099015
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4763295A1
dc.contributor.authorID.fl_str_mv CPF:00611970090
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4234961T6
dc.contributor.author.fl_str_mv Basso, Kenny
contributor_str_mv Espartel, L?lis Balestrin
dc.subject.por.fl_str_mv CONSUMIDORES
PERSONALIDADE
COMPORTAMENTO
MARKETING
topic CONSUMIDORES
PERSONALIDADE
COMPORTAMENTO
MARKETING
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
description O estudo da personalidade ligada ao Marketing ? essencial para a compreens?o do indiv?duo e de seus comportamentos. Para tanto, a disciplina do comportamento do consumidor precisa apoderar-se de novos m?todos de pesquisa que possam auxiliar, atrav?s da personalidade, na previs?o dos comportamentos e no atendimento das a??es das pessoas. Esta disserta??o procura entender como ocorre a rela??o entre a personalidade do indiv?duo e a sua lealdade, buscando identificar relacionamentos diretos entre os construtos dentro de uma estrutura hier?rquica de personalidade. O Modelo meta - Te?rico de Motiva??o e Personalidade (Modelo 3M) utilizado procura, atrav?s de quatro n?veis de tra?os de personalidade, identificar predisposi??es ? a??o e explicar os comportamentos dos indiv?duos. O modelo proposto foi testado em rela??o ? marca de refrigerante (produto) e ao servi?o banc?rio de conta corrente (servi?o). Os resultados indicam que no contexto de servi?o o modelo tem um melhor ajuste. Neste sentido, foi verificado que a lealdade pode ser precedida por tra?os de personalidade, onde no modelo 3M, a rela??o mostrou um caminho significativo partindo de disposi??es mais abstratas da personalidade (tra?os elementares), passando pela auto-efic?cia (tra?o composto) que conduz a satisfa??o e confian?a (tra?os situacionais), que diretamente, explicam a lealdade (tra?o superficial). Al?m disso, os indiv?duos foram caracterizados em dois grupos, distinguindo suas caracter?sticas de personalidade de acordo com os n?veis de lealdade evidenciados. Resultados complementares, contribui??es te?ricas e implica??es gerenciais tamb?m foram discutidas.
publishDate 2008
dc.date.available.fl_str_mv 2008-12-19
dc.date.issued.fl_str_mv 2008-11-18
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-04-14T14:52:02Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv BASSO, Kenny. Personalidade e lealdade : uma aplica??o do modelo meta-te?rico de motiva??o e personalidade (modelo 3M). 2008. 175 f. Disserta??o (Mestrado em Administra??o e neg?cios) - Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2008.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/5558
identifier_str_mv BASSO, Kenny. Personalidade e lealdade : uma aplica??o do modelo meta-te?rico de motiva??o e personalidade (modelo 3M). 2008. 175 f. Disserta??o (Mestrado em Administra??o e neg?cios) - Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2008.
url http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/5558
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.program.fl_str_mv 3244129067093836374
dc.relation.confidence.fl_str_mv 600
600
dc.relation.department.fl_str_mv 4410494103952189146
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de P?s-Gradua??o em Administra??o e Neg?cios
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUCRS
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Faculdade de Administra??o, Contabilidade e Economia
publisher.none.fl_str_mv Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
instacron:PUC_RS
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
instacron_str PUC_RS
institution PUC_RS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
bitstream.url.fl_str_mv http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/5558/2/407918.pdf.jpg
http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/5558/1/407918.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv e0f238d4ecde0a65a2b860eab8dd56d8
cc883e8622040d0ebcaae7f40d461d7f
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca.central@pucrs.br||
_version_ 1796793210919452672