Personalidade e lealdade : uma aplica??o do modelo meta-te?rico de motiva??o e personalidade (modelo 3M)
Ano de defesa: | 2008 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul
|
Programa de Pós-Graduação: |
Programa de P?s-Gradua??o em Administra??o e Neg?cios
|
Departamento: |
Faculdade de Administra??o, Contabilidade e Economia
|
País: |
BR
|
Palavras-chave em Português: | |
Área do conhecimento CNPq: | |
Link de acesso: | http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/5558 |
Resumo: | O estudo da personalidade ligada ao Marketing ? essencial para a compreens?o do indiv?duo e de seus comportamentos. Para tanto, a disciplina do comportamento do consumidor precisa apoderar-se de novos m?todos de pesquisa que possam auxiliar, atrav?s da personalidade, na previs?o dos comportamentos e no atendimento das a??es das pessoas. Esta disserta??o procura entender como ocorre a rela??o entre a personalidade do indiv?duo e a sua lealdade, buscando identificar relacionamentos diretos entre os construtos dentro de uma estrutura hier?rquica de personalidade. O Modelo meta - Te?rico de Motiva??o e Personalidade (Modelo 3M) utilizado procura, atrav?s de quatro n?veis de tra?os de personalidade, identificar predisposi??es ? a??o e explicar os comportamentos dos indiv?duos. O modelo proposto foi testado em rela??o ? marca de refrigerante (produto) e ao servi?o banc?rio de conta corrente (servi?o). Os resultados indicam que no contexto de servi?o o modelo tem um melhor ajuste. Neste sentido, foi verificado que a lealdade pode ser precedida por tra?os de personalidade, onde no modelo 3M, a rela??o mostrou um caminho significativo partindo de disposi??es mais abstratas da personalidade (tra?os elementares), passando pela auto-efic?cia (tra?o composto) que conduz a satisfa??o e confian?a (tra?os situacionais), que diretamente, explicam a lealdade (tra?o superficial). Al?m disso, os indiv?duos foram caracterizados em dois grupos, distinguindo suas caracter?sticas de personalidade de acordo com os n?veis de lealdade evidenciados. Resultados complementares, contribui??es te?ricas e implica??es gerenciais tamb?m foram discutidas. |
id |
P_RS_7bfe76f463581166647460206192ba9d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:tede2.pucrs.br:tede/5558 |
network_acronym_str |
P_RS |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS |
repository_id_str |
|
spelling |
Espartel, L?lis BalestrinCPF:44246099015http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4763295A1CPF:00611970090http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4234961T6Basso, Kenny2015-04-14T14:52:02Z2008-12-192008-11-18BASSO, Kenny. Personalidade e lealdade : uma aplica??o do modelo meta-te?rico de motiva??o e personalidade (modelo 3M). 2008. 175 f. Disserta??o (Mestrado em Administra??o e neg?cios) - Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2008.http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/5558Made available in DSpace on 2015-04-14T14:52:02Z (GMT). No. of bitstreams: 1 407918.pdf: 2050019 bytes, checksum: cc883e8622040d0ebcaae7f40d461d7f (MD5) Previous issue date: 2008-11-18O estudo da personalidade ligada ao Marketing ? essencial para a compreens?o do indiv?duo e de seus comportamentos. Para tanto, a disciplina do comportamento do consumidor precisa apoderar-se de novos m?todos de pesquisa que possam auxiliar, atrav?s da personalidade, na previs?o dos comportamentos e no atendimento das a??es das pessoas. Esta disserta??o procura entender como ocorre a rela??o entre a personalidade do indiv?duo e a sua lealdade, buscando identificar relacionamentos diretos entre os construtos dentro de uma estrutura hier?rquica de personalidade. O Modelo meta - Te?rico de Motiva??o e Personalidade (Modelo 3M) utilizado procura, atrav?s de quatro n?veis de tra?os de personalidade, identificar predisposi??es ? a??o e explicar os comportamentos dos indiv?duos. O modelo proposto foi testado em rela??o ? marca de refrigerante (produto) e ao servi?o banc?rio de conta corrente (servi?o). Os resultados indicam que no contexto de servi?o o modelo tem um melhor ajuste. Neste sentido, foi verificado que a lealdade pode ser precedida por tra?os de personalidade, onde no modelo 3M, a rela??o mostrou um caminho significativo partindo de disposi??es mais abstratas da personalidade (tra?os elementares), passando pela auto-efic?cia (tra?o composto) que conduz a satisfa??o e confian?a (tra?os situacionais), que diretamente, explicam a lealdade (tra?o superficial). Al?m disso, os indiv?duos foram caracterizados em dois grupos, distinguindo suas caracter?sticas de personalidade de acordo com os n?veis de lealdade evidenciados. Resultados complementares, contribui??es te?ricas e implica??es gerenciais tamb?m foram discutidas.application/pdfhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/16647/407918.pdf.jpgporPontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do SulPrograma de P?s-Gradua??o em Administra??o e Neg?ciosPUCRSBRFaculdade de Administra??o, Contabilidade e EconomiaCONSUMIDORESPERSONALIDADECOMPORTAMENTOMARKETINGCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOPersonalidade e lealdade : uma aplica??o do modelo meta-te?rico de motiva??o e personalidade (modelo 3M)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis32441290670938363746006004410494103952189146info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RSinstname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)instacron:PUC_RSTHUMBNAIL407918.pdf.jpg407918.pdf.jpgimage/jpeg3744http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/5558/2/407918.pdf.jpge0f238d4ecde0a65a2b860eab8dd56d8MD52ORIGINAL407918.pdfapplication/pdf2050019http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/5558/1/407918.pdfcc883e8622040d0ebcaae7f40d461d7fMD51tede/55582015-05-14 10:11:25.437oai:tede2.pucrs.br:tede/5558Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucrs.br/tede2/PRIhttps://tede2.pucrs.br/oai/requestbiblioteca.central@pucrs.br||opendoar:2015-05-14T13:11:25Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
Personalidade e lealdade : uma aplica??o do modelo meta-te?rico de motiva??o e personalidade (modelo 3M) |
title |
Personalidade e lealdade : uma aplica??o do modelo meta-te?rico de motiva??o e personalidade (modelo 3M) |
spellingShingle |
Personalidade e lealdade : uma aplica??o do modelo meta-te?rico de motiva??o e personalidade (modelo 3M) Basso, Kenny CONSUMIDORES PERSONALIDADE COMPORTAMENTO MARKETING CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO |
title_short |
Personalidade e lealdade : uma aplica??o do modelo meta-te?rico de motiva??o e personalidade (modelo 3M) |
title_full |
Personalidade e lealdade : uma aplica??o do modelo meta-te?rico de motiva??o e personalidade (modelo 3M) |
title_fullStr |
Personalidade e lealdade : uma aplica??o do modelo meta-te?rico de motiva??o e personalidade (modelo 3M) |
title_full_unstemmed |
Personalidade e lealdade : uma aplica??o do modelo meta-te?rico de motiva??o e personalidade (modelo 3M) |
title_sort |
Personalidade e lealdade : uma aplica??o do modelo meta-te?rico de motiva??o e personalidade (modelo 3M) |
author |
Basso, Kenny |
author_facet |
Basso, Kenny |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Espartel, L?lis Balestrin |
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv |
CPF:44246099015 |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4763295A1 |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
CPF:00611970090 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4234961T6 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Basso, Kenny |
contributor_str_mv |
Espartel, L?lis Balestrin |
dc.subject.por.fl_str_mv |
CONSUMIDORES PERSONALIDADE COMPORTAMENTO MARKETING |
topic |
CONSUMIDORES PERSONALIDADE COMPORTAMENTO MARKETING CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO |
description |
O estudo da personalidade ligada ao Marketing ? essencial para a compreens?o do indiv?duo e de seus comportamentos. Para tanto, a disciplina do comportamento do consumidor precisa apoderar-se de novos m?todos de pesquisa que possam auxiliar, atrav?s da personalidade, na previs?o dos comportamentos e no atendimento das a??es das pessoas. Esta disserta??o procura entender como ocorre a rela??o entre a personalidade do indiv?duo e a sua lealdade, buscando identificar relacionamentos diretos entre os construtos dentro de uma estrutura hier?rquica de personalidade. O Modelo meta - Te?rico de Motiva??o e Personalidade (Modelo 3M) utilizado procura, atrav?s de quatro n?veis de tra?os de personalidade, identificar predisposi??es ? a??o e explicar os comportamentos dos indiv?duos. O modelo proposto foi testado em rela??o ? marca de refrigerante (produto) e ao servi?o banc?rio de conta corrente (servi?o). Os resultados indicam que no contexto de servi?o o modelo tem um melhor ajuste. Neste sentido, foi verificado que a lealdade pode ser precedida por tra?os de personalidade, onde no modelo 3M, a rela??o mostrou um caminho significativo partindo de disposi??es mais abstratas da personalidade (tra?os elementares), passando pela auto-efic?cia (tra?o composto) que conduz a satisfa??o e confian?a (tra?os situacionais), que diretamente, explicam a lealdade (tra?o superficial). Al?m disso, os indiv?duos foram caracterizados em dois grupos, distinguindo suas caracter?sticas de personalidade de acordo com os n?veis de lealdade evidenciados. Resultados complementares, contribui??es te?ricas e implica??es gerenciais tamb?m foram discutidas. |
publishDate |
2008 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2008-12-19 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2008-11-18 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2015-04-14T14:52:02Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
BASSO, Kenny. Personalidade e lealdade : uma aplica??o do modelo meta-te?rico de motiva??o e personalidade (modelo 3M). 2008. 175 f. Disserta??o (Mestrado em Administra??o e neg?cios) - Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2008. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/5558 |
identifier_str_mv |
BASSO, Kenny. Personalidade e lealdade : uma aplica??o do modelo meta-te?rico de motiva??o e personalidade (modelo 3M). 2008. 175 f. Disserta??o (Mestrado em Administra??o e neg?cios) - Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2008. |
url |
http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/5558 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.program.fl_str_mv |
3244129067093836374 |
dc.relation.confidence.fl_str_mv |
600 600 |
dc.relation.department.fl_str_mv |
4410494103952189146 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de P?s-Gradua??o em Administra??o e Neg?cios |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
PUCRS |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Faculdade de Administra??o, Contabilidade e Economia |
publisher.none.fl_str_mv |
Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) instacron:PUC_RS |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) |
instacron_str |
PUC_RS |
institution |
PUC_RS |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/5558/2/407918.pdf.jpg http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/5558/1/407918.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
e0f238d4ecde0a65a2b860eab8dd56d8 cc883e8622040d0ebcaae7f40d461d7f |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) |
repository.mail.fl_str_mv |
biblioteca.central@pucrs.br|| |
_version_ |
1796793210919452672 |