Personal values and the status perception : a cross- cultural study

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2016
Autor(a) principal: Boller, Bárbara Schons
Orientador(a): Nique, Walter Meucci
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/10183/201238
Resumo: A expansão e intensificação das relações sociais numa perspectiva mundial impulsionou o processo de internacionalização. Junto com isso, não apenas marcas e empresas começaram a se posicionar no mercado global, mas também os consumidores começaram a procurar novas opções fora dos seus próprios países. Com esta nova prática, muitos autores escreveram sobre a "ocidentalização" do mundo e a possível verticalização das culturas, enquanto outros afirmam que as culturas permaneceriam as mesmas e ainda mais fortes com estas novas conexões globais. Com isto em mente, o objetivo desta pesquisa foi o de investigar, usando valores pessoais, se a percepção de status é diferente em culturas distintas, com base nos países com baixa e alta distância ao poder. A coleta de dados ocorreu em quatro países, dois deles com baixa distância ao poder (Itália e Alemanha) e os outros dois com alta distância (Brasil e México). Esta se justifica pelo fato de que poucos estudos comparam o comportamento do consumidor e seus valores em diferentes países e nenhum estudo comparativo sobre a relação de status e valores pessoais fora encontrado. A coleta de dados resultou em 879 alunos e os resultados, impressionantemente, mostram que há um novo padrão de comportamento crescente da interação dos entrevistados com esta sociedade global.
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spelling Boller, Bárbara SchonsNique, Walter Meucci2019-11-02T03:51:19Z2016http://hdl.handle.net/10183/201238001105361A expansão e intensificação das relações sociais numa perspectiva mundial impulsionou o processo de internacionalização. Junto com isso, não apenas marcas e empresas começaram a se posicionar no mercado global, mas também os consumidores começaram a procurar novas opções fora dos seus próprios países. Com esta nova prática, muitos autores escreveram sobre a "ocidentalização" do mundo e a possível verticalização das culturas, enquanto outros afirmam que as culturas permaneceriam as mesmas e ainda mais fortes com estas novas conexões globais. Com isto em mente, o objetivo desta pesquisa foi o de investigar, usando valores pessoais, se a percepção de status é diferente em culturas distintas, com base nos países com baixa e alta distância ao poder. A coleta de dados ocorreu em quatro países, dois deles com baixa distância ao poder (Itália e Alemanha) e os outros dois com alta distância (Brasil e México). Esta se justifica pelo fato de que poucos estudos comparam o comportamento do consumidor e seus valores em diferentes países e nenhum estudo comparativo sobre a relação de status e valores pessoais fora encontrado. A coleta de dados resultou em 879 alunos e os resultados, impressionantemente, mostram que há um novo padrão de comportamento crescente da interação dos entrevistados com esta sociedade global.The expansion and intensification of social relations in a worldwide perspective boosted the process of internationalization. Along with that, not only brands and companies started to position themselves in the global market, but also the consumers began to look for new options outside their own countries. With this new practice, many authors wrote about the “westernization” of the world and the possible verticalization of the cultures, while others affirm that the cultures will remain the same and even stronger with this new global connections. With this is mind, the purpose of this research was to investigate, using personal values, if the status perception is unalike others in different countries, regarding those with low and high power distance. The data collection took place in four countries, two of them with low power distance (Italy and Germany) and the other two with high power distance (Brazil and Mexico). This research justifies the main reason which few studies compare the consumer behavior and their values in different countries and no culture comparative study was found regarding the status construct. The data collection resulted on 879 students and the results impressively shows that there is a new behavior pattern rising from the interaction of the respondents with this global society.application/pdfporMarketing culturalValores pessoaisComportamento do consumidorPersonal valuesStatusPower distanceCultural marketingPersonal values and the status perception : a cross- cultural studyinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de AdministraçãoPrograma de Pós-Graduação em AdministraçãoPorto Alegre, BR-RS2016mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001105361.pdf.txt001105361.pdf.txtExtracted Texttext/plain144172http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/201238/2/001105361.pdf.txt380c770718f74bcd14b56e1797261949MD52ORIGINAL001105361.pdfTexto completoapplication/pdf1129347http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/201238/1/001105361.pdf5c8bbb66b593179308d41f8a5c494458MD5110183/2012382019-11-03 03:51:45.0813oai:www.lume.ufrgs.br:10183/201238Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532019-11-03T05:51:45Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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