Comunica??o : uma leitura da complexidade na marca Chanel
Ano de defesa: | 2006 |
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Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Tese |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul
|
Programa de Pós-Graduação: |
Programa de P?s-Gradua??o em Comunica??o Social
|
Departamento: |
Faculdade de Comunica??o Social
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País: |
BR
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Palavras-chave em Português: | |
Área do conhecimento CNPq: | |
Link de acesso: | http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/4401 |
Resumo: | Nesta tese, estudaremos a Marca Chanel nas suas interfaces com a comunica??o e com o Mito. Buscaremos, em especial, a compreens?o do paradoxo enfermidade versus perenidade, visto que a no??o de Marca est? vinculada ao tempo, indispens?vel ? sua edifica??o. A Moda, por sua vez, nos remete ? id?ia de efemeridade, sua no??o de tempo est? associada ? validade de cole??o de uma esta??o. A fim de fundamentarmos a nossa reflex?o, elegemos alguns te?ricos, enfocando algumas das categorias usadas por eles, quais sejam: Comunica??o, de Morin, a qual ? acompanhada das subcategorias Marca, Identidade e Cor , trabalhadas por Semprini e Farina, respectivamente; Moda, de Lipovetsky; e Poder, de Barthes. Elegemos, ainda algumas categorias , a posteriori: Ant?tese, Imagin?rio e Cultura, de Barthes; e P?s-Modernidade, de Maffesoli. Como guia para nossa compreens?o, ser? adotado o Paradigma da Complexidade. Atrav?s dele, percebemos que as causas da Complexidade s?o diversas, e que tendem a se movimentar em espiral, abrigando ant?teses e incertezas, que sob olhares diferentes, nos propiciam a vis?o de um caleidosc?pio. A Semiologia de Barthes nos acompanhar? nesta trajet?ria, prestando-se de t?cnica pela qual observaremos a Comunica??o da Marca Chanel. Durante nosso percurso, evidenciaremos quest?es no campo da conota??o: o Mito, elemento condicionante da realidade social, que eterniza a naturaliza a Marca Chanel e a Identidade da Marca, que se alicer?a na liberdade de movimentos e no conforto feminino. Chanel nos remete ? mulher, mais especificadamente, ? Terceira Mulher, aquela que ? livre, por?m, simultaneamente, submissa. |
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