Comunica??o e complexibilidade: uma an?lise da produ??o de sentido na publicidade da Diesel

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2011
Autor(a) principal: Luca, Cristiane Cirimbelli de lattes
Orientador(a): Ramos, Roberto Jos? lattes
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul
Programa de Pós-Graduação: Programa de P?s-Gradua??o em Comunica??o Social
Departamento: Faculdade de Comunica??o Social
País: BR
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/4467
Resumo: No presente trabalho, estudaremos a produ??o de sentido e os aspectos verbais e n?o-verbais da Publicidade da Marca italiana Diesel. Temos por objetivo observar a Comunica??o da Diesel por meio da Publicidade, explicar a produ??o de sentido das pe?as publicit?rias da Marca e compreender a mensagem produzida pela Diesel para atingir o consumidor. Para tal, analisaremos oito pe?as publicit?rias, dois exemplares de cada uma das campanhas primavera-ver?o de 2007, 2008, 2009 e 2010. A Publicidade faz com que as Marcas fiquem conhecidas no mercado. A Moda faz com que as pessoas se aproximem ou se afastem, criando uma autonomia individual quando se trata de apar?ncia e, ao mesmo tempo, ? utilizada como forma de Comunica??o. E a Diesel, que est? h? mais de 30 anos no mercado, utiliza destes elementos para chamar a aten??o do seu p?blico-alvo de forma irreverente e muitas vezes ir?nica e pol?mica, com campanhas que possuem um ?nico briefing criativo e sem modelos famosos. Durante este estudo, ser?o contempladas as categorias Comunica??o, de Morin, com as subcategorias Imagem e Estere?tipo, ambas de Barthes; Marca, de Semprini; Mito e Poder, fundamentadas em Barthes; Sujeito, de Morin, e P?s- Modernidade, de Michel Maffesoli. Procederemos ? an?lise utilizando como m?todo o Paradigma da Complexidade, de Edgar Morin e, como t?cnica, a Semiologia e a Pesquisa Semiol?gica, de Roland Barthes. Por meio da fundamenta??o te?rica deste trabalho ? que observaremos que a Diesel tem caracter?sticas peculiares no que se refere ? constru??o da sua Publicidade j? que utiliza, quase que exclusivamente, imagens para passar suas ideias e disseminar o discurso da Marca. As Fotografias s?o produzidas em cima de um ?nico conceito para cada campanha, abordando assuntos pol?micos de forma a chamar a aten??o dos leitores a comprar o estilo de vida oferecido pela Diesel.
id P_RS_64eb54dd0d651cdef59ef2e9e8e2db75
oai_identifier_str oai:tede2.pucrs.br:tede/4467
network_acronym_str P_RS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
repository_id_str
spelling Ramos, Roberto Jos?CPF:22087168091http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4783636T3CPF:03350441904http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4759645P9Luca, Cristiane Cirimbelli de2015-04-14T14:41:26Z2011-08-022011-06-22LUCA, Cristiane Cirimbelli de. Comunica??o e complexibilidade: uma an?lise da produ??o de sentido na publicidade da Diesel. 2011. 176 f. Disserta??o (Mestrado em Comunica??o Social) - Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2011.http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/4467Made available in DSpace on 2015-04-14T14:41:26Z (GMT). No. of bitstreams: 1 432827.pdf: 3421606 bytes, checksum: a1a6af23fe13bdb5e74b54edeb69dba0 (MD5) Previous issue date: 2011-06-22No presente trabalho, estudaremos a produ??o de sentido e os aspectos verbais e n?o-verbais da Publicidade da Marca italiana Diesel. Temos por objetivo observar a Comunica??o da Diesel por meio da Publicidade, explicar a produ??o de sentido das pe?as publicit?rias da Marca e compreender a mensagem produzida pela Diesel para atingir o consumidor. Para tal, analisaremos oito pe?as publicit?rias, dois exemplares de cada uma das campanhas primavera-ver?o de 2007, 2008, 2009 e 2010. A Publicidade faz com que as Marcas fiquem conhecidas no mercado. A Moda faz com que as pessoas se aproximem ou se afastem, criando uma autonomia individual quando se trata de apar?ncia e, ao mesmo tempo, ? utilizada como forma de Comunica??o. E a Diesel, que est? h? mais de 30 anos no mercado, utiliza destes elementos para chamar a aten??o do seu p?blico-alvo de forma irreverente e muitas vezes ir?nica e pol?mica, com campanhas que possuem um ?nico briefing criativo e sem modelos famosos. Durante este estudo, ser?o contempladas as categorias Comunica??o, de Morin, com as subcategorias Imagem e Estere?tipo, ambas de Barthes; Marca, de Semprini; Mito e Poder, fundamentadas em Barthes; Sujeito, de Morin, e P?s- Modernidade, de Michel Maffesoli. Procederemos ? an?lise utilizando como m?todo o Paradigma da Complexidade, de Edgar Morin e, como t?cnica, a Semiologia e a Pesquisa Semiol?gica, de Roland Barthes. Por meio da fundamenta??o te?rica deste trabalho ? que observaremos que a Diesel tem caracter?sticas peculiares no que se refere ? constru??o da sua Publicidade j? que utiliza, quase que exclusivamente, imagens para passar suas ideias e disseminar o discurso da Marca. As Fotografias s?o produzidas em cima de um ?nico conceito para cada campanha, abordando assuntos pol?micos de forma a chamar a aten??o dos leitores a comprar o estilo de vida oferecido pela Diesel.application/pdfhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/14104/432827.pdf.jpgporPontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do SulPrograma de P?s-Gradua??o em Comunica??o SocialPUCRSBRFaculdade de Comunica??o SocialCOMUNICA??O SOCIALPUBLICIDADECAMPANHAS PUBLICIT?RIASCOMPLEXIDADEMODA - SEMIOLOGIAMARCAS (PROPAGANDA)CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOComunica??o e complexibilidade: uma an?lise da produ??o de sentido na publicidade da Dieselinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis-12272408519215184825006007651647212179642901info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RSinstname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)instacron:PUC_RSTHUMBNAIL432827.pdf.jpg432827.pdf.jpgimage/jpeg2958http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/4467/3/432827.pdf.jpg7680810dbd4f5cdf92d56059bbeae4f0MD53TEXT432827.pdf.txt432827.pdf.txttext/plain209194http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/4467/2/432827.pdf.txtc11610407a9179a39a9fd1e05ae95d46MD52ORIGINAL432827.pdfapplication/pdf3421606http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/4467/1/432827.pdfa1a6af23fe13bdb5e74b54edeb69dba0MD51tede/44672015-04-20 12:33:34.354oai:tede2.pucrs.br:tede/4467Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucrs.br/tede2/PRIhttps://tede2.pucrs.br/oai/requestbiblioteca.central@pucrs.br||opendoar:2015-04-20T15:33:34Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)false
dc.title.por.fl_str_mv Comunica??o e complexibilidade: uma an?lise da produ??o de sentido na publicidade da Diesel
title Comunica??o e complexibilidade: uma an?lise da produ??o de sentido na publicidade da Diesel
spellingShingle Comunica??o e complexibilidade: uma an?lise da produ??o de sentido na publicidade da Diesel
Luca, Cristiane Cirimbelli de
COMUNICA??O SOCIAL
PUBLICIDADE
CAMPANHAS PUBLICIT?RIAS
COMPLEXIDADE
MODA - SEMIOLOGIA
MARCAS (PROPAGANDA)
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
title_short Comunica??o e complexibilidade: uma an?lise da produ??o de sentido na publicidade da Diesel
title_full Comunica??o e complexibilidade: uma an?lise da produ??o de sentido na publicidade da Diesel
title_fullStr Comunica??o e complexibilidade: uma an?lise da produ??o de sentido na publicidade da Diesel
title_full_unstemmed Comunica??o e complexibilidade: uma an?lise da produ??o de sentido na publicidade da Diesel
title_sort Comunica??o e complexibilidade: uma an?lise da produ??o de sentido na publicidade da Diesel
author Luca, Cristiane Cirimbelli de
author_facet Luca, Cristiane Cirimbelli de
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Ramos, Roberto Jos?
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv CPF:22087168091
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4783636T3
dc.contributor.authorID.fl_str_mv CPF:03350441904
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4759645P9
dc.contributor.author.fl_str_mv Luca, Cristiane Cirimbelli de
contributor_str_mv Ramos, Roberto Jos?
dc.subject.por.fl_str_mv COMUNICA??O SOCIAL
PUBLICIDADE
CAMPANHAS PUBLICIT?RIAS
COMPLEXIDADE
MODA - SEMIOLOGIA
MARCAS (PROPAGANDA)
topic COMUNICA??O SOCIAL
PUBLICIDADE
CAMPANHAS PUBLICIT?RIAS
COMPLEXIDADE
MODA - SEMIOLOGIA
MARCAS (PROPAGANDA)
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
description No presente trabalho, estudaremos a produ??o de sentido e os aspectos verbais e n?o-verbais da Publicidade da Marca italiana Diesel. Temos por objetivo observar a Comunica??o da Diesel por meio da Publicidade, explicar a produ??o de sentido das pe?as publicit?rias da Marca e compreender a mensagem produzida pela Diesel para atingir o consumidor. Para tal, analisaremos oito pe?as publicit?rias, dois exemplares de cada uma das campanhas primavera-ver?o de 2007, 2008, 2009 e 2010. A Publicidade faz com que as Marcas fiquem conhecidas no mercado. A Moda faz com que as pessoas se aproximem ou se afastem, criando uma autonomia individual quando se trata de apar?ncia e, ao mesmo tempo, ? utilizada como forma de Comunica??o. E a Diesel, que est? h? mais de 30 anos no mercado, utiliza destes elementos para chamar a aten??o do seu p?blico-alvo de forma irreverente e muitas vezes ir?nica e pol?mica, com campanhas que possuem um ?nico briefing criativo e sem modelos famosos. Durante este estudo, ser?o contempladas as categorias Comunica??o, de Morin, com as subcategorias Imagem e Estere?tipo, ambas de Barthes; Marca, de Semprini; Mito e Poder, fundamentadas em Barthes; Sujeito, de Morin, e P?s- Modernidade, de Michel Maffesoli. Procederemos ? an?lise utilizando como m?todo o Paradigma da Complexidade, de Edgar Morin e, como t?cnica, a Semiologia e a Pesquisa Semiol?gica, de Roland Barthes. Por meio da fundamenta??o te?rica deste trabalho ? que observaremos que a Diesel tem caracter?sticas peculiares no que se refere ? constru??o da sua Publicidade j? que utiliza, quase que exclusivamente, imagens para passar suas ideias e disseminar o discurso da Marca. As Fotografias s?o produzidas em cima de um ?nico conceito para cada campanha, abordando assuntos pol?micos de forma a chamar a aten??o dos leitores a comprar o estilo de vida oferecido pela Diesel.
publishDate 2011
dc.date.available.fl_str_mv 2011-08-02
dc.date.issued.fl_str_mv 2011-06-22
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-04-14T14:41:26Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv LUCA, Cristiane Cirimbelli de. Comunica??o e complexibilidade: uma an?lise da produ??o de sentido na publicidade da Diesel. 2011. 176 f. Disserta??o (Mestrado em Comunica??o Social) - Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2011.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/4467
identifier_str_mv LUCA, Cristiane Cirimbelli de. Comunica??o e complexibilidade: uma an?lise da produ??o de sentido na publicidade da Diesel. 2011. 176 f. Disserta??o (Mestrado em Comunica??o Social) - Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2011.
url http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/4467
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.program.fl_str_mv -1227240851921518482
dc.relation.confidence.fl_str_mv 500
600
dc.relation.department.fl_str_mv 7651647212179642901
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de P?s-Gradua??o em Comunica??o Social
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUCRS
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Faculdade de Comunica??o Social
publisher.none.fl_str_mv Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
instacron:PUC_RS
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
instacron_str PUC_RS
institution PUC_RS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
bitstream.url.fl_str_mv http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/4467/3/432827.pdf.jpg
http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/4467/2/432827.pdf.txt
http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/4467/1/432827.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 7680810dbd4f5cdf92d56059bbeae4f0
c11610407a9179a39a9fd1e05ae95d46
a1a6af23fe13bdb5e74b54edeb69dba0
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca.central@pucrs.br||
_version_ 1796793203195641856