Comunica??o e complexibilidade: uma an?lise da produ??o de sentido na publicidade da Diesel
Ano de defesa: | 2011 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul
|
Programa de Pós-Graduação: |
Programa de P?s-Gradua??o em Comunica??o Social
|
Departamento: |
Faculdade de Comunica??o Social
|
País: |
BR
|
Palavras-chave em Português: | |
Área do conhecimento CNPq: | |
Link de acesso: | http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/4467 |
Resumo: | No presente trabalho, estudaremos a produ??o de sentido e os aspectos verbais e n?o-verbais da Publicidade da Marca italiana Diesel. Temos por objetivo observar a Comunica??o da Diesel por meio da Publicidade, explicar a produ??o de sentido das pe?as publicit?rias da Marca e compreender a mensagem produzida pela Diesel para atingir o consumidor. Para tal, analisaremos oito pe?as publicit?rias, dois exemplares de cada uma das campanhas primavera-ver?o de 2007, 2008, 2009 e 2010. A Publicidade faz com que as Marcas fiquem conhecidas no mercado. A Moda faz com que as pessoas se aproximem ou se afastem, criando uma autonomia individual quando se trata de apar?ncia e, ao mesmo tempo, ? utilizada como forma de Comunica??o. E a Diesel, que est? h? mais de 30 anos no mercado, utiliza destes elementos para chamar a aten??o do seu p?blico-alvo de forma irreverente e muitas vezes ir?nica e pol?mica, com campanhas que possuem um ?nico briefing criativo e sem modelos famosos. Durante este estudo, ser?o contempladas as categorias Comunica??o, de Morin, com as subcategorias Imagem e Estere?tipo, ambas de Barthes; Marca, de Semprini; Mito e Poder, fundamentadas em Barthes; Sujeito, de Morin, e P?s- Modernidade, de Michel Maffesoli. Procederemos ? an?lise utilizando como m?todo o Paradigma da Complexidade, de Edgar Morin e, como t?cnica, a Semiologia e a Pesquisa Semiol?gica, de Roland Barthes. Por meio da fundamenta??o te?rica deste trabalho ? que observaremos que a Diesel tem caracter?sticas peculiares no que se refere ? constru??o da sua Publicidade j? que utiliza, quase que exclusivamente, imagens para passar suas ideias e disseminar o discurso da Marca. As Fotografias s?o produzidas em cima de um ?nico conceito para cada campanha, abordando assuntos pol?micos de forma a chamar a aten??o dos leitores a comprar o estilo de vida oferecido pela Diesel. |
id |
P_RS_64eb54dd0d651cdef59ef2e9e8e2db75 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:tede2.pucrs.br:tede/4467 |
network_acronym_str |
P_RS |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS |
repository_id_str |
|
spelling |
Ramos, Roberto Jos?CPF:22087168091http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4783636T3CPF:03350441904http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4759645P9Luca, Cristiane Cirimbelli de2015-04-14T14:41:26Z2011-08-022011-06-22LUCA, Cristiane Cirimbelli de. Comunica??o e complexibilidade: uma an?lise da produ??o de sentido na publicidade da Diesel. 2011. 176 f. Disserta??o (Mestrado em Comunica??o Social) - Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2011.http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/4467Made available in DSpace on 2015-04-14T14:41:26Z (GMT). No. of bitstreams: 1 432827.pdf: 3421606 bytes, checksum: a1a6af23fe13bdb5e74b54edeb69dba0 (MD5) Previous issue date: 2011-06-22No presente trabalho, estudaremos a produ??o de sentido e os aspectos verbais e n?o-verbais da Publicidade da Marca italiana Diesel. Temos por objetivo observar a Comunica??o da Diesel por meio da Publicidade, explicar a produ??o de sentido das pe?as publicit?rias da Marca e compreender a mensagem produzida pela Diesel para atingir o consumidor. Para tal, analisaremos oito pe?as publicit?rias, dois exemplares de cada uma das campanhas primavera-ver?o de 2007, 2008, 2009 e 2010. A Publicidade faz com que as Marcas fiquem conhecidas no mercado. A Moda faz com que as pessoas se aproximem ou se afastem, criando uma autonomia individual quando se trata de apar?ncia e, ao mesmo tempo, ? utilizada como forma de Comunica??o. E a Diesel, que est? h? mais de 30 anos no mercado, utiliza destes elementos para chamar a aten??o do seu p?blico-alvo de forma irreverente e muitas vezes ir?nica e pol?mica, com campanhas que possuem um ?nico briefing criativo e sem modelos famosos. Durante este estudo, ser?o contempladas as categorias Comunica??o, de Morin, com as subcategorias Imagem e Estere?tipo, ambas de Barthes; Marca, de Semprini; Mito e Poder, fundamentadas em Barthes; Sujeito, de Morin, e P?s- Modernidade, de Michel Maffesoli. Procederemos ? an?lise utilizando como m?todo o Paradigma da Complexidade, de Edgar Morin e, como t?cnica, a Semiologia e a Pesquisa Semiol?gica, de Roland Barthes. Por meio da fundamenta??o te?rica deste trabalho ? que observaremos que a Diesel tem caracter?sticas peculiares no que se refere ? constru??o da sua Publicidade j? que utiliza, quase que exclusivamente, imagens para passar suas ideias e disseminar o discurso da Marca. As Fotografias s?o produzidas em cima de um ?nico conceito para cada campanha, abordando assuntos pol?micos de forma a chamar a aten??o dos leitores a comprar o estilo de vida oferecido pela Diesel.application/pdfhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/14104/432827.pdf.jpgporPontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do SulPrograma de P?s-Gradua??o em Comunica??o SocialPUCRSBRFaculdade de Comunica??o SocialCOMUNICA??O SOCIALPUBLICIDADECAMPANHAS PUBLICIT?RIASCOMPLEXIDADEMODA - SEMIOLOGIAMARCAS (PROPAGANDA)CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOComunica??o e complexibilidade: uma an?lise da produ??o de sentido na publicidade da Dieselinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis-12272408519215184825006007651647212179642901info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RSinstname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)instacron:PUC_RSTHUMBNAIL432827.pdf.jpg432827.pdf.jpgimage/jpeg2958http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/4467/3/432827.pdf.jpg7680810dbd4f5cdf92d56059bbeae4f0MD53TEXT432827.pdf.txt432827.pdf.txttext/plain209194http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/4467/2/432827.pdf.txtc11610407a9179a39a9fd1e05ae95d46MD52ORIGINAL432827.pdfapplication/pdf3421606http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/4467/1/432827.pdfa1a6af23fe13bdb5e74b54edeb69dba0MD51tede/44672015-04-20 12:33:34.354oai:tede2.pucrs.br:tede/4467Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucrs.br/tede2/PRIhttps://tede2.pucrs.br/oai/requestbiblioteca.central@pucrs.br||opendoar:2015-04-20T15:33:34Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
Comunica??o e complexibilidade: uma an?lise da produ??o de sentido na publicidade da Diesel |
title |
Comunica??o e complexibilidade: uma an?lise da produ??o de sentido na publicidade da Diesel |
spellingShingle |
Comunica??o e complexibilidade: uma an?lise da produ??o de sentido na publicidade da Diesel Luca, Cristiane Cirimbelli de COMUNICA??O SOCIAL PUBLICIDADE CAMPANHAS PUBLICIT?RIAS COMPLEXIDADE MODA - SEMIOLOGIA MARCAS (PROPAGANDA) CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO |
title_short |
Comunica??o e complexibilidade: uma an?lise da produ??o de sentido na publicidade da Diesel |
title_full |
Comunica??o e complexibilidade: uma an?lise da produ??o de sentido na publicidade da Diesel |
title_fullStr |
Comunica??o e complexibilidade: uma an?lise da produ??o de sentido na publicidade da Diesel |
title_full_unstemmed |
Comunica??o e complexibilidade: uma an?lise da produ??o de sentido na publicidade da Diesel |
title_sort |
Comunica??o e complexibilidade: uma an?lise da produ??o de sentido na publicidade da Diesel |
author |
Luca, Cristiane Cirimbelli de |
author_facet |
Luca, Cristiane Cirimbelli de |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Ramos, Roberto Jos? |
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv |
CPF:22087168091 |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4783636T3 |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
CPF:03350441904 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4759645P9 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Luca, Cristiane Cirimbelli de |
contributor_str_mv |
Ramos, Roberto Jos? |
dc.subject.por.fl_str_mv |
COMUNICA??O SOCIAL PUBLICIDADE CAMPANHAS PUBLICIT?RIAS COMPLEXIDADE MODA - SEMIOLOGIA MARCAS (PROPAGANDA) |
topic |
COMUNICA??O SOCIAL PUBLICIDADE CAMPANHAS PUBLICIT?RIAS COMPLEXIDADE MODA - SEMIOLOGIA MARCAS (PROPAGANDA) CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO |
description |
No presente trabalho, estudaremos a produ??o de sentido e os aspectos verbais e n?o-verbais da Publicidade da Marca italiana Diesel. Temos por objetivo observar a Comunica??o da Diesel por meio da Publicidade, explicar a produ??o de sentido das pe?as publicit?rias da Marca e compreender a mensagem produzida pela Diesel para atingir o consumidor. Para tal, analisaremos oito pe?as publicit?rias, dois exemplares de cada uma das campanhas primavera-ver?o de 2007, 2008, 2009 e 2010. A Publicidade faz com que as Marcas fiquem conhecidas no mercado. A Moda faz com que as pessoas se aproximem ou se afastem, criando uma autonomia individual quando se trata de apar?ncia e, ao mesmo tempo, ? utilizada como forma de Comunica??o. E a Diesel, que est? h? mais de 30 anos no mercado, utiliza destes elementos para chamar a aten??o do seu p?blico-alvo de forma irreverente e muitas vezes ir?nica e pol?mica, com campanhas que possuem um ?nico briefing criativo e sem modelos famosos. Durante este estudo, ser?o contempladas as categorias Comunica??o, de Morin, com as subcategorias Imagem e Estere?tipo, ambas de Barthes; Marca, de Semprini; Mito e Poder, fundamentadas em Barthes; Sujeito, de Morin, e P?s- Modernidade, de Michel Maffesoli. Procederemos ? an?lise utilizando como m?todo o Paradigma da Complexidade, de Edgar Morin e, como t?cnica, a Semiologia e a Pesquisa Semiol?gica, de Roland Barthes. Por meio da fundamenta??o te?rica deste trabalho ? que observaremos que a Diesel tem caracter?sticas peculiares no que se refere ? constru??o da sua Publicidade j? que utiliza, quase que exclusivamente, imagens para passar suas ideias e disseminar o discurso da Marca. As Fotografias s?o produzidas em cima de um ?nico conceito para cada campanha, abordando assuntos pol?micos de forma a chamar a aten??o dos leitores a comprar o estilo de vida oferecido pela Diesel. |
publishDate |
2011 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2011-08-02 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2011-06-22 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2015-04-14T14:41:26Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
LUCA, Cristiane Cirimbelli de. Comunica??o e complexibilidade: uma an?lise da produ??o de sentido na publicidade da Diesel. 2011. 176 f. Disserta??o (Mestrado em Comunica??o Social) - Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2011. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/4467 |
identifier_str_mv |
LUCA, Cristiane Cirimbelli de. Comunica??o e complexibilidade: uma an?lise da produ??o de sentido na publicidade da Diesel. 2011. 176 f. Disserta??o (Mestrado em Comunica??o Social) - Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2011. |
url |
http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/4467 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.program.fl_str_mv |
-1227240851921518482 |
dc.relation.confidence.fl_str_mv |
500 600 |
dc.relation.department.fl_str_mv |
7651647212179642901 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de P?s-Gradua??o em Comunica??o Social |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
PUCRS |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Faculdade de Comunica??o Social |
publisher.none.fl_str_mv |
Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) instacron:PUC_RS |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) |
instacron_str |
PUC_RS |
institution |
PUC_RS |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/4467/3/432827.pdf.jpg http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/4467/2/432827.pdf.txt http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/4467/1/432827.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
7680810dbd4f5cdf92d56059bbeae4f0 c11610407a9179a39a9fd1e05ae95d46 a1a6af23fe13bdb5e74b54edeb69dba0 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) |
repository.mail.fl_str_mv |
biblioteca.central@pucrs.br|| |
_version_ |
1796793203195641856 |