O ensino da f?sica moderna no ensino m?dio : necessidades e dificuldades no oeste catarinense

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2008
Autor(a) principal: Kessler, S?rgio Lu?s lattes
Orientador(a): Rocha Filho, Jo?o Bernardes da lattes
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul
Programa de Pós-Graduação: Programa de P?s-Gradua??o em Educa??o em Ci?ncias e Matem?tica
Departamento: Faculdade de F?ca
País: BR
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3321
Resumo: Partindo da id?ia de que as teorias da F?sica Moderna devem ser incorporadas ao curr?culo de F?sica do Ensino M?dio, este trabalho teve como objetivo investigar de que maneira ocorre o ensino dessa ?rea do conhecimento nas escolas do extremo Oeste de Santa Catarina. Tamb?m pretendeu avaliar modifica??es no interesse e no rendimento dos estudantes em rela??o ? F?sica, como resultado de um trabalho em n?vel de educa??o continuada envolvendo professores de F?sica do Ensino M?dio, visando disseminar conhecimentos de F?sica Moderna por meio de experimenta??o. A Proposta Curricular de Santa Catarina prev? a inclus?o de t?picos como Relatividade e Efeito Fotoel?trico no Ensino M?dio, mas a presen?a destes conte?dos ? raramente detectada nas salas de aula, por diversas raz?es, como: professores sem forma??o adequada, m?todos de ensino tradicionais, alto grau de complexidade das teorias, falta de estrutura nas escolas, falta de material adequado, entre outras. Os dados que permitiram chegar at? essas causas foram obtidos por meio do planejamento e oferecimento de oficinas pedag?gicas aos professores, enfatizando conceitos de F?sica Moderna e constru??o de atividades experimentais, posteriormente aplicadas aos alunos das terceiras s?ries do Ensino M?dio das escolas envolvidas neste trabalho. Ap?s a conclus?o das oficinas, em consulta aos professores, percebeu-se que somente parte das atividades foi trabalhada com os alunos, por raz?es diversas, como: a inexist?ncia ou a precariedade dos espa?os f?sicos destinados ao laborat?rio, falta de conhecimento dos professores em rela??o a alguns conte?dos, reduzido n?mero de aulas para trabalhar atividades experimentais, em fun??o do curr?culo extenso como ? o de F?sica, falta de tempo para buscar e organizar o material para as atividades experimentais, entre outras. Embora, muitos foram os pontos positivos observados pelos professores, como: o envolvimento e comprometimento dos alunos, a capacidade de supera??o dos alunos com dificuldades, aumento da compreens?o dos conte?dos, o aumento do interesse pela F?sica, aumento da persist?ncia na resolu??o de problemas relacionados ao assunto, interesse por profiss?es relacionadas, entre outros. Apesar de os resultados iniciais apontarem s?rias defici?ncias no ensino da F?sica Moderna no Ensino M?dio, nas escolas do Extremo Oeste de Santa Catarina, este trabalho mostra que podemos tratar conceitos de F?sica Moderna ainda neste n?vel de conhecimento, com resultados ben?ficos. Assim, ? de nossa responsabilidade a resolu??o das dificuldades mencionadas, visando tornar o ensino das f?sicas cl?ssica e moderna mais interessante, mais envolvente e mais desafiador.
id P_RS_99c1ae667b227378706fb976a0739912
oai_identifier_str oai:tede2.pucrs.br:tede/3321
network_acronym_str P_RS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
repository_id_str
spelling Rocha Filho, Jo?o Bernardes daCPF:35061278020http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4700583J3CPF:98341065991http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4594145T6Kessler, S?rgio Lu?s2015-04-14T14:12:23Z2008-06-042008-02-29KESSLER, S?rgio Lu?s. O ensino da f?sica moderna no ensino m?dio : necessidades e dificuldades no oeste catarinense. 2008. 212 f. Disserta??o (Mestrado em Ci?ncias e Matem?tica) - Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2008.http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3321Made available in DSpace on 2015-04-14T14:12:23Z (GMT). No. of bitstreams: 1 401603.pdf: 2376993 bytes, checksum: 16eedc5f860d6ec9f8f2b1e6c17fae20 (MD5) Previous issue date: 2008-02-29Partindo da id?ia de que as teorias da F?sica Moderna devem ser incorporadas ao curr?culo de F?sica do Ensino M?dio, este trabalho teve como objetivo investigar de que maneira ocorre o ensino dessa ?rea do conhecimento nas escolas do extremo Oeste de Santa Catarina. Tamb?m pretendeu avaliar modifica??es no interesse e no rendimento dos estudantes em rela??o ? F?sica, como resultado de um trabalho em n?vel de educa??o continuada envolvendo professores de F?sica do Ensino M?dio, visando disseminar conhecimentos de F?sica Moderna por meio de experimenta??o. A Proposta Curricular de Santa Catarina prev? a inclus?o de t?picos como Relatividade e Efeito Fotoel?trico no Ensino M?dio, mas a presen?a destes conte?dos ? raramente detectada nas salas de aula, por diversas raz?es, como: professores sem forma??o adequada, m?todos de ensino tradicionais, alto grau de complexidade das teorias, falta de estrutura nas escolas, falta de material adequado, entre outras. Os dados que permitiram chegar at? essas causas foram obtidos por meio do planejamento e oferecimento de oficinas pedag?gicas aos professores, enfatizando conceitos de F?sica Moderna e constru??o de atividades experimentais, posteriormente aplicadas aos alunos das terceiras s?ries do Ensino M?dio das escolas envolvidas neste trabalho. Ap?s a conclus?o das oficinas, em consulta aos professores, percebeu-se que somente parte das atividades foi trabalhada com os alunos, por raz?es diversas, como: a inexist?ncia ou a precariedade dos espa?os f?sicos destinados ao laborat?rio, falta de conhecimento dos professores em rela??o a alguns conte?dos, reduzido n?mero de aulas para trabalhar atividades experimentais, em fun??o do curr?culo extenso como ? o de F?sica, falta de tempo para buscar e organizar o material para as atividades experimentais, entre outras. Embora, muitos foram os pontos positivos observados pelos professores, como: o envolvimento e comprometimento dos alunos, a capacidade de supera??o dos alunos com dificuldades, aumento da compreens?o dos conte?dos, o aumento do interesse pela F?sica, aumento da persist?ncia na resolu??o de problemas relacionados ao assunto, interesse por profiss?es relacionadas, entre outros. Apesar de os resultados iniciais apontarem s?rias defici?ncias no ensino da F?sica Moderna no Ensino M?dio, nas escolas do Extremo Oeste de Santa Catarina, este trabalho mostra que podemos tratar conceitos de F?sica Moderna ainda neste n?vel de conhecimento, com resultados ben?ficos. Assim, ? de nossa responsabilidade a resolu??o das dificuldades mencionadas, visando tornar o ensino das f?sicas cl?ssica e moderna mais interessante, mais envolvente e mais desafiador.application/pdfhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/12701/401603.pdf.jpgporPontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do SulPrograma de P?s-Gradua??o em Educa??o em Ci?ncias e Matem?ticaPUCRSBRFaculdade de F?caEDUCA??OF?SICA MODERNAF?SICA - ENSINO M?DIOEDUCA??O CONTINUADACNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOO ensino da f?sica moderna no ensino m?dio : necessidades e dificuldades no oeste catarinenseinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis35656275549983304235006006574392640991280001info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RSinstname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)instacron:PUC_RSTHUMBNAIL401603.pdf.jpg401603.pdf.jpgimage/jpeg3095http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3321/3/401603.pdf.jpg69b05344803030af877a1e16d4b4b82fMD53TEXT401603.pdf.txt401603.pdf.txttext/plain449747http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3321/2/401603.pdf.txt0d29c1675272db908ac63621611af52eMD52ORIGINAL401603.pdfapplication/pdf2376993http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3321/1/401603.pdf16eedc5f860d6ec9f8f2b1e6c17fae20MD51tede/33212015-04-17 15:59:58.661oai:tede2.pucrs.br:tede/3321Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucrs.br/tede2/PRIhttps://tede2.pucrs.br/oai/requestbiblioteca.central@pucrs.br||opendoar:2015-04-17T18:59:58Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)false
dc.title.por.fl_str_mv O ensino da f?sica moderna no ensino m?dio : necessidades e dificuldades no oeste catarinense
title O ensino da f?sica moderna no ensino m?dio : necessidades e dificuldades no oeste catarinense
spellingShingle O ensino da f?sica moderna no ensino m?dio : necessidades e dificuldades no oeste catarinense
Kessler, S?rgio Lu?s
EDUCA??O
F?SICA MODERNA
F?SICA - ENSINO M?DIO
EDUCA??O CONTINUADA
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short O ensino da f?sica moderna no ensino m?dio : necessidades e dificuldades no oeste catarinense
title_full O ensino da f?sica moderna no ensino m?dio : necessidades e dificuldades no oeste catarinense
title_fullStr O ensino da f?sica moderna no ensino m?dio : necessidades e dificuldades no oeste catarinense
title_full_unstemmed O ensino da f?sica moderna no ensino m?dio : necessidades e dificuldades no oeste catarinense
title_sort O ensino da f?sica moderna no ensino m?dio : necessidades e dificuldades no oeste catarinense
author Kessler, S?rgio Lu?s
author_facet Kessler, S?rgio Lu?s
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Rocha Filho, Jo?o Bernardes da
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv CPF:35061278020
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4700583J3
dc.contributor.authorID.fl_str_mv CPF:98341065991
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4594145T6
dc.contributor.author.fl_str_mv Kessler, S?rgio Lu?s
contributor_str_mv Rocha Filho, Jo?o Bernardes da
dc.subject.por.fl_str_mv EDUCA??O
F?SICA MODERNA
F?SICA - ENSINO M?DIO
EDUCA??O CONTINUADA
topic EDUCA??O
F?SICA MODERNA
F?SICA - ENSINO M?DIO
EDUCA??O CONTINUADA
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description Partindo da id?ia de que as teorias da F?sica Moderna devem ser incorporadas ao curr?culo de F?sica do Ensino M?dio, este trabalho teve como objetivo investigar de que maneira ocorre o ensino dessa ?rea do conhecimento nas escolas do extremo Oeste de Santa Catarina. Tamb?m pretendeu avaliar modifica??es no interesse e no rendimento dos estudantes em rela??o ? F?sica, como resultado de um trabalho em n?vel de educa??o continuada envolvendo professores de F?sica do Ensino M?dio, visando disseminar conhecimentos de F?sica Moderna por meio de experimenta??o. A Proposta Curricular de Santa Catarina prev? a inclus?o de t?picos como Relatividade e Efeito Fotoel?trico no Ensino M?dio, mas a presen?a destes conte?dos ? raramente detectada nas salas de aula, por diversas raz?es, como: professores sem forma??o adequada, m?todos de ensino tradicionais, alto grau de complexidade das teorias, falta de estrutura nas escolas, falta de material adequado, entre outras. Os dados que permitiram chegar at? essas causas foram obtidos por meio do planejamento e oferecimento de oficinas pedag?gicas aos professores, enfatizando conceitos de F?sica Moderna e constru??o de atividades experimentais, posteriormente aplicadas aos alunos das terceiras s?ries do Ensino M?dio das escolas envolvidas neste trabalho. Ap?s a conclus?o das oficinas, em consulta aos professores, percebeu-se que somente parte das atividades foi trabalhada com os alunos, por raz?es diversas, como: a inexist?ncia ou a precariedade dos espa?os f?sicos destinados ao laborat?rio, falta de conhecimento dos professores em rela??o a alguns conte?dos, reduzido n?mero de aulas para trabalhar atividades experimentais, em fun??o do curr?culo extenso como ? o de F?sica, falta de tempo para buscar e organizar o material para as atividades experimentais, entre outras. Embora, muitos foram os pontos positivos observados pelos professores, como: o envolvimento e comprometimento dos alunos, a capacidade de supera??o dos alunos com dificuldades, aumento da compreens?o dos conte?dos, o aumento do interesse pela F?sica, aumento da persist?ncia na resolu??o de problemas relacionados ao assunto, interesse por profiss?es relacionadas, entre outros. Apesar de os resultados iniciais apontarem s?rias defici?ncias no ensino da F?sica Moderna no Ensino M?dio, nas escolas do Extremo Oeste de Santa Catarina, este trabalho mostra que podemos tratar conceitos de F?sica Moderna ainda neste n?vel de conhecimento, com resultados ben?ficos. Assim, ? de nossa responsabilidade a resolu??o das dificuldades mencionadas, visando tornar o ensino das f?sicas cl?ssica e moderna mais interessante, mais envolvente e mais desafiador.
publishDate 2008
dc.date.available.fl_str_mv 2008-06-04
dc.date.issued.fl_str_mv 2008-02-29
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-04-14T14:12:23Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv KESSLER, S?rgio Lu?s. O ensino da f?sica moderna no ensino m?dio : necessidades e dificuldades no oeste catarinense. 2008. 212 f. Disserta??o (Mestrado em Ci?ncias e Matem?tica) - Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2008.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3321
identifier_str_mv KESSLER, S?rgio Lu?s. O ensino da f?sica moderna no ensino m?dio : necessidades e dificuldades no oeste catarinense. 2008. 212 f. Disserta??o (Mestrado em Ci?ncias e Matem?tica) - Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2008.
url http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3321
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.program.fl_str_mv 3565627554998330423
dc.relation.confidence.fl_str_mv 500
600
dc.relation.department.fl_str_mv 6574392640991280001
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de P?s-Gradua??o em Educa??o em Ci?ncias e Matem?tica
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUCRS
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Faculdade de F?ca
publisher.none.fl_str_mv Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
instacron:PUC_RS
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
instacron_str PUC_RS
institution PUC_RS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
bitstream.url.fl_str_mv http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3321/3/401603.pdf.jpg
http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3321/2/401603.pdf.txt
http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3321/1/401603.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 69b05344803030af877a1e16d4b4b82f
0d29c1675272db908ac63621611af52e
16eedc5f860d6ec9f8f2b1e6c17fae20
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca.central@pucrs.br||
_version_ 1796793194850025472