Avalia??o da (re)constru??o do conceito de ?tica animal entre alunos da educa??o de jovens e adultos por meio de uma unidade de aprendizagem em aulas de biologia do ensino m?dio

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2010
Autor(a) principal: Fraga, Roberta Fontoura lattes
Orientador(a): Borges, Regina Maria Rabello lattes
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul
Programa de Pós-Graduação: Programa de P?s-Gradua??o em Educa??o em Ci?ncias e Matem?tica
Departamento: Faculdade de F?ca
País: BR
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3382
Resumo: A presente pesquisa apresenta um estudo relativo ? reconstru??o do conhecimento sobre ?tica animal por alunos de uma turma de 6? etapa (referente ao 3? ano do ensino m?dio) de Educa??o de Jovens e Adultos (EJA) da rede particular de ensino. Buscando promover o desenvolvimento integral dos alunos foi utilizado como metodologia de ensino uma Unidade de Aprendizagem, empregando como base estrutural o conhecimento pr?vio dos alunos sobre o tema. Foi oportunizado um ambiente prop?cio para intera??o e socializa??o, permitindo aos alunos trabalharem com diferentes conceitos e ideias. As informa??es foram coletadas atrav?s de um question?rio inicial de sondagem que forneceu informa??es a respeito dos conhecimentos pr?vios; da produ??o textual dos alunos ao longo da UA, que evidenciou o processo de constru??o do conhecimento; do di?rio de aula, que registrou o acompanhamento do processo; e do question?rio final que permitiu constatar os processos de reconstru??o do conhecimento, ao serem comparadas as respostas aos dois question?rios (inicial e final). Os question?rios, as produ??es e os registros no di?rio de aula foram analisados de maneira descritiva e interpretativa, em uma abordagem predominantemente qualitativa. A an?lise da produ??o (folders e cartazes) e das apresenta??es evidenciou que os alunos ao longo da UA, pesquisaram partindo de suas d?vidas e questionamentos, abordando, de maneira aprofundada, quest?es sociais relacionadas ? ?tica animal. A partir das respostas aos question?rios, comparando-as foi poss?vel identificar o crescimento em rela??o aos conhecimentos pr?vios, assim como o aumento da capacidade de argumenta??o e do senso cr?tico, com seguran?a e autonomia. Os alunos apresentaram um conhecimento mais aprofundado, com consist?ncia te?rica, abordando diferentes valores e contextos.
id P_RS_a458f37cb6effb6180fdc75281a8cdc2
oai_identifier_str oai:tede2.pucrs.br:tede/3382
network_acronym_str P_RS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
repository_id_str
spelling Borges, Regina Maria RabelloCPF:12067814087http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4708659J1CPF:99897156020http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/busca.doFraga, Roberta Fontoura2015-04-14T14:12:41Z2010-07-072010-03-19FRAGA, Roberta Fontoura. Avalia??o da (re)constru??o do conceito de ?tica animal entre alunos da educa??o de jovens e adultos por meio de uma unidade de aprendizagem em aulas de biologia do ensino m?dio. 2010. 118 f. Disserta??o (Mestrado em Ci?ncias e Matem?tica) - Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2010.http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3382Made available in DSpace on 2015-04-14T14:12:41Z (GMT). No. of bitstreams: 1 424629.pdf: 8039386 bytes, checksum: ccba3016af3156608b340b747592f485 (MD5) Previous issue date: 2010-03-19A presente pesquisa apresenta um estudo relativo ? reconstru??o do conhecimento sobre ?tica animal por alunos de uma turma de 6? etapa (referente ao 3? ano do ensino m?dio) de Educa??o de Jovens e Adultos (EJA) da rede particular de ensino. Buscando promover o desenvolvimento integral dos alunos foi utilizado como metodologia de ensino uma Unidade de Aprendizagem, empregando como base estrutural o conhecimento pr?vio dos alunos sobre o tema. Foi oportunizado um ambiente prop?cio para intera??o e socializa??o, permitindo aos alunos trabalharem com diferentes conceitos e ideias. As informa??es foram coletadas atrav?s de um question?rio inicial de sondagem que forneceu informa??es a respeito dos conhecimentos pr?vios; da produ??o textual dos alunos ao longo da UA, que evidenciou o processo de constru??o do conhecimento; do di?rio de aula, que registrou o acompanhamento do processo; e do question?rio final que permitiu constatar os processos de reconstru??o do conhecimento, ao serem comparadas as respostas aos dois question?rios (inicial e final). Os question?rios, as produ??es e os registros no di?rio de aula foram analisados de maneira descritiva e interpretativa, em uma abordagem predominantemente qualitativa. A an?lise da produ??o (folders e cartazes) e das apresenta??es evidenciou que os alunos ao longo da UA, pesquisaram partindo de suas d?vidas e questionamentos, abordando, de maneira aprofundada, quest?es sociais relacionadas ? ?tica animal. A partir das respostas aos question?rios, comparando-as foi poss?vel identificar o crescimento em rela??o aos conhecimentos pr?vios, assim como o aumento da capacidade de argumenta??o e do senso cr?tico, com seguran?a e autonomia. Os alunos apresentaram um conhecimento mais aprofundado, com consist?ncia te?rica, abordando diferentes valores e contextos.application/pdfhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/11486/424629.pdf.jpgporPontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do SulPrograma de P?s-Gradua??o em Educa??o em Ci?ncias e Matem?ticaPUCRSBRFaculdade de F?caEDUCA??OBIOLOGIA - ENSINO M?DIOCONHECIMENTO (EDUCA??O)BIO?TICACNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOAvalia??o da (re)constru??o do conceito de ?tica animal entre alunos da educa??o de jovens e adultos por meio de uma unidade de aprendizagem em aulas de biologia do ensino m?dioinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis35656275549983304235006006574392640991280001info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RSinstname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)instacron:PUC_RSTHUMBNAIL424629.pdf.jpg424629.pdf.jpgimage/jpeg3411http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3382/3/424629.pdf.jpg53d9da5be8eb625608132b6e524029dbMD53TEXT424629.pdf.txt424629.pdf.txttext/plain144732http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3382/2/424629.pdf.txt1b1d749f7b8f2791b4f12e7ad909d8c8MD52ORIGINAL424629.pdfapplication/pdf8039386http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3382/1/424629.pdfccba3016af3156608b340b747592f485MD51tede/33822015-04-17 15:59:57.055oai:tede2.pucrs.br:tede/3382Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucrs.br/tede2/PRIhttps://tede2.pucrs.br/oai/requestbiblioteca.central@pucrs.br||opendoar:2015-04-17T18:59:57Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)false
dc.title.por.fl_str_mv Avalia??o da (re)constru??o do conceito de ?tica animal entre alunos da educa??o de jovens e adultos por meio de uma unidade de aprendizagem em aulas de biologia do ensino m?dio
title Avalia??o da (re)constru??o do conceito de ?tica animal entre alunos da educa??o de jovens e adultos por meio de uma unidade de aprendizagem em aulas de biologia do ensino m?dio
spellingShingle Avalia??o da (re)constru??o do conceito de ?tica animal entre alunos da educa??o de jovens e adultos por meio de uma unidade de aprendizagem em aulas de biologia do ensino m?dio
Fraga, Roberta Fontoura
EDUCA??O
BIOLOGIA - ENSINO M?DIO
CONHECIMENTO (EDUCA??O)
BIO?TICA
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short Avalia??o da (re)constru??o do conceito de ?tica animal entre alunos da educa??o de jovens e adultos por meio de uma unidade de aprendizagem em aulas de biologia do ensino m?dio
title_full Avalia??o da (re)constru??o do conceito de ?tica animal entre alunos da educa??o de jovens e adultos por meio de uma unidade de aprendizagem em aulas de biologia do ensino m?dio
title_fullStr Avalia??o da (re)constru??o do conceito de ?tica animal entre alunos da educa??o de jovens e adultos por meio de uma unidade de aprendizagem em aulas de biologia do ensino m?dio
title_full_unstemmed Avalia??o da (re)constru??o do conceito de ?tica animal entre alunos da educa??o de jovens e adultos por meio de uma unidade de aprendizagem em aulas de biologia do ensino m?dio
title_sort Avalia??o da (re)constru??o do conceito de ?tica animal entre alunos da educa??o de jovens e adultos por meio de uma unidade de aprendizagem em aulas de biologia do ensino m?dio
author Fraga, Roberta Fontoura
author_facet Fraga, Roberta Fontoura
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Borges, Regina Maria Rabello
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv CPF:12067814087
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4708659J1
dc.contributor.authorID.fl_str_mv CPF:99897156020
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/busca.do
dc.contributor.author.fl_str_mv Fraga, Roberta Fontoura
contributor_str_mv Borges, Regina Maria Rabello
dc.subject.por.fl_str_mv EDUCA??O
BIOLOGIA - ENSINO M?DIO
CONHECIMENTO (EDUCA??O)
BIO?TICA
topic EDUCA??O
BIOLOGIA - ENSINO M?DIO
CONHECIMENTO (EDUCA??O)
BIO?TICA
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description A presente pesquisa apresenta um estudo relativo ? reconstru??o do conhecimento sobre ?tica animal por alunos de uma turma de 6? etapa (referente ao 3? ano do ensino m?dio) de Educa??o de Jovens e Adultos (EJA) da rede particular de ensino. Buscando promover o desenvolvimento integral dos alunos foi utilizado como metodologia de ensino uma Unidade de Aprendizagem, empregando como base estrutural o conhecimento pr?vio dos alunos sobre o tema. Foi oportunizado um ambiente prop?cio para intera??o e socializa??o, permitindo aos alunos trabalharem com diferentes conceitos e ideias. As informa??es foram coletadas atrav?s de um question?rio inicial de sondagem que forneceu informa??es a respeito dos conhecimentos pr?vios; da produ??o textual dos alunos ao longo da UA, que evidenciou o processo de constru??o do conhecimento; do di?rio de aula, que registrou o acompanhamento do processo; e do question?rio final que permitiu constatar os processos de reconstru??o do conhecimento, ao serem comparadas as respostas aos dois question?rios (inicial e final). Os question?rios, as produ??es e os registros no di?rio de aula foram analisados de maneira descritiva e interpretativa, em uma abordagem predominantemente qualitativa. A an?lise da produ??o (folders e cartazes) e das apresenta??es evidenciou que os alunos ao longo da UA, pesquisaram partindo de suas d?vidas e questionamentos, abordando, de maneira aprofundada, quest?es sociais relacionadas ? ?tica animal. A partir das respostas aos question?rios, comparando-as foi poss?vel identificar o crescimento em rela??o aos conhecimentos pr?vios, assim como o aumento da capacidade de argumenta??o e do senso cr?tico, com seguran?a e autonomia. Os alunos apresentaram um conhecimento mais aprofundado, com consist?ncia te?rica, abordando diferentes valores e contextos.
publishDate 2010
dc.date.available.fl_str_mv 2010-07-07
dc.date.issued.fl_str_mv 2010-03-19
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-04-14T14:12:41Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv FRAGA, Roberta Fontoura. Avalia??o da (re)constru??o do conceito de ?tica animal entre alunos da educa??o de jovens e adultos por meio de uma unidade de aprendizagem em aulas de biologia do ensino m?dio. 2010. 118 f. Disserta??o (Mestrado em Ci?ncias e Matem?tica) - Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2010.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3382
identifier_str_mv FRAGA, Roberta Fontoura. Avalia??o da (re)constru??o do conceito de ?tica animal entre alunos da educa??o de jovens e adultos por meio de uma unidade de aprendizagem em aulas de biologia do ensino m?dio. 2010. 118 f. Disserta??o (Mestrado em Ci?ncias e Matem?tica) - Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2010.
url http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3382
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.program.fl_str_mv 3565627554998330423
dc.relation.confidence.fl_str_mv 500
600
dc.relation.department.fl_str_mv 6574392640991280001
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de P?s-Gradua??o em Educa??o em Ci?ncias e Matem?tica
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUCRS
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Faculdade de F?ca
publisher.none.fl_str_mv Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
instacron:PUC_RS
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
instacron_str PUC_RS
institution PUC_RS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
bitstream.url.fl_str_mv http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3382/3/424629.pdf.jpg
http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3382/2/424629.pdf.txt
http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3382/1/424629.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 53d9da5be8eb625608132b6e524029db
1b1d749f7b8f2791b4f12e7ad909d8c8
ccba3016af3156608b340b747592f485
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca.central@pucrs.br||
_version_ 1796793195454005248