A influ?ncia social na constru??o do conhecimento : a forma??o dos curr?culos de sociologia no ensino m?dio
Ano de defesa: | 2010 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul
|
Programa de Pós-Graduação: |
Programa de P?s-Gradua??o em Ci?ncias Sociais
|
Departamento: |
Faculdade de Filosofia e Ci?ncias Humanas
|
País: |
BR
|
Palavras-chave em Português: | |
Área do conhecimento CNPq: | |
Link de acesso: | http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/4680 |
Resumo: | Nosso trabalho investiga a inclus?o da Sociologia no Ensino M?dio no contexto hist?rico-social contempor?neo. Partimos do pressuposto de que o contexto social influencia na forma??o do conhecimento para investigar quais s?o os conte?dos presentes nos curr?culos dos alunos de Ensino M?dio, de Sociologia, e, com rela??o a qual realidade hist?rico-social eles s?o condizentes. Nossa pesquisa ? qualitativa e recorremos a entrevistas com professores de Sociologia e Coordenadores Pedag?gicos de escolas de Ensino M?dio - selecionadas - da cidade de Porto Alegre- RS, bem como, analisamos os respectivos curr?culos. Recorremos ?s contribui??es te?ricas de Karl Mannheim (1967), Thomas Luckman (1978) e Pierre Bourdieu (2005), para desenvolver conceitos relevantes ? defini??o do nosso pressuposto te?rico, dando sentido a este trabalho. E, de Boaventura de Souza Santos (2005), Nestor Garcia Canclini (2005), Jos? Murilo de Carvalho (2001), Milton Santos (2004), bem como dados do IBGE para apresentar aspectos da realidade hist?rico-social contempor?nea. Lan?amos m?o da An?lise de Discurso, tal como definida por Willian Soto (1998) para a an?lise dos resultados de nossa pesquisa. |
id |
P_RS_b04c80053d6ba42a871d680653929150 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:tede2.pucrs.br:tede/4680 |
network_acronym_str |
P_RS |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS |
repository_id_str |
|
spelling |
Mallmann, Maria IzabelCPF:23908815053http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4792692A7CPF:00285878042http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4710516E0Stempkowski, Ivete Fatima2015-04-14T14:46:03Z2011-01-192010-07-06STEMPKOWSKI, Ivete Fatima. A influ?ncia social na constru??o do conhecimento : a forma??o dos curr?culos de sociologia no ensino m?dio. 2010. 161 f. Disserta??o (Mestrado em Ci?ncias Sociais) - Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2010.http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/4680Made available in DSpace on 2015-04-14T14:46:03Z (GMT). No. of bitstreams: 1 428114.pdf: 1953629 bytes, checksum: 13f0feca27343ecd04d3a2f71c3b034b (MD5) Previous issue date: 2010-07-06Nosso trabalho investiga a inclus?o da Sociologia no Ensino M?dio no contexto hist?rico-social contempor?neo. Partimos do pressuposto de que o contexto social influencia na forma??o do conhecimento para investigar quais s?o os conte?dos presentes nos curr?culos dos alunos de Ensino M?dio, de Sociologia, e, com rela??o a qual realidade hist?rico-social eles s?o condizentes. Nossa pesquisa ? qualitativa e recorremos a entrevistas com professores de Sociologia e Coordenadores Pedag?gicos de escolas de Ensino M?dio - selecionadas - da cidade de Porto Alegre- RS, bem como, analisamos os respectivos curr?culos. Recorremos ?s contribui??es te?ricas de Karl Mannheim (1967), Thomas Luckman (1978) e Pierre Bourdieu (2005), para desenvolver conceitos relevantes ? defini??o do nosso pressuposto te?rico, dando sentido a este trabalho. E, de Boaventura de Souza Santos (2005), Nestor Garcia Canclini (2005), Jos? Murilo de Carvalho (2001), Milton Santos (2004), bem como dados do IBGE para apresentar aspectos da realidade hist?rico-social contempor?nea. Lan?amos m?o da An?lise de Discurso, tal como definida por Willian Soto (1998) para a an?lise dos resultados de nossa pesquisa.application/pdfhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/15127/428114.pdf.jpgporPontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do SulPrograma de P?s-Gradua??o em Ci?ncias SociaisPUCRSBRFaculdade de Filosofia e Ci?ncias HumanasSOCIOLOGIAENSINO M?DIO - BRASILCONHECIMENTO (EDUCA??O)CURR?CULO - ENSINO M?DIOCNPQ::OUTROS::CIENCIAS SOCIAISA influ?ncia social na constru??o do conhecimento : a forma??o dos curr?culos de sociologia no ensino m?dioinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis-73670270857646239525006001531447313960029988info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RSinstname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)instacron:PUC_RSTHUMBNAIL428114.pdf.jpg428114.pdf.jpgimage/jpeg3021http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/4680/3/428114.pdf.jpg96dfa2d0b80c077b066fd082834e0545MD53TEXT428114.pdf.txt428114.pdf.txttext/plain342359http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/4680/2/428114.pdf.txt7130ca4ec6b7a4238fcdb39a09f1dc38MD52ORIGINAL428114.pdfapplication/pdf1953629http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/4680/1/428114.pdf13f0feca27343ecd04d3a2f71c3b034bMD51tede/46802015-04-17 17:45:15.984oai:tede2.pucrs.br:tede/4680Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucrs.br/tede2/PRIhttps://tede2.pucrs.br/oai/requestbiblioteca.central@pucrs.br||opendoar:2015-04-17T20:45:15Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
A influ?ncia social na constru??o do conhecimento : a forma??o dos curr?culos de sociologia no ensino m?dio |
title |
A influ?ncia social na constru??o do conhecimento : a forma??o dos curr?culos de sociologia no ensino m?dio |
spellingShingle |
A influ?ncia social na constru??o do conhecimento : a forma??o dos curr?culos de sociologia no ensino m?dio Stempkowski, Ivete Fatima SOCIOLOGIA ENSINO M?DIO - BRASIL CONHECIMENTO (EDUCA??O) CURR?CULO - ENSINO M?DIO CNPQ::OUTROS::CIENCIAS SOCIAIS |
title_short |
A influ?ncia social na constru??o do conhecimento : a forma??o dos curr?culos de sociologia no ensino m?dio |
title_full |
A influ?ncia social na constru??o do conhecimento : a forma??o dos curr?culos de sociologia no ensino m?dio |
title_fullStr |
A influ?ncia social na constru??o do conhecimento : a forma??o dos curr?culos de sociologia no ensino m?dio |
title_full_unstemmed |
A influ?ncia social na constru??o do conhecimento : a forma??o dos curr?culos de sociologia no ensino m?dio |
title_sort |
A influ?ncia social na constru??o do conhecimento : a forma??o dos curr?culos de sociologia no ensino m?dio |
author |
Stempkowski, Ivete Fatima |
author_facet |
Stempkowski, Ivete Fatima |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Mallmann, Maria Izabel |
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv |
CPF:23908815053 |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4792692A7 |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
CPF:00285878042 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4710516E0 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Stempkowski, Ivete Fatima |
contributor_str_mv |
Mallmann, Maria Izabel |
dc.subject.por.fl_str_mv |
SOCIOLOGIA ENSINO M?DIO - BRASIL CONHECIMENTO (EDUCA??O) CURR?CULO - ENSINO M?DIO |
topic |
SOCIOLOGIA ENSINO M?DIO - BRASIL CONHECIMENTO (EDUCA??O) CURR?CULO - ENSINO M?DIO CNPQ::OUTROS::CIENCIAS SOCIAIS |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::OUTROS::CIENCIAS SOCIAIS |
description |
Nosso trabalho investiga a inclus?o da Sociologia no Ensino M?dio no contexto hist?rico-social contempor?neo. Partimos do pressuposto de que o contexto social influencia na forma??o do conhecimento para investigar quais s?o os conte?dos presentes nos curr?culos dos alunos de Ensino M?dio, de Sociologia, e, com rela??o a qual realidade hist?rico-social eles s?o condizentes. Nossa pesquisa ? qualitativa e recorremos a entrevistas com professores de Sociologia e Coordenadores Pedag?gicos de escolas de Ensino M?dio - selecionadas - da cidade de Porto Alegre- RS, bem como, analisamos os respectivos curr?culos. Recorremos ?s contribui??es te?ricas de Karl Mannheim (1967), Thomas Luckman (1978) e Pierre Bourdieu (2005), para desenvolver conceitos relevantes ? defini??o do nosso pressuposto te?rico, dando sentido a este trabalho. E, de Boaventura de Souza Santos (2005), Nestor Garcia Canclini (2005), Jos? Murilo de Carvalho (2001), Milton Santos (2004), bem como dados do IBGE para apresentar aspectos da realidade hist?rico-social contempor?nea. Lan?amos m?o da An?lise de Discurso, tal como definida por Willian Soto (1998) para a an?lise dos resultados de nossa pesquisa. |
publishDate |
2010 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2010-07-06 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2011-01-19 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2015-04-14T14:46:03Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
STEMPKOWSKI, Ivete Fatima. A influ?ncia social na constru??o do conhecimento : a forma??o dos curr?culos de sociologia no ensino m?dio. 2010. 161 f. Disserta??o (Mestrado em Ci?ncias Sociais) - Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2010. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/4680 |
identifier_str_mv |
STEMPKOWSKI, Ivete Fatima. A influ?ncia social na constru??o do conhecimento : a forma??o dos curr?culos de sociologia no ensino m?dio. 2010. 161 f. Disserta??o (Mestrado em Ci?ncias Sociais) - Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2010. |
url |
http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/4680 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.program.fl_str_mv |
-7367027085764623952 |
dc.relation.confidence.fl_str_mv |
500 600 |
dc.relation.department.fl_str_mv |
1531447313960029988 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de P?s-Gradua??o em Ci?ncias Sociais |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
PUCRS |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Faculdade de Filosofia e Ci?ncias Humanas |
publisher.none.fl_str_mv |
Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) instacron:PUC_RS |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) |
instacron_str |
PUC_RS |
institution |
PUC_RS |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/4680/3/428114.pdf.jpg http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/4680/2/428114.pdf.txt http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/4680/1/428114.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
96dfa2d0b80c077b066fd082834e0545 7130ca4ec6b7a4238fcdb39a09f1dc38 13f0feca27343ecd04d3a2f71c3b034b |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) |
repository.mail.fl_str_mv |
biblioteca.central@pucrs.br|| |
_version_ |
1796793204546207744 |