A influ?ncia social na constru??o do conhecimento : a forma??o dos curr?culos de sociologia no ensino m?dio

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2010
Autor(a) principal: Stempkowski, Ivete Fatima lattes
Orientador(a): Mallmann, Maria Izabel lattes
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul
Programa de Pós-Graduação: Programa de P?s-Gradua??o em Ci?ncias Sociais
Departamento: Faculdade de Filosofia e Ci?ncias Humanas
País: BR
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/4680
Resumo: Nosso trabalho investiga a inclus?o da Sociologia no Ensino M?dio no contexto hist?rico-social contempor?neo. Partimos do pressuposto de que o contexto social influencia na forma??o do conhecimento para investigar quais s?o os conte?dos presentes nos curr?culos dos alunos de Ensino M?dio, de Sociologia, e, com rela??o a qual realidade hist?rico-social eles s?o condizentes. Nossa pesquisa ? qualitativa e recorremos a entrevistas com professores de Sociologia e Coordenadores Pedag?gicos de escolas de Ensino M?dio - selecionadas - da cidade de Porto Alegre- RS, bem como, analisamos os respectivos curr?culos. Recorremos ?s contribui??es te?ricas de Karl Mannheim (1967), Thomas Luckman (1978) e Pierre Bourdieu (2005), para desenvolver conceitos relevantes ? defini??o do nosso pressuposto te?rico, dando sentido a este trabalho. E, de Boaventura de Souza Santos (2005), Nestor Garcia Canclini (2005), Jos? Murilo de Carvalho (2001), Milton Santos (2004), bem como dados do IBGE para apresentar aspectos da realidade hist?rico-social contempor?nea. Lan?amos m?o da An?lise de Discurso, tal como definida por Willian Soto (1998) para a an?lise dos resultados de nossa pesquisa.
id P_RS_b04c80053d6ba42a871d680653929150
oai_identifier_str oai:tede2.pucrs.br:tede/4680
network_acronym_str P_RS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
repository_id_str
spelling Mallmann, Maria IzabelCPF:23908815053http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4792692A7CPF:00285878042http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4710516E0Stempkowski, Ivete Fatima2015-04-14T14:46:03Z2011-01-192010-07-06STEMPKOWSKI, Ivete Fatima. A influ?ncia social na constru??o do conhecimento : a forma??o dos curr?culos de sociologia no ensino m?dio. 2010. 161 f. Disserta??o (Mestrado em Ci?ncias Sociais) - Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2010.http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/4680Made available in DSpace on 2015-04-14T14:46:03Z (GMT). No. of bitstreams: 1 428114.pdf: 1953629 bytes, checksum: 13f0feca27343ecd04d3a2f71c3b034b (MD5) Previous issue date: 2010-07-06Nosso trabalho investiga a inclus?o da Sociologia no Ensino M?dio no contexto hist?rico-social contempor?neo. Partimos do pressuposto de que o contexto social influencia na forma??o do conhecimento para investigar quais s?o os conte?dos presentes nos curr?culos dos alunos de Ensino M?dio, de Sociologia, e, com rela??o a qual realidade hist?rico-social eles s?o condizentes. Nossa pesquisa ? qualitativa e recorremos a entrevistas com professores de Sociologia e Coordenadores Pedag?gicos de escolas de Ensino M?dio - selecionadas - da cidade de Porto Alegre- RS, bem como, analisamos os respectivos curr?culos. Recorremos ?s contribui??es te?ricas de Karl Mannheim (1967), Thomas Luckman (1978) e Pierre Bourdieu (2005), para desenvolver conceitos relevantes ? defini??o do nosso pressuposto te?rico, dando sentido a este trabalho. E, de Boaventura de Souza Santos (2005), Nestor Garcia Canclini (2005), Jos? Murilo de Carvalho (2001), Milton Santos (2004), bem como dados do IBGE para apresentar aspectos da realidade hist?rico-social contempor?nea. Lan?amos m?o da An?lise de Discurso, tal como definida por Willian Soto (1998) para a an?lise dos resultados de nossa pesquisa.application/pdfhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/15127/428114.pdf.jpgporPontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do SulPrograma de P?s-Gradua??o em Ci?ncias SociaisPUCRSBRFaculdade de Filosofia e Ci?ncias HumanasSOCIOLOGIAENSINO M?DIO - BRASILCONHECIMENTO (EDUCA??O)CURR?CULO - ENSINO M?DIOCNPQ::OUTROS::CIENCIAS SOCIAISA influ?ncia social na constru??o do conhecimento : a forma??o dos curr?culos de sociologia no ensino m?dioinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis-73670270857646239525006001531447313960029988info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RSinstname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)instacron:PUC_RSTHUMBNAIL428114.pdf.jpg428114.pdf.jpgimage/jpeg3021http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/4680/3/428114.pdf.jpg96dfa2d0b80c077b066fd082834e0545MD53TEXT428114.pdf.txt428114.pdf.txttext/plain342359http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/4680/2/428114.pdf.txt7130ca4ec6b7a4238fcdb39a09f1dc38MD52ORIGINAL428114.pdfapplication/pdf1953629http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/4680/1/428114.pdf13f0feca27343ecd04d3a2f71c3b034bMD51tede/46802015-04-17 17:45:15.984oai:tede2.pucrs.br:tede/4680Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucrs.br/tede2/PRIhttps://tede2.pucrs.br/oai/requestbiblioteca.central@pucrs.br||opendoar:2015-04-17T20:45:15Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)false
dc.title.por.fl_str_mv A influ?ncia social na constru??o do conhecimento : a forma??o dos curr?culos de sociologia no ensino m?dio
title A influ?ncia social na constru??o do conhecimento : a forma??o dos curr?culos de sociologia no ensino m?dio
spellingShingle A influ?ncia social na constru??o do conhecimento : a forma??o dos curr?culos de sociologia no ensino m?dio
Stempkowski, Ivete Fatima
SOCIOLOGIA
ENSINO M?DIO - BRASIL
CONHECIMENTO (EDUCA??O)
CURR?CULO - ENSINO M?DIO
CNPQ::OUTROS::CIENCIAS SOCIAIS
title_short A influ?ncia social na constru??o do conhecimento : a forma??o dos curr?culos de sociologia no ensino m?dio
title_full A influ?ncia social na constru??o do conhecimento : a forma??o dos curr?culos de sociologia no ensino m?dio
title_fullStr A influ?ncia social na constru??o do conhecimento : a forma??o dos curr?culos de sociologia no ensino m?dio
title_full_unstemmed A influ?ncia social na constru??o do conhecimento : a forma??o dos curr?culos de sociologia no ensino m?dio
title_sort A influ?ncia social na constru??o do conhecimento : a forma??o dos curr?culos de sociologia no ensino m?dio
author Stempkowski, Ivete Fatima
author_facet Stempkowski, Ivete Fatima
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Mallmann, Maria Izabel
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv CPF:23908815053
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4792692A7
dc.contributor.authorID.fl_str_mv CPF:00285878042
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4710516E0
dc.contributor.author.fl_str_mv Stempkowski, Ivete Fatima
contributor_str_mv Mallmann, Maria Izabel
dc.subject.por.fl_str_mv SOCIOLOGIA
ENSINO M?DIO - BRASIL
CONHECIMENTO (EDUCA??O)
CURR?CULO - ENSINO M?DIO
topic SOCIOLOGIA
ENSINO M?DIO - BRASIL
CONHECIMENTO (EDUCA??O)
CURR?CULO - ENSINO M?DIO
CNPQ::OUTROS::CIENCIAS SOCIAIS
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::OUTROS::CIENCIAS SOCIAIS
description Nosso trabalho investiga a inclus?o da Sociologia no Ensino M?dio no contexto hist?rico-social contempor?neo. Partimos do pressuposto de que o contexto social influencia na forma??o do conhecimento para investigar quais s?o os conte?dos presentes nos curr?culos dos alunos de Ensino M?dio, de Sociologia, e, com rela??o a qual realidade hist?rico-social eles s?o condizentes. Nossa pesquisa ? qualitativa e recorremos a entrevistas com professores de Sociologia e Coordenadores Pedag?gicos de escolas de Ensino M?dio - selecionadas - da cidade de Porto Alegre- RS, bem como, analisamos os respectivos curr?culos. Recorremos ?s contribui??es te?ricas de Karl Mannheim (1967), Thomas Luckman (1978) e Pierre Bourdieu (2005), para desenvolver conceitos relevantes ? defini??o do nosso pressuposto te?rico, dando sentido a este trabalho. E, de Boaventura de Souza Santos (2005), Nestor Garcia Canclini (2005), Jos? Murilo de Carvalho (2001), Milton Santos (2004), bem como dados do IBGE para apresentar aspectos da realidade hist?rico-social contempor?nea. Lan?amos m?o da An?lise de Discurso, tal como definida por Willian Soto (1998) para a an?lise dos resultados de nossa pesquisa.
publishDate 2010
dc.date.issued.fl_str_mv 2010-07-06
dc.date.available.fl_str_mv 2011-01-19
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-04-14T14:46:03Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv STEMPKOWSKI, Ivete Fatima. A influ?ncia social na constru??o do conhecimento : a forma??o dos curr?culos de sociologia no ensino m?dio. 2010. 161 f. Disserta??o (Mestrado em Ci?ncias Sociais) - Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2010.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/4680
identifier_str_mv STEMPKOWSKI, Ivete Fatima. A influ?ncia social na constru??o do conhecimento : a forma??o dos curr?culos de sociologia no ensino m?dio. 2010. 161 f. Disserta??o (Mestrado em Ci?ncias Sociais) - Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2010.
url http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/4680
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.program.fl_str_mv -7367027085764623952
dc.relation.confidence.fl_str_mv 500
600
dc.relation.department.fl_str_mv 1531447313960029988
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de P?s-Gradua??o em Ci?ncias Sociais
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUCRS
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Faculdade de Filosofia e Ci?ncias Humanas
publisher.none.fl_str_mv Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
instacron:PUC_RS
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
instacron_str PUC_RS
institution PUC_RS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
bitstream.url.fl_str_mv http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/4680/3/428114.pdf.jpg
http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/4680/2/428114.pdf.txt
http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/4680/1/428114.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 96dfa2d0b80c077b066fd082834e0545
7130ca4ec6b7a4238fcdb39a09f1dc38
13f0feca27343ecd04d3a2f71c3b034b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca.central@pucrs.br||
_version_ 1796793204546207744