Comunica??o : a campanha institucional dos 40 anos do jornal Zero Hora uma leitura semiol?gica

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2006
Autor(a) principal: Trindade, Cl?udia Bromirsky lattes
Orientador(a): Ramos, Roberto Jos? lattes
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul
Programa de Pós-Graduação: Programa de P?s-Gradua??o em Comunica??o Social
Departamento: Faculdade de Comunica??o Social
País: BR
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/4397
Resumo: Atualmente, a Comunica??o, que temos no Brasil, ? realizada atrav?s dos Meios de Comunica??o, que pertencem a grupos oligopolistas, que parecem determinar o que deve ou n?o ser apresentado ? popula??o. No pa?s, a M?dia parece servir como principal fonte de informa??o, opini?o e entretenimento, uma vez que outras institui??es, como a Educa??o e o Estado, podem n?o cumprir, adequadamente, esta fun??o. O prop?sito do presente estudo ? compreender aspectos relevantes da Campanha Institucional dos 40 Anos do Jornal Zero Hora, ve?culo impresso mais representativo da Rede Brasil Sul de Comunica??o (RBS), comandada pela fam?lia Sirotsky e que det?m 64% dos Meios de Comunica??o do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, o maior grupo de Comunica??o da Regi?o Sul do pa?s. Nosso objetivo ? estudar a Ideosfera da Campanha Institucional dos 40 Anos do Jornal Zero Hora, intitulada Esta ? uma hist?ria real, em an?ncios de Televis?o, veiculados no ano de 2004, na RBS TV, atrav?s dos pressupostos de Roland Barthes e das categorias, a priori, Estere?tipo, Fait Divers, Poder, Cultura, Ideosfera e Discurso, usando, como m?todo, a Dial?tica Hist?rico Estrutural DHE, tendo, como t?cnica, a Semiologia, em uma Pesquisa Semiol?gica. Buscamos, ainda, compreender o papel ideol?gico do Fait Divers, como significante, invariante, do Discurso Encr?tico do Grupo RBS, intricado na Cultura e nas rela??es de Poder, que mant?m a Ideosfera vigente.
id P_RS_a65dab7392cb72a21583bfcf63af151d
oai_identifier_str oai:tede2.pucrs.br:tede/4397
network_acronym_str P_RS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
repository_id_str
spelling Ramos, Roberto Jos?CPF:22087168091http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4783636T3CPF:70180326015http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4180804E0Trindade, Cl?udia Bromirsky2015-04-14T14:41:04Z2006-12-272006-12-05TRINDADE, Cl?udia Bromirsky. Comunica??o : a campanha institucional dos 40 anos do jornal Zero Hora uma leitura semiol?gica. 2006. 182 f. Disserta??o (Mestrado em Comunica??o Social) - Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2006.http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/4397Made available in DSpace on 2015-04-14T14:41:04Z (GMT). No. of bitstreams: 1 385832.pdf: 1182570 bytes, checksum: d03e991918dddfad2d951bb8c51f4509 (MD5) Previous issue date: 2006-12-05Atualmente, a Comunica??o, que temos no Brasil, ? realizada atrav?s dos Meios de Comunica??o, que pertencem a grupos oligopolistas, que parecem determinar o que deve ou n?o ser apresentado ? popula??o. No pa?s, a M?dia parece servir como principal fonte de informa??o, opini?o e entretenimento, uma vez que outras institui??es, como a Educa??o e o Estado, podem n?o cumprir, adequadamente, esta fun??o. O prop?sito do presente estudo ? compreender aspectos relevantes da Campanha Institucional dos 40 Anos do Jornal Zero Hora, ve?culo impresso mais representativo da Rede Brasil Sul de Comunica??o (RBS), comandada pela fam?lia Sirotsky e que det?m 64% dos Meios de Comunica??o do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, o maior grupo de Comunica??o da Regi?o Sul do pa?s. Nosso objetivo ? estudar a Ideosfera da Campanha Institucional dos 40 Anos do Jornal Zero Hora, intitulada Esta ? uma hist?ria real, em an?ncios de Televis?o, veiculados no ano de 2004, na RBS TV, atrav?s dos pressupostos de Roland Barthes e das categorias, a priori, Estere?tipo, Fait Divers, Poder, Cultura, Ideosfera e Discurso, usando, como m?todo, a Dial?tica Hist?rico Estrutural DHE, tendo, como t?cnica, a Semiologia, em uma Pesquisa Semiol?gica. Buscamos, ainda, compreender o papel ideol?gico do Fait Divers, como significante, invariante, do Discurso Encr?tico do Grupo RBS, intricado na Cultura e nas rela??es de Poder, que mant?m a Ideosfera vigente.application/pdfhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/13859/385832.pdf.jpgporPontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do SulPrograma de P?s-Gradua??o em Comunica??o SocialPUCRSBRFaculdade de Comunica??o SocialCOMUNICA??O SOCIALCAMPANHAS PUBLICIT?RIASZERO HORA - CAMPANHA INSTITUCIONALPROPAGANDA INSTITUCIONALSEMIOLOGIAJORNAIS - PORTO ALEGRECNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOComunica??o : a campanha institucional dos 40 anos do jornal Zero Hora uma leitura semiol?gicainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis-12272408519215184825006007651647212179642901info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RSinstname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)instacron:PUC_RSTHUMBNAIL385832.pdf.jpg385832.pdf.jpgimage/jpeg3661http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/4397/3/385832.pdf.jpg0aa0181ce71d08f48c00a238b35ed68cMD53TEXT385832.pdf.txt385832.pdf.txttext/plain364440http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/4397/2/385832.pdf.txt0e4904c45e50f60c92a47c68c21fa643MD52ORIGINAL385832.pdfapplication/pdf1182570http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/4397/1/385832.pdfd03e991918dddfad2d951bb8c51f4509MD51tede/43972015-04-30 08:15:41.498oai:tede2.pucrs.br:tede/4397Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucrs.br/tede2/PRIhttps://tede2.pucrs.br/oai/requestbiblioteca.central@pucrs.br||opendoar:2015-04-30T11:15:41Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)false
dc.title.por.fl_str_mv Comunica??o : a campanha institucional dos 40 anos do jornal Zero Hora uma leitura semiol?gica
title Comunica??o : a campanha institucional dos 40 anos do jornal Zero Hora uma leitura semiol?gica
spellingShingle Comunica??o : a campanha institucional dos 40 anos do jornal Zero Hora uma leitura semiol?gica
Trindade, Cl?udia Bromirsky
COMUNICA??O SOCIAL
CAMPANHAS PUBLICIT?RIAS
ZERO HORA - CAMPANHA INSTITUCIONAL
PROPAGANDA INSTITUCIONAL
SEMIOLOGIA
JORNAIS - PORTO ALEGRE
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
title_short Comunica??o : a campanha institucional dos 40 anos do jornal Zero Hora uma leitura semiol?gica
title_full Comunica??o : a campanha institucional dos 40 anos do jornal Zero Hora uma leitura semiol?gica
title_fullStr Comunica??o : a campanha institucional dos 40 anos do jornal Zero Hora uma leitura semiol?gica
title_full_unstemmed Comunica??o : a campanha institucional dos 40 anos do jornal Zero Hora uma leitura semiol?gica
title_sort Comunica??o : a campanha institucional dos 40 anos do jornal Zero Hora uma leitura semiol?gica
author Trindade, Cl?udia Bromirsky
author_facet Trindade, Cl?udia Bromirsky
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Ramos, Roberto Jos?
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv CPF:22087168091
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4783636T3
dc.contributor.authorID.fl_str_mv CPF:70180326015
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4180804E0
dc.contributor.author.fl_str_mv Trindade, Cl?udia Bromirsky
contributor_str_mv Ramos, Roberto Jos?
dc.subject.por.fl_str_mv COMUNICA??O SOCIAL
CAMPANHAS PUBLICIT?RIAS
ZERO HORA - CAMPANHA INSTITUCIONAL
PROPAGANDA INSTITUCIONAL
SEMIOLOGIA
JORNAIS - PORTO ALEGRE
topic COMUNICA??O SOCIAL
CAMPANHAS PUBLICIT?RIAS
ZERO HORA - CAMPANHA INSTITUCIONAL
PROPAGANDA INSTITUCIONAL
SEMIOLOGIA
JORNAIS - PORTO ALEGRE
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
description Atualmente, a Comunica??o, que temos no Brasil, ? realizada atrav?s dos Meios de Comunica??o, que pertencem a grupos oligopolistas, que parecem determinar o que deve ou n?o ser apresentado ? popula??o. No pa?s, a M?dia parece servir como principal fonte de informa??o, opini?o e entretenimento, uma vez que outras institui??es, como a Educa??o e o Estado, podem n?o cumprir, adequadamente, esta fun??o. O prop?sito do presente estudo ? compreender aspectos relevantes da Campanha Institucional dos 40 Anos do Jornal Zero Hora, ve?culo impresso mais representativo da Rede Brasil Sul de Comunica??o (RBS), comandada pela fam?lia Sirotsky e que det?m 64% dos Meios de Comunica??o do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, o maior grupo de Comunica??o da Regi?o Sul do pa?s. Nosso objetivo ? estudar a Ideosfera da Campanha Institucional dos 40 Anos do Jornal Zero Hora, intitulada Esta ? uma hist?ria real, em an?ncios de Televis?o, veiculados no ano de 2004, na RBS TV, atrav?s dos pressupostos de Roland Barthes e das categorias, a priori, Estere?tipo, Fait Divers, Poder, Cultura, Ideosfera e Discurso, usando, como m?todo, a Dial?tica Hist?rico Estrutural DHE, tendo, como t?cnica, a Semiologia, em uma Pesquisa Semiol?gica. Buscamos, ainda, compreender o papel ideol?gico do Fait Divers, como significante, invariante, do Discurso Encr?tico do Grupo RBS, intricado na Cultura e nas rela??es de Poder, que mant?m a Ideosfera vigente.
publishDate 2006
dc.date.available.fl_str_mv 2006-12-27
dc.date.issued.fl_str_mv 2006-12-05
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-04-14T14:41:04Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv TRINDADE, Cl?udia Bromirsky. Comunica??o : a campanha institucional dos 40 anos do jornal Zero Hora uma leitura semiol?gica. 2006. 182 f. Disserta??o (Mestrado em Comunica??o Social) - Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2006.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/4397
identifier_str_mv TRINDADE, Cl?udia Bromirsky. Comunica??o : a campanha institucional dos 40 anos do jornal Zero Hora uma leitura semiol?gica. 2006. 182 f. Disserta??o (Mestrado em Comunica??o Social) - Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2006.
url http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/4397
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.program.fl_str_mv -1227240851921518482
dc.relation.confidence.fl_str_mv 500
600
dc.relation.department.fl_str_mv 7651647212179642901
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de P?s-Gradua??o em Comunica??o Social
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUCRS
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Faculdade de Comunica??o Social
publisher.none.fl_str_mv Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
instacron:PUC_RS
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
instacron_str PUC_RS
institution PUC_RS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
bitstream.url.fl_str_mv http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/4397/3/385832.pdf.jpg
http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/4397/2/385832.pdf.txt
http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/4397/1/385832.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 0aa0181ce71d08f48c00a238b35ed68c
0e4904c45e50f60c92a47c68c21fa643
d03e991918dddfad2d951bb8c51f4509
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca.central@pucrs.br||
_version_ 1796793202587467776