Comunica??o e moda : uma an?lise semiol?gica na revista Claudia

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2009
Autor(a) principal: Kalil, Samara lattes
Orientador(a): Ramos, Roberto Jos? lattes
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul
Programa de Pós-Graduação: Programa de P?s-Gradua??o em Comunica??o Social
Departamento: Faculdade de Comunica??o Social
País: BR
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/4392
Resumo: As revistas femininas existem no Brasil desde o s?culo XIX, e surgiram em paralelo ao aparecimento da Imprensa no pa?s. No entanto, foi somente nos ?ltimos dez anos, com a implanta??o de cursos de gradua??o com enfoque na Moda, que as publica??es cient?ficas sobre o assunto, como livros e trabalhos acad?micos, tomaram for?a. Apesar de j? existirem registros sobre o segmento da Moda, dentro dos estudos sociais de Comunica??o, ainda ? bastante dif?cil compreender o fen?meno sob essa perspectiva. Assim, a fim de colocar em pr?tica an?lises sobre a Comunica??o e a Moda, tendo em vista a capacidade de di?logo que ambas podem estabelecer, propusemo-nos a lan?ar um olhar sobre imagens e textos de Moda, veiculados em seis reportagens da Revista Claudia, nos anos 1988, 1998 e 2008. Nossas reflex?es ser?o ancoradas na Dial?tica Hist?rico-Estrutural (DHE), tendo, como t?cnica metodol?gica, a Semiologia. As categorias de an?lise a priori, constitu?das atrav?s dos pressupostos de Roland Bathes, s?o : Fotografia, Cultura, Poder, Mito e Socioleto, com o surgimento a posteriori das categorias Cor e Repeti??o. Portanto, na primeira etapa do trabalho, traremos um breve resgate sobre a hist?ria das revistas na imprensa brasileira. A seguir, lembraremos dos formatos e conte?dos que eram abordados. Por conseguinte, falaremos da continuidade e perman?ncia de uma imprensa voltada para as mulheres ou feita por elas. Citaremos exemplos de momentos pol?ticos marcantes para a imprensa do pa?s e, sua rela??o com as revistas ilustradas. Traremos ? tona a segmenta??o das revistas, bem como as principais publica??es voltadas ao nicho da mulher e, em especial, a Moda. Depois, focaremos na Revista Claudia e contaremos sua trajet?ria. Ap?s, apresentaremos a teoria-base de nossa pesquisa. Na segunda etapa realizamos a leitura semiol?gica das reportagens e observamos as evid?ncias. Salientamos que, os sentidos produzidos por n?s, relacionam-se com o momento hist?rico e social atual, sem fugir da nossa interpreta??o como pesquisadores. Trata-se assim, de somente uma das verdades poss?veis de serem ditas.
id P_RS_a848dee00d97b24b63576eb2f449e3f6
oai_identifier_str oai:tede2.pucrs.br:tede/4392
network_acronym_str P_RS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
repository_id_str
spelling Ramos, Roberto Jos?CPF:22087168091http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4783636T3CPF:01185933077http://lattes.cnpq.br/0750406272933745Kalil, Samara2015-04-14T14:41:03Z2010-01-152009-12-10KALIL, Samara. Comunica??o e moda : uma an?lise semiol?gica na revista Claudia. 2009. 156 f. Disserta??o (Mestrado em Comunica??o Social) - Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2009.http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/4392Made available in DSpace on 2015-04-14T14:41:03Z (GMT). No. of bitstreams: 1 419630.pdf: 3670211 bytes, checksum: da1ee14e48ad4e5dd4cb7080334aa6dd (MD5) Previous issue date: 2009-12-10As revistas femininas existem no Brasil desde o s?culo XIX, e surgiram em paralelo ao aparecimento da Imprensa no pa?s. No entanto, foi somente nos ?ltimos dez anos, com a implanta??o de cursos de gradua??o com enfoque na Moda, que as publica??es cient?ficas sobre o assunto, como livros e trabalhos acad?micos, tomaram for?a. Apesar de j? existirem registros sobre o segmento da Moda, dentro dos estudos sociais de Comunica??o, ainda ? bastante dif?cil compreender o fen?meno sob essa perspectiva. Assim, a fim de colocar em pr?tica an?lises sobre a Comunica??o e a Moda, tendo em vista a capacidade de di?logo que ambas podem estabelecer, propusemo-nos a lan?ar um olhar sobre imagens e textos de Moda, veiculados em seis reportagens da Revista Claudia, nos anos 1988, 1998 e 2008. Nossas reflex?es ser?o ancoradas na Dial?tica Hist?rico-Estrutural (DHE), tendo, como t?cnica metodol?gica, a Semiologia. As categorias de an?lise a priori, constitu?das atrav?s dos pressupostos de Roland Bathes, s?o : Fotografia, Cultura, Poder, Mito e Socioleto, com o surgimento a posteriori das categorias Cor e Repeti??o. Portanto, na primeira etapa do trabalho, traremos um breve resgate sobre a hist?ria das revistas na imprensa brasileira. A seguir, lembraremos dos formatos e conte?dos que eram abordados. Por conseguinte, falaremos da continuidade e perman?ncia de uma imprensa voltada para as mulheres ou feita por elas. Citaremos exemplos de momentos pol?ticos marcantes para a imprensa do pa?s e, sua rela??o com as revistas ilustradas. Traremos ? tona a segmenta??o das revistas, bem como as principais publica??es voltadas ao nicho da mulher e, em especial, a Moda. Depois, focaremos na Revista Claudia e contaremos sua trajet?ria. Ap?s, apresentaremos a teoria-base de nossa pesquisa. Na segunda etapa realizamos a leitura semiol?gica das reportagens e observamos as evid?ncias. Salientamos que, os sentidos produzidos por n?s, relacionam-se com o momento hist?rico e social atual, sem fugir da nossa interpreta??o como pesquisadores. Trata-se assim, de somente uma das verdades poss?veis de serem ditas.application/pdfhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/13843/419630.pdf.jpgporPontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do SulPrograma de P?s-Gradua??o em Comunica??o SocialPUCRSBRFaculdade de Comunica??o SocialCOMUNICA??O DE MASSAJORNALISMOMODASEMIOLOGIAREVISTAS FEMININAS - CR?TICA E INTERPRETA??OCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOComunica??o e moda : uma an?lise semiol?gica na revista Claudiainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis-12272408519215184825006007651647212179642901info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RSinstname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)instacron:PUC_RSTHUMBNAIL419630.pdf.jpg419630.pdf.jpgimage/jpeg2953http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/4392/3/419630.pdf.jpg9302cb3933a8ac58528e6bb91de44314MD53TEXT419630.pdf.txt419630.pdf.txttext/plain266422http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/4392/2/419630.pdf.txt7f079ff14d387441e05d7bc397f6fd02MD52ORIGINAL419630.pdfapplication/pdf3670211http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/4392/1/419630.pdfda1ee14e48ad4e5dd4cb7080334aa6ddMD51tede/43922015-04-20 12:31:49.421oai:tede2.pucrs.br:tede/4392Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucrs.br/tede2/PRIhttps://tede2.pucrs.br/oai/requestbiblioteca.central@pucrs.br||opendoar:2015-04-20T15:31:49Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)false
dc.title.por.fl_str_mv Comunica??o e moda : uma an?lise semiol?gica na revista Claudia
title Comunica??o e moda : uma an?lise semiol?gica na revista Claudia
spellingShingle Comunica??o e moda : uma an?lise semiol?gica na revista Claudia
Kalil, Samara
COMUNICA??O DE MASSA
JORNALISMO
MODA
SEMIOLOGIA
REVISTAS FEMININAS - CR?TICA E INTERPRETA??O
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
title_short Comunica??o e moda : uma an?lise semiol?gica na revista Claudia
title_full Comunica??o e moda : uma an?lise semiol?gica na revista Claudia
title_fullStr Comunica??o e moda : uma an?lise semiol?gica na revista Claudia
title_full_unstemmed Comunica??o e moda : uma an?lise semiol?gica na revista Claudia
title_sort Comunica??o e moda : uma an?lise semiol?gica na revista Claudia
author Kalil, Samara
author_facet Kalil, Samara
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Ramos, Roberto Jos?
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv CPF:22087168091
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4783636T3
dc.contributor.authorID.fl_str_mv CPF:01185933077
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0750406272933745
dc.contributor.author.fl_str_mv Kalil, Samara
contributor_str_mv Ramos, Roberto Jos?
dc.subject.por.fl_str_mv COMUNICA??O DE MASSA
JORNALISMO
MODA
SEMIOLOGIA
REVISTAS FEMININAS - CR?TICA E INTERPRETA??O
topic COMUNICA??O DE MASSA
JORNALISMO
MODA
SEMIOLOGIA
REVISTAS FEMININAS - CR?TICA E INTERPRETA??O
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
description As revistas femininas existem no Brasil desde o s?culo XIX, e surgiram em paralelo ao aparecimento da Imprensa no pa?s. No entanto, foi somente nos ?ltimos dez anos, com a implanta??o de cursos de gradua??o com enfoque na Moda, que as publica??es cient?ficas sobre o assunto, como livros e trabalhos acad?micos, tomaram for?a. Apesar de j? existirem registros sobre o segmento da Moda, dentro dos estudos sociais de Comunica??o, ainda ? bastante dif?cil compreender o fen?meno sob essa perspectiva. Assim, a fim de colocar em pr?tica an?lises sobre a Comunica??o e a Moda, tendo em vista a capacidade de di?logo que ambas podem estabelecer, propusemo-nos a lan?ar um olhar sobre imagens e textos de Moda, veiculados em seis reportagens da Revista Claudia, nos anos 1988, 1998 e 2008. Nossas reflex?es ser?o ancoradas na Dial?tica Hist?rico-Estrutural (DHE), tendo, como t?cnica metodol?gica, a Semiologia. As categorias de an?lise a priori, constitu?das atrav?s dos pressupostos de Roland Bathes, s?o : Fotografia, Cultura, Poder, Mito e Socioleto, com o surgimento a posteriori das categorias Cor e Repeti??o. Portanto, na primeira etapa do trabalho, traremos um breve resgate sobre a hist?ria das revistas na imprensa brasileira. A seguir, lembraremos dos formatos e conte?dos que eram abordados. Por conseguinte, falaremos da continuidade e perman?ncia de uma imprensa voltada para as mulheres ou feita por elas. Citaremos exemplos de momentos pol?ticos marcantes para a imprensa do pa?s e, sua rela??o com as revistas ilustradas. Traremos ? tona a segmenta??o das revistas, bem como as principais publica??es voltadas ao nicho da mulher e, em especial, a Moda. Depois, focaremos na Revista Claudia e contaremos sua trajet?ria. Ap?s, apresentaremos a teoria-base de nossa pesquisa. Na segunda etapa realizamos a leitura semiol?gica das reportagens e observamos as evid?ncias. Salientamos que, os sentidos produzidos por n?s, relacionam-se com o momento hist?rico e social atual, sem fugir da nossa interpreta??o como pesquisadores. Trata-se assim, de somente uma das verdades poss?veis de serem ditas.
publishDate 2009
dc.date.issued.fl_str_mv 2009-12-10
dc.date.available.fl_str_mv 2010-01-15
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-04-14T14:41:03Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv KALIL, Samara. Comunica??o e moda : uma an?lise semiol?gica na revista Claudia. 2009. 156 f. Disserta??o (Mestrado em Comunica??o Social) - Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2009.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/4392
identifier_str_mv KALIL, Samara. Comunica??o e moda : uma an?lise semiol?gica na revista Claudia. 2009. 156 f. Disserta??o (Mestrado em Comunica??o Social) - Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2009.
url http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/4392
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.program.fl_str_mv -1227240851921518482
dc.relation.confidence.fl_str_mv 500
600
dc.relation.department.fl_str_mv 7651647212179642901
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de P?s-Gradua??o em Comunica??o Social
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUCRS
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Faculdade de Comunica??o Social
publisher.none.fl_str_mv Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
instacron:PUC_RS
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
instacron_str PUC_RS
institution PUC_RS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
bitstream.url.fl_str_mv http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/4392/3/419630.pdf.jpg
http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/4392/2/419630.pdf.txt
http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/4392/1/419630.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 9302cb3933a8ac58528e6bb91de44314
7f079ff14d387441e05d7bc397f6fd02
da1ee14e48ad4e5dd4cb7080334aa6dd
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca.central@pucrs.br||
_version_ 1796793202575933440