Exportação concluída — 

Avaliação mediadora : uma proposta para a educação superior

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2005
Autor(a) principal: Jaquês, Jussara da Rocha
Orientador(a): Moraes, Roque lattes
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática
Departamento: Faculdade de Fíca
País: BR
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3486
Resumo: O trabalho investiga a reconstrução dos entendimentos e da ação avaliativa dentro de um grupo de reflexão, numa análise interpretativa, que pretende o desenvolvimento profissional dos professores, por meio de uma análise sobre a sua prática. O trabalho foi realizado no Curso de Ciências Habilitações Matemática e Biologia, em uma Faculdade de Formação de Professores, em 2004. O estudo desenvolveu-se em reuniões de um grupo de pesquisa e de ações implementadas pelos professores na sala de aula, seguidas pela análise dos diálogos estabelecidos nessas reuniões. A investigação sobre a prática docente com avaliação mediadora consistiu em uma análise crítica do processo avaliativo. Entre os objetivos da investigação está o de oportunizar aos professores uma reflexão sobre a sua ação docente, no que tange à avaliação, bem como seus resultados, para enquanto pesquisa e ação, proporcionar por meio da educação continuada, o crescimento profissional dos docentes. Os produtos das ações desenvolvidos nesta investigação auxiliam na consolidação dos argumentos de que a participação dos professores em grupos para analisar, refletir e compreender suas práticas contribui para o desenvolvimento profissional. O trabalho realizado com os alunos e concomitante reflexão sobre o mesmo propicia aos professores a compreensão do seu papel enquanto educador, produzindo uma prática transformadora. Assim, um processo reflexivo, mediado, concretizado em grupos de professores com a finalidade de análise de suas ações, pode contribuir muito para a transformação e melhoria dessas ações e para a construção de uma prática voltada para que o aluno possa aprender a aprender .
id P_RS_cf09471f8f7f9b25750feeeba2f245ca
oai_identifier_str oai:tede2.pucrs.br:tede/3486
network_acronym_str P_RS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
repository_id_str
spelling Moraes, RoqueCPF:00705080030http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4785875Z6CPF:31878040049Jaquês, Jussara da Rocha2015-04-14T14:13:08Z2007-05-112005-10-06JAQUÊS, Jussara da Rocha. Avaliação mediadora : uma proposta para a educação superior. 2005. 88 f. Dissertação (Mestrado em Ciências e Matemática) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2005.http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3486Made available in DSpace on 2015-04-14T14:13:08Z (GMT). No. of bitstreams: 1 340781.pdf: 382893 bytes, checksum: 76e51ced1cf660a61e709daac968d7e9 (MD5) Previous issue date: 2005-10-06O trabalho investiga a reconstrução dos entendimentos e da ação avaliativa dentro de um grupo de reflexão, numa análise interpretativa, que pretende o desenvolvimento profissional dos professores, por meio de uma análise sobre a sua prática. O trabalho foi realizado no Curso de Ciências Habilitações Matemática e Biologia, em uma Faculdade de Formação de Professores, em 2004. O estudo desenvolveu-se em reuniões de um grupo de pesquisa e de ações implementadas pelos professores na sala de aula, seguidas pela análise dos diálogos estabelecidos nessas reuniões. A investigação sobre a prática docente com avaliação mediadora consistiu em uma análise crítica do processo avaliativo. Entre os objetivos da investigação está o de oportunizar aos professores uma reflexão sobre a sua ação docente, no que tange à avaliação, bem como seus resultados, para enquanto pesquisa e ação, proporcionar por meio da educação continuada, o crescimento profissional dos docentes. Os produtos das ações desenvolvidos nesta investigação auxiliam na consolidação dos argumentos de que a participação dos professores em grupos para analisar, refletir e compreender suas práticas contribui para o desenvolvimento profissional. O trabalho realizado com os alunos e concomitante reflexão sobre o mesmo propicia aos professores a compreensão do seu papel enquanto educador, produzindo uma prática transformadora. Assim, um processo reflexivo, mediado, concretizado em grupos de professores com a finalidade de análise de suas ações, pode contribuir muito para a transformação e melhoria dessas ações e para a construção de uma prática voltada para que o aluno possa aprender a aprender .application/pdfhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/12593/340781.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do SulPrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências e MatemáticaPUCRSBRFaculdade de FícaENSINO SUPERIORPROFESSORES UNIVERSITÁRIOS - FORMAÇÃO PROFISSIONALPROFESSORES - ATUAÇÃO PROFISSIONALCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOAvaliação mediadora : uma proposta para a educação superiorinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis35656275549983304235006006574392640991280001info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RSinstname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)instacron:PUC_RSTHUMBNAIL340781.pdf.jpg340781.pdf.jpgimage/jpeg3082http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3486/3/340781.pdf.jpgbf4ff11f0c8ee3e47194efcd9adcdd09MD53TEXT340781.pdf.txt340781.pdf.txttext/plain137966http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3486/2/340781.pdf.txt28ce63d0c88b96847ea07e25b7283973MD52ORIGINAL340781.pdfapplication/pdf382893http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3486/1/340781.pdf76e51ced1cf660a61e709daac968d7e9MD51tede/34862015-04-30 08:15:38.468oai:tede2.pucrs.br:tede/3486Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucrs.br/tede2/PRIhttps://tede2.pucrs.br/oai/requestbiblioteca.central@pucrs.br||opendoar:2015-04-30T11:15:38Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)false
dc.title.por.fl_str_mv Avaliação mediadora : uma proposta para a educação superior
title Avaliação mediadora : uma proposta para a educação superior
spellingShingle Avaliação mediadora : uma proposta para a educação superior
Jaquês, Jussara da Rocha
ENSINO SUPERIOR
PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS - FORMAÇÃO PROFISSIONAL
PROFESSORES - ATUAÇÃO PROFISSIONAL
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short Avaliação mediadora : uma proposta para a educação superior
title_full Avaliação mediadora : uma proposta para a educação superior
title_fullStr Avaliação mediadora : uma proposta para a educação superior
title_full_unstemmed Avaliação mediadora : uma proposta para a educação superior
title_sort Avaliação mediadora : uma proposta para a educação superior
author Jaquês, Jussara da Rocha
author_facet Jaquês, Jussara da Rocha
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Moraes, Roque
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv CPF:00705080030
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4785875Z6
dc.contributor.authorID.fl_str_mv CPF:31878040049
dc.contributor.author.fl_str_mv Jaquês, Jussara da Rocha
contributor_str_mv Moraes, Roque
dc.subject.por.fl_str_mv ENSINO SUPERIOR
PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS - FORMAÇÃO PROFISSIONAL
PROFESSORES - ATUAÇÃO PROFISSIONAL
topic ENSINO SUPERIOR
PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS - FORMAÇÃO PROFISSIONAL
PROFESSORES - ATUAÇÃO PROFISSIONAL
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description O trabalho investiga a reconstrução dos entendimentos e da ação avaliativa dentro de um grupo de reflexão, numa análise interpretativa, que pretende o desenvolvimento profissional dos professores, por meio de uma análise sobre a sua prática. O trabalho foi realizado no Curso de Ciências Habilitações Matemática e Biologia, em uma Faculdade de Formação de Professores, em 2004. O estudo desenvolveu-se em reuniões de um grupo de pesquisa e de ações implementadas pelos professores na sala de aula, seguidas pela análise dos diálogos estabelecidos nessas reuniões. A investigação sobre a prática docente com avaliação mediadora consistiu em uma análise crítica do processo avaliativo. Entre os objetivos da investigação está o de oportunizar aos professores uma reflexão sobre a sua ação docente, no que tange à avaliação, bem como seus resultados, para enquanto pesquisa e ação, proporcionar por meio da educação continuada, o crescimento profissional dos docentes. Os produtos das ações desenvolvidos nesta investigação auxiliam na consolidação dos argumentos de que a participação dos professores em grupos para analisar, refletir e compreender suas práticas contribui para o desenvolvimento profissional. O trabalho realizado com os alunos e concomitante reflexão sobre o mesmo propicia aos professores a compreensão do seu papel enquanto educador, produzindo uma prática transformadora. Assim, um processo reflexivo, mediado, concretizado em grupos de professores com a finalidade de análise de suas ações, pode contribuir muito para a transformação e melhoria dessas ações e para a construção de uma prática voltada para que o aluno possa aprender a aprender .
publishDate 2005
dc.date.issued.fl_str_mv 2005-10-06
dc.date.available.fl_str_mv 2007-05-11
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-04-14T14:13:08Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv JAQUÊS, Jussara da Rocha. Avaliação mediadora : uma proposta para a educação superior. 2005. 88 f. Dissertação (Mestrado em Ciências e Matemática) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2005.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3486
identifier_str_mv JAQUÊS, Jussara da Rocha. Avaliação mediadora : uma proposta para a educação superior. 2005. 88 f. Dissertação (Mestrado em Ciências e Matemática) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2005.
url http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3486
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.program.fl_str_mv 3565627554998330423
dc.relation.confidence.fl_str_mv 500
600
dc.relation.department.fl_str_mv 6574392640991280001
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUCRS
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Faculdade de Fíca
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
instacron:PUC_RS
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
instacron_str PUC_RS
institution PUC_RS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
bitstream.url.fl_str_mv http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3486/3/340781.pdf.jpg
http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3486/2/340781.pdf.txt
http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3486/1/340781.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv bf4ff11f0c8ee3e47194efcd9adcdd09
28ce63d0c88b96847ea07e25b7283973
76e51ced1cf660a61e709daac968d7e9
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca.central@pucrs.br||
_version_ 1799765470675468288