Composi??es familiares e motivos de consulta em crian?as em atendimento psicol?gico
Ano de defesa: | 2010 |
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Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul
|
Programa de Pós-Graduação: |
Programa de P?s-Gradua??o em Psicologia
|
Departamento: |
Faculdade de Psicologia
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País: |
BR
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Palavras-chave em Português: | |
Área do conhecimento CNPq: | |
Link de acesso: | http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/718 |
Resumo: | Esta disserta??o apresenta dois estudos. O primeiro ? uma revis?o de literatura intitulada Diferentes Composi??es Familiares e suas Implica??es na Sa?de Mental Infantil e busca refletir sobre as diferentes composi??es familiares, enfocando as fam?lias nucleares, extensas e monoparentais. Ser?o analisadas suas caracter?sticas para permitir uma reflex?o sobre poss?veis modifica??es na experi?ncia emocional infantil relacionada ?s novas din?micas familiares, visto que as diferentes composi??es trazem diferentes funcionamentos familiares. A necessidade de estudos que traduzam informa??es sobre os eventos promotores do desenvolvimento infantil tem focalizado o ambiente em que a crian?a est? inserida, especialmente a fam?lia, como t?pico relevante ? pesquisa. O segundo estudo, Rela??o entre Composi??es Familiares e Motivos de Consulta em Crian?as em Atendimento Psicoter?pico tem como objetivo examinar a rela??o entre os motivos de consulta que levam crian?as para atendimento psicoter?pico em tr?s cl?nicas-escola de Porto Alegre e a estrutura de suas fam?lias. Para isso, foram identificados os dados sociodemogr?ficos e cl?nicos referentes ? clientela infantil que procurou atendimento psicol?gico nas cl?nicas-escola, comparando-se esses dados entre crian?as oriundas de fam?lias monoparentais e nucleares. Os resultados demonstram que meninos buscam mais atendimento que meninas, com a faixa et?ria predominante de sete a nove anos, encaminhados pela escola e vindos de fam?lias nucleares. Os motivos de consulta mais frequentes (independente de sexo, faixa et?ria e composi??o familiar) s?o: Comportamento Agressivo, Ansiedade/Depress?o, Problemas de Aten??o, Problemas de Aprendizagem e Problemas Sociais. |
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