A possibilidade de crescer atrav?s dos tempos : inser??o de conte?dos sobre o idoso no ensino fundamental
Ano de defesa: | 2010 |
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Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul
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Programa de Pós-Graduação: |
Programa de P?s-Gradua??o em Educa??o
|
Departamento: |
Faculdade de Educa?
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País: |
BR
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Palavras-chave em Português: | |
Área do conhecimento CNPq: | |
Link de acesso: | http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3633 |
Resumo: | Esse estudo objetivou verificar atrav?s de relatos como se desenvolve a tem?tica do Idoso e se est? presente no Ensino Fundamental. Foram oito entrevistados: equipe diretiva (dois membros) e dois professores do Ensino Fundamental, ambos da rede p?blica e privada de Porto Alegre. Tr?s gestores pol?ticos (RS): gestor da Secretaria Estadual de Educa??o, membro do Conselho Estadual de Educa??o, membro do Conselho Estadual do Idoso e representante da Organiza??o Civil de Idosos (RS). Como metodologia, apoiou-se na an?lise de documentos, entrevistas semi-estruturadas com respostas abertas para os participantes, situando-se no paradigma qualitativo de cunho descritivo-interpretativo. Na triangula??o dos dados utilizou-se a an?lise de conte?do, que permitiu encontrar as categorias: 1. Concep??o de ser humano: um ser em evolu??o - nascer, crescer e morrer ? roteiro natural da vida; 1.1. Concep??o de Velhice: idade cronol?gica, funcional e envelhecimento ativo. A posteriori: 2. Relatos de Experi?ncia - Viv?ncias Pessoais, Profissionais e Sociais: revelaram-se as experi?ncias das pr?ticas pedag?gicas e/ou de gest?o pol?tica e associativa. Conte?dos sobre o idoso n?o constam nos projetos pedag?gicos, excetuando uma escola. 2.1. Trocas intergeracionais: ? eficaz para o meio escolar e social entre diferentes gera??es; 3. Fatores Sociais: a velhice ? produto de uma cultura. H? car?ncias de pol?ticas p?blicas adequadas para idosos; 3.1. Estere?tipos em rela??o ? velhice: indicou preconceitos, por?m, a educa??o pode descortinar um futuro de valoriza??o para o idoso; 3.2. Qualidade de vida: estimular o conv?vio social e familiar na fase tardia, enaltecendo o bem-estar; 4. Posicionamento frente ? implementa??o da tem?tica nas escolas e sua import?ncia: o meio educacional deve preparar as crian?as e jovens para essa fase e para um acolhimento digno para com o idoso; 4.1. Interdisciplinaridade: as disciplinas devem dialogar entre si, harmonizando os conte?dos para uma educa??o integral; 4.2. O processo de envelhecimento e valoriza??o do idoso como tema transversal: com unanimidade nas respostas. A legisla??o educacional d? abertura para implementar a tem?tica, entretanto, deve haver obrigatoriedade, sugerindo-a como tema transversal nos projetos pedag?gicos; 5. Justificativa para a Educa??o: A an?lise dos dados da pesquisa ratificou a necessidade da educa??o trabalhar conte?dos pertinentes, n?o somente por dever legal, mas por respeito e solidariedade. |
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