Contribuições de um programa educacional de introdução à linguagem cartográfica tátil para alunos com cegueira

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2015
Autor(a) principal: Giehl, Fabiana Cristina
Orientador(a): Campos, Juliane Aparecida de Paula Perez lattes
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de São Carlos
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pós-Graduação em Educação Especial - PPGEEs
Departamento: Não Informado pela instituição
País: BR
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/3191
Resumo: Based on the understanding that the appropriate use of tactile maps facilitates the interpretation of space and its use for students with visual impairment, this study emphasizes the importance of educational programs towards the reading and interpretation of a map. This study aimed to analyze the contributions of an educational program to introduce the tactile cartographic language to students with visual impairment. In order to perform this research it has carried out a descriptive investigation outlined by a multi case study. The participants of this research were two teachers who assist on Specialized Educational Service (AEE), two teachers from regular school and two students with visual impairment with different ages (seven and ten years old). The research it has developed with the application of the following tools: semi structured interview; questionnaire and pedagogical evaluation. All data were registered in diaries, filming and photography. The content of interviews, pedagogical evaluation and diary were submitted to the theory of content analysis. The educational program has contributed to improve the ability of students with visual impairment to identify the tactile cartographic variable used in maps. In this context, it is suggested that the Tactile Cartography make part of the curriculum of graduation in Geography, Pedagogy and all related graduation courses in order to prepare teachers to work with students with visual impairment.
id SCAR_e352d762d01f97e79cb8c257fa842fdc
oai_identifier_str oai:repositorio.ufscar.br:ufscar/3191
network_acronym_str SCAR
network_name_str Repositório Institucional da UFSCAR
repository_id_str
spelling Giehl, Fabiana CristinaCampos, Juliane Aparecida de Paula Perezhttp://lattes.cnpq.br/3169299095370522http://lattes.cnpq.br/60677696432990242016-06-02T19:46:33Z2015-05-182016-06-02T19:46:33Z2015-03-03GIEHL, Fabiana Cristina. Contribuições de um programa educacional de introdução à linguagem cartográfica tátil para alunos com cegueira. 2015. 155 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2015.https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/3191Based on the understanding that the appropriate use of tactile maps facilitates the interpretation of space and its use for students with visual impairment, this study emphasizes the importance of educational programs towards the reading and interpretation of a map. This study aimed to analyze the contributions of an educational program to introduce the tactile cartographic language to students with visual impairment. In order to perform this research it has carried out a descriptive investigation outlined by a multi case study. The participants of this research were two teachers who assist on Specialized Educational Service (AEE), two teachers from regular school and two students with visual impairment with different ages (seven and ten years old). The research it has developed with the application of the following tools: semi structured interview; questionnaire and pedagogical evaluation. All data were registered in diaries, filming and photography. The content of interviews, pedagogical evaluation and diary were submitted to the theory of content analysis. The educational program has contributed to improve the ability of students with visual impairment to identify the tactile cartographic variable used in maps. In this context, it is suggested that the Tactile Cartography make part of the curriculum of graduation in Geography, Pedagogy and all related graduation courses in order to prepare teachers to work with students with visual impairment.A partir da compreensão de que a utilização adequada de mapas táteis facilita aos alunos com cegueira a interpretação do espaço e a utilização do mesmo, destaca-se a importância de programas educacionais voltados à leitura e interpretação de mapas. Nesse contexto, nesta pesquisa objetivou analisar as contribuições de um Programa Educacional para a Introdução à Linguagem Cartográfica Tátil para alunos com cegueira. Para tanto, realizou-se pesquisa ação, delineada por Estudo de caso, desenvolvida com enfoque qualitativo. Foram participantes desta pesquisa duas professoras da sala de atendimento educacional especializado (AEE), duas professoras do ensino comum e dois alunos com cegueira com idades distintas (sete e dez anos). A pesquisa de campo desenvolveu-se com a aplicação dos seguintes instrumentos: entrevista semi-estruturada; questionário fechado e avaliação pedagógica. Toda a coleta de dados foi registrada no diário de campo, além de registros em filmagens e fotografias. O conteúdo das entrevistas, das avaliações pedagógicas e do diário de campo foi submetido à análise de conteúdo. O programa educacional em questão contribuiu para o aprimoramento da capacidade dos alunos participantes em identificar as variáveis cartográficas táteis utilizadas em mapas. Nesse contexto, sugere-se que a Cartografia Tátil esteja presente nas matrizes curriculares dos cursos de formação de professores de Geografia, de Pedagogia e demais licenciaturas ou propostas formativas que de alguma forma estejam direcionadas para a preparação de docentes para atuação com alunos com cegueira.Universidade Federal de Sao Carlosapplication/pdfporUniversidade Federal de São CarlosPrograma de Pós-Graduação em Educação Especial - PPGEEsUFSCarBREducação especialCartografiaCegueiraGeografiaLinguagem cartográficaCartografia tátilSpecial educationCartographic languageTactile cartographyVisual impairmentGeographyCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIALContribuições de um programa educacional de introdução à linguagem cartográfica tátil para alunos com cegueirainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFSCARinstname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)instacron:UFSCARORIGINAL6778.pdfapplication/pdf3007894https://{{ getenv "DSPACE_HOST" "repositorio.ufscar.br" }}/bitstream/ufscar/3191/1/6778.pdfc23966b363fa11ebfcef8aa7197da339MD51TEXT6778.pdf.txt6778.pdf.txtExtracted texttext/plain0https://{{ getenv "DSPACE_HOST" "repositorio.ufscar.br" }}/bitstream/ufscar/3191/2/6778.pdf.txtd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD52THUMBNAIL6778.pdf.jpg6778.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg6956https://{{ getenv "DSPACE_HOST" "repositorio.ufscar.br" }}/bitstream/ufscar/3191/3/6778.pdf.jpg19afe5ccd975ea96bac892c71824cd5bMD53ufscar/31912019-09-11 04:10:55.483oai:repositorio.ufscar.br:ufscar/3191Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufscar.br/oai/requestopendoar:43222023-05-25T12:46:56.938120Repositório Institucional da UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)false
dc.title.por.fl_str_mv Contribuições de um programa educacional de introdução à linguagem cartográfica tátil para alunos com cegueira
title Contribuições de um programa educacional de introdução à linguagem cartográfica tátil para alunos com cegueira
spellingShingle Contribuições de um programa educacional de introdução à linguagem cartográfica tátil para alunos com cegueira
Giehl, Fabiana Cristina
Educação especial
Cartografia
Cegueira
Geografia
Linguagem cartográfica
Cartografia tátil
Special education
Cartographic language
Tactile cartography
Visual impairment
Geography
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL
title_short Contribuições de um programa educacional de introdução à linguagem cartográfica tátil para alunos com cegueira
title_full Contribuições de um programa educacional de introdução à linguagem cartográfica tátil para alunos com cegueira
title_fullStr Contribuições de um programa educacional de introdução à linguagem cartográfica tátil para alunos com cegueira
title_full_unstemmed Contribuições de um programa educacional de introdução à linguagem cartográfica tátil para alunos com cegueira
title_sort Contribuições de um programa educacional de introdução à linguagem cartográfica tátil para alunos com cegueira
author Giehl, Fabiana Cristina
author_facet Giehl, Fabiana Cristina
author_role author
dc.contributor.authorlattes.por.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6067769643299024
dc.contributor.author.fl_str_mv Giehl, Fabiana Cristina
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Campos, Juliane Aparecida de Paula Perez
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3169299095370522
contributor_str_mv Campos, Juliane Aparecida de Paula Perez
dc.subject.por.fl_str_mv Educação especial
Cartografia
Cegueira
Geografia
Linguagem cartográfica
Cartografia tátil
topic Educação especial
Cartografia
Cegueira
Geografia
Linguagem cartográfica
Cartografia tátil
Special education
Cartographic language
Tactile cartography
Visual impairment
Geography
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL
dc.subject.eng.fl_str_mv Special education
Cartographic language
Tactile cartography
Visual impairment
Geography
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL
description Based on the understanding that the appropriate use of tactile maps facilitates the interpretation of space and its use for students with visual impairment, this study emphasizes the importance of educational programs towards the reading and interpretation of a map. This study aimed to analyze the contributions of an educational program to introduce the tactile cartographic language to students with visual impairment. In order to perform this research it has carried out a descriptive investigation outlined by a multi case study. The participants of this research were two teachers who assist on Specialized Educational Service (AEE), two teachers from regular school and two students with visual impairment with different ages (seven and ten years old). The research it has developed with the application of the following tools: semi structured interview; questionnaire and pedagogical evaluation. All data were registered in diaries, filming and photography. The content of interviews, pedagogical evaluation and diary were submitted to the theory of content analysis. The educational program has contributed to improve the ability of students with visual impairment to identify the tactile cartographic variable used in maps. In this context, it is suggested that the Tactile Cartography make part of the curriculum of graduation in Geography, Pedagogy and all related graduation courses in order to prepare teachers to work with students with visual impairment.
publishDate 2015
dc.date.available.fl_str_mv 2015-05-18
2016-06-02T19:46:33Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2015-03-03
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-06-02T19:46:33Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv GIEHL, Fabiana Cristina. Contribuições de um programa educacional de introdução à linguagem cartográfica tátil para alunos com cegueira. 2015. 155 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2015.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/3191
identifier_str_mv GIEHL, Fabiana Cristina. Contribuições de um programa educacional de introdução à linguagem cartográfica tátil para alunos com cegueira. 2015. 155 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2015.
url https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/3191
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Carlos
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação Especial - PPGEEs
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFSCar
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Carlos
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSCAR
instname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
instacron:UFSCAR
instname_str Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
instacron_str UFSCAR
institution UFSCAR
reponame_str Repositório Institucional da UFSCAR
collection Repositório Institucional da UFSCAR
bitstream.url.fl_str_mv https://{{ getenv "DSPACE_HOST" "repositorio.ufscar.br" }}/bitstream/ufscar/3191/1/6778.pdf
https://{{ getenv "DSPACE_HOST" "repositorio.ufscar.br" }}/bitstream/ufscar/3191/2/6778.pdf.txt
https://{{ getenv "DSPACE_HOST" "repositorio.ufscar.br" }}/bitstream/ufscar/3191/3/6778.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv c23966b363fa11ebfcef8aa7197da339
d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e
19afe5ccd975ea96bac892c71824cd5b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1767351075007889408