Trilha de aprendizagem orientada : utilizando recursos tecnológicos e educacionais para a aprendizagem das equações do 1º grau

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2023
Autor(a) principal: Vasconcelos, Claudia Stelene Ferreira de
Orientador(a): Martins, José Arthur
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: eng
por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Link de acesso: https://repositorio.ucs.br/11338/12753
Resumo: Esta pesquisa almeja promover a aprendizagem das Equações do 1º grau por meio da utilização dos recursos tecnológicos e educacionais enquanto ferramentas pedagógicas, para auxiliar o estudante na construção desse saber matemático no Ensino Fundamental, em especial no 9º ano da Escola Estadual de Ensino Fundamental Carlos Wortmann, no município de Canela/RS, lócus da investigação. Com base em teóricos como Jean Piaget (1979) e Paulo Freire (1996) discute-se desde o ensino da matemática aplicada através da importância da leitura e compreensão dos textos matemáticos, sua linguagem e representação atual. Destaca-se a apresentação da abundante influência dos recursos tecnológicos e educacionais que podem ser utilizados no contexto matemático, descrevendo-se como aplicativos facilitadores, a exemplo Google Forms sobre o qual debruçou-se esta pesquisa para a elaboração de uma Trilha de aprendizagem orientada enquanto proposta didática, a fim de possibilitar ao estudante a construção do conhecimento a partir de um conjunto de ações/atividades desenvolvidas mediante a utilização de estratégias de aprendizagem ativa, de autoria própria desta pesquisadora. Debateu-se questões pedagógicas relacionadas ao construtivismo apoiado na teoria piagetiana para o incremento da aprendizagem de uma Matemática que não reproduza regras e métodos de cálculos sem significação para o estudante, mas sim, um ensino de Matemática que corresponda a emergente demanda do estudante da realidade contemporânea que anela por um ensino que rompa com o abstratismo matemático da educação bancária (FREIRE, 1996) e permita a estes, que tenham participação ativa, enquanto sujeitos integrantes e protagonistas, no processo de ensino e de aprendizagem. [resumo fornecido pelo autor]
id UCS_36b31176dcea625be47f82ef6552e248
oai_identifier_str oai:repositorio.ucs.br:11338/12753
network_acronym_str UCS
network_name_str Repositório Institucional da UCS
repository_id_str
spelling Vasconcelos, Claudia Stelene Ferreira deMonteiro, Francisca Keyle de Freitas ValeCatelli, FranciscoMartins, José Arthur2023-10-24T13:08:08Z2023-10-24T13:08:08Z2023-10-212023-08-31https://repositorio.ucs.br/11338/12753Esta pesquisa almeja promover a aprendizagem das Equações do 1º grau por meio da utilização dos recursos tecnológicos e educacionais enquanto ferramentas pedagógicas, para auxiliar o estudante na construção desse saber matemático no Ensino Fundamental, em especial no 9º ano da Escola Estadual de Ensino Fundamental Carlos Wortmann, no município de Canela/RS, lócus da investigação. Com base em teóricos como Jean Piaget (1979) e Paulo Freire (1996) discute-se desde o ensino da matemática aplicada através da importância da leitura e compreensão dos textos matemáticos, sua linguagem e representação atual. Destaca-se a apresentação da abundante influência dos recursos tecnológicos e educacionais que podem ser utilizados no contexto matemático, descrevendo-se como aplicativos facilitadores, a exemplo Google Forms sobre o qual debruçou-se esta pesquisa para a elaboração de uma Trilha de aprendizagem orientada enquanto proposta didática, a fim de possibilitar ao estudante a construção do conhecimento a partir de um conjunto de ações/atividades desenvolvidas mediante a utilização de estratégias de aprendizagem ativa, de autoria própria desta pesquisadora. Debateu-se questões pedagógicas relacionadas ao construtivismo apoiado na teoria piagetiana para o incremento da aprendizagem de uma Matemática que não reproduza regras e métodos de cálculos sem significação para o estudante, mas sim, um ensino de Matemática que corresponda a emergente demanda do estudante da realidade contemporânea que anela por um ensino que rompa com o abstratismo matemático da educação bancária (FREIRE, 1996) e permita a estes, que tenham participação ativa, enquanto sujeitos integrantes e protagonistas, no processo de ensino e de aprendizagem. [resumo fornecido pelo autor]This research aims to promote the learning of 1st grade Equations through the use of technological and educational resources as pedagogical tools, to help the student in the construction of this mathematical knowledge in Elementary Education, especially in the 9th year of the Escola Estadual de Ensino Fundamental Carlos Wortmann, in the municipality of Canela/RS, locus of the investigation. Based on theorists such as Jean Piaget (1979) and Paulo Freire (1996), the discussion ranges from the teaching of applied mathematics through the importance of reading and understanding mathematical texts, their language and current representation. The presentation of the abundant influence of technological and educational resources that can be used in the mathematical context is highlighted, describing themselves as facilitating applications, such as Google Forms on which this research focused for the elaboration of a Learning Path oriented while didactic proposal, in order to enable the student to build knowledge from a set of actions/activities developed through the use of active learning strategies, authored by this researcher. Pedagogical issues related to constructivism based on Piagetian theory were debated in order to increase the learning of Mathematics that does not reproduce rules and calculation methods without meaning for the student, but rather, a Mathematics teaching that corresponds to the emerging demand of the student of reality contemporary that yearns for a teaching that breaks with the mathematical abstraction of banking education (FREIRE, 1996) and allows them to have an active participation, as integral subjects and protagonists, in the teaching and learning process. [resumo fornecido pelo autor]engporMatemática - Estudo e ensinoAprendizagemEquaçõesTecnologia educacionalMathematics - Study and teachingLearningEquationsEducational technologyTrilha de aprendizagem orientada : utilizando recursos tecnológicos e educacionais para a aprendizagem das equações do 1º grauinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional da UCSinstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSinfo:eu-repo/semantics/openAccessUniversidade de Caxias do Sulhttp://lattes.cnpq.br/8746733030537864VASCONCELOS, C. S. F.Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e MatemáticaMartins, José ArthurCampus Universitário de Farroupilha2023-10-20ORIGINALDissertação Claudia Stelene Ferreira de Vasconcelos.pdfDissertação Claudia Stelene Ferreira de Vasconcelos.pdfapplication/pdf3781988https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/12753/1/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Claudia%20Stelene%20Ferreira%20de%20Vasconcelos.pdfe684349886c9dab35424eafcdb827c53MD51Produto Educacional Claudia Stelene Ferreira de Vasconcelos.pdfProduto Educacional Claudia Stelene Ferreira de Vasconcelos.pdfapplication/pdf1390617https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/12753/2/Produto%20Educacional%20Claudia%20Stelene%20Ferreira%20de%20Vasconcelos.pdfc183b580cc6aa652b9ed06cdd9646960MD52TEXTDissertação Claudia Stelene Ferreira de Vasconcelos.pdf.txtDissertação Claudia Stelene Ferreira de Vasconcelos.pdf.txtExtracted texttext/plain126035https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/12753/3/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Claudia%20Stelene%20Ferreira%20de%20Vasconcelos.pdf.txt7959af05100b174f1b719632b293c096MD53Produto Educacional Claudia Stelene Ferreira de Vasconcelos.pdf.txtProduto Educacional Claudia Stelene Ferreira de Vasconcelos.pdf.txtExtracted texttext/plain14397https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/12753/5/Produto%20Educacional%20Claudia%20Stelene%20Ferreira%20de%20Vasconcelos.pdf.txt2664e4048229a69e1af91f8e5d9e919cMD55THUMBNAILDissertação Claudia Stelene Ferreira de Vasconcelos.pdf.jpgDissertação Claudia Stelene Ferreira de Vasconcelos.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1225https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/12753/4/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Claudia%20Stelene%20Ferreira%20de%20Vasconcelos.pdf.jpg3544066c2c8a15965b58b9fcda6133f2MD54Produto Educacional Claudia Stelene Ferreira de Vasconcelos.pdf.jpgProduto Educacional Claudia Stelene Ferreira de Vasconcelos.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1557https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/12753/6/Produto%20Educacional%20Claudia%20Stelene%20Ferreira%20de%20Vasconcelos.pdf.jpg359086a44fbf76a6892d71840372d4e7MD5611338/127532023-10-25 07:00:25.517oai:repositorio.ucs.br:11338/12753Repositório de Publicaçõeshttp://repositorio.ucs.br/oai/requestopendoar:2024-03-20T09:17:00.382719Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Trilha de aprendizagem orientada : utilizando recursos tecnológicos e educacionais para a aprendizagem das equações do 1º grau
title Trilha de aprendizagem orientada : utilizando recursos tecnológicos e educacionais para a aprendizagem das equações do 1º grau
spellingShingle Trilha de aprendizagem orientada : utilizando recursos tecnológicos e educacionais para a aprendizagem das equações do 1º grau
Vasconcelos, Claudia Stelene Ferreira de
Matemática - Estudo e ensino
Aprendizagem
Equações
Tecnologia educacional
Mathematics - Study and teaching
Learning
Equations
Educational technology
title_short Trilha de aprendizagem orientada : utilizando recursos tecnológicos e educacionais para a aprendizagem das equações do 1º grau
title_full Trilha de aprendizagem orientada : utilizando recursos tecnológicos e educacionais para a aprendizagem das equações do 1º grau
title_fullStr Trilha de aprendizagem orientada : utilizando recursos tecnológicos e educacionais para a aprendizagem das equações do 1º grau
title_full_unstemmed Trilha de aprendizagem orientada : utilizando recursos tecnológicos e educacionais para a aprendizagem das equações do 1º grau
title_sort Trilha de aprendizagem orientada : utilizando recursos tecnológicos e educacionais para a aprendizagem das equações do 1º grau
author Vasconcelos, Claudia Stelene Ferreira de
author_facet Vasconcelos, Claudia Stelene Ferreira de
author_role author
dc.contributor.other.none.fl_str_mv Monteiro, Francisca Keyle de Freitas Vale
Catelli, Francisco
dc.contributor.author.fl_str_mv Vasconcelos, Claudia Stelene Ferreira de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Martins, José Arthur
contributor_str_mv Martins, José Arthur
dc.subject.por.fl_str_mv Matemática - Estudo e ensino
Aprendizagem
Equações
Tecnologia educacional
topic Matemática - Estudo e ensino
Aprendizagem
Equações
Tecnologia educacional
Mathematics - Study and teaching
Learning
Equations
Educational technology
dc.subject.eng.fl_str_mv Mathematics - Study and teaching
Learning
Equations
Educational technology
description Esta pesquisa almeja promover a aprendizagem das Equações do 1º grau por meio da utilização dos recursos tecnológicos e educacionais enquanto ferramentas pedagógicas, para auxiliar o estudante na construção desse saber matemático no Ensino Fundamental, em especial no 9º ano da Escola Estadual de Ensino Fundamental Carlos Wortmann, no município de Canela/RS, lócus da investigação. Com base em teóricos como Jean Piaget (1979) e Paulo Freire (1996) discute-se desde o ensino da matemática aplicada através da importância da leitura e compreensão dos textos matemáticos, sua linguagem e representação atual. Destaca-se a apresentação da abundante influência dos recursos tecnológicos e educacionais que podem ser utilizados no contexto matemático, descrevendo-se como aplicativos facilitadores, a exemplo Google Forms sobre o qual debruçou-se esta pesquisa para a elaboração de uma Trilha de aprendizagem orientada enquanto proposta didática, a fim de possibilitar ao estudante a construção do conhecimento a partir de um conjunto de ações/atividades desenvolvidas mediante a utilização de estratégias de aprendizagem ativa, de autoria própria desta pesquisadora. Debateu-se questões pedagógicas relacionadas ao construtivismo apoiado na teoria piagetiana para o incremento da aprendizagem de uma Matemática que não reproduza regras e métodos de cálculos sem significação para o estudante, mas sim, um ensino de Matemática que corresponda a emergente demanda do estudante da realidade contemporânea que anela por um ensino que rompa com o abstratismo matemático da educação bancária (FREIRE, 1996) e permita a estes, que tenham participação ativa, enquanto sujeitos integrantes e protagonistas, no processo de ensino e de aprendizagem. [resumo fornecido pelo autor]
publishDate 2023
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2023-08-31
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-10-24T13:08:08Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-10-24T13:08:08Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2023-10-21
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ucs.br/11338/12753
url https://repositorio.ucs.br/11338/12753
dc.language.iso.fl_str_mv eng
por
language eng
por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UCS
instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron:UCS
instname_str Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron_str UCS
institution UCS
reponame_str Repositório Institucional da UCS
collection Repositório Institucional da UCS
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/12753/1/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Claudia%20Stelene%20Ferreira%20de%20Vasconcelos.pdf
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/12753/2/Produto%20Educacional%20Claudia%20Stelene%20Ferreira%20de%20Vasconcelos.pdf
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/12753/3/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Claudia%20Stelene%20Ferreira%20de%20Vasconcelos.pdf.txt
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/12753/5/Produto%20Educacional%20Claudia%20Stelene%20Ferreira%20de%20Vasconcelos.pdf.txt
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/12753/4/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Claudia%20Stelene%20Ferreira%20de%20Vasconcelos.pdf.jpg
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/12753/6/Produto%20Educacional%20Claudia%20Stelene%20Ferreira%20de%20Vasconcelos.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv e684349886c9dab35424eafcdb827c53
c183b580cc6aa652b9ed06cdd9646960
7959af05100b174f1b719632b293c096
2664e4048229a69e1af91f8e5d9e919c
3544066c2c8a15965b58b9fcda6133f2
359086a44fbf76a6892d71840372d4e7
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1794048332672270336