Trilha de aprendizagem orientada : utilizando recursos tecnológicos e educacionais para a aprendizagem das equações do 1º grau
Ano de defesa: | 2023 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | eng por |
Instituição de defesa: |
Não Informado pela instituição
|
Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
|
Departamento: |
Não Informado pela instituição
|
País: |
Não Informado pela instituição
|
Palavras-chave em Português: | |
Palavras-chave em Inglês: | |
Link de acesso: | https://repositorio.ucs.br/11338/12753 |
Resumo: | Esta pesquisa almeja promover a aprendizagem das Equações do 1º grau por meio da utilização dos recursos tecnológicos e educacionais enquanto ferramentas pedagógicas, para auxiliar o estudante na construção desse saber matemático no Ensino Fundamental, em especial no 9º ano da Escola Estadual de Ensino Fundamental Carlos Wortmann, no município de Canela/RS, lócus da investigação. Com base em teóricos como Jean Piaget (1979) e Paulo Freire (1996) discute-se desde o ensino da matemática aplicada através da importância da leitura e compreensão dos textos matemáticos, sua linguagem e representação atual. Destaca-se a apresentação da abundante influência dos recursos tecnológicos e educacionais que podem ser utilizados no contexto matemático, descrevendo-se como aplicativos facilitadores, a exemplo Google Forms sobre o qual debruçou-se esta pesquisa para a elaboração de uma Trilha de aprendizagem orientada enquanto proposta didática, a fim de possibilitar ao estudante a construção do conhecimento a partir de um conjunto de ações/atividades desenvolvidas mediante a utilização de estratégias de aprendizagem ativa, de autoria própria desta pesquisadora. Debateu-se questões pedagógicas relacionadas ao construtivismo apoiado na teoria piagetiana para o incremento da aprendizagem de uma Matemática que não reproduza regras e métodos de cálculos sem significação para o estudante, mas sim, um ensino de Matemática que corresponda a emergente demanda do estudante da realidade contemporânea que anela por um ensino que rompa com o abstratismo matemático da educação bancária (FREIRE, 1996) e permita a estes, que tenham participação ativa, enquanto sujeitos integrantes e protagonistas, no processo de ensino e de aprendizagem. [resumo fornecido pelo autor] |
id |
UCS_36b31176dcea625be47f82ef6552e248 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ucs.br:11338/12753 |
network_acronym_str |
UCS |
network_name_str |
Repositório Institucional da UCS |
repository_id_str |
|
spelling |
Vasconcelos, Claudia Stelene Ferreira deMonteiro, Francisca Keyle de Freitas ValeCatelli, FranciscoMartins, José Arthur2023-10-24T13:08:08Z2023-10-24T13:08:08Z2023-10-212023-08-31https://repositorio.ucs.br/11338/12753Esta pesquisa almeja promover a aprendizagem das Equações do 1º grau por meio da utilização dos recursos tecnológicos e educacionais enquanto ferramentas pedagógicas, para auxiliar o estudante na construção desse saber matemático no Ensino Fundamental, em especial no 9º ano da Escola Estadual de Ensino Fundamental Carlos Wortmann, no município de Canela/RS, lócus da investigação. Com base em teóricos como Jean Piaget (1979) e Paulo Freire (1996) discute-se desde o ensino da matemática aplicada através da importância da leitura e compreensão dos textos matemáticos, sua linguagem e representação atual. Destaca-se a apresentação da abundante influência dos recursos tecnológicos e educacionais que podem ser utilizados no contexto matemático, descrevendo-se como aplicativos facilitadores, a exemplo Google Forms sobre o qual debruçou-se esta pesquisa para a elaboração de uma Trilha de aprendizagem orientada enquanto proposta didática, a fim de possibilitar ao estudante a construção do conhecimento a partir de um conjunto de ações/atividades desenvolvidas mediante a utilização de estratégias de aprendizagem ativa, de autoria própria desta pesquisadora. Debateu-se questões pedagógicas relacionadas ao construtivismo apoiado na teoria piagetiana para o incremento da aprendizagem de uma Matemática que não reproduza regras e métodos de cálculos sem significação para o estudante, mas sim, um ensino de Matemática que corresponda a emergente demanda do estudante da realidade contemporânea que anela por um ensino que rompa com o abstratismo matemático da educação bancária (FREIRE, 1996) e permita a estes, que tenham participação ativa, enquanto sujeitos integrantes e protagonistas, no processo de ensino e de aprendizagem. [resumo fornecido pelo autor]This research aims to promote the learning of 1st grade Equations through the use of technological and educational resources as pedagogical tools, to help the student in the construction of this mathematical knowledge in Elementary Education, especially in the 9th year of the Escola Estadual de Ensino Fundamental Carlos Wortmann, in the municipality of Canela/RS, locus of the investigation. Based on theorists such as Jean Piaget (1979) and Paulo Freire (1996), the discussion ranges from the teaching of applied mathematics through the importance of reading and understanding mathematical texts, their language and current representation. The presentation of the abundant influence of technological and educational resources that can be used in the mathematical context is highlighted, describing themselves as facilitating applications, such as Google Forms on which this research focused for the elaboration of a Learning Path oriented while didactic proposal, in order to enable the student to build knowledge from a set of actions/activities developed through the use of active learning strategies, authored by this researcher. Pedagogical issues related to constructivism based on Piagetian theory were debated in order to increase the learning of Mathematics that does not reproduce rules and calculation methods without meaning for the student, but rather, a Mathematics teaching that corresponds to the emerging demand of the student of reality contemporary that yearns for a teaching that breaks with the mathematical abstraction of banking education (FREIRE, 1996) and allows them to have an active participation, as integral subjects and protagonists, in the teaching and learning process. [resumo fornecido pelo autor]engporMatemática - Estudo e ensinoAprendizagemEquaçõesTecnologia educacionalMathematics - Study and teachingLearningEquationsEducational technologyTrilha de aprendizagem orientada : utilizando recursos tecnológicos e educacionais para a aprendizagem das equações do 1º grauinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional da UCSinstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSinfo:eu-repo/semantics/openAccessUniversidade de Caxias do Sulhttp://lattes.cnpq.br/8746733030537864VASCONCELOS, C. S. F.Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e MatemáticaMartins, José ArthurCampus Universitário de Farroupilha2023-10-20ORIGINALDissertação Claudia Stelene Ferreira de Vasconcelos.pdfDissertação Claudia Stelene Ferreira de Vasconcelos.pdfapplication/pdf3781988https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/12753/1/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Claudia%20Stelene%20Ferreira%20de%20Vasconcelos.pdfe684349886c9dab35424eafcdb827c53MD51Produto Educacional Claudia Stelene Ferreira de Vasconcelos.pdfProduto Educacional Claudia Stelene Ferreira de Vasconcelos.pdfapplication/pdf1390617https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/12753/2/Produto%20Educacional%20Claudia%20Stelene%20Ferreira%20de%20Vasconcelos.pdfc183b580cc6aa652b9ed06cdd9646960MD52TEXTDissertação Claudia Stelene Ferreira de Vasconcelos.pdf.txtDissertação Claudia Stelene Ferreira de Vasconcelos.pdf.txtExtracted texttext/plain126035https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/12753/3/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Claudia%20Stelene%20Ferreira%20de%20Vasconcelos.pdf.txt7959af05100b174f1b719632b293c096MD53Produto Educacional Claudia Stelene Ferreira de Vasconcelos.pdf.txtProduto Educacional Claudia Stelene Ferreira de Vasconcelos.pdf.txtExtracted texttext/plain14397https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/12753/5/Produto%20Educacional%20Claudia%20Stelene%20Ferreira%20de%20Vasconcelos.pdf.txt2664e4048229a69e1af91f8e5d9e919cMD55THUMBNAILDissertação Claudia Stelene Ferreira de Vasconcelos.pdf.jpgDissertação Claudia Stelene Ferreira de Vasconcelos.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1225https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/12753/4/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Claudia%20Stelene%20Ferreira%20de%20Vasconcelos.pdf.jpg3544066c2c8a15965b58b9fcda6133f2MD54Produto Educacional Claudia Stelene Ferreira de Vasconcelos.pdf.jpgProduto Educacional Claudia Stelene Ferreira de Vasconcelos.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1557https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/12753/6/Produto%20Educacional%20Claudia%20Stelene%20Ferreira%20de%20Vasconcelos.pdf.jpg359086a44fbf76a6892d71840372d4e7MD5611338/127532023-10-25 07:00:25.517oai:repositorio.ucs.br:11338/12753Repositório de Publicaçõeshttp://repositorio.ucs.br/oai/requestopendoar:2024-03-20T09:17:00.382719Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Trilha de aprendizagem orientada : utilizando recursos tecnológicos e educacionais para a aprendizagem das equações do 1º grau |
title |
Trilha de aprendizagem orientada : utilizando recursos tecnológicos e educacionais para a aprendizagem das equações do 1º grau |
spellingShingle |
Trilha de aprendizagem orientada : utilizando recursos tecnológicos e educacionais para a aprendizagem das equações do 1º grau Vasconcelos, Claudia Stelene Ferreira de Matemática - Estudo e ensino Aprendizagem Equações Tecnologia educacional Mathematics - Study and teaching Learning Equations Educational technology |
title_short |
Trilha de aprendizagem orientada : utilizando recursos tecnológicos e educacionais para a aprendizagem das equações do 1º grau |
title_full |
Trilha de aprendizagem orientada : utilizando recursos tecnológicos e educacionais para a aprendizagem das equações do 1º grau |
title_fullStr |
Trilha de aprendizagem orientada : utilizando recursos tecnológicos e educacionais para a aprendizagem das equações do 1º grau |
title_full_unstemmed |
Trilha de aprendizagem orientada : utilizando recursos tecnológicos e educacionais para a aprendizagem das equações do 1º grau |
title_sort |
Trilha de aprendizagem orientada : utilizando recursos tecnológicos e educacionais para a aprendizagem das equações do 1º grau |
author |
Vasconcelos, Claudia Stelene Ferreira de |
author_facet |
Vasconcelos, Claudia Stelene Ferreira de |
author_role |
author |
dc.contributor.other.none.fl_str_mv |
Monteiro, Francisca Keyle de Freitas Vale Catelli, Francisco |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vasconcelos, Claudia Stelene Ferreira de |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Martins, José Arthur |
contributor_str_mv |
Martins, José Arthur |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Matemática - Estudo e ensino Aprendizagem Equações Tecnologia educacional |
topic |
Matemática - Estudo e ensino Aprendizagem Equações Tecnologia educacional Mathematics - Study and teaching Learning Equations Educational technology |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Mathematics - Study and teaching Learning Equations Educational technology |
description |
Esta pesquisa almeja promover a aprendizagem das Equações do 1º grau por meio da utilização dos recursos tecnológicos e educacionais enquanto ferramentas pedagógicas, para auxiliar o estudante na construção desse saber matemático no Ensino Fundamental, em especial no 9º ano da Escola Estadual de Ensino Fundamental Carlos Wortmann, no município de Canela/RS, lócus da investigação. Com base em teóricos como Jean Piaget (1979) e Paulo Freire (1996) discute-se desde o ensino da matemática aplicada através da importância da leitura e compreensão dos textos matemáticos, sua linguagem e representação atual. Destaca-se a apresentação da abundante influência dos recursos tecnológicos e educacionais que podem ser utilizados no contexto matemático, descrevendo-se como aplicativos facilitadores, a exemplo Google Forms sobre o qual debruçou-se esta pesquisa para a elaboração de uma Trilha de aprendizagem orientada enquanto proposta didática, a fim de possibilitar ao estudante a construção do conhecimento a partir de um conjunto de ações/atividades desenvolvidas mediante a utilização de estratégias de aprendizagem ativa, de autoria própria desta pesquisadora. Debateu-se questões pedagógicas relacionadas ao construtivismo apoiado na teoria piagetiana para o incremento da aprendizagem de uma Matemática que não reproduza regras e métodos de cálculos sem significação para o estudante, mas sim, um ensino de Matemática que corresponda a emergente demanda do estudante da realidade contemporânea que anela por um ensino que rompa com o abstratismo matemático da educação bancária (FREIRE, 1996) e permita a estes, que tenham participação ativa, enquanto sujeitos integrantes e protagonistas, no processo de ensino e de aprendizagem. [resumo fornecido pelo autor] |
publishDate |
2023 |
dc.date.submitted.none.fl_str_mv |
2023-08-31 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-10-24T13:08:08Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2023-10-24T13:08:08Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2023-10-21 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ucs.br/11338/12753 |
url |
https://repositorio.ucs.br/11338/12753 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
eng por |
language |
eng por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UCS instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS) instacron:UCS |
instname_str |
Universidade de Caxias do Sul (UCS) |
instacron_str |
UCS |
institution |
UCS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UCS |
collection |
Repositório Institucional da UCS |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/12753/1/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Claudia%20Stelene%20Ferreira%20de%20Vasconcelos.pdf https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/12753/2/Produto%20Educacional%20Claudia%20Stelene%20Ferreira%20de%20Vasconcelos.pdf https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/12753/3/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Claudia%20Stelene%20Ferreira%20de%20Vasconcelos.pdf.txt https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/12753/5/Produto%20Educacional%20Claudia%20Stelene%20Ferreira%20de%20Vasconcelos.pdf.txt https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/12753/4/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Claudia%20Stelene%20Ferreira%20de%20Vasconcelos.pdf.jpg https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/12753/6/Produto%20Educacional%20Claudia%20Stelene%20Ferreira%20de%20Vasconcelos.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
e684349886c9dab35424eafcdb827c53 c183b580cc6aa652b9ed06cdd9646960 7959af05100b174f1b719632b293c096 2664e4048229a69e1af91f8e5d9e919c 3544066c2c8a15965b58b9fcda6133f2 359086a44fbf76a6892d71840372d4e7 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1794048332672270336 |