Equação do segundo grau: a utilização de jogos colaborando para uma aprendizagem significativa

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2022
Autor(a) principal: Oliveira, Carina de
Orientador(a): Sauer, Laurete Zanol
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: eng
por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://repositorio.ucs.br/11338/10913
Resumo: O presente trabalho trata da aprendizagem da equação do segundo grau, na disciplina de Matemática, buscando expor sua relevância para a solução de problemas em diversas áreas do conhecimento. Para tanto, é importante que os estudantes, desde o Ensino Fundamental, quando a referida equação é apresentada, se apropriem do conhecimento de seu conceito, bem como de sua resolução e propriedades importantes. Com tal finalidade foi planejada, elaborada e aplicada uma sequência didática, que foi objeto da pesquisa e que originou o produto educacional desta dissertação de Mestrado. Nas etapas de desenvolvimento da referida sequência didática, foram promovidas diferentes estratégias com a intenção de auxiliar nos processos de ensino e de aprendizagem deste tema tão importante. Com objetivos bem-definidos, visando à assimilação de conceitos e procurando resgatar o que o aprendiz já conhece, foram promovidas atividades contextualizadas, com e sem a utilização de aplicativos educacionais, além de jogos, com a intenção de, também, promover a motivação necessária para uma formação socializadora. A análise dos dados produzidos na pesquisa mostrou que grande parte dos estudantes participantes conseguiu estabelecer relações entre os novos conhecimentos e os conceitos preexistentes na estrutura cognitiva. Entende-se, pois, que a Unidade de Ensino Potencialmente Significativa planejada e aplicada tem potencial para promover aprendizagem significativa de conceitos e aplicações das equações do segundo grau. [resumo fornecido pelo autor]
id UCS_fbcd84251ec4c2cea47361ea0ffce1eb
oai_identifier_str oai:repositorio.ucs.br:11338/10913
network_acronym_str UCS
network_name_str Repositório Institucional da UCS
repository_id_str
spelling Oliveira, Carina deWebber, Carine GeltrudesNotare, Márcia RodriguesSauer, Laurete Zanol2022-08-30T13:39:03Z2022-08-30T13:39:03Z2022-08-302022-07-12https://repositorio.ucs.br/11338/10913O presente trabalho trata da aprendizagem da equação do segundo grau, na disciplina de Matemática, buscando expor sua relevância para a solução de problemas em diversas áreas do conhecimento. Para tanto, é importante que os estudantes, desde o Ensino Fundamental, quando a referida equação é apresentada, se apropriem do conhecimento de seu conceito, bem como de sua resolução e propriedades importantes. Com tal finalidade foi planejada, elaborada e aplicada uma sequência didática, que foi objeto da pesquisa e que originou o produto educacional desta dissertação de Mestrado. Nas etapas de desenvolvimento da referida sequência didática, foram promovidas diferentes estratégias com a intenção de auxiliar nos processos de ensino e de aprendizagem deste tema tão importante. Com objetivos bem-definidos, visando à assimilação de conceitos e procurando resgatar o que o aprendiz já conhece, foram promovidas atividades contextualizadas, com e sem a utilização de aplicativos educacionais, além de jogos, com a intenção de, também, promover a motivação necessária para uma formação socializadora. A análise dos dados produzidos na pesquisa mostrou que grande parte dos estudantes participantes conseguiu estabelecer relações entre os novos conhecimentos e os conceitos preexistentes na estrutura cognitiva. Entende-se, pois, que a Unidade de Ensino Potencialmente Significativa planejada e aplicada tem potencial para promover aprendizagem significativa de conceitos e aplicações das equações do segundo grau. [resumo fornecido pelo autor]The present work deals with the learning of the quadratic equation, in the Mathematics subject, seeking to expose its relevance to the solution of problems in several areas of knowledge. Therefore, it is important that students, since elementary school, when the aforementioned equation is presented, take ownership of the knowledge of its concept, as well as its resolution and important properties. For this purpose, a didactic sequence was planned, elaborated and applied, which was the object of the research and which originated the educational product of this Master's dissertation. In the stages of development of the aforementioned didactic sequence, different strategies were promoted with the intention of helping in the teaching and learning processes of this very important topic. With well-defined objectives, aiming at the assimilation of concepts and seeking to rescue what the learner already knows, contextualized activities were promoted, with and without the use of educational apps, in addition to games, with the intention of also promoting the necessary motivation. for a socializing formation. The analysis of the data produced in the research showed that most of the participating students managed to establish relationships between new knowledge and preexisting concepts in the cognitive structure. It is understood, therefore, that the planned and applied UEPS has the potential to promote meaningful learning of concepts and applications of quadratic equations. [resumo fornecido pelo autor]engporEquaçõesMatemática - Estudo e ensinoAprendizagemJogos educativosEquationsMathematics - Study and teachingLearningEducational gamesEquação do segundo grau: a utilização de jogos colaborando para uma aprendizagem significativainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional da UCSinstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSinfo:eu-repo/semantics/openAccessUniversidade de Caxias do Sulhttp://lattes.cnpq.br/4461576954074855Oliveira, Carina deMestrado Profissional em Ensino de Ciências e MatemáticaCampus Universitário de Caxias do Sul2022-08-29ORIGINALDissertação Carina de Oliveira.pdfDissertação Carina de Oliveira.pdfapplication/pdf4184250https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/10913/1/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Carina%20de%20Oliveira.pdf88e953614b4296d7a236d59dc43502bfMD51Produto educacional Carina de Oliveira.pdfProduto educacional Carina de Oliveira.pdfapplication/pdf2903418https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/10913/2/Produto%20educacional%20Carina%20de%20Oliveira.pdf74602c4893ee7ce6b720a337a50d885bMD52TEXTDissertação Carina de Oliveira.pdf.txtDissertação Carina de Oliveira.pdf.txtExtracted texttext/plain216843https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/10913/3/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Carina%20de%20Oliveira.pdf.txt8d31ba3ed951bdd0023d7e8d50684de4MD53Produto educacional Carina de Oliveira.pdf.txtProduto educacional Carina de Oliveira.pdf.txtExtracted texttext/plain61075https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/10913/5/Produto%20educacional%20Carina%20de%20Oliveira.pdf.txta38883e6017e8c4cf1a422acdef9f0bfMD55THUMBNAILDissertação Carina de Oliveira.pdf.jpgDissertação Carina de Oliveira.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1215https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/10913/4/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Carina%20de%20Oliveira.pdf.jpgcc5d979e72cb10093f01559e1df5ed4bMD54Produto educacional Carina de Oliveira.pdf.jpgProduto educacional Carina de Oliveira.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1843https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/10913/6/Produto%20educacional%20Carina%20de%20Oliveira.pdf.jpg743f3eb8b617aec7ac72120d818b1facMD5611338/109132022-10-18 17:46:37.644oai:repositorio.ucs.br:11338/10913Repositório de Publicaçõeshttp://repositorio.ucs.br/oai/requestopendoar:2024-03-20T09:12:59.939115Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Equação do segundo grau: a utilização de jogos colaborando para uma aprendizagem significativa
title Equação do segundo grau: a utilização de jogos colaborando para uma aprendizagem significativa
spellingShingle Equação do segundo grau: a utilização de jogos colaborando para uma aprendizagem significativa
Oliveira, Carina de
Equações
Matemática - Estudo e ensino
Aprendizagem
Jogos educativos
Equations
Mathematics - Study and teaching
Learning
Educational games
title_short Equação do segundo grau: a utilização de jogos colaborando para uma aprendizagem significativa
title_full Equação do segundo grau: a utilização de jogos colaborando para uma aprendizagem significativa
title_fullStr Equação do segundo grau: a utilização de jogos colaborando para uma aprendizagem significativa
title_full_unstemmed Equação do segundo grau: a utilização de jogos colaborando para uma aprendizagem significativa
title_sort Equação do segundo grau: a utilização de jogos colaborando para uma aprendizagem significativa
author Oliveira, Carina de
author_facet Oliveira, Carina de
author_role author
dc.contributor.other.none.fl_str_mv Webber, Carine Geltrudes
Notare, Márcia Rodrigues
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Carina de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Sauer, Laurete Zanol
contributor_str_mv Sauer, Laurete Zanol
dc.subject.por.fl_str_mv Equações
Matemática - Estudo e ensino
Aprendizagem
Jogos educativos
Equations
Mathematics - Study and teaching
Learning
Educational games
topic Equações
Matemática - Estudo e ensino
Aprendizagem
Jogos educativos
Equations
Mathematics - Study and teaching
Learning
Educational games
description O presente trabalho trata da aprendizagem da equação do segundo grau, na disciplina de Matemática, buscando expor sua relevância para a solução de problemas em diversas áreas do conhecimento. Para tanto, é importante que os estudantes, desde o Ensino Fundamental, quando a referida equação é apresentada, se apropriem do conhecimento de seu conceito, bem como de sua resolução e propriedades importantes. Com tal finalidade foi planejada, elaborada e aplicada uma sequência didática, que foi objeto da pesquisa e que originou o produto educacional desta dissertação de Mestrado. Nas etapas de desenvolvimento da referida sequência didática, foram promovidas diferentes estratégias com a intenção de auxiliar nos processos de ensino e de aprendizagem deste tema tão importante. Com objetivos bem-definidos, visando à assimilação de conceitos e procurando resgatar o que o aprendiz já conhece, foram promovidas atividades contextualizadas, com e sem a utilização de aplicativos educacionais, além de jogos, com a intenção de, também, promover a motivação necessária para uma formação socializadora. A análise dos dados produzidos na pesquisa mostrou que grande parte dos estudantes participantes conseguiu estabelecer relações entre os novos conhecimentos e os conceitos preexistentes na estrutura cognitiva. Entende-se, pois, que a Unidade de Ensino Potencialmente Significativa planejada e aplicada tem potencial para promover aprendizagem significativa de conceitos e aplicações das equações do segundo grau. [resumo fornecido pelo autor]
publishDate 2022
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2022-07-12
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-08-30T13:39:03Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-08-30T13:39:03Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2022-08-30
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ucs.br/11338/10913
url https://repositorio.ucs.br/11338/10913
dc.language.iso.fl_str_mv eng
por
language eng
por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UCS
instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron:UCS
instname_str Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron_str UCS
institution UCS
reponame_str Repositório Institucional da UCS
collection Repositório Institucional da UCS
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/10913/1/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Carina%20de%20Oliveira.pdf
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/10913/2/Produto%20educacional%20Carina%20de%20Oliveira.pdf
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/10913/3/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Carina%20de%20Oliveira.pdf.txt
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/10913/5/Produto%20educacional%20Carina%20de%20Oliveira.pdf.txt
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/10913/4/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Carina%20de%20Oliveira.pdf.jpg
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/10913/6/Produto%20educacional%20Carina%20de%20Oliveira.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 88e953614b4296d7a236d59dc43502bf
74602c4893ee7ce6b720a337a50d885b
8d31ba3ed951bdd0023d7e8d50684de4
a38883e6017e8c4cf1a422acdef9f0bf
cc5d979e72cb10093f01559e1df5ed4b
743f3eb8b617aec7ac72120d818b1fac
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1794048316249473024