Conceptualização de "serra gaúcha" no discurso turístico publicitário

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2011
Autor(a) principal: Keller, Garine Andrea
Orientador(a): Feltes, Heloísa Pedroso de Moraes
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Link de acesso: https://repositorio.ucs.br/handle/11338/616
Resumo: A Serra Gaúcha é considerada uma área densa de vocações turística, histórico-cultural, enogastronômica e industrial. Entendendo Serra Gaúcha‟ como demarcação de determinados setores regionais, parte-se do princípio de que se constitua, segundo processos de conceptualização, como uma categoria conceitual. Assim, com o aparato da Linguística Cognitiva, analisa-se como essa categoria SERRA GAÚCHA é demarcada no discurso turístico publicitário. Há diversas formas de demarcação: regiões culturais (em função de traços da imigração), geografia, setor turístico (divisão em microrregiões turísticas conforme Secretaria do Turismo do Estado), agrupamentos em função de interesses econômicos (setor moveleiro, vinícola e metalúrgico). Nesta dissertação, investigam-se as diferentes formas de categorizar a região nomeada Serra Gaúcha‟ um topônimo pela perspectiva do setor turístico, com o objetivo de identificar os modelos cognitivos e culturais subjacentes aos discursos que constituem o corpus de estudo, composto de material de divulgação turística da Serra Gaúcha. Verifica-se que as demarcações regionais no discurso turístico publicitário fazem uso de modelos metafóricos e metonímicos, que geram efeitos de prototipicidade. Especificamente, SERRA GAÚCHA é conceptualizada, metonimicamente, por referência aos produtos gerados na região, demarcando-a como mercados potenciais de consumo. As características (metonimizadas ou metaforizadas) têm o papel de atrair o turista para um mercado de opções de consumo: natureza, patrimônio cultural, gastronomia, produtos "típicos", entre outros.
id UCS_6751fa977d893ba8539f88196d4ef553
oai_identifier_str oai:repositorio.ucs.br:11338/616
network_acronym_str UCS
network_name_str Repositório Institucional da UCS
repository_id_str
spelling Keller, Garine AndreaFeltes, Heloísa Pedroso de Moraes2014-06-05T17:02:55Z2014-06-05T17:02:55Z2014-06-052011-08-05https://repositorio.ucs.br/handle/11338/616A Serra Gaúcha é considerada uma área densa de vocações turística, histórico-cultural, enogastronômica e industrial. Entendendo Serra Gaúcha‟ como demarcação de determinados setores regionais, parte-se do princípio de que se constitua, segundo processos de conceptualização, como uma categoria conceitual. Assim, com o aparato da Linguística Cognitiva, analisa-se como essa categoria SERRA GAÚCHA é demarcada no discurso turístico publicitário. Há diversas formas de demarcação: regiões culturais (em função de traços da imigração), geografia, setor turístico (divisão em microrregiões turísticas conforme Secretaria do Turismo do Estado), agrupamentos em função de interesses econômicos (setor moveleiro, vinícola e metalúrgico). Nesta dissertação, investigam-se as diferentes formas de categorizar a região nomeada Serra Gaúcha‟ um topônimo pela perspectiva do setor turístico, com o objetivo de identificar os modelos cognitivos e culturais subjacentes aos discursos que constituem o corpus de estudo, composto de material de divulgação turística da Serra Gaúcha. Verifica-se que as demarcações regionais no discurso turístico publicitário fazem uso de modelos metafóricos e metonímicos, que geram efeitos de prototipicidade. Especificamente, SERRA GAÚCHA é conceptualizada, metonimicamente, por referência aos produtos gerados na região, demarcando-a como mercados potenciais de consumo. As características (metonimizadas ou metaforizadas) têm o papel de atrair o turista para um mercado de opções de consumo: natureza, patrimônio cultural, gastronomia, produtos "típicos", entre outros.Serra Gaúcha is considered a dense area of tourist vocations tourist, historical-cultural, enogastronomy and industrial. Understanding "Serra Gaúcha" as the demarcation of certain regional areas, we start from the principle that it constitutes, according to a conceptualization process, as a conceptual category. Through means of Cognitive Linguistics, we analyze how the category SERRA GAUCHA is constructed on tourist advertising discourse. There are several forms of demarcation: cultural regions (due immigration traces), geography, tourism industry (division in micro tourist region following State Secretariat of Tourism) and sectorial groups of economic interests (furniture, metallurgical and wine). In this dissertation, we investigated different ways of categorizing the region named "Serra Gaúcha" a toponym from tourism sector perspective. We look forward to identify cognitive and cultural models underlying the discourses that constitute the corpus of study, compound of tourism advertising material of the Serra Gaúcha . It appears that the regional demarcations in tourist advertising discourse use metaphoric and metonymic models, which generate effects of prototypically. Specifically, Serra Gaúcha is conceptualized, metonymically, by reference to the products generated in the region, demarcating it as a potential consumer markets. Characteristics (metonymically or metaphorically) have a role in attracting tourists to a market of consumer choices: nature, cultural patrimony, gastronomy, typical products, among others.LETRASTurismoPublicidadeSerra gaúchaLinguística cognitivaModelos cognitivos idealizadosMetonímiaLexicologiaNomes geográficosSerra gaúchaTourismAdvertisingCognitive linguisticsCognitive idealized modelsMetonymyLexicologyNames, geographicalConceptualização de "serra gaúcha" no discurso turístico publicitárioinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UCSinstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSinfo:eu-repo/semantics/openAccessUniversidade de Caxias do Sulhttp://lattes.cnpq.br/7675842354355859KELLER, G. A.Programa de Pós-Graduação em Letras, Cultura e Regionalidade - Mestrado AcadêmicoTEXTDissertacao Garine Andrea Keller.pdf.txtDissertacao Garine Andrea Keller.pdf.txtExtracted texttext/plain364571https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/616/3/Dissertacao%20Garine%20Andrea%20Keller.pdf.txt68987fcfd8ab0a26ec6536d1138aa0a0MD53THUMBNAILDissertacao Garine Andrea Keller.pdf.jpgDissertacao Garine Andrea Keller.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1227https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/616/4/Dissertacao%20Garine%20Andrea%20Keller.pdf.jpg334b45410bcbd135934158259f0e0073MD54ORIGINALDissertacao Garine Andrea Keller.pdfDissertacao Garine Andrea Keller.pdfapplication/pdf6628976https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/616/1/Dissertacao%20Garine%20Andrea%20Keller.pdf553e0efb515deb17c15973bad00c07d7MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-8279https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/616/2/license.txtdeeb8fa550aaa0758114cbdeb0c0955dMD5211338/6162019-04-01 13:19:18.873oai:repositorio.ucs.br:11338/616IERlY2xhcmEgcXVlIG8gZG9jdW1lbnRvIGVudHJlZ3VlIMOpIHNldSB0cmFiYWxobyBvcmlnaW5hbCwgZSBxdWUgZGV0w6ltIG8gZGlyZWl0byBkZSBjb25jZWRlciBvcyBkaXJlaXRvcyBjb250aWRvcyBuZXN0YSBsaWNlbsOnYS4gCiBEZWNsYXJhIHRhbWLDqW0gcXVlIGEgZW50cmVnYSBkbyBkb2N1bWVudG8gbsOjbyBpbmZyaW5nZSwgdGFudG8gcXVhbnRvIGxoZSDDqSBwb3Nzw612ZWwgc2FiZXIsIG9zIGRpcmVpdG9zIGRlIHF1YWxxdWVyIG91dHJhIHBlc3NvYSBvdSBlbnRpZGFkZS4KRepositório de Publicaçõeshttp://repositorio.ucs.br/oai/requestopendoar:2024-03-20T09:13:17.868913Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Conceptualização de "serra gaúcha" no discurso turístico publicitário
title Conceptualização de "serra gaúcha" no discurso turístico publicitário
spellingShingle Conceptualização de "serra gaúcha" no discurso turístico publicitário
Keller, Garine Andrea
LETRAS
Turismo
Publicidade
Serra gaúcha
Linguística cognitiva
Modelos cognitivos idealizados
Metonímia
Lexicologia
Nomes geográficos
Serra gaúcha
Tourism
Advertising
Cognitive linguistics
Cognitive idealized models
Metonymy
Lexicology
Names, geographical
title_short Conceptualização de "serra gaúcha" no discurso turístico publicitário
title_full Conceptualização de "serra gaúcha" no discurso turístico publicitário
title_fullStr Conceptualização de "serra gaúcha" no discurso turístico publicitário
title_full_unstemmed Conceptualização de "serra gaúcha" no discurso turístico publicitário
title_sort Conceptualização de "serra gaúcha" no discurso turístico publicitário
author Keller, Garine Andrea
author_facet Keller, Garine Andrea
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Keller, Garine Andrea
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Feltes, Heloísa Pedroso de Moraes
contributor_str_mv Feltes, Heloísa Pedroso de Moraes
dc.subject.por.fl_str_mv LETRAS
Turismo
Publicidade
Serra gaúcha
Linguística cognitiva
Modelos cognitivos idealizados
Metonímia
Lexicologia
Nomes geográficos
Serra gaúcha
topic LETRAS
Turismo
Publicidade
Serra gaúcha
Linguística cognitiva
Modelos cognitivos idealizados
Metonímia
Lexicologia
Nomes geográficos
Serra gaúcha
Tourism
Advertising
Cognitive linguistics
Cognitive idealized models
Metonymy
Lexicology
Names, geographical
dc.subject.eng.fl_str_mv Tourism
Advertising
Cognitive linguistics
Cognitive idealized models
Metonymy
Lexicology
Names, geographical
description A Serra Gaúcha é considerada uma área densa de vocações turística, histórico-cultural, enogastronômica e industrial. Entendendo Serra Gaúcha‟ como demarcação de determinados setores regionais, parte-se do princípio de que se constitua, segundo processos de conceptualização, como uma categoria conceitual. Assim, com o aparato da Linguística Cognitiva, analisa-se como essa categoria SERRA GAÚCHA é demarcada no discurso turístico publicitário. Há diversas formas de demarcação: regiões culturais (em função de traços da imigração), geografia, setor turístico (divisão em microrregiões turísticas conforme Secretaria do Turismo do Estado), agrupamentos em função de interesses econômicos (setor moveleiro, vinícola e metalúrgico). Nesta dissertação, investigam-se as diferentes formas de categorizar a região nomeada Serra Gaúcha‟ um topônimo pela perspectiva do setor turístico, com o objetivo de identificar os modelos cognitivos e culturais subjacentes aos discursos que constituem o corpus de estudo, composto de material de divulgação turística da Serra Gaúcha. Verifica-se que as demarcações regionais no discurso turístico publicitário fazem uso de modelos metafóricos e metonímicos, que geram efeitos de prototipicidade. Especificamente, SERRA GAÚCHA é conceptualizada, metonimicamente, por referência aos produtos gerados na região, demarcando-a como mercados potenciais de consumo. As características (metonimizadas ou metaforizadas) têm o papel de atrair o turista para um mercado de opções de consumo: natureza, patrimônio cultural, gastronomia, produtos "típicos", entre outros.
publishDate 2011
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2011-08-05
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2014-06-05T17:02:55Z
dc.date.available.fl_str_mv 2014-06-05T17:02:55Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2014-06-05
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ucs.br/handle/11338/616
url https://repositorio.ucs.br/handle/11338/616
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UCS
instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron:UCS
instname_str Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron_str UCS
institution UCS
reponame_str Repositório Institucional da UCS
collection Repositório Institucional da UCS
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/616/3/Dissertacao%20Garine%20Andrea%20Keller.pdf.txt
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/616/4/Dissertacao%20Garine%20Andrea%20Keller.pdf.jpg
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/616/1/Dissertacao%20Garine%20Andrea%20Keller.pdf
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/616/2/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 68987fcfd8ab0a26ec6536d1138aa0a0
334b45410bcbd135934158259f0e0073
553e0efb515deb17c15973bad00c07d7
deeb8fa550aaa0758114cbdeb0c0955d
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1794048317468966912