A formação moral no pensamento pedagógico katiano : implicações, desafios e perspectivas à escola hoje

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2013
Autor(a) principal: Casagrande, Eucledes Fábio
Orientador(a): Paviani, Jayme
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Link de acesso: https://repositorio.ucs.br/handle/11338/459
Resumo: A presente dissertação, intitulada “A formação moral no pensamento pedagógico kantiano: implicações, desafios e perspectivas à escola hoje”, fruto de uma pesquisa de mestrado, do Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade de Caxias do Sul, tem por objetivo abordar o tema da formação moral dos sujeitos e sua relação com a educação escolar atual a partir do pensamento pedagógico do filósofo Immanuel Kant. Trata-se de uma abordagem metodológica analítica e interpretativa, priorizando revisão bibliográfica, esclarecimento conceitual e argumentação reflexiva e crítica. Inserido na linha de pesquisa da filosofia da educação, este trabalho busca esclarecer conceitos e enunciados presentes nos escritos pedagógicos kantianos, refletir e situar as contribuições de Kant para pensar a formação moral do sujeito, bem como aplicar e atualizar suas contribuições pedagógicas para pensarmos a educação na atualidade. No decorrer da pesquisa, em que se problematizou como o pensamento kantiano ajuda a entender o processo de formação do homem enquanto sujeito e ser moral na atualidade, é possível perceber que o autor é bastante conhecido por sua teoria filosófica, mas é, ainda, pouco estudado como teórico da educação. Por educação, ele entende um processo que dura a vida toda e que tem como finalidade última a formação do homem como sujeito moral. Kant acredita que o ser humano não nasce moral, torna-se moral através dos processos educativos. Dessa forma, a educação deve começar quando a criança nasce: nessa primeira etapa a criança necessita apenas de cuidados físicos. Na segunda etapa, surge a disciplina que ajuda a controlar as paixões e os instintos. A disciplina afasta o ser humano da selvageria e prepara o terreno para a cultura e para a moralidade. Para isso, necessita-se desenvolver a razão, momento da terceira etapa que é a instrução, fundamento para o desenvolvimento de uma sociedade civil justa, na qual reinaria a paz perpétua. Acredita este autor que, se todos os homens agissem moralmente, a humanidade estaria a caminho de um estado cosmopolita universal, em que seriam desenvolvidas todas as disposições da espécie humana. Nesse ínterim, a investigação também discorre sobre os desafios, implicações e perspectivas à formação moral na atualidade e vê na instituição escolar, mediante processos formativos intencionais de ensino e aprendizagem, uma contribuição efetiva para a retomada de processos amplos de formação do ser humano, entendidos enquanto educação integral e integradora, com ênfase na dimensão da formação moral, crítica, reflexiva e autônoma dos sujeitos.
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Inserido na linha de pesquisa da filosofia da educação, este trabalho busca esclarecer conceitos e enunciados presentes nos escritos pedagógicos kantianos, refletir e situar as contribuições de Kant para pensar a formação moral do sujeito, bem como aplicar e atualizar suas contribuições pedagógicas para pensarmos a educação na atualidade. No decorrer da pesquisa, em que se problematizou como o pensamento kantiano ajuda a entender o processo de formação do homem enquanto sujeito e ser moral na atualidade, é possível perceber que o autor é bastante conhecido por sua teoria filosófica, mas é, ainda, pouco estudado como teórico da educação. Por educação, ele entende um processo que dura a vida toda e que tem como finalidade última a formação do homem como sujeito moral. Kant acredita que o ser humano não nasce moral, torna-se moral através dos processos educativos. Dessa forma, a educação deve começar quando a criança nasce: nessa primeira etapa a criança necessita apenas de cuidados físicos. Na segunda etapa, surge a disciplina que ajuda a controlar as paixões e os instintos. A disciplina afasta o ser humano da selvageria e prepara o terreno para a cultura e para a moralidade. Para isso, necessita-se desenvolver a razão, momento da terceira etapa que é a instrução, fundamento para o desenvolvimento de uma sociedade civil justa, na qual reinaria a paz perpétua. Acredita este autor que, se todos os homens agissem moralmente, a humanidade estaria a caminho de um estado cosmopolita universal, em que seriam desenvolvidas todas as disposições da espécie humana. Nesse ínterim, a investigação também discorre sobre os desafios, implicações e perspectivas à formação moral na atualidade e vê na instituição escolar, mediante processos formativos intencionais de ensino e aprendizagem, uma contribuição efetiva para a retomada de processos amplos de formação do ser humano, entendidos enquanto educação integral e integradora, com ênfase na dimensão da formação moral, crítica, reflexiva e autônoma dos sujeitos.This dissertation, entitled “A Formação Moral no Pensamento Pedagógico kantiano: implicações, desafios e perspectivas à escola hoje”,1 is an outcome of a Master’s Degree research required by the Post graduation Program in Education of Universidade de Caxias do Sul2, aims to approach the issue of moral formation of the subjects and its relation with the current school education according to the pedagogical concepts of the philosopher Immanuel Kant. It is an analytical and interpretive methodological approach, prioritizing literature review, conceptual clarification and reflexive and critical argumentation. Inserted in the line of the philosophy of education research, this paper seeks to clarify concepts and statements presents in the Kantian pedagogical writings, reflect and situate Kant’s contributions for the thought of the subjects moral formation, as well as apply and update their pedagogical contributions to think education nowadays. During this research, in which was thought how the Kantian thinking helps to understand the process of formation of man as a subject and moral being nowadays, it is possible to realize that the author is well known for his philosophical theory, but he still being rarely studied as an educational theorist. By education, he understands a process that lasts a lifetime and has as final goal the formation of man as a moral subject. Kant believes that human beings are not born moral, they become moral through the educational processes. Thereby, education should start when the child is born: in this first step the child only needs physical care. In the second stage, appear the discipline that helps to control the passions and instincts. The discipline removes the human savagery and prepares the ground for the culture and morality. Therefore, it needs to develop the reason, moment of the third step which is the instruction, the basis for the development of a fair civil society in which the peace reigns perpetual. This author believes that if all men acted morally, humanity would be in the way to a universal cosmopolitan state, where would be developed all the dispositions of the human species. Meanwhile, this dissertation also discusses the challenges, implications and perspectives to the moral formation today and sees in the school institution through intentional training processes of teaching and learning, an effective contribution to the resumption of ample processes of formation of the human being, understood as an integral and integrative education, with emphasis on the dimensions of moral, critical, reflective and autonomous formation of the subjects.Kant, Immanuel, 1724-1804Educação - FilosofiaÉticaEducaçãoEducationClarificationA formação moral no pensamento pedagógico katiano : implicações, desafios e perspectivas à escola hojeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UCSinstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSinfo:eu-repo/semantics/openAccessUniversidade de Caxias do SulCASAGRANDE, Eucledes FábioPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoTEXTDissertacao Eucledes Fabio Casagrande.pdf.txtDissertacao Eucledes Fabio Casagrande.pdf.txtExtracted texttext/plain394358https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/459/3/Dissertacao%20Eucledes%20Fabio%20Casagrande.pdf.txt1ce8c5a70766ffdb3f0b7172021d75b4MD53THUMBNAILDissertacao Eucledes Fabio Casagrande.pdf.jpgDissertacao Eucledes Fabio Casagrande.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1203https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/459/4/Dissertacao%20Eucledes%20Fabio%20Casagrande.pdf.jpgfc73812dc9bc5b8ddbf574db5105b254MD54ORIGINALDissertacao Eucledes Fabio Casagrande.pdfDissertacao Eucledes Fabio Casagrande.pdfapplication/pdf1148320https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/459/1/Dissertacao%20Eucledes%20Fabio%20Casagrande.pdfdd32a05c6e8198ac7178a46c86738179MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-8279https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/459/2/license.txtdeeb8fa550aaa0758114cbdeb0c0955dMD5211338/4592018-08-17 06:06:44.378oai:repositorio.ucs.br:11338/459IERlY2xhcmEgcXVlIG8gZG9jdW1lbnRvIGVudHJlZ3VlIMOpIHNldSB0cmFiYWxobyBvcmlnaW5hbCwgZSBxdWUgZGV0w6ltIG8gZGlyZWl0byBkZSBjb25jZWRlciBvcyBkaXJlaXRvcyBjb250aWRvcyBuZXN0YSBsaWNlbsOnYS4gCiBEZWNsYXJhIHRhbWLDqW0gcXVlIGEgZW50cmVnYSBkbyBkb2N1bWVudG8gbsOjbyBpbmZyaW5nZSwgdGFudG8gcXVhbnRvIGxoZSDDqSBwb3Nzw612ZWwgc2FiZXIsIG9zIGRpcmVpdG9zIGRlIHF1YWxxdWVyIG91dHJhIHBlc3NvYSBvdSBlbnRpZGFkZS4KRepositório de Publicaçõeshttp://repositorio.ucs.br/oai/requestopendoar:2024-03-20T09:18:09.651047Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false
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